Autor Tópico: O grub só da boot no Windows 7  (Lida 2606 vezes)

Offline AdrianoCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
O grub só da boot no Windows 7
« Online: 28 de Novembro de 2011, 09:13 »
Ola pessoal do Forum estou com um problema no meu note eu uso o Linux 11.10 e Windows 7 em Dual-Boot, mp sabado passado dei um update e um dist-upgrade no Linux e depois reiniciei quando o grub inicializou só tinha o windows 7 na lista o linux tinha sumido....


como fasso para restaurar o grub ou outra coisa para que eu não precise formatar o pc do zero, algo como reverter a atualização acho que ja resolveria...


ahhhh eu uso um programa no linux que gerencia o grub o grub-customizer axo que depois que atualizei o linux ele não deixou o linux atualizar a versão do grub ou não deixou editar a lista do grub.... axo que é isso...

ficarei muito grato se entenderem oque eu preciso e me axiliarem na solução...


desde ja sou grato pela atenção...

Offline fruggerr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: O grub só da boot no Windows 7
« Resposta #1 Online: 28 de Novembro de 2011, 09:59 »
Usando um LiveCD da versão do Ubuntu faça o seguinte:

Descobrir qual a partição está a instalação que deseja restaurar
fdisk -l

Descobrindo faça esses comandos:

mount /dev/disco /mnt
grub-install --root-directory=/mnt /dev/disco
mount --bind /dev /mnt/dev
mount --bind /proc /mnt/proc
chroot /mnt
update-grub

clodoaldops

  • Visitante
Re: O grub só da boot no Windows 7
« Resposta #2 Online: 28 de Novembro de 2011, 12:21 »

Offline grosso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: O grub só da boot no Windows 7
« Resposta #3 Online: 29 de Novembro de 2011, 02:43 »
Eu tive o mesmo problema e as instruções que indicaram arriba não vão funcionar à primeira. No meu caso (que suponho que seja o mesmo que o seu) o que ocorreu foi que na configuração do grub-customizer, baixo as opões de 'linux (personalizado)' desmarquei tudo salvo a entrada que correspondia à versão do kernel em uso (é dizer desmarquei '(entrada nova)' '(script code)' e a do modo de recuperação). Então, quando fiz upgrade e veio a nova versão do kernel ela não aparecia porque era uma (entrada nova) e estava desmarcada, e a versão anterior também não aparecia porque por defeito o grub carrega a 'primeira entrada por posição' que agora correspondia à nova versão do kernel. Bom, isto é o que suponho que ocorreu.

Eu logrei resolver o problema mas não lembro exatamente como  :-[. Foi por ensaio e erro, e provei tantas coisas sem resultado que ao final já estava decidido a reinstalar e dava-me igual danar os dados. Postei isto por se alguém que sabe o que se faz nos diz como se resolve o problema como eu o descrevi e pode ajudá-lo.

Se quer arriscar entre pelo cd ou o usb do ubuntu, vá no 'Sistema de arquivos' que corresponde ao diretório raiz da sua instalação e comprove se em boot/grub/grub.cfg aparece uma linha como esta

### BEGIN /etc/grub.d/10_linux_proxy ###

O ¨_proxy¨ não faz parte do arquivo original, é uma modificação que faz o grub-customizer e que carrega os scripts com a sua configuração, que estão em /etc/grub.d/proxifiedScripts. Quando segue os passos para recuperar o grub2 das instruções anteriores é isto o que recupera e tudo segue na mesma.

O que eu fiz foi entrar no nautilus como administrador desde o usb com ¨sudo nautilus¨ no terminal e substitui as pastas (faça cópias!) boot/grub e /etc/grub.d da minha instalação pelas que estão no 'Sistema de arquivos' do usb, só copiar, colar e substituir de um lado para o outro; e logo então seguir as instruções de http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=57895.0

Penso que isto foi o que resolveu o meu problema, mas não estou certo; eu fiz outras modificações (que nem lembro) e não sei se elas tiveram parte na solução. Alguma vez o grub nem sequer carregou no inicio depois de eu provar algo, mas sempre pude recuperá-lo desde o usb seguindo as instruções originais (só aparecia windows, mas pelo menos estava lá o grub!).
O post ficou longo porque eu queria explicar-lhe como razoei e adverti-lo de que não sei bem se estou certo, prove isto só se não acha outra solução.