Autor Tópico: Configurar teclado do Lenovo 3000 N200 no Ubuntu 11.10  (Lida 4975 vezes)

Offline saulobastos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Configurar teclado do Lenovo 3000 N200 no Ubuntu 11.10
« Online: 05 de Novembro de 2011, 14:07 »
Boa tarde a todos.

Estou com dificuldades no Ubuntu 11.10 quanto ao layout do teclado do meu note. Não funciona ?, /.
Tenho um Lenovo 3000 N200 (BR). Nas versões mais antigas do Ubuntu, a configuração era simples pois tinha a opção de escolher o fabricante/modelo do teclado. Daí ficava fácil: optava por modelos da IBM e fica tudo ok.
Nessa versão atual do Ubuntu não achei onde se faz esse ajuste. Já pesquisei muito e até agora não consegui nada.

Alguém pode me ajudar?

Brodovisk

  • Visitante
Re: Configurar teclado do Lenovo 3000 N200 no Ubuntu 11.10
« Resposta #1 Online: 05 de Novembro de 2011, 16:49 »
Esqueceu de passar detalhes do seu teclado,ele tem ç?
Sabe usar o fcn nee?
Os que tem ç são abtn2 geralmente  , e idioma tem que colocar em pt-br
Os que são sem ç é EUA Estados Unidos Internacional  , aí é teclas mortas geralmente , e o idioma fica pt-br também.
Eu coloco em teclado abtn2 aqui e uso o idioma japonês, funciona legalzinho,escreve em japonês..
Espero que acerte aí , boa sorte!

Offline saulobastos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Configurar teclado do Lenovo 3000 N200 no Ubuntu 11.10
« Resposta #2 Online: 05 de Novembro de 2011, 22:42 »
Esqueci de dizer mesmo. Meu teclado é ABNT2.
Eu já tentei esses ajustes e nada de conseguir ativar a tecla "? /".

Brodovisk

  • Visitante
Re: Configurar teclado do Lenovo 3000 N200 no Ubuntu 11.10
« Resposta #3 Online: 05 de Novembro de 2011, 23:20 »
Tentou todas as opções do abtn2 e nada?
Não me recordo o que eu fazia na versão 9.04 , se desistalava um pacote em inglês ou era pt-pt ,era algo com o pacote de idioma que bugava as teclas , talvez vc tenha feito isso.(o caso aqui é que tenho 3 teclados abtn e abtn2 e inglês, aí um dá pau eu coloco p/ testa e na preguiça de destrocar mudo dentro do sistema rs...aí como uso o japonês junto as vezes complica e vira uma salada rs).
Tente desistalando todos os pacotes de idioma, tente todos abtn e modalidades dele , "vai ficar tão confuso que depois nem vai lembrar o que fez,assim como eu"rs
Só uma coisa , quando está errado ele funciona,porém sai outra tecla quando digitado , agora quando pifa mesmo! geralmente mesmo trocando em todas opções não digitará nada , nessa vc pega que é o hard e não o sistema...
Lembro no 1º pc que peguei , não tinha o ç e eu pintei o teclado pq não acertava fazer o acento '+c usando o teclado eua estados unidos internacional e usava abtn com teclas pintadas kkkk
Espero que ache o que é , isso dá mta dor de cabeça , deixa irritado nee..

Offline hermesjr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Configurar teclado do Lenovo 3000 N200 no Ubuntu 11.10
« Resposta #4 Online: 06 de Novembro de 2011, 13:49 »
Faça o seguinte:

- Pressione Alt+F2 e digite:
Código: [Selecionar]
gksu gedit /etc/bashrc- Digite a sua senha e o arquivo 'bashrc' será aberto no editor gedit
- Insira a seguinte linha no final do arquivo 'bashrc', salve, feche e reinicie o computador
Código: [Selecionar]
setxkbmap -model thinkpad -layout br -variant abnt2
Funciona para boa parte dos laptops lenovo com teclado pt-br.

Offline saulobastos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Configurar teclado do Lenovo 3000 N200 no Ubuntu 11.10
« Resposta #5 Online: 07 de Novembro de 2011, 11:37 »
Opa!
vou fazer esse teste no arquivo bashrc a noite, em casa. Depois eu posto o resultado.

Valeu!

Offline saulobastos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Configurar teclado do Lenovo 3000 N200 no Ubuntu 11.10
« Resposta #6 Online: 09 de Novembro de 2011, 09:18 »
Amigo sua sugestão funcionou em partes.
As teclas foram conhecidas corretamente mas só no terminal. Nos outros programas continua como antes.  :-\

Offline hermesjr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Configurar teclado do Lenovo 3000 N200 no Ubuntu 11.10
« Resposta #7 Online: 09 de Novembro de 2011, 12:10 »
Caro saulobastos,

Uma outra saída seria ir até a sua pasta de usuário e pressionar Ctrl+H para mostrar os arquivos ocultos. Depois procure pelo arquivo '.bashrc'. Abra-o com o gedit e insira a linha abaixo no fim do arquivo, salve, feche e reinicie.
Código: [Selecionar]
setxkbmap -model thinkpad -layout br -variant abnt2
Mais uma possível solução seria alterar o arquivo '/etc/bash.bashrc' seguindo o procedimento que eu te passei no post anterior.

Espero que funcione.