Autor Tópico: Instalação do Ubuntu 11.04 com Windows 7 um fiasco total  (Lida 22550 vezes)

clodoaldops

  • Visitante
Re: Instalação do Ubuntu 11.04 com Windows 7 um fiasco total
« Resposta #30 Online: 09 de Novembro de 2011, 19:11 »
Muito provavelmente o colega está cometendo algum erro recorrente ou a ISO está corrompida. (2)

Offline rhuan 261

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
  • Para todo débito existe um crédito de igual valor.
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 11.04 com Windows 7 um fiasco total
« Resposta #31 Online: 09 de Novembro de 2011, 19:20 »
não sou um expert em informática, muito pelo contrário, me considero um iniciante...

Mas ao contrário de voce não tenho nada a criticar do ubuntu, pelo contrário, soh agradecer por este OS aparecer na minha vida.

Eu já instalei o ubuntu (32 bit) via WUBI e em outra partição não tive problemas

Aparece sim a opção de instar ao lado do Windows ou outro OS.

Não tenho problemas com bugs, se quer sabe eu prefiro usar um ubuntu via Live CD/DVD a um windows.

Nada contra o Win pelo contrário, no meu estágio eh nele que trabalho, e o tenho instalado.

Soh que linux eh linux e ubuntu eh ubuntu, então amigo Boa Sorte com sua escolha

Respeito

Mas, um conselho, o ubuntu eh ubuntu

e verifique se sua ISO não está corrompida
É Iniciante??????????????????
Leia isto Primeiro

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 11.04 com Windows 7 um fiasco total
« Resposta #32 Online: 09 de Novembro de 2011, 19:21 »
ibsfabis, antes de mais nada, confesso que não li todas as respostas a teu questionamento. Pode ser, portanto, que o que eu vá dizer aqui já tenha sido dito.

Antes de mais nada, eu também já trabalhei com informática mas sou do tempo jurássico, ou seja, era só mainframe e mesmo assim deixei de colocar a mão na massa há uns 25 anos. Portanto, como eu digo sempre, sou um "usuário especialista", com mínimos conhecimentos técnicos principalmente deste mundo micro, PC, etc. Neste mundo sou apenas um usuário um pouco mais "esperto".

Pois bem, feita esta abertura, eu instalei meu 1o. Ubuntu no final de 2008. Era um 8.10. Depois disso, já passei por todas as versões que vieram depois dele, com exceção da 11.04 que instalei num micro que reformatei mas desisti logo dela (preferi manter-me na 10.04LTS -- LTS é "Long Term Support" ou algo assim, ou seja, tem suporte garantido por 3 anos para desktops -- dizem que a 12.04LTS, que sai em abr/12 terá suporte por 5 anos).

Já instalei o Ubuntu em desktops (um montado "na garagem" de um técnico conhecido e outro num DELL Inspiron -- meu atual desktop). Já instalei em netbook eeePC ASUS 1000H (memória 1 GB e HD 80 GB), em netbook ASUS 1201T (meu atual netbook, com 2 GB de memória e HD de 320 GB) e no notebook Dell de um amigo. Nunca tive problemas e, para ser sincero, apenas dei uma pesquisada antes de começar nesse mundo. Não estudei apostilas, não vi os vídeos do Alarcon (dizem que são bons mas não sei se não existiam na época ou se só fiquei sabendo depois)! Simplesmente dei uma "fuçada" na internet para pegar algumas dicas, li alguma coisa numa revista Dicas Info e pronto.

Já instalei através de pendrive, de cartão SD e de CD (nunca de DVD). E, ao contrário do que alguns disseram aqui recomendando não utilizar "dual boot", o meu sempre foi com "dual boot" e é até hoje. Já tive com Windows XP, com Vista, com Windows 7 Starter e com Windows 7 Home Premium.

E eu estou tão satisfeito com o Ubuntu que só mantenho o Windows em dual boot porque posso vir a precisar. Às vezes, passo meses sem entrar nele. Aí, quando já faz muito tempo que não entro, dou "uma passadinha por lá" principalmente para atualizar o  Windows e, principalmente, o anti-vírus.

Também já usei muito através de Live CD (ou Live SD ou Live pendrive), inclusive o Kubuntu, o Lubuntu e o Xubuntu. E nunca tive problemas.

Acho que simplesmente você deu algum azar e fez algo errado no caminho (embora a instalação seja bastante intuitiva) ou o arquivo que você baixou veio com algum problema (gerado pelo download mesmo). Como você não detalhou muito o que fez, a única coisa que me ocorreu foi que, ao instalar, não optou por fazê-lo manualmente ou cometeu algum erro na criação das partições. Ao optar por instalar manualmente, você pode (re)definir as partições, reduzindo a do Windows e criando novas partições para instalar o Ubuntu. Uma coisa que sempre faço antes de me aventurar na instalação do Ubuntu, é desfragmentar a partição do Windows que vou alterar para incluir o Ubuntu (para evitar que, ao particionar, perca coisas na partição do Windows).

Depois, na instalação, eu planejo antes e vejo qual o espaço que vou deixar para o Windows e qual vou deixar para o Ubuntu (a título de exemplo: no meu netbook, de 320 GB, deixei 240 GB para o Windows e 80 GB para o Ubuntu). Aí, na instalação do Ubuntu, eu crio uma partição EXT4 montando em "/" (no exemplo do netbook, com 15 GB, suficiente para o sistema Ubuntu), uma outra EXT4 montando em "/home" (no exemplo, com 62 GB) e uma terceira para SWAP com o que sobrou (acho que foi 3 GB). A partição "/home" é onde vão ficar os teus arquivos (documentos, imagens, etc. e também, em pastas e arquivos ocultos, as tuas configurações).

Bom, é isto. Lamento que você tenha tido problemas. Talvez, se pesquisar um pouco (repito: não precisa estudar quilos de apostilas, de livros, etc.) vai ver como faz e descobrir o que deu errado.

Um abraço.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline rhuan 261

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
  • Para todo débito existe um crédito de igual valor.
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 11.04 com Windows 7 um fiasco total
« Resposta #33 Online: 09 de Novembro de 2011, 19:24 »
nosso amigo RamonB disse tudo...

É Iniciante??????????????????
Leia isto Primeiro

Offline Dinei

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
  • Linux Mint 13 Maya LTS
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 11.04 com Windows 7 um fiasco total
« Resposta #34 Online: 09 de Novembro de 2011, 22:40 »
ibsfabis,

Para quem está iniciando no Ubuntu, é preciso ter um pouco de paciência. Primeira coisa que recomendo é que você procure pelas versões LTS que, como nosso amigo RamonB disse, tem uma vida útil voltada para o suporte por um período de 3 anos e são consideradas em grande parte, estáveis. Tanto Ubuntu quanto o Windows 7 tem mostrado ótimos resultados em ambos os requisitos e me nego a dizer que um é melhor do que o outro. Eles são apenas diferentes. Concordo plenamente com o que o RamomB disse.

Todos nós aqui da comunidade, em algum momento da vida, já enfrentamos dificuldades no começo do uso de alguma distribuição Linux. E te digo mais: isso é totalmente normal. O grande diferencial é que no Ubuntu você sempre terá uma alternativa para utilizar nele, coisas que você normalmente usaria no Windows. No meu caso, meu primeiro contato com o Ubuntu foi na versão 8.04 na faculdade, versão que foi bem admirada e ainda é até hoje. Eu, sem querer apaguei minha partição do Windows e uma partição de Dados na qual guardava uma série de coisas importantes. Praticamente a minha vida estava la dentro.

Confesso que fiquei com raiva depois do ocorrido e por um tempo não quis saber do Ubuntu.... Mas resolvi ir adiante. Um tempo mais tarde, próximo a data de lançamento da versão 9.04 resolvi tentar denovo, mas fui um pouco mais cauteloso. Procurei a ajuda deste fórum, pesquisei sobre tudo o que eu queria que o meu Ubuntu fizesse por mim. Acabei encontrando até mais coisas úteis. Se você ainda estiver disposto a conhecer melhor o Ubuntu, quero te deixar claro que não sou nenhum aficionado por Linux, nem um defensor do OpenSource e muito menos um usuário Anti-Windows. Mas o meu recado eu vou deixar:

Comece com a versão 10.04 LTS.

Hoje, utilizo o meu PC em dual boot Ubuntu (x86) e Windows 7 (x64), e gosto de ambos os sistemas operacionais. Posso te dizer que hoje (com exceção de jogos) utilizo o Ubuntu pra fazer a maioria das minhas atividades sem dores de cabeça e sem estresse. Eu fico literalmente com a cara satisfeita do Tux,  rsrsrs !!!!!

Caso haja alguma dúvida que fuja do meu conhecimento, basta acessar este fórum, expor a minha dúvida para a comunidade e em seguida, colocar em prática as dicas de outros usuários mais avançados do que eu, ou mesmo procurar por vídeos de tutoriais que contenham informações que preciso. E por mais boba que possa parecer suas dúvidas, nunca deixe de fazê-la porque esta comunidade terá prazer em te ajudar.

O Ubuntu pode ser agradável para você como está sendo agradável pra mim.

Pense nisso.  :D
« Última modificação: 09 de Novembro de 2011, 22:45 por Dinei »
THERMALTAKE V4 BLACK EDITION | NZTX SENTRY 2 | ASUS M5A78L-M LX/BR | AMD ATHLON II X2 3.0GHZ | ZALMAN CNPS 9900NT | KINGTONE HYPERX 4GB (2x2GB) DDR3 1333Mhz | SEAGATE 250GB SATA III + SEAGATE 500GB SATA III | ATI RADEON HD 4890 1GB GDDR5 256 BITS

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Instalação do Ubuntu 11.04 com Windows 7 um fiasco total
« Resposta #35 Online: 09 de Novembro de 2011, 23:25 »
Acho que o criador do tópico nem está mais lendo as mensagens, já deve ter abandonado o fórum (e consequentemente o Ubuntu) faz é tempo.

 ::)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

clodoaldops

  • Visitante
Re: Instalação do Ubuntu 11.04 com Windows 7 um fiasco total
« Resposta #36 Online: 10 de Novembro de 2011, 01:03 »
como na maioria das vezes o problema devia ser  na peça que fica com as mãos no teclado e mouse ;D

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 11.04 com Windows 7 um fiasco total
« Resposta #37 Online: 10 de Novembro de 2011, 09:17 »
Eu imaginei que provavelmente ele não estava mais lendo o tópico mas quis fazer o registrar minha experiência para que outros iniciantes que leiam este tópico vejam que os problemas que ele teve são exceção. As dificuldades (e facilidades) para instalar o Ubuntu são as mesmas do Windows, nem mais nem menos. A diferença é que, na maioria das vezes, o Windows já vem instalado ou pré-instalado na máquina -- aí é claro que fica mais fácil.
Um abraço.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline c_i_d_a_t_o_l_e_d_o

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
  • De bem com a vida!
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 11.04 com Windows 7 um fiasco total
« Resposta #38 Online: 22 de Novembro de 2011, 12:06 »
Olá amigos
Gostaria de saber se alguém pode ensinar a criar um iso no pendrive para trabalhar como live. Tenho um netbook de 2G de ram e gostaria de trabalhar com o Ubuntu nele, mas não quero tirar o W7starter dele. No meu desk eu tenho o 11.10 porque estou sempre atualizando desde que coloquei o Ub 8. Tentei copiar o iso do cd para o meu pen drive, mas como ele foi formatado com FAT dá erros na hora de copiar e não sei como formatar com ext2 ou outra formatação q seja apropriada. Aliás nem sei mesmo se seria esse o caminho para criar o "live pen drive"
Se alguém puder dar informações serei grata
Abçs
Cida
Abçs
Cida Toledo

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 11.04 com Windows 7 um fiasco total
« Resposta #39 Online: 22 de Novembro de 2011, 14:00 »
Olá amigos
Gostaria de saber se alguém pode ensinar a criar um iso no pendrive para trabalhar como live. Tenho um netbook de 2G de ram e gostaria de trabalhar com o Ubuntu nele, mas não quero tirar o W7starter dele. No meu desk eu tenho o 11.10 porque estou sempre atualizando desde que coloquei o Ub 8. Tentei copiar o iso do cd para o meu pen drive, mas como ele foi formatado com FAT dá erros na hora de copiar e não sei como formatar com ext2 ou outra formatação q seja apropriada. Aliás nem sei mesmo se seria esse o caminho para criar o "live pen drive"
Se alguém puder dar informações serei grata
Abçs
Cida

Veja se ajuda:  http://wiki.ubuntu-br.org/Pendrive
Usuário Linux- 449417

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 11.04 com Windows 7 um fiasco total
« Resposta #40 Online: 22 de Novembro de 2011, 19:29 »
Ola Cida agregando ao que o amigo Ioca reportou, pegue a iso do Ubuntu daqui http://www.ubuntu.com/download/ubuntu/download formate o seu pendrive em fat32(pelo windows mais facil ja que esta a mão ou pelo Ubuntu com o gparted, se nao tiver instalado instale com o comando sudo apt-get install gparted) depois e so usar o programa nativo do Ubuntu o "gerenciador de discos de inicialização" colocar no campo de cima o caminho para a sua ISO baixada e no campo de baixo e o seu pendrive, se estiver usando o windows use o unetbootin http://unetbootin.sourceforge.net/ e pegue a versao windows, o processo e o mesmo, e tbm ha outras opçoes. o pen deve ter 4 gigas de espaço.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997