Autor Tópico: Não estou conseguindo configurar uma Impressora de rede no Ubuntu 11.10.  (Lida 12079 vezes)

Offline nogueira13

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
    • Ver perfil
Pessoal, instalei o Ubuntu 11.10 no meu Laptop Dell Inspiron 1545 de 64bits. Só que logo que instalei , ele apresentava a interface gráfica para a instalação onde eu podia escolher Impressora Local ou de Rede. Só que quando eu clicava em qualquer uma das duas, eu recebia a seguinte mensagem:

FirewallID não está sendo executado. A detecção de impressoras de rede precisa dos serviços mdns, ipp, ipp-client e samba-client habilitados no firewall

Bem, depois, um outro dia, o sistema solicitou autorização para uma atualização e eu autorizei e executei a atualização. E pude perceber que ele atualizou o cups etc. Daí eu resolvi testar para instalação de uma impressora local. Eu conectei a minha impressora na usb e utilizei a mesma interface fráfica. Ele reconheceu de pronto a minha Impressora HP e a instalou. Inclusive imprimi uma página de teste. Mas daí quando eu tento usar a inteface gráfica para instalar uma impressora de rede, ele não me apresenta mais a opção de impressora de rede.
Alguém tem alguma sugestão a me dar? Agradeço antecipadamente.

PS: Eu não sei como faço para inserir a figura .jpg nesta postagem. Se alguém puder me ensinar, agradeço. Eu tentei utilizar o ícone de inserir figura, e copiei a figura entre os dois comandos html resultante desta clicagem, mas quando eu dei Pré-visualizar, não apareceu a figura. Não sei onde estou errando. Se alguém puder me ajudar agradeço.

Offline nogueira13

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
    • Ver perfil
Re: Não estou conseguindo configurar uma Impressora de rede no Ubuntu 11.10.
« Resposta #1 Online: 24 de Outubro de 2011, 19:54 »
Bem, como não obtive qualquer resposta ao meu tópico, vou reformular a minha pergunta: Como eu faço para desinstalar e reinstalar o aplicativo que gerencia a instalação de impressoras no Ubuntu 11.10?
Agradeço a qualquer ajuda.

Offline DuaneHaaaaa!

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Não estou conseguindo configurar uma Impressora de rede no Ubuntu 11.10.
« Resposta #2 Online: 06 de Fevereiro de 2012, 10:52 »
Bem, como não obtive qualquer resposta ao meu tópico, vou reformular a minha pergunta: Como eu faço para desinstalar e reinstalar o aplicativo que gerencia a instalação de impressoras no Ubuntu 11.10?
Agradeço a qualquer ajuda.


Não sei se ainda posso ajudar, apesar de que sou newbie, mas eu acabei de adicionar uma impressora em rede e gostaria de contribuir. Como fazer:
-No meu caso, tenho um computador com a impressora conectada nele via usb e a rede (wireless) para impressão funciona com o computador ligado. Neste computador, busque "impressão" no unity, ou em hardware no menu ubuntu acima a direita.
-Não é necessário maximizar, mas se preferir, acredito que fica mais evidente o aparecimento acima do menu servidor
-Acesse configurações e lá verfifique "publicar impressoras compartilhadas ..." ative-o
-Se a sua impressora não estiver compartilhada, clique com o botão direito nela e selecione compartilhar
-Nos demais computadores, busque no unity impressoras e adicionar impressora.
-Na página subsequente verifique o campo rede. No meu caso a impressora já apareceu e instalou automaticamente. Imprima uma página de teste.

Offline nogueira13

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
    • Ver perfil
Re: Não estou conseguindo configurar uma Impressora de rede no Ubuntu 11.10.
« Resposta #3 Online: 18 de Julho de 2014, 16:26 »
Cara, está acontecendo uma coisa muito estranha. Eu tenho no meu servidor de impressão (no qual instalei o Xubuntu 14.04LTS num HD externo já que  o laptop é um Dell Latitude D510 e o HD interno de 40Gb está danificado) a impressora instalada e configurada como compartilhada. Segue o arquivo "printers.conf":

# Printer configuration file for CUPS v1.7.2
# Written by cupsd
# DO NOT EDIT THIS FILE WHEN CUPSD IS RUNNING
<DefaultPrinter HP-Photosmart-C4400-series>
UUID urn:uuid:8ad3c70a-5ec6-32b3-7193-9b3a49f9ad05
Info HP Photosmart C4400 series
Location Quarto de Passar Roupas
DeviceURI usb://HP/Photosmart%20C4400%20series?serial=BR8AKFC0C605BW&interface=1
PPDTimeStamp *
State Idle
StateTime 1405611629
Type 36892
Accepting Yes
Shared Yes
ColorManaged Yes
JobSheets none none
QuotaPeriod 0
PageLimit 0
KLimit 0
OpPolicy default
ErrorPolicy retry-job
</Printer>

O problema é que quando instalo a impressora de rede no Computador cliente (um Laptop Dell Inspiron 15.45 com o Ubuntu 14.04 LTS) o arquivo printers.conf fica como:

# Printer configuration file for CUPS v1.7.2
# Written by cupsd
# DO NOT EDIT THIS FILE WHEN CUPSD IS RUNNING
<Printer HP_HP_Photosmart_c4494_All-in-one_Printer>
UUID urn:uuid:8ef73555-1c5c-399f-526b-f3bc17b3fe9a
Info HP HP Photosmart c4494 All-in-one Printer
Location Quarto de Passar Roupa
DeviceURI dnssd://HP%20Photosmart%20C4400%20series%20%40%20Dell-Latitude-D510._ipp._tcp.local/cups
PPDTimeStamp *
State Idle
StateTime 1405629506
Type 36892
Accepting Yes
Shared No
ColorManaged Yes
JobSheets none none
QuotaPeriod 0
PageLimit 0
KLimit 0
OpPolicy default
ErrorPolicy retry-job
</Printer>

Mas quando tento imprimir uma página de teste me vem a mensagem dizendo que não foi possível localizar a impressora. Dá para perceber que o DeviceURI nos dois arquivos não coincidem. Já desinstalei e reinstalei várias vezes e sempre acontece isto.
Também já tentei configurar usando o browser com http://Http://localhost:631 usando o CUPS e também não deu certo.
Agradeço qualquer ajuda.

Erick Ribeiro

  • Visitante
Re: Não estou conseguindo configurar uma Impressora de rede no Ubuntu 11.10.
« Resposta #4 Online: 17 de Agosto de 2014, 09:11 »
Essa versão do Ubuntu já é bem antiga. Por que você não tenta usar a versão mais atual, 14.04?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Não estou conseguindo configurar uma Impressora de rede no Ubuntu 11.10.
« Resposta #5 Online: 28 de Abril de 2015, 20:57 »
Essa versão do Ubuntu já é bem antiga. Por que você não tenta usar a versão mais atual, 14.04?
Em 2011, quando ele abriu o tópico, a versão não era antiga... ano passado, quando ele voltou com outro problema, já estava usando o 14.04LTS, observou?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D