Autor Tópico: Como (com que linguagem) fazer um protocolo?  (Lida 20102 vezes)

Offline kropco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
    • Ver perfil
Como (com que linguagem) fazer um protocolo?
« Online: 01 de Agosto de 2006, 10:30 »
Saudações, pessoal...

Preciso fazer um sisteminha de protocolo de documentos aqui no escritório, e gostaria de saber qual linguagem / programa / IDE seria mais adequada.
Hoje é tudo manual (na mão, com carbono), e ja passou da hora de virar eletrônico...
Os documentos são projetos de engenharia e arquitetura, memoriais, ART's (doctos específicos de engenharia) e cartas / comunicados, sendo que o protoc precisa conter quantas folhas, quantas vias, o tipo de cada um, as datas, o nome da obra a que se refere, o nome de quem está entregando, um código específico (que o identifique num banco de dados - que eu estou tentando fazer com o BASE do BrOffice), e que rode tanto no Ubuntu quanto no Ruindows...
Até pensei que seria melhor fazer em alguma linguagem para web (tipo intranet), mas acho que essa parte vai ficar melhor se for um programinha específico.
Como ainda não manjo necas de programação (estou lendo e tentando aprender por conta própria), venho pedir umas dicas.
Eu instalei o Monodevelop e o Glade, mas....to apanhando...

Alguma sugestão?

Valeu

Adriano
« Última modificação: 01 de Agosto de 2006, 11:53 por kropco »

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Re: Como (com que linguagem) fazer um protocolo?
« Resposta #1 Online: 01 de Agosto de 2006, 12:31 »
Cara, php + mysql fica tdo via web e facilita a adm do sistema
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Como (com que linguagem) fazer um protocolo?
« Resposta #2 Online: 01 de Agosto de 2006, 19:29 »
Poderia explicar melhor o que é o"protocolo" de que você fala ? Normalmente um protocolo é só um conjunto de regras, li a sua explicação mas não percebi exactamente o que é você pretende no programa...
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline kropco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
    • Ver perfil
Re: Como (com que linguagem) fazer um protocolo?
« Resposta #3 Online: 02 de Agosto de 2006, 10:40 »
Seguinte:
Chega uma pessoa aqui, e dá entrada em um pacote de projetos impressos para análise e liberação (projetos de engenharia e aruitetura). Meu departamento faz análise e liberação de projetos para a execução de obras.
Estes projetos tem um prazo para serem analizados e devolvidos, bem como algumas regras para sua apresentação (quantidade de folhas, de cópias, formatos, documentos que o acompanham, etc).
Temos uma folha, onde anotamos estas informações, numeramos (em sequencia), assinamos, datamos e entregamos uma via ao responsável, e ficamos com outra via, para possibilitar o controle dos prazos, quantidades, quem entregou, etc...isso é arquivado numa pasta, e quando precisamos de alguma data, temos que procurar um a um.

Queria fazer isso pelo computador...anotar todos os dados, estes dados serem guardados em um Mysql, imprime só uma via e entrega ao portador..e gera uma tabela, onde podemos ver relatórios contndo quando, quem e o que foi entregue para análise, referente àquele processo específico (pois são várias obras diferentes)
"protocolo" seria um comprovante de entrega de documentos...

é Simples, mas...pra quem sabe programar..eu to apanhando muuuito..hehe
não manjo nada de PHP (to até aprendendo html para depois tentar aprender PHP), e me perco todo com MySql...por isso achei que seria melhor um programa específico...mas também acho que se fosse baseado em navegador, seria muuuito prático...mas...como fazer isso?
Depois dessa, tenho ainda outras etapas do sistema de análise de projetos para automatizar...e gostaria de aprender programação, usando esta experiência...

Valeu,

Adriano
« Última modificação: 02 de Agosto de 2006, 15:21 por kropco »

Offline Caike

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Como (com que linguagem) fazer um protocolo?
« Resposta #4 Online: 03 de Agosto de 2006, 10:12 »
Também recomendo PHP + MySQL.

Dá uma lida a respeito e você vai ver que é a melhor solução para o seu problema ;)
"It´s all about the blood, the sweat, the tears... "

Offline kropco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
    • Ver perfil
Re: Como (com que linguagem) fazer um protocolo?
« Resposta #5 Online: 03 de Agosto de 2006, 18:25 »
se eu juntar tudo que ja baixei sobre banco de dados, PHP e mySql, dá uma bela biblioteca...
Agora é estudar..e muito..
existe algum front-end gráfico para programar em PHP?..tipo o Glade, mas que ja desenhasse as páginas e formularios como iriam ficar no site/intranet?
essa é minha maior dificuldade...modelar a coisa...

Valeu

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Como (com que linguagem) fazer um protocolo?
« Resposta #6 Online: 06 de Agosto de 2006, 06:40 »
kropco,
a programação para web não permite o posicionamento de objectos ao estilo do Glade. Lembra que o programa vai ser apenas uma página web.
Você pode utilizar qualquer programa de edição de html (aconselho o NVU), para gerar o HTML/PHP e depois acrescentar o código do programa com qualquer editor.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline kropco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
    • Ver perfil
Re: Como (com que linguagem) fazer um protocolo?
« Resposta #7 Online: 07 de Agosto de 2006, 15:28 »
é aí que eu apanho muito
ainda não entendi como uma página web (funcionando como programa) vai controlar e manipular o banco de dados..
não consigo ligar uma coisa com a outra...
tem alguma literatuda "das boa" que você possa indicar??..além dos guias oficiais??..algo mais direcionado?
eu me perco no guia do pHP (ainda mais por estar em inglês)..o do MySql é imenso..to aqui entendendo primeiro o html...
acho que esse processo vai demorar..hehehe

Não sabia que não dava para orientar objetos neste tipo de sistema...achei que tinha algo tipo xoops, mambo, etc...que fizesse as vezes de "desenhista" das páginas...


E valeu pelas dicas..se quizer me ajudar nesse sistema, não vou achar ruim não..

Abraço,

Adriano

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Como (com que linguagem) fazer um protocolo?
« Resposta #8 Online: 07 de Agosto de 2006, 16:18 »
Dá uma busca no google por sites em portugês por "php mysql" .
O Joomla e Xoops são CMSs (Content Managment Systems) não são editores de páginas nativas, basicamente são editores de paginas feitos em html, ou seja você escreve la o texto e formta numa pagina html e ele automaticamente gera o html equivalente, mas eles só permitem "desenhar" de acordo com o que o HTML suporta tal como com qualquer editor de html "normal".
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu