Fórum Ubuntu Linux - PT
23 de Abril de 2014, 23:10 *
Olá, Visitante. Faça o login ou registre-se.
Perdeu o seu e-mail de ativação?

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias: Atenção usuários de email com anti-spam (Uol e Bol).
 
   Home   Ajuda Regras Pesquisa Login Registre-se  
Anúncios
Páginas: [1] 2 3 ... 11   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Wah!cade - Configurando Mame+Wah!cade no Ubuntu 11.04 11.10 12.04LTS 64bits  (Lida 38936 vezes)
platao
Equipe Ubuntu
Usuário Ubuntu
*****
Deslogado Deslogado

Mensagens: 4.455



Ver Perfil
« em: 24 de Setembro de 2011, 20:30 »

Parte I - Pratica

Iniciando

Ola companheiros, para aqueles que gostam de games, o Ubuntu ainda nao e uma plataforma que atrai tantos investimentos quanto a do Till Bill,  lentamente vemos surgir boas opçoes de jogos como os packs da http://www.humblebundle.com/ e perolas como em promoções passadas, que nos trouxe jogos excelentes como World of Goo, Braid e Trine http://trine-thegame.com/site/, esse ultimo sensacional.  

No campo da emulação ate que estamos bem servidos, embora alguns otimos projetos tenham sido descontinuados pelos desenvolvedores originais ou estao de "molho" como o Wah!cade http://www.anti-particle.com/wahcade.shtml o Gmameui http://gmameui.sourceforge.net/ e o Cabrio http://www.cabrio-fe.org/

Como uso o Gmameui+Mame a algum tempo para emular os meus games de Neo-Geo http://img651.imageshack.us/img651/600/platao.th.jpg ao fazer o upgrade para a versao 11.04 do Ubuntu uma surpresa.....a interface do Gmameui com icones faltando, bug ao clicar para inserir dados nas listas das roms, e aparentemente ele nao salva os dados das configurações do front-end no emulador, vc tem que ir direto nos arquivos do Mame......resolvi experimentar um front-end para maquinas Arcade e encontrei dois projetos bons, o Wah!cade em phyton e o Cabrio em c++.

Aspectos Legais;

Na lei de software brasileira no artigo 2º;

-Fica assegurada a tutela dos direitos relativos a programa de computador pelo prazo de cinqüenta anos, contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta, da sua criação.

Em muitos lugares pela net, usam o termo "abandoneware" mas perante a lei, o autor tem o direito reservado mesmo que não queira utilizar a obra, as empresas que faliram tiveram seus ativos comprados por alguém, ou algum grupo e essa pessoa é o proprietário dos direitos autorais.

Agora imagine vc usando um software de 50 anos atras...

O M.A.M.E

O nome MAME significa Multiple Arcade Machine Emulator foi criado pelo italiano Nicola Salmoria. Em 1995 ele tinha um site onde era um ponto de encontro para programadores, ali eles criavam programas que imitavam as rotinas de um processador para finalidades diversas.

Para que alguém queria um programa que imita um processador?

Se eles conseguissem um programa que imitasse as funções de um processador, ficava mais fácil fazer um jogo ou programa que usa aquele modelo de processador funcionar em um pc comum.

No início era feito um emulador para cada jogo, assim com o passar do tempo já haviam sido criado varios emuladores, então Nicola notou que a maioria dos emuladores tinha o mesmo principio de funcionamento, e resolveu fazer um emulador que dentro dele agregasse todos os outros emuladores juntos e deu a ele o nome de Mame.

MAME é estritamente um projeto sem fins lucrativos desenvolvido em carater academico e educacional e tbm para fins de preservação, de modo a evitar muitos jogos históricos de desaparecer, uma vez que o hardware em que são executados pare de funcionar.

O mame não tem por finalidade emular jogos, os jogos rodam como conseqüência positiva do trabalho e não como objetivo do projeto, esse é considerado um bom efeito colateral, mas e não é foco principal do Mame.

Na teoria o Mame é uma suíte de desenvolvimento de emuladores das mais completas do mundo, na prática ele é a realização do sonho de muitos, o dia 24 de dezembro de 1996 é uma data histórica na emulação, foi quando começou o seu desenvolvimento. A primeira versão foi a 0.1(hoje estamos na 0.145) lançada no dia 5 de fevereiro de 1997, com ela vinha emulado apenas 5 jogos, hoje já passa dos 10000 drivers e esta lista só tende a aumentar.

Sendo desenvolvido originalmente para MSDOS o seu código tinha como objetivo a portabilidade, foi reescrito em linguagem c++ e hj roda nos mais diversos sistemas, como Msdos, Windows, Linux, MacOS, Powerpc, N-Gage, GP32, GP2x, PocketPC, Dreamcast, PlayStation2, Playstation3, Xbox, PSP, Câmera Digital e muitos outros.

Na emulação, no caso do Mame, a essência absoluta do desempenho está no processador, uma coisa que chama a atenção de muitos é porque o jogo X que é bem mais antigo e de gráficos modestos funciona mais lento do que o jogo Y que é bem atual? Isso acontece porque na emulação, o que mais conta é o grau de semelhança entre a placa do jogo e a arquitetura de funcionamento de seu computador, não existe uma receita para saber se um jogo vai ou não rodar em seu computador, principalmente porque o mame preza pela fidelidade do hardware a ser emulado em detrimento da velocidade.

O site oficial do projeto é http://mamedev.org/  o Mame original funciona através de linha de comando, existem dois projetos que recebem apoio dos desenvolvedores do Mame, um deles e o mame32 ou MameUI32(64) e o outro e o SDlmame.

Para Ubuntu, vamos usar a versao corrente do Mame, a página do projeto é http://rbelmont.mameworld.info/ e http://sdlmame.wallyweek.org/ os demais são todos projetos extra oficiais (hack), ha tbm o Xmame, mas seu desenvolvimento esta parado ha alguns anos na versao 0.106.

Mame no Ubuntu;

Para a versao instavel(em desenvolvimento)

sudo rm -f /etc/apt/sources.list.d/sdlmame4ubuntu.* ; sudo add-apt-repository ppa:c.falco/umame ; sudo apt-get update ; sudo apt-get install mame

Para a versao estavel(recomendada);

sudo rm -f /etc/apt/sources.list.d/sdlmame4ubuntu.* ; sudo add-apt-repository ppa:c.falco/mame ; sudo apt-get update ; sudo apt-get install mame

Para outras versoes do Ubuntu visite http://sdlmame.wallyweek.org/repository/

Vamos entao fazer um teste simples, para ver se esta tudo ok;

Código:
/usr/games/./mame



Se aparecer o emulador, entao esta funcionando, voce fez tudo certo, aperte a tecla "esc" para sair. Agora a configuração dos diretorios do mame direto no arquivo mame.ini, que é onde vamos colocar o caminho para as roms e fazer todas as configurações do emulador.

Antes, vamos criar duas pastas, a pasta samples(e onde ficam agrupados os efeitos sonoros no caso de arcades muito antigos) e artwork(aqui vamos colocar os filtros)filtros para que as imagens nao fiquem muito "quadradas", ja que os arcades originais em sua grande maioria rodava bem abaixo dos 640x480.

Código:
cd /usr/local/share/games/mame ; sudo mkdir samples ; sudo mkdir artwork

depois;

Código:
sudo chmod a+x artwork samples

Agora va ate o Oraculo(Google) e procure por;

mame sound samples

http://www.arcadeathome.com/mamewav.phtml

Baixe todos os arquivos e coloque na pasta criada com o nome 'samples'; no terminal;

Código:
gksu nautilus

Se abrira uma nova janela, navegue ate a pasta /usr/local/share/games/mame/samples e deixe os arquivos la da mesma forma como foram baixados, ou seja, compactados. Vamos agora pegar emprestado do "Mame for Windows" os filtros artworks;

Código:
wget http://www.mamechannel.it/emulator/mame/mame0141b.exe

Apos e so abrir(se nao abrir automaticamente e so selecionar para abrir com o compactador de arquivos) e extrair(ou simplesmente arrastar para fora) a pasta "artworks" que nos interessa. Se vc nao possui os compactadores instalados é so proceder;

Código:
sudo apt-get -y install unace unrar zip unzip p7zip-full p7zip-rar sharutils uudeview mpack lha arj cabextract file-roller

Mesmo procedimento anterior;

Código:
gksu nautilus

Navegue ate a pasta /usr/local/share/games/mame/artworks e cole somente o conteudo la dentro(a pasta ja esta criada) Aproveite e clique com o direito do mouse na artwork que vc quer usar(no caso foi a scanlines.png) e marque "executar como um programa" e "leitura e escrita" nas abas, do contrario o efeito selecionado nao funcionara.

O Mame.ini

Pronto agora o Mame ja esta com os filtros e com os samples, e so configurar os diretorios no arquivo principal mame.ini dessa forma;

Código:
sudo gedit /etc/mame/mame.ini

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
rompath                  /media/Dados/Games/Arcade/roms  <--caminho para as roms.
samplepath              /usr/local/share/games/mame/samples   <--pasta samples que criamos.
artpath                    /usr/local/share/games/mame/artwork     <--caminho para a pasta artwork
ctrlrpath                  $HOME/.mame;/etc/mame/ctrlr          -as demais configurações deixe padrao -
inipath                    $HOME/.mame;/etc/mame
fontpath                  /tmp
cheatpath                $HOME/.mame/cheat;$HOME/.mame/cheat/cheat;/usr/local/share/games/mame/cheat;/usr/local/share/games/mame/cheat/cheat
crosshairpath           $HOME/.mame/crosshair;/usr/local/share/games/mame/crosshair
hashpath                 /usr/share/games/mame/hash
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vamos descendo ate essa parte;

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
# VIDEO OPTIONS
#
video                  opengl       <--colocamos OpenGL
numscreens         1
window               0                 <--modo janela ou tela cheia
keepaspect          1
unevenstretch      1
effect                  scanlines.png      <--colocamos o filtro, vou colocar o scanlines.png
centerh               1
centerv               1
waitvsync            0
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Essa e a comfiguração basica, feita diretamente no arquivo de controle, salve e vc pode com mais tempo, ver item por item do mame.ini e testar os efeitos, antes crie um backup;

Código:
sudo cp /etc/mame/mame.ini /etc/mame/mame.ini.bkp

Front-Ends

O Cabrio

Tentei usar o Cabrio desenvolvido pelo Steve Maddison mas o metodo para ele gerar a lista XML dos jogos e achei um pouco complicada, mesmo usando um facilitador como o ROMLister http://www.waste.org/~winkles/ROMLister/

O Adilson do http://www.bloguemos.com/?p=339 em conversa, estava querendo ajudar o projeto e fazer as correçoes e os fixes, enviou alguns emails para o mantenedor e esta aguardando resposta, ha a possibilidade de, caso o desenvolvedor nao tiver interesse em fazer as correçoes, abrir um "repositorio" no launchpad para abrigar o projeto, e talvez uma nova forma de gerar o list XML, vamos torcer por ele e aguardar.

Como estamos usando a versao 64bits(nao ha o .deb ainda, somente para o 32bits) entao vamos baixar e compilar, nao ha nada complicado e compilou sem problema aqui http://www.cabrio-fe.org/support/compile.html no 11.04.

O Wha!cade

O Wha!cade e um "clone" GNU / Linux amigável do MameWAH http://mamewah.mameworld.net/ e tbm como o Cabrio, suporta varios emuladores alem do Mame, como snes9x-gtk,Stella entre outros, foi concebido para usar controles de arcade, seu código fonte é liberado sob a licença GPL.
 
No Wha!cade a situação nao foi muito diferente, alguns problemas tbm para gerar a XML, preview dos videos nao funcionavam, ou funcionavam intermitentemente. O ultimo pacote estavel Oficial para o Ubuntu e a versao v0.99pre8 "Could it be?" http://www.anti-particle.com/projects/wahcade/wahcade_0.99pre8_all.deb (rpm) http://www.anti-particle.com/projects/wahcade/wahcade-0.99pre8-2.noarch.rpm

Esse é o pacote que mais carece de correção, se vc nao vai usar previews em video dos jogos(em .mov ou .avi do contrario nao funciona, extensoes .mng tbm nao funcionam se nao forem convertidas para .avi ou .mov, arquivos .mp3 sao aceitos sem problema)vc pode usar essa versao bastando proceder com essa correção;

Baixe no caso essa versao do link e instale o .deb, depois;

Código:
sudo gedit /usr/local/share/games/wahcade/filters.py

Observe a linhas 87 e abaixo dela(se vc nao esta vendo o numero da linha clique em->editar->preferencias-> exibir numero de linha)

    'trackball': u'Trackball',
    'keypad': u'Keypad',
    'pedal': u'Pedal',
    'keyboard': u'Keyboard',

Adicione as linhas que estiverem faltando na sua configuração, lembre-se de respeitar os espaços, isso vai evitar o erro;

File "/usr/local/share/games/wahcade/filters.py", line 271, in get_xml_game_item d['controller_type'] = _controllers[ctrl.attrib['type']]
KeyError: 'keyboard'

*Lembrando que essa correção tbm e valida para o pacote 1.0pre1 do https://blueprints.launchpad.net/wahcade Lauchpad.

O atual;

Agora vamos baixar o pacote mais atual disponivel, em desenvolvimento atravez do Launchpad ja com a maioria das correçoes de bugs aplicadas, essa versao ja da para ver os videos preview dos jogos tendo o totem como back-end(que é o item mais legal na minha opiniao) recomendo essa versao do que a versao oficial, dessa forma;

Instalação;

Código:
sudo apt-get install bzr -y

Depois;

Código:
bzr branch lp:wahcade

Vc vera na sua home que foi criada a pasta whacade(ou devel), agora proceda;

Código:
sudo mv wahcade /usr/local/share/games

Vamos ver se esta funcionando;

Código:
/usr/local/share/games/wahcade/./wahcade

O Pacote

Ou é so pegar o .deb com todas as correçoes aqui(testado 11.04,11.10 e 12.04 32 e 64bits) + Mame compilado especialmente para o Ubuntu 64bits;

Links;

Mame 0.143 compilado + Wahcade 1.0pre1 do launchpad + tweaks - http://min.us/m2DFDtKp9

Mame 0.144 compilado + Wahcade20111127Mahcade_Sairuki + tweaks - http://min.us/mGVHvQbVi

Mame 0.145 compilado e empacotado em .deb + Wahcade20111127Mahcade_Sairuki + tweaks - http://min.us/mpAqzPnYF

Mame 0.146 compilado e empacotado em .deb + Wahcade20111127Mahcade_Sairuki + tweaks - http://min.us/mEgiobnYm

*necessario a instalação do hal para Ubuntu 11.04+

Código:
sudo apt-get install hal

Arquivos de suporte

Filmes,suporte a musicas e joystiks

Código:
sudo apt-get install python-gst0.10 python-pygame libblas3gf libgfortran3 liblapack3gf

Código:
sudo apt-get install libmikmod2 libportmidi0 libsdl-mixer1.2 libsmpeg0 python-numpy

Configurar;

Código:
/usr/local/share/games/wahcade/./wahcade-setup

Na primeira aba temos;

Layout Directory ->deixe como o padrao por enquanto, por padrao ja vem instalados 4 layouts diferentes a sua escolha.

Marque fullscreen

Music -> Vamos criar um diretorio dentro do wahcade para colocarmos uma musica ambiente para os games, ate que seja escolhido nas guias de seleção de jogos, a partir dai so havera o som do game escolhido e nao do front-end.

*Desabilite o screen-saver, ha relatos no forum wah!cade de crash ao retornar ao uso do front-end.
**O preview dos games no wah!cade tendo o Totem como back-end ainda nao esta estavel e podem ocorrer quebras, portanto se procura estabilidade recomendo desligar essa opção.

Código:
sudo mkdir /home/seu usuario aqui/.wahcade/ambience

Agora vamos baixar alguns sons ambiente, para fliperamas da decada de 70 80 e 90;

Código:
wget http://www.emumovies.com/arcadeambience/arcade92.mp3

Código:
wget http://williamts99.com/arcadeambience/arcade86.mp3

Código:
wget http://littlewoodend.com/arcade/arcade83.mp3

Código:
wget http://arcadecontrols.com/files/Audio/arcade.mp3

Ou no site Oficial --> http://arcade.hofle.com/

Com os arquivos em maos, digite control+h e procure pela pasta oculta .wahcade, abra e cole os arqivos dentro da pasta ambience criada, depois e so apontar em music(play music fron) e indique o caminho.

Movies->deixe como 7 em Music/movie Mix deixe como mute movies

Misc->marque Warp Lists, display scroll arrows in lists

Keys-> aqui vc configura as teclas de acesso, por enquanto nao vamos adentrar nessa parte, mas vc deve saber;

-esc->sai do game e se pressionada novamente sai do front-end
-tecla numerica 1-> inicia o game
-tecla numerica 2-> abre o menu

Emulador->em title escreva Arcade
Aplication->/usr/games/mame
Aplication parameters->deixe como esta por emquanto
List generation-> Coloque o caminho para o diretorio das roms
Rom extension->zip
List generatiom mode->XML file

Artwork->sao as snaps(fotos) dos games vc pode baixar as fotos aqui http://www.progettosnaps.net/snaps.html e coloque em Artwork1

Movie Directory->aqui vao ficar os filmes dos games, pequenos trechos,  para serem apresentados no emulador ao selecionar um game. Vamos criar uma pasta no diretorio .wahcade para eles;

Código:
sudo mkdir /home/seu usuario aqui/.wahcade/artwork preview

Vamos baixar alguns previews de games no formato correto para o Wahcade;

http://emumovies.com/forums/index.php/files/category/44-mame/

*Necessario registro

Depois de baixado e so colocar no diretorio criado artwork preview dentro da pasta .wahcade(oculta) na sua home. Ao selecionar no front-end o game vai ser apresentada a foto do jogo e depois de 7 segundos um pequeno filme de curta duração.

Nas outras configurações deixe como esta.

Agora a parte mais importante, e que veremos se foi realmente eficaz a correção anteriormente no setup.py la no inicio, em XML/Data File clique na seta azul do lado direito e aguarde, apos clique em Setup Filters, se tudo ocorreu sem erros parabens! clique em "generate" e aguarde, agora nao esqueça de salvar e a sua configuração basica esta pronta.

Lançador;

Código:
cd /usr/share/applications ; sudo gedit WahCade.desktop

[Desktop Entry]
Version=0.26
Encoding=UTF-8
Name=Wah!Cade
Comment=Play classic arcade games
Exec=/usr/local/share/games/wahcade/wahcade
Terminal=false
Type=Application
Icon=/usr/local/share/games/wahcade/pixmaps/wahcade.png
Categories=Game;ArcadeGame;
StartupNotify=False
Name[pt_BR]=WahCade

Agora e so salvar.

Consideraçoes finais;

Aqui vc aprendeu o basico do basico para ter o seu front-end Arcade Wah!cade funcionando com preview dos games, snaps, e o layout padrao, as customizaçoes vai muito alem do que foi mostrado, veja um exemplo de layout customizado http://www.joeltron.com/bloodcade muito bacana, inclusive disponivel para download.

Ha tbm uma versao que roda direto do CD/DVD e tbm é instalavel http://arcade.groovy.org/ bem pratico, com Wah!cade incluso na versao 1.0 e outros front-ends.


enjoy!!!!


Veja tbm;
http://www.mamechannel.it/mc_radio/
http://www.bloguemos.com/?p=339
http://www.projectarcade.com/sample.html
http://www.arcadesolutions.com.br/
http://www.donovanmyers.com/2009/03/vewlix-tournament-edition-worklog-01/
http://www.anti-particle.com/wahcade.shtml
http://mamedev.org/release.html
http://www.joeltron.com/bloodcade
http://damdai.com/Supercade/
http://hyperlist.hyperspin-fe.com/
« Última modificação: 10 de Setembro de 2012, 14:01 por platao » Registrado

platao
Equipe Ubuntu
Usuário Ubuntu
*****
Deslogado Deslogado

Mensagens: 4.455



Ver Perfil
« Responder #1 em: 12 de Outubro de 2011, 21:43 »

Parte II - Conceitos

Betas;

Sobre o Mame, saem quase uma versão por dia, mas a maioria são versoes beta entao, como reconhecer uma versão beta do mame?

Todas versões betas recebem um número seguido por uma letra dessa forma;

0.143 Estável
0.143u1 Primeiro Beta
0.143u2 Segundo Beta
0.143u3 Terceiro Beta

Este “u “ seguido por um número significa que é beta, em média, o mame tem de 4 a 6 atualizações antes de sair a versão estável e sai em média uma versão estável por mês, ha de se observar que algumas versões beta hack sao mais estáveis que as estáveis do mesmo.

Nomenclaturas que vemos nas roms, de modo geral, sempre em parenteses;

     U ->United States release
     E ->Europe release
     J ->Japan release
     ### ->Checksum
     ##k ->ROM Size
     M# ->Multilanguage (# of Languages)
     ! ->Verified Good Dump
     a ->Alternate
     b ->Bad Dump
     f ->Fixed
     h ->Hack
     o ->Overdump
     p ->Pirate
     t ->Trained
     T ->Translation
     x ->Bad Checksum
     ZZZ_ ->Unclassified

O Bios

Bios ou Basic Imput Output System ou ainda Sistema Basico de Entrada e Saida(composta de 3 programas nos PCs) para explicar completamente o que é uma bios teriamos que escrever outro tutorial falando somente dela, mas resumidamente a bios é uma memória onde fica gravado um programa chamado firmware, popularmente se chama o firmware de bios.

Sua principal função é fazer o computador ligar e dar partida no carregamento dos programas, muitos arcades possuem uma bios, essa bios serve para a mesma finalidade, o processo de copiar a bios para o computador é semelhante ao processo de copiar uma rom comum, para emular um jogo que usa essa bios exitem duas formas;

1 - A primeira é você ter uma cópia desse arquivo, o mame usa desse meio para emular o jogo.

2 -A outra é criar um programa que imite a bios, se não estiver presente a bios e mais a rom, o jogo não vai rodar.

O arquivo da bios é um arquivo compactado (zip) e deve ser colocada na mesma pasta das roms, como uma mesma bios é usada por uma grande quantidade de jogos, se você não tiver a bios nenhum jogo que usa aquela bios funcionará,

Aqui no forum vejo; "eu tenho varias roms e nenhuma funciona" esta seria uma das causas mais provaveis do erro, os aquivos das bios também são protegidos por lei, veja mais no inicio do post na parte I sobre os aspectos legais.

Rom

Rom é o nome que foi dado na emulação a uma cópia de um cartucho de video-game ou fliperama (eprom, rom) que foi copiado para o computador, para isso alguém pegou o jogo original colocou em uma placa especial(geralmente desenvolvida por ele) esta placa foi ligada ao pc e todo o conteúdo do cartucho foi copiado para o pc o nome vêm do fato das memórias dos  cartuchos onde fica armazemado o jogo se chamar memória rom, Random Only Memory. Geralmente as roms vem compactadas no formato zip e o emulador reconhece normalmente sem descompactar o arquivo.

Com o decorrer do tempo quando descobre-se que ha algum erro com a rom ela é dumpada novamente e o mame mais recente passa a não reconher esta rom antiga, quando um erro é descoberto nem todos os arquivos da rom são afetados, se você descompactar uma rom de neogeo dentro dela estará repleta de arquivos, cada arquivo é o conteúdo de um chip (eprom) do cartucho, se sua rom não funcionar alguns destes arquivos ou todos podem ter sido dumpados de forma incorreta, mas como isso ainda não foi descoberto e a rom está funcionando, acreditamos então que a rom está perfeita, existem programas que podem baixar um arquivo isolado dentro de um arquivo compactado, nesse caso vc tera que baixar somente esse arquivo e subistituir pelo correto ou entao baixar a rom inteira novamente.



O Nome

Depois que o arquivo é copiado para o pc, é compactado e recebe um nome no formato 8+3 no máximo 8 letras e mais a exteção de 3 letras como por exemplo Kof2002.zip, Mspacman.zip, Mk2.zip. Quando vemos o termo "dumpada" abrasileirado é exatamente esse processo de transformar a rom em codigo de maquina atravez de um dispositivo especial.

Ha tbm o termo bad dump em que a rom nao pode ser copiada corretamente por causa de travas, muitas vezes se passam anos ate que se descubra que determinada rom foi dumpada de forma errada, nesses casos e feito o redump, outras usam um sistema de proteção e "criptografia" rustica e outras ainda sao copiadas ate mesmo com o sistema de proteção juntos, você nao deve mudar o nome da rom, se mudar o emulador não a reconhecerá, em outros casos nao ha mais a placa original do arcade.

Rom Original e Rom Clone

Muitas vezes o mesmo jogo tem que ter algumas diferenças para poderem serem lançados em diferentes paises, os japoneses são mais liberais quando se fala em jogos eletronicos, os americanos são mais conservadores, um mesmo jogo possui muitas versões.

A rom original guarda os arquivos da rom principal enquanto os das roms clones guardam as diferenças que podem existir de um pais para outro, as roms hack geralmente são roms clone.

Para que estas roms funcionem e nenhuma original fique sem suas clones existem 3 formas:

 1 – A forma mais comum é ter a rom original e todas as roms clones, note que sempre a rom original é bem maior que as roms clones, para poder rodar uma das roms clones você vai ter que ter a rom original e mais a rom clone, neste caso para poder jogar Street Fighter Zero 2 [Brasil 960531] eu tenho que ter os arquivos sfa2.zip e sfz2b.zip, este método também é conhecido como split (separado) é o modo padrão usado pelo emulador e tbm o recomendado.

 2 – Podemos descompactar todas as roms clones e a rom original em uma pasta, depois compactamos tudo em apenas um arquivo

*Dentro da rom original temos todos os arquivos das roms clones que foram descompactados e compactados novamente, a rom original, mesmo contendo todas as roms clones dentro dela tem que continuar com o seu nome original, se suas roms estiverem desta forma mesmo tendo somente um arquivo zip o Mame reconhece todas as rom clones, este método tambem é conhecido como merged (fundido).

 3 – você pode pegar a rom original e juntar com apenas uma rom clone, este é o pior dos métodos, porque gera arquivos enormes, para gerar uma rom clone você vai ter que ter em cada rom clone uma cópia da rom original. Esse modo de estoque de roms é conhecido com o nome de nonmerged (não fundido).

"O jogo aparece na lista de roms do mame mas não funciona"

Apesar de não parecer o mame ainda é um projeto beta, tendo quase 12 anos de desenvolvimento, alguns jogos ainda não são emulados.

Se o jogo não funciona porque ele consta na lista?

O mame é desenvolvido por muitas pessoas pelo mundo todo, se não existisse uma rom para ser emulada como poderiam trabalhar para que ela fosse emulada? Todos os jogos que estão dentro da pasta "Not Working" não funcionam ou funcionam parcialmente.

O CRC

Quando os arquivos são compactados eles recebem um número, que é obtido com base em um cálculo feito pelo compactador (zip), este número é único e não adianta renomear a rom pensando que vai enganar o emulador.

"Minha rom funciona no Winkawaks e outro , mas o Mame não a reconhece"

As roms do mame são as roms 'originais' todos os outros emuladores pegam estas mesmas roms que foram dumpadas para o mame e as utilizam, imagine um emulador que saiu no começo do ano de 2007 (Winkawaks), quando ele foi lançado ele tinha compatibilidade com as roms da ultima versão do mame de 2007, como foi explicado acima as roms do mame estão em constante atualização, então se você baixar uma versão recente do Mame que tenha saído no ano de 2008 é bem provável que algumas de suas roms do antigo emulador (Kawaks) não funcione no Mame novo.

As roms que não funcionarem provavelmente estavam com problemas, um claro exemplo disso foi quando a placa cps2 foi totalmente emulada, acredito que agora não vai haver mais mudança nas rom da cps2, para o brasileiro, foi uma grande alegria ver os jogos lançados oficialmente nos arcades do Brasil funcionarem em portugues.

O CHD;

CHD significa Compact Hard Disk a grosso modo é uma imagem ISO compactada.



Na foto vemos uma placa e um HD neste caso é a placa da Killer Instinct, para emular este jogo você vai precisar da rom e mais a cópia deste HD compactado, mesmo compactado os arquivos chd são arquivos realmente grandes, podem variar de de Kilo bytes a varios Giga bytes. Para fazer o mame rodar jogos que utilizam os chd existe três formas:

 1 - Você pode compactar (zip) a chd dentro da rom, este é o modo menos eficiente, o arquivo chd já esta compactado por um programa chamado chdman, quando compactamos o arquivo novamente ele não tem redução de tamanho, o problema é que o emulador ainda demora mais para carregar o jogo.

 2 - Criar uma pasta com o mesmo nome do jogo, descompactar a rom na pasta, e colocar a chd dentro é um modo aceitável o problema é que a rom tem que ficar descompactada ocupando mais espaço no seu hd porém o jogo carrega rápido.

 3 – Criar uma pasta com o mesmo nome do jogo dentro dela colocar a chd, fora da pasta colocar o arquivo zip da rom, esta é a forma mais eficiente.



Mame e pastas;



Artwork Em alguns jogos de arcade a tela era cortada, o monitor ficava invertido no gabinete, alguns usavam monitores específicos para o jogo, os artworks colocam imagens geralmente com os próprios enfeites colados na máquina dos jogos, artwork também são arquivos compactados (zip) que servem como filtros para nao deixar os games muito "quadrados" por causa da baixa resolução dos arcades antigos.

Background Guarda pequenas imagens png, que são usadas para deixar o emulador com uma imagem de fundo.

Cfg Configuração dos controles, quando os botões são modificados eles ficam salvos nesta pasta em um arquivo com extensão cfg que são arquivos de texto puro, caso você mude a configuração de algum jogo e não sabe voltar ao padrão é só apagar o arquivo correspondente ao jogo desta pasta.

Cpanel Mostra fotos de como era o joystick do arcade.



*Painel de controles do Neo-Geo MVS

Ctrlr Existem joysticks que foram feitos para funcionar especificamente com o Mame e dentro dessa pasta temos os aquivos de configuração para que sejam configurados corretamente. Esse controle para pc foi feito para funcionar com o mame se chama X-arcade.



Diff È uma pasta de sistema que é usada para criar arquivos temporários, o mame cria à medida que os jogos solicitam.

Docs Os arquivos de ajuda do mame estão dentro dessa pasta, todos os tipos de informações sobre o emulador, dicas, para futuras consultas.

Folders Tem a função de colocar dentro dela os jogos que você joga com maior freqüência ou colocá-los divididos por sistema.

Hi Alguns arcades possuem uma memória interna para salvar recordes de pontos, os melhores jogadores podem escrever seu nome no ranking.

Icons Na lista de jogos dos emuladores todos tem um ícone padrão, mas esses ícones podem ser mudados, para mudar o ícone de um jogo coloque-o na pasta icons com o mesmo nome da rom.

Ini O mame emula vários sistemas diferentes, dentro dessa pasta ficam guardadas as configurações de cada jogo.

Ips É a diferença entre dois arquivos, por exemplo, imagine a seguinte situação. A=10 B=10,5 C=B-A C=0,5

No caso de uma rom a ips guarda uma tradução ou alguma modificação no jogo, para poder aplicar uma ips na rom você precisa de um programa (a maioria deles funciona em linha de comando) para que a nova rom funcione você terá que ter um Mame feito especificamente para que aquela rom funcione.

Lang É a tradução do emulador.

Marquees Desenhos geralmente na parte superior dos arcades iluminados quase sempre por uma "back-light"(luz de fundo).



Pcb São as fotos das placas arcade com informações sobre a placa, memórias e velocidades dos processadores.



*PLaca mae(PCB) do Arcade Arkanoid

Roms É a pasta mais importante do emulador, nela que colocamos as roms (jogos)

Samples Alguns jogos tiveram a emulação do vídeo, mas o som ainda não foi emulado, alguns tinham sons muito simples como apitos e sirenes seria mais fácil gravar estes sons em wav e compactar do que emular um chip de som do zero, portanto os arquivos samples são parte integrante da rom mas ficam em pastas diferentes, a tendência é que destes arquivos desapareçam quando a emulação da rom for completa.

Snap Para ficar mais fácil de localizar um jogo em uma lista, uma imagem é retirada de uma parte aleatória do jogo, estas fotos tem extensão .png.



*Vendetta da Konami

Sta Serve para salvar o jogo, você pode salvar onde parou no jogo para depois poder continuar jogando.

Wav Você pode gravar a musica e trilha sonora, para isso click em arquivo->jogar->gravar som wav, as musicas serão salvas no formato wav.

Dat Banco de dados que armazenam informações(dados), cada arquivo dat contem um tipo de informação diferente, e todos devem ser colocados na mesma pasta do emulador.

Cheat Trapaças, aqueles que gostam de fazer truques nos jogos como: energia infinita, habilitar personagem secreto entre outros, não vão querer ficar sem este dat.

Command Lista de golpes dos personagens.



Hiscore Recorde de pontos dos melhores jogadores.

History Mostra a história do jogo, para qual plataforma o jogo saiu e todas as informações mais importantes sobre o jogo.

Title Uma imagem da tela de abertura do game.



*Game Altered-Beast 1988

Flyers Quando uma game era lançado as empresas criavam posters para ajudar na divulgação.



*Aliens da Konami 1990

Cabinets Fotos tiradas dos gabinetes arcades originais.



*WarGods da Midway

O monitor;

Hoje existem monitores LCD que podem trabalhar tanto em altas como em baixas resoluçoes 15-70KHZ CGA/EGA/VGA http://www.wellsgardner.com/products/details.asp?iCat=1&iSubCat=5&sRelatedPartNum=WGF2679-SSAS25H entao vamos dar  uma olhada no principio de funcionamento de um monitor comum, veja com atenção a foto a baixo.



Tudo começa na entrada da antena ou cabo de vídeo do monitor pelo 'varicap', o sinal é recebido e filtrado retirando a onda portadora sobra o sinal puro de vídeo, o flyback cria uma voltagem alta para alimentar o tubo do monitor, na tela do monitor temos um material que produz luz quando um laser o atinge, o laser é criado no canhão de laser, o canhão de laser é alimentado pelos amplificadores em uma placa ligada ao tubo da tv e parte em linha reta para a tela do monitor.

No caso são 3 lasers nas cores vermelho, verde e Azul, no meio do caminho ele encontra a bobina defletora, a bobina é dividida em duas partes: vertical e horizontal, sendo ligada aos amplificadores na placa da tv, esta bobina produz um campo magnético de acordo com a imagem o sinal recebido pelo varicap, o campo magnético coloca o laser nos pontos certos da tela para que o material eletro luminescente na tela fique luminoso, nos dando a impressão de que existe realmente uma imagem dentro da tv.

*No caso do Mame ele tenta automaticamente configurar a resolução no monitor mais apropriada para cada game.


Na proxima parte veremos mais algumas telas de configuração para o Gmameui.



Enjoy!!!


Veja tbm;
http://www.koenigs.dk/mame/eng/draw.htm
http://www.spille-maskiner.dk/forum/viewtopic.php?f=20&t=2684
http://goredaimon.blogspot.com/
http://www.youtube.com/watch?v=UQT_VoLtyIY
« Última modificação: 04 de Março de 2012, 22:31 por platao » Registrado

platao
Equipe Ubuntu
Usuário Ubuntu
*****
Deslogado Deslogado

Mensagens: 4.455



Ver Perfil
« Responder #2 em: 13 de Outubro de 2011, 00:39 »

Parte III - Final

Configuração Gmameui;

Gmameui - http://packages.ubuntu.com/lucid/gmameui

gmameui_0.2.13-1.3_i386.deb para Precise Pangolin 12.04

http://www.crocko.com/000B40101C684227BD6FB5E4549F4CE3/gmameui_0.2.13-1.3_i386.deb

http://www.baixa.la/arquivo/746434



Espera pela sincronia vertical (vsync) Alguns monitores possuem um circuito interno que trabalha em conjunto com a placa de vídeo, este circuito deixa o sincronismo da placa de vídeo igual a do monitor fazendo a placa vídeo esperar o laser do monitor para evitar distorção na imagem, o problema é que esta sincronia pode deixar o jogo levemente lento.

Sincroniza à taxa de refresh do nonitor Nesse caso o mame tenta mandar para o monitor a freqüência que ele esta usando no momento.

Buffer Triplo Todas placas de vídeo atuais possuem uma memória para guardar informações extras para sincronizar o vídeo, ative apenas se houver problema com o vídeo.

Troca de resolução adequadamente Alguns arcades possuem monitores diferentes dos monitores dos computadores, marcando esta opção você esta colocando o seu monitor para funcionar na mesma resolução do monitor do arcade.

Escala de tela Quanto maior a escala mais quadriculado fica o jogo.

Gamma Em tela cheia todo monitor tem um controle da intensidade da imagem, estas opções emulam estas funções do monitor do arcade.

Espera pela sincronia vertical (vsync) Alguns monitores possuem um circuito interno que trabalha em conjunto com a placa de vídeo, este circuito deixa o sincronismo da placa de vídeo igual a do monitor fazendo a placa vídeo esperar o laser do monitor para evitar distorção na imagem, o problema é que esta sincronia pode deixar o jogo levemente lento.

Sincroniza à taxa de refresh do nonitor Nesse caso o mame tenta mandar para o monitor a freqüência que ele esta usando no momento.

Buffer Triplo Todas placas de vídeo atuais possuem uma memória para guardar informações extras para sincronizar o vídeo, ative apenas se houver problema com o vídeo.

Troca de resolução adequadamente Alguns arcades possuem monitores diferentes dos monitores dos computadores, marcando esta opção você esta colocando o seu monitor para funcionar na mesma resolução do monitor do arcade.

Escala de tela Quanto maior a escala mais quadriculado fica o jogo.

Gamma Em tela cheia todo monitor tem um controle da intensidade da imagem, estas opções emulam estas funções do monitor do arcade.

Controles;

Aperte a tecla TAB ira aparecer um menu ;

É nesse lugar primeiramente que vc vai configurar, antes veja se o joystick esta apontado para o endereço dev/js0 que e o padrao.

Observe os campos imput general e imput this game, em imput this game va para o controle 1 e aperte o botao enter para adicionar um novo caminho, por exemplo, na interface do controle 1 ha setado "UP" vc vai movimenta com o direcional do teclado mesmo, e tecla enter, vai ficar em branco ai vc aperta no direcional do joystic ou no direcional do seu teclado "UP" e pronto, ja esta configurado aquela tecla para o UP do seu personagem, e assim com os outros atalhos direcionais, a unica diferença e que ao colocar "UP" vc nao vai usar o teclado e sim o seu joystick.

Ha outros pacotes disponiveis para calibrar os controles como o jstest-gtk, joistick e joy2key.

Outros Front-Ends;

Ha tbm mais front-ends;

M+GUI

http://forums.bannister.org/ubbthreads.php?ubb=showflat&Number=59649#Post59649

QMC2

http://qmc2.arcadehits.net/wordpress/

Gelide;

Gelide é uma interface configurável que permite gerenciar qualquer tipo de sistema emulado Mame,computador,
consoles,etc), funciona como catálogo e pode lançar qualquer jogo a partir dele ou configurar qualquer emulador que usa parâmetros de linha de comando.

http://gelide.sourceforge.net/index.php?lang=es

Compilando;

Ha opção de compilar a partir dos fontes, no MAME http://mamedev.org (site oficial). Eu recomendo trabalhar com fontes
estáveis "liberados" em vez de "updates" que são versões de desenvolvimento.
Devemos obter o link do arquivo ZIP a partir da página http://mamedev.org/release.html , a versão atual no momento que escrevo esse artigo é a 0.143 http://mamedev.org/downloader.php?file=releases/mame0143s.zip

Crie uma pasta na sua home com o nome de fontes e mova o arquivo baixado mame0143s.zip para essa pasta e extraia,

depois de extraindo o arquivo baixado teremos outro arquivo compactado, com o nome de mame.zip, novamente use o descompactador de arquivos e finalmente tera a pasta mame;

Vamos ate o terminal;

Código:

cd fontes/mame

A o rodar o make inicia-se a compilação, se vc ja tentou compilar anteriormente e melhor remover vestigios da
compilação anterior com um make clean.

Dê preferencia ao Ubuntu 10.04 em maquina virtual para a compilação;

Pacotes Necessarios;

Código:

sudo aptitude install build-essential libgtk2.0-dev libgnome2-dev libsdl1.2-dev libsdl-ttf2.0-dev libsdl-ttf2.0

*veja tambem as dicas de compilação do mame nas paginas desse topico em http://ubuntuforum-br.org
/index.php/topic,87662.msg513070.html#msg513070 .

Enquanto o Mame compila, aproveite para dar uma olhada na documentação;

http://mamedev.org/devwiki/index.php?title=Frequently_Asked_Questions
http://mamedev.org/devwiki/index.php/FAQ:Performance
http://mamedev.org/devwiki/index.php/FAQ:General_Games
http://mamedev.org/devwiki/index.php/FAQ:Games
p
latao@platao:~/sources/mame0143: make
mkdir -p obj/sdl/mame
mkdir -p obj/sdl/mame/build
*Em vez de um único comando make, você pode usar o make -j2 para tirar proveito do seu processador multi-core.

E tera o executavel Mame funcionando, agora e so gerar o XML dessa forma;

Código:

./mame -listxml > mameinfo.xml

Para gerar o mame.ini nessa versao compilada;

Código:

./mame -createconfig

Para editar o mame.ini criado vc pode usar o vim,pico ou o gedit;

Código:

gedit mame.ini

Criando o .deb;

Versao Launchpad corrente;
sudo apt-get install bzr -y ; bzr branch lp:wahcade ; sudo mv wahcade /usr/local/share/games ; cd /usr/local/share
/games/wahcade ; sudo python setup.py bdist_debian

Versao Developer Snapshot;
sudo apt-get install bzr -y ; bzr branch lp:~waynemou/wahcade/devel
; sudo mv devel /usr/local/share/games ; cd /usr/local/share/games/devel ; sudo python setup.py bdist_debian

Com o dpkg-repack
sudo apt-get install dpkg-repack ; cd /usr/local/share/games/wahcade ; dpkg-repack wahcade
Pronto, seu pacote .deb com todas as correçoes na versao corrente e na versao em desenvolvimento que vc fez esta na pasta dist, é so mandar para os amigos.

*Faça a correção no setup.py se necessario, antes de executar o ultimo comando sudo python setup.py bdist_debian.

A Lista;

Parametros de linha de comando para varios emuladores, para configurar no wahcade;
http://maximusarcade.com/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=41&Itemid=55#featured

Live-Mame;

Ha uma ISO de Live-Arcade com mame ja inclusos, com uma otimo tutorial aqui;
http://numsys.eu/search.php?search=Mame

A ISO pode ser baixada aqui;
http://traceroot.c.la/

Demonstração;

http://www.dailymotion.com/video/x49dv8_asus-eee-mame-linux-gxmame_tech#from=embed
http://www.dailymotion.com/video/x4t9xa_asus-eee-mame-linux-wahcade_videogames

Layouts;

Simples, que e o padrao do Wah!cade(retro-black);

Customizado, com a adição de varias imagens, camadas e transparencias, o Wah!cade nao tem suporte para efeitos 3D como o Cabrio;

Wah!cade - Configurando Mame+Wah!cade no Ubuntu 11.04 11.10 12.0...
http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=87662.msg484855#msg484855

Criando um Novo Layout;

Aqui vamos acompanhar a instalação de um layout basico do Wah!cade e como alterar as configurações;
- http://www.youtube.com/watch?v=Xb7Z3ZdtgU4
- http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=xZIjwJBXMJw

Criei esse exemplo com base no Bloodcade;
- http://www.joeltron.com/bloodcade
*Faça o download do Bloodcade no link acima, extraia e mova o conteudo para a pasta oculta .wahcade em layouts, depois abra o wahcade setup editor em layout directory e selecione o seu novo Layout.
**O ideal é que a imagem main.png tenha a mesma resolução do seu desktop(ex; 1024x768,800x600,1280x1024) para
que fique "enquadrada" perfeitamente.
***Use o Gimp para redimensionar a imagem(em imagem->redimensionar imagem) para o tamanho desejado.
A Marquee

Uma dica para retirar o "no Image" padrao quando nao se encontra a marquee ou a snapshot do game e colocar uma marquee customizada no lugar como essa que eu estou usando.

Antes apareceria;

Trocar por essa, para o tema bloodcade ou qualquer outra da sua escolha;
Resultado no tema ao nao encontrar a marquee ou snap sera esse;
Bem melhor do que o "no image" e o simbolo do wahcade.

Para aplicar e so extrair e pelo terminal gksu nautilus va ate a pasta wahcade em /usr/local/share/games/wahcade/pixmaps e cole la dentro subistituindo a 'no image' original, por essa customizada.

Galeria de Temas;

A galeria foi ampliada e contamos agora com 8 novos temas;

arcade_classics
mame_logo2
family_computer
mame_logo1
bloodcade1
bloodcade2
street_fighter
*Todos esses temas agora estao inclusos no .deb disponivel para download na Parte I desse tutorial.
**Para mais temas e so visitar o Wha!ki e baixar em "Hosted Layouts (by Resolution)";
- http://wahki.mameau.com/index.php?title=Main_Page e aqui http://malafe.net/index.php?page=layouts

Outros Emuladores;

Abra o wahcade setup e va até a aba Emulators e na linha Emulador clique no sinal de “Mais” como mostra a figura abaixo:

Na Janela que abrir, selecione o emulador e após escolher o emulador, verifique se as linhas Application estao corretas, se ele aponta para o executável do emulador.

Aplication Parameters

Deêm uma olhada em Aplication Parameters para ver se as configurações por linha de comando estão corretas e
verifiquem as opções, talvez tenham coisas que queiram adicionar.

List Generation

Aqui é o endereço das roms, a extenção e o metodo gerador da lista.

Artwork

Funciona como no mame, verifique como fez com o mame, e repita o processo.
Lists

Temos o botão Edit List, use esse botão para colocar o nome correto dos jogos nas roms, ele nao gera sozinho(no
momento) os nomes ainda, salve e feche a lista, o wahcade-setup e execute o Wahcade, eu prefiro ir diretamnte no arquivo .xml gerado e alterar a partir dele.

Apertando a tecla “2” em seu teclado abre o menu do wahcade, você pode escolher a plataforma (apertando “1”) e então se divertir com os outros emuladores.

Wah!cade - Configurando Mame+Wah!cade no Ubuntu 11.04 11.10 12.0...
http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=87662.msg484855#msg484855

Script;

Um script basico que serve para remover a descrição e os comentarios dos games no front-end, veja um exemplo;

Acima a versao original, sem modificação e abaixo a modificada com o script;
Para usar, feche o Wah!cade e crie um arquivo de texto simples na pasta .Wahcade(oculta para visualizar contol+h) e colar o conteudo abaixo, clique com o direito em cima e de todas as permissoes, e "executar como um programa" depois e so dar dois cliques em cima e marcar "executar em terminal".

Para voltar ao padrao, e so remover o script e gerar novamente a lista XML ou entao dentro do Whacade apertando 2 e depois selecionando game list options->generate list.

Código:

#!/bin/bash
file=~/.wahcade/files/mame-0.lst
sed -i 's/(.*)//' $file

*creditos ao Joeltron(bloodcade)

Jukebox;

Como criar uma jukebox improvisada com o Wha!cade;

Como nos vimos no tutorial da primeira pagina, o som ambiente para o front-end fica na pasta .wahacade->ambience e toda vez que estartarmos ele começara a tocar, pois esta configurado no setup editor para essa pasta especifica.

Vamos entao fazer uma modificação basica no wahcade-setup-editor em music onde esta "mute movies" alteramos para "mix witch music" e desmarcamos "sufle list".

Crie uma entrada no menu de jogos em emulator->lists->edit list com o nome que vc desejar, eu vou usar como exemplo "bloodbox" e descreva um comentario se quiser, coloquei Wah!cade Jukebox, isso e interessante porque todos os games tem um preview em video com som e se vc so quer escutar musica e nao jogar entao e melhor criar uma entrada no menu para que nao esteja tocando nenhum som ou video.

Agora e so abrir o Wahcade e tudo estara normal com a musica padrao va ate o bloodbox no menu de games e aperte a tecla numerica 2 e depois music options->sekect track e navegue ate as suas pastas de musica e pronto, o wahcade nao vai exibir nenhum video somente vai tocar o som que vc escolher.

Se vc nao vai jogar no momento e quer ouvir musica, vc pode fazer sem sair do front-end.
Inicialização;

Antes de inicializar a visualização dos jogos vc pode colocar um filme de abertura/saida em movies->intro movies como esse;

http://www.youtube.com/watch?v=UQT_VoLtyIY

Layouts diferentes;

Uma dica interessante para quem vai usar o wahcade como front end para varios sistemas alem do Arcade como o Mega-Drive, Super Nes e Amiga é criar um layout diferente e personalizado para cada emulador.
Primeiro vamos criar uma copia do seu layout atual por segurança, va ate a pasta oculta .wahcade em layouts selecione a pasta, por exemplo bloodcade_1024x768 faça uma copia e deixe ali mesmo em layouts, obviamente com um nome diferente, vamos usar o nome bloodcade_1024x768_teste, entre na pasta e renomeie o layout.lay para exatamente o nome do emulador que aparece no .ini em .wahcade/ini;

Exemplo o snes9x;

snes9x.ini->snes9x.png->snes9x.lay

snes9x.ini - se localiza em .wahcade/ini

snes9x.png - se localiza em layouts, é a imagem de fundo customizada da sua preferencia

snes9x.lay - se localiza em layouts e um arquivo de texto simples que deve contar na linha 4 o nome exato da imagem, no caso seria snes9x.png

Deixe todos na mesma pasta que criamos, para criar um novo arquivo layout.lay por exemplo, para o snes9x e so copiar o arquivo anterior, renomea-lo e fazer a alteração apontando na linha 4 a imagem da sua preferencia.
Para adicionar novos emuladores(veja mais acima) vc tera uma tela individual mostrando cada sistema a ser escolhido,

Descontraindo;

Angry Video Game Nerd(AVGN)

The Angry Video Game Nerd é um personagem ficcional muito engraçado de uma série de reviews de vídeojogos online
criada por James Rolfe, seus vídeos são presentemente estreados nos sites ScrewAttack e GameTrailers.

Wah!cade - Configurando Mame+Wah!cade no Ubuntu 11.04 11.10 12.0...
http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=87662.msg484855#msg484855

*James Rolf o Nerd

O programa centra-se no ódio do Nerd por jogos terríveis que marcaram a sua infância http://pt.wikipedia.org
/wiki/Angry_Video_Game_Nerd os episodios estao disponiveis no Justin http://pt-br.justin.tv/ e so procurar por Angry
Video Game Nerd ou somente AVGN no campo de busca. Ha fãs que mantem canais exibindo todos os episodios 24hs, ao
vivo ou gravados como esse canal http://pt-br.justin.tv/gtorulesforever#/w/1851378864/15 e so entrar e acompanhar as
aventuras do Nerd.

Tambem foi lançado a alguns anos a coletanea com todos os episodios em DVD......nesse caso o PirateBay é seu amigo...

http://www.youtube.com/user/JamesNintendoNerd/
http://cinemassacre.com/
http://www.gametrailers.com/screwattack
http://www.screwattack.com/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_epis%C3%B3dios_de_The_Angry_Video_Game_Nerd

Espero que tenham gostado, lembrando que o Wah!cade roda em Arch, Debian (etch), Gentoo, FreeBSD,
Mac OS X, Windows e PS3, agradecimento ao Alexandre Freire em que foi baseado parte do tutorial Windows no
ClubedoHardware, link que infelizmente nao esta mais disponivel.

PDF desse tutorial para compartilhar;

http://min.us/mjqWJbjR3

Enjoy!!!

Veja tbm;
http://arcadecontrols.com/arcadehistory.php?WhichDate=07/2007
http://wiki.ludomatic.fr/DebianMameCab
http://numsys.eu/search.php?search=Mame
http://damdai.com/Supercade/
http://www.mameau.com/listgen/
http://www.longplays.org/
http://scottjarvis.com/page105.htm
« Última modificação: 11 de Outubro de 2012, 22:33 por platao » Registrado

sboorbou
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Mensagens: 386


LPIC 2 - LPI 000180523 - Linux user 490229 - MCITP


Ver Perfil
« Responder #3 em: 14 de Outubro de 2011, 17:20 »

cara eu segui teu tuto, passo a passo e estou tendo o seguinte erro:

Traceback (most recent call last):
  File "/usr/local/share/games/wahcade/wahcade.py", line 81, in <module>
    app = WinMain(options)
  File "/usr/local/share/games/wahcade/win_main.py", line 79, in __init__
    WahCade.__init__(self)
  File "/usr/local/share/games/wahcade/wc_common.py", line 62, in __init__
    os.path.join(APP_PATH, 'pixmaps', 'wahcade.png'))
GError: Falha ao abrir o arquivo "/home/san/pixmaps/wahcade.png": Arquivo ou diretório não encontrado





e só para constar, para funcionar os comando que você da, ten de colocar o .py no final, como nome do arquivo, exemplo :

/usr/local/share/games/wahcade/./wahcade

o certo é
/usr/local/share/games/wahcade/./wahcade.py

da erro caso não coloque o caminho e extensão....
Registrado

duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda
platao
Equipe Ubuntu
Usuário Ubuntu
*****
Deslogado Deslogado

Mensagens: 4.455



Ver Perfil
« Responder #4 em: 14 de Outubro de 2011, 20:45 »

Ola Sorboou, vc estava sumido que bom que voltou Piscada aqui parece brincadeira, estou usando o 11.04 e o que acontece e o contrario, se eu chamo atraves do comando;

/usr/local/share/games/wahcade/./wahcade

Funciona bem, como vc pode ver na imagem;



Se eu usar o;

/usr/local/share/games/wahcade/./wahcade.py

Traceback (most recent call last):
  File "/usr/local/share/games/wahcade/./wahcade.py", line 86, in <module>
    app = WinMain(options)
  File "/usr/local/share/games/wahcade/win_main.py", line 78, in __init__
    WahCade.__init__(self)
  File "/usr/local/share/games/wahcade/wc_common.py", line 61, in __init__
    os.path.join(APP_PATH, 'pixmaps', 'wahcade.png'))
GError: Falha ao abrir o arquivo "/home/platao/pixmaps/wahcade.png": Arquivo ou diretório não encontrado

Gera o erro que vc comentou, eu estou sando o pacote do Lauchpad e nao o pacote do site oficial, que estava muito carente de correção, tanto no pacote do launchpad quanto do site oficial que e antigo, em ambos vc tera que fazer a correção no arquivo filters.py como reportei no tuto, do contrario ira dar erro na hora de gerar a lista XML.

#!/bin/bash
#start wahcade
cd /usr/local/share/games/wahcade
sleep 1
python wahcade.py $*

O wahcade.py tem que ser executado a partir da pasta de origem.
 
« Última modificação: 20 de Outubro de 2011, 22:50 por platao » Registrado

rudregues
Usuário Ubuntu
*
Logado Logado

Mensagens: 354


Fight!


Ver Perfil WWW
« Responder #5 em: 15 de Outubro de 2011, 04:18 »

Olá platao, meus parabéns pelo belo tutorial!
Gostaria de saber se é necessário ter o Gnome para instalar o MAME com esse tutorial, pois to usando o Lubuntu.

   [ ]'s
Registrado

platao
Equipe Ubuntu
Usuário Ubuntu
*****
Deslogado Deslogado

Mensagens: 4.455



Ver Perfil
« Responder #6 em: 15 de Outubro de 2011, 11:58 »

Ola rudregues, o Lubuntu usa atualmente qual gerenciador? Fluxbox? Se for funciona sim, como tbm no Debian e Ubuntu o Wah!cade, ja o Mame vc tbm tem a opção de usar o Mame mais atual do repositorio, o Groove Mame, o Piapara Live CD ou baixar a ISO do Live-MameCab é so visitar os links do tutorial.

Estou preparando um pacote .tar simples do Wah!cade na ultima versao(Launchpad) que funciona os filmes previews dos games e ja com a correção para o Mame 0.143 no arquivo filters.py vai ser so mover para o local correto e executar sem erro, ai atualizo o tutorial tbm.

Se vcs perceberem qualquer erro no tutorial, por gentileza, reportem para que eu possa acertar.
« Última modificação: 15 de Outubro de 2011, 12:34 por platao » Registrado

platao
Equipe Ubuntu
Usuário Ubuntu
*****
Deslogado Deslogado

Mensagens: 4.455



Ver Perfil
« Responder #7 em: 15 de Outubro de 2011, 13:24 »

*Adicionado o pacote wah!cade.tar com as correçoes do tutorial, e so baixar, mover para o local indicado e executar;

Link1 - http://www.megaupload.com/?d=BOOZ63P6

link2 - http://www.easy-share.com/CB1A4A016AE942F39C7260E6FA3348E4/wahcade.tar
Registrado

rudregues
Usuário Ubuntu
*
Logado Logado

Mensagens: 354


Fight!


Ver Perfil WWW
« Responder #8 em: 15 de Outubro de 2011, 14:41 »

Ola rudregues, o Lubuntu usa atualmente qual gerenciador? Fluxbox? Se for funciona sim, como tbm no Debian e Ubuntu o Wah!cade, ja o Mame vc tbm tem a opção de usar o Mame mais atual do repositorio, o Groove Mame, o Piapara Live CD ou baixar a ISO do Live-MameCab é so visitar os links do tutorial.
Na verdade ele usa o OpenBox como gerenciador de janelas e o PCManFM como gerenciador de arquivos.

EDIT: platao, aproveitar e fazer outra pergunta, eu reparei que na verdade você fez esse tutorial usando o Natty, mas ele serve pro Oneiric Ocelot né? (meu lubuntu é 11.10)
« Última modificação: 15 de Outubro de 2011, 14:55 por rudregues » Registrado

platao
Equipe Ubuntu
Usuário Ubuntu
*****
Deslogado Deslogado

Mensagens: 4.455



Ver Perfil
« Responder #9 em: 15 de Outubro de 2011, 15:13 »

Ola rudregues, eu nao testei no Oneric ainda mas deve funcionar, para tirar a prova, baixe o pacote ai em cima extraia na sua home e procure o arquivo wahcade, e so clicar em cima dele e na caixa de seleção que aparecer vc marca executar em terminal, se aparecer o front end.....entao esta funcionando. Sorridente

O mame ainda nao tem repositorio para o Oneric, nao sei se colocando o do Natty funciona, provavelmente sim http://sdlmame.wallyweek.org/repository/ deve ser acrescentado essa semana, o Oneric é muito recente ainda.

Vou testar no Oneric o Wah!cade para ter certeza, so um momento.
Registrado

platao
Equipe Ubuntu
Usuário Ubuntu
*****
Deslogado Deslogado

Mensagens: 4.455



Ver Perfil
« Responder #10 em: 15 de Outubro de 2011, 16:24 »

Ola tenho o 11.10(x64) instalado no pen, aqui o pacote funciona bem, porem tive que instalar o python-glade2 para funcionar as configuraçoes e ter acesso ao front-end.

Usei o repositorio do Natty para instalar o mame e aparentemente foi bem, vou configurar pra ver como fica.



Vou fazer mais testes aqui com o Oneric.

Registrado

rudregues
Usuário Ubuntu
*
Logado Logado

Mensagens: 354


Fight!


Ver Perfil WWW
« Responder #11 em: 15 de Outubro de 2011, 19:39 »

platao, eu instalei aqui, mas tive que baixar o pacote .deb, pois tive problemas com o repositório.
Após instalar, rodei o comando
Código:
/usr/games/./mame
e apareceu uma tela dizendo "No games found. Please check the rompath specified in the mame.ini file", acho que é só porque num coloquei jogo algum ainda, mas parece estar funcionando.

Agora va ate o Oraculo e procure por;

mame sound samples

Baixe todos os arquivos e coloque na pasta criada com o nome 'samples'; no terminal;
Não entendi o que é esse Oraculo, é algum site?

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
rompath                                                                                   <--aqui é o caminho para as suas roms.
samplepath                /usr/local/share/games/mame/samples   <--aqui o caminho para a pasta samples que criamos.
artpath                       /usr/local/share/games/mame/artwork     <--aqui o caminho para a pasta artwork
ctrlrpath                     $HOME/.mame;/etc/mame/ctrlr                                  - as demais configurações deixe padrao -
inipath                       $HOME/.mame;/etc/mame
fontpath                     /tmp
cheatpath                  $HOME/.mame/cheat;$HOME/.mame/cheat/cheat;/usr/local/share/games/mame/cheat;/usr/local/share/games/mame/cheat/cheat
crosshairpath            $HOME/.mame/crosshair;/usr/local/share/games/mame/crosshair
hashpath                   /usr/share/games/mame/hash
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
acho que você esqueceu de colocar a rompath, e tem uma coisa, em algumas opções eu tenho mais de um path, qual eu uso?
aqui vai meu:
rompath                   $HOME/.mame/roms;/usr/local/share/games/mame/roms        -->> 2 paths
samplepath                $HOME/.mame/samples;/usr/local/share/games/mame/samples    -->>2paths
artpath                   $HOME/.mame/artwork;/usr/local/share/games/mame/artwork       -->>2paths
ctrlrpath                 $HOME/.mame;/etc/mame/ctrlr         -->>2paths
inipath                   $HOME/.mame;/etc/mame        -->>2paths
fontpath                  /tmp
cheatpath                 $HOME/.mame/cheat;$HOME/.mame/cheat/cheat;/usr/local/share/games/mame/cheat;/usr/local/share/games/mame/cheat/cheat       -->>4paths
crosshairpath             $HOME/.mame/crosshair;/usr/local/share/games/mame/crosshair      -->>2paths
hashpath                  /usr/share/games/mame/hash
preciso usar todos ou posso usar apenas um? tem diferença eu usar um ou outro?
Registrado

platao
Equipe Ubuntu
Usuário Ubuntu
*****
Deslogado Deslogado

Mensagens: 4.455



Ver Perfil
« Responder #12 em: 15 de Outubro de 2011, 21:21 »

Ola rudregues, se vc esta com o problema no repositorio do Mame que nao tem ainda para o Oneric, e so fazer a instalação dessa forma;

Para a versao estavel(recomendada);

sudo rm -f /etc/apt/sources.list.d/sdlmame4ubuntu.* ; sudo add-apt-repository ppa:c.falco/mame ; sudo apt-get update ; sudo apt-get install mame

Dessa forma vai instalar a versao para o Oneric do Mame, entretanto como nao existe ainda o repositorio vai dar erro ao dar o update(404notfound) entao vc vai ate o synaptic e edita o repositorio(em comfigurações->repositorio->outro software) vc vai ver que esta la a versao Oneric, entao mude para Natty ai e so dar um update e ele vai instalar o Mame normalmente.

sudo apt-get update ; sudo apt-get install mame



Ao rodar o Mame pela primeira vez e exatamente essa tela que vc vai ver, se eu nao estiver enganado uma tela vermelha, é porque nao esta configurado no arquivo mame.ini o local das suas roms e tbm nao foi gerada a lista XML. O comando /usr/games/./mame é so para ver se esta funcionando, se der erro e nao carregar a interface, ai sim teriamos que fazer correção, mas nao no seu caso.

Mame sem front end é assim;



Lembrando que o Mame nao precisa de front-end para rodar, ele roda de forma autonoma por linha de comando, os front ends como o Cabrio, Whacade e Gmameui sao so para ficar mais organizado e mais atraente com a adição de informaçoes dos games como snaps,PCBs,history e por ai afora.

Se vc quiser fazer no braço como na parte em que esta descrito a compilação tudo bem, mas aconselho deixar o front-end Wahcade gerar esse arquivo pra vc.

O pacote .deb que vc se refere é o Mame ou o Whacade? Se for o Whacade e melhor pegar o pacote que eu preparei pois alem de ser mais "novo' ja esta corrigido. Vc tbm pode usar um truque para instalar algumas dependencias se quiser, consiste em baixar e instalar o pacote .deb oficial do site, e ele vai instalar as dependencias necessarioas automaticamente pra vc, depois que ele estiver instalado vc remove ele novamente, mas nao remova as dependencias.

Ai e so instar o pacote do link do download Piscada pois todas as dependencias estarao ja instaladas.

Quando eu disse para procurar no "Oraculo" é so uma metàfora, leia-se "procurar no Google";

Oraculo = Google

Ja mudei isso no tuto para nao confundir e atrapalhar mais ninguem.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

$HOME/.mame;/etc/mame/ctrlr --->repare nesse exemplo veja que esta marcado para procurar em dois lugares, observe o local antes e depois dos ";" no caso, ele esta indicando que deve procurar em;

$HOME/.mame e depois em /etc/mame/ctrlr

Nao aconselho mudar os arquivos de configuração, mude somente o patch(local) para as roms, ali nao ha problema o meu esta assim;

rompath                   /media/Dados/Games/Emuladores e Roms/Arcade/MameUI64 0.129/roms
samplepath             /usr/local/share/games/mame/samples
artpath                    /usr/local/share/games/mame/artwork
ctrlrpath                  $HOME/.mame;/etc/mame/ctrlr
inipath                     $HOME/.mame;/etc/mame
fontpath                   /tmp
cheatpath                 $HOME/.mame/cheat;$HOME/.mame/cheat/cheat;/usr/local/share/games/mame/cheat;/usr/local/share/games/mame/cheat/cheat
crosshairpath            $HOME/.mame/crosshair;/usr/local/share/games/mame/crosshair
hashpath                  /usr/share/games/mame/hash

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Tbm nao tem problema como no meu caso, que as roms estao em outra partição do disco, logico que vc tem que montar essa partição senao o mame nao vai encontrar as roms, mas vc pode colocar o caminho que vc quiser. Vc pode tbm manter o que ja vem pre estabelecido e so acrescentar depois do ";" o caminho para as suas roms se vc quiser, nao tem segredo, se vc tivar mais de um set e so separar pelos ponto e virgula ";".

platao, eu instalei aqui, mas tive que baixar o pacote .deb, pois tive problemas com o repositório.
Após instalar, rodei o comando
Código:
/usr/games/./mame
e apareceu uma tela dizendo "No games found. Please check the rompath specified in the mame.ini file", acho que é só porque num coloquei jogo algum ainda, mas parece estar funcionando.

Agora va ate o Oraculo e procure por;

mame sound samples

Baixe todos os arquivos e coloque na pasta criada com o nome 'samples'; no terminal;
Não entendi o que é esse Oraculo, é algum site?

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
rompath                                                                                   <--aqui é o caminho para as suas roms.
samplepath                /usr/local/share/games/mame/samples   <--aqui o caminho para a pasta samples que criamos.
artpath                       /usr/local/share/games/mame/artwork     <--aqui o caminho para a pasta artwork
ctrlrpath                     $HOME/.mame;/etc/mame/ctrlr                                  - as demais configurações deixe padrao -
inipath                       $HOME/.mame;/etc/mame
fontpath                     /tmp
cheatpath                  $HOME/.mame/cheat;$HOME/.mame/cheat/cheat;/usr/local/share/games/mame/cheat;/usr/local/share/games/mame/cheat/cheat
crosshairpath            $HOME/.mame/crosshair;/usr/local/share/games/mame/crosshair
hashpath                   /usr/share/games/mame/hash
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
acho que você esqueceu de colocar a rompath, e tem uma coisa, em algumas opções eu tenho mais de um path, qual eu uso?
aqui vai meu:
rompath                   $HOME/.mame/roms;/usr/local/share/games/mame/roms        -->> 2 paths
samplepath                $HOME/.mame/samples;/usr/local/share/games/mame/samples    -->>2paths
artpath                   $HOME/.mame/artwork;/usr/local/share/games/mame/artwork       -->>2paths
ctrlrpath                 $HOME/.mame;/etc/mame/ctrlr         -->>2paths
inipath                   $HOME/.mame;/etc/mame        -->>2paths
fontpath                  /tmp
cheatpath                 $HOME/.mame/cheat;$HOME/.mame/cheat/cheat;/usr/local/share/games/mame/cheat;/usr/local/share/games/mame/cheat/cheat       -->>4paths
crosshairpath             $HOME/.mame/crosshair;/usr/local/share/games/mame/crosshair      -->>2paths
hashpath                  /usr/share/games/mame/hash
preciso usar todos ou posso usar apenas um? tem diferença eu usar um ou outro?
« Última modificação: 15 de Outubro de 2011, 21:42 por platao » Registrado

rudregues
Usuário Ubuntu
*
Logado Logado

Mensagens: 354


Fight!


Ver Perfil WWW
« Responder #13 em: 15 de Outubro de 2011, 22:34 »

platao, eu te amo! kkkkkkkk

fiz os procedimentos que você disse, mas invés de usar o repositório pro Mame, baixei o .deb dele, e com o wahcade baixei o .deb pra resolver as dependencias depois usei o .tar corrigido que você passou. Acabei de testar aqui com Marvel vs Street Fighter e funcionou de boa! Contente

tive diversas tentativas frustradas desde o ano passado tentando instalar o mame e fazer funcionar, na verdade tinha desistido  Chorar , mas vi seu e decidi tentar de novo

acabei instalando o wahcade mesmo, que nem você recomendou, agora só falta me acostumar com a interface e os controles, pois num tenho joystick

por mim é até fixado o tópico, pro favoritos já foi! rs

   Me deseje uma boa jogatina  Virando os olhos hehehehe

     [ ]'s
Registrado

platao
Equipe Ubuntu
Usuário Ubuntu
*****
Deslogado Deslogado

Mensagens: 4.455



Ver Perfil
« Responder #14 em: 15 de Outubro de 2011, 23:42 »

Heehehe a jogatina vai ser boa......agora que vc tem o Mame configurado e com o basico, vc pode se aprofundar e fazer um layout customizado no Wahcade como esse(que ja vem pronto e so adicionar) http://www.joeltron.com/bloodcade e garimpar uns layouts pela net para usar;



aproveite e instale o gmameui para ver como fica;

http://packages.ubuntu.com/lucid/gmameui

Pegue a versao 0.2.11 e nao as posteriores, notei um bug aqui no Natty em que nao dava para adicionar alguns locais nas configurações, se vc quiser pegar e testar a mais "nova" 0.2.12 blz, veja se funciona e como ficou.

A maioria das duvidas estao respondidas no tuto, como porque as minhas roms nao funcionam? O mame nao encomtra as rom...o mame nao reconhece as roms....o mame nao roda heeheheh esta tudo explicado e so ter paciencia e eler, vc vai achar muita coisa interessante nos links.
Registrado

Páginas: [1] 2 3 ... 11   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Powered by MySQL Powered by PHP Tema desenvolvido por FaBMak e n3t0
Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines
© 2014 Canonical Ltd. Ubuntu e Canonical são marcas registradas da Canonical Ltd.
XHTML 1.0 válido! CSS válido!