Autor Tópico: Como limpar a swap ?  (Lida 13012 vezes)

Offline RAA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Como limpar a swap ?
« Online: 12 de Julho de 2011, 13:29 »
Preciso de um programa para limpar a memória swap , já testei o Bleachbit , apesar de ser um bom programa e usá-lo há muito tempo , na nova versão tem a opção de limpar memória dizendo que limpa a swap , mas não limpa , pois consigo recuperar arquivos armazenados nela após a "pretensa" limpeza. Testei o "secure-delete" mas não consigo fazer funcionar os comandos , se alguém souber como usá-lo efetivamente , por favor poste um tutorial passo a passo . Usei comandos que achei na internet como : "echo 3 > /proc/sys/vm/drop_caches drop caches=3" que não funcionou . Preciso de um processo para limpá-la sem dar problema . Obrigado .
Obs.: O Ubuntu 11.04 tem lançado muitos arquivos na swap . Parece que mais do que nas versões anteriores . Isso é preocupante , pois nele o Bleachbit não limpa automaticamente os documentos recentes e nem a memória swap nos forsando a fazer limpeza destes documentos manualmente . O que mais será que fala que limpa e não limpa ?  >:(

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Como limpar a swap ?
« Resposta #1 Online: 12 de Julho de 2011, 17:19 »
Desliga e liga a Swap!

Código: [Selecionar]
swapoff -a && swapon -a
Agora o que você tiver lá de importante para o sistema já era!

É bastante interessante você dizer que o 11.04 está consumindo muita Swap!
Você tem pouca memória ou você faz programação de algo?

Aqui no uso diário para desktop a minha máquina fica ligada direto e praticamente não usa swap! Esses novos kerneis procuram fazer cache dentro da RAM mesmo!

Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

clodoaldops

  • Visitante
Re: Como limpar a swap ?
« Resposta #2 Online: 13 de Julho de 2011, 17:51 »
Aqui no uso diário para desktop a minha máquina fica ligada direto e praticamente não usa swap! (2)
Tenho um desktop com 4gb/ram e um notebook com 2gb/ram.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como limpar a swap ?
« Resposta #3 Online: 15 de Julho de 2011, 21:01 »
Citar
Preciso de um programa para limpar a memória swap
Pq você acha que precisa disso? O swap não é um sistema de arquivos tradicional, ele apenas espelha o estado da memória física quando um processo precisa ser afastado para disco, no processo de paginação da memória virtual.

Limpar a swap é pura perda de tempo, ela vai readquirir conteúdo conforme você usar sua máquina.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline rafael.luc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 114
    • Ver perfil
Re: Como limpar a swap ?
« Resposta #4 Online: 18 de Julho de 2011, 02:04 »
Eu já notei isso! Acho que ele está se referindo é quando a memória Swap é usada, depois que o aplicativo é encerrado o uso da memória não é liberado (zerado novamente).

Tenho um Notebbok com 512MB ! Sempre aciona o Swap, por outro lado no desktop com 1GB de RAM nunca é acionada.

Offline italogf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Como limpar a swap ?
« Resposta #5 Online: 19 de Julho de 2011, 17:11 »
Desliga e liga a Swap!

Código: [Selecionar]
swapoff -a && swapon -a
Agora o que você tiver lá de importante para o sistema já era!

É bastante interessante você dizer que o 11.04 está consumindo muita Swap!
Você tem pouca memória ou você faz programação de algo?

Aqui no uso diário para desktop a minha máquina fica ligada direto e praticamente não usa swap! Esses novos kerneis procuram fazer cache dentro da RAM mesmo!


A unica maneira que conheço eé utilizando o swapon e swapoff como o amigo citou.

Porem há riscos, como ele disse se existir algo de importante para o sistema lá pode ser perdido, não aconcelho a fazer essa pratica em servidores de produção.

Veja esse link ele é bem interessante https://help.ubuntu.com/community/SwapFaq tem até a dica de como montar um pequeno script que utiliza o swapon e swapoff para limpar a memória. use por sua conta e risco.

Aconcelho a baixar a tendencia de utilização do swap no sysctl digite "sudo sysctl vm.swappiness=10"  por padrão o valor é 60, esse valor varia de 0 a 100 sendo que 0 ele evita ao maximo utilizar a swap. Se você  utiliza modo de hibernação aconcelho a não alterar esse valor ou até a aumenta-lo.
obs: o comando sudo sysctl vm.swappiness=10 só altera o valor na sessão se voce reiniciar o sistema esse valor irá voltar para o padrão. Para que a alteração seja permanente voce deve alterar em /etc/sysctl.conf e adicionar a linha vm.swappiness e o valor desejado, caso não exista no arquivo.