Autor Tópico: Tutorial Conky-color  (Lida 13196 vezes)

Offline rodolfo_tec

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Tutorial Conky-color
« Online: 03 de Junho de 2011, 17:50 »
Tutorial Conky-color para Ubuntu;

Este tutorial tem como objetivo mostrar como instalar e configurar o conky-color que é um programa que configura o conky para ficar mais bonito e com mais funções, fazendo isso de forma rápida e fácil;

A vantagem do conky color é que apesar de usar terminal texto você não precisa editar um arquivo de configuração e desvendar linhas de comando complicadas;

Primeiro vamos baixar e instalar o conky;

sudo apt-get install conky

Agora vamos baixar o conky-color do site gnome-look.org no link abaixo:

http://gnome-look.org/content/download.php?content=92328&id=1&tan=1951017&PHPSESSID=afa62aebe3f1120cf8308f8eee13e0f6

Faça o download para o seu home, depois abra um terminal.

o terminal ja vai abrir no seu home, senão digite:

cd ~

o pacote veio compactado, vamos descompactar usando o comando tar:

tar -xvzf 92328-conky_colors-5.0b1.tar.gz

agora vamos instalar as bibliotecas para funcionar os sensores de temperatura e outras coisas;

sudo apt-get install python-statgrab ttf-liberation hddtemp lm-sensors conky-all

sudo chmod u+s /usr/sbin/hddtemp

agora vamos mandar detectar os sensores, no comando abaixo responda YES para TODAS as perguntas inclusive as que o default é NO

sudo sensors-detect

Agora reinicie sua sessão do Ubuntu e abra um terminal, novamente vamos para o home onde descompactamos o conky color;
cd ~

vamos agora entrar na pasta criada;

cd conky_colors/

para instalar digite dentro da pasta

make

make install

Agora vamos as configurações:

para configurar basta usar ./conky-colors + as opções desejadas, dentro da pasta conky_colors então para ver todas as opções digite;

./conky-colors --help

Estas são as opções:

./conky-colors <options>

    options:
    --lang=<language> - Set default language:
       bulgarian OR bg
       deutsch OR de
       english OR en*
       estonian OR et
       italian OR it
       polish OR pl
       portuguese OR pt
       russian OR ru
       spanish OR es
    --theme=<theme> - Set default theme color
       gnome-brave
       gnome-carbonite
       gnome-human*
       gnome-noble
       gnome-tribute
       gnome-wine
       gnome-wise
       shiki-brave
       shiki-human
       shiki-noble
       shiki-wine
       shiki-wise
       shiki-dust
       dust
       custom
          These options work only with --theme=custom option
          --default-color=<value>
          --color0=<value>
          --color1=<value>
          --color2=<value>
    --dark - Set Dark Brightness(Don't work with skiki-colors/shikidust/dust/custom themes)'
    --alldark - Set Dark Brightness for all(Don't work with any theme)'
    --alllight - Set light Brightness for all(Don't work with any theme)'
    --cpu=<number> - Set number of cpu cores
    --cputemp - Enable CPU temperature
    --swap - Enable SWAP
    --battery - Enable battery
    --updates - Show updates of Debian/Ubuntu
    --proc=<number> - Enable top processes widget and set the number of processes to show [Max = 10]
    --clock=<default|classic|slim|modern|lucky|off> - Enable/disable clock widget and set type
    --nodata - disable Data widget
    --calendar - Enable calendar
       -m - Set monday as first day in the week in calendar
    --nvidia - Enable nvidia gpu widget
    --todo - Enable ToDo widget
    --hd=<default|meerkat|mix|simple> - Enable HD widget
    --hdtemp1=<device> - Enable HD temperature [Ex: --hdtemp1=sda]
    --hdtemp2=<device> - Enable HD temperature [Ex: --hdtemp2=sdb]
    --hdtemp3=<device> - Enable HD temperature [Ex: --hdtemp3=sdc]
    --hdtemp4=<device> - Enable HD temperature [Ex: --hdtemp4=sdd]
    --photo - Enable Photo widget
    --photord - Enable Photo widget in random mode
    --mpd - Enable MPD widget
    --rhythmbox=<default|cd|case|glassy|vinyl|oldvinyl|simple> - Enable Rhythmbox widget
    --banshee=<default|cd|case|glassy|vinyl|oldvinyl|simple> - Enable Banshee widget
    --exaile=<default|cd|case|glassy|vinyl|oldvinyl|simple> - Enable Banshee widget
    --pidgin - Enable Pidgin widget
       --limit=<number> - [default: 5] Set a limit to the number of buddies displayed
    --gmail - Enable gmail notify
       --user=<username> - Type your username
       --passwd=<password> - Type your password
    --network - Enable network widget
       --eth=<number> - Change ethernet device [Default=0]
       --wlan=<number> - Change wireless device [Default=0]
       --ppp=<number> - Change 3g modem device [Default=0]
    --unit=<C|F>- Force output temperature either in Celius or Fahrenheit
    --bbcweather=<AreaID> - Enable weather widget and set your AreaID[Ex: --bbcweather=3849]
    --weather=<AreaID> - Enable weather widget and set your AreaID[Ex: --weather=BRXX0043]
    --weatherplus - Give a plus to the weather widget
    --side=<left|right*> - Set the side of conky in your screem
    Choose your Distro Logo:
       --ubuntu
       --fedora
       --opensuse
       --debian
       --arch
       --gentoo
       --pardus
       --xfce
       --gnome
   
(*)default values



Antes do exemplo vamos há alguns detalhes;

Para funcionar o widget de temperatura da sua cidade você tem que se registrar no site weather.com e editar o arquivo conkyforecast.config que está na pasta .conckycolor(pasta oculta) no seu home, mas para ficar mais facil vamos usar o bbcweather.

Vá no site http://news.bbc.co.uk/weather e no campo de procura marque “world” e procure por sua cidade, no meu caso Salvador.

Após achar sua cidade lá na URL do site vai aparecer algo assim http://news.bbc.co.uk/weather/forecast/4088 dai você usará apenas o NÚMERO para configurar, que no meu caso é 4088.

Para funcionar o widget de foto é necessário editar o arquivo .conkycolor/bin/conkyPhoto que está dentro do seu home e alterar a linha “source” para o caminho da sua foto. Ex: “source=/home/seuusuario/foto_que_eu_quero_no_conky.jpg”

Sabendo disso vamos ao exemplo:

Se eu quiser ver um calendário,o logo do ubuntu, o relógio, ver a atividade do meu processador que tem dois núcleos e em português e com clima de salvador:

/.conky-colors --lang=pt --clock --calendar --proc=2 --bbcweather=4088 --ubuntu

make install

conky

Já conseguimos ver o conky funcionando.

Eu uso esta configuração, que eu inclusive já deixei em um arquivo txt para copiar e colar no terminal:

./conky-colors --lang=pt --theme=gnome-wine --cpu=2 --proc=5 --clock=default --calendar --nvidia --swap --network --bbcweather=4088 --debian --dark --photo

Vejam a foto de como ficou o meu abaixo:

http://twitpic.com/3pr69o


Este é meu desktop um tempo atrás sem o widget de foto com o de HD.

http://twitpic.com/3nez6b

O ideal é fazer que o conky arranque junto com o sistema para fazer isso crie um arquivo, com o editor de texto de sua preferência, no seu home com o seguinte conteúdo:

#!/bin/bash
sleep 30
conky &

Salve com o nome que quiser eu usei o nome “conky_ubuntu”

Abra um terminal e digite

sudo chmod 755 conky_ubuntu

Este comando foi para dar permissão de execução ao script criado

Vá em “Sistema” “Preferência” “aplicativos de sessão” clique em “Adicionar”, lá bote o nome “conky” clique em navegar e aponte para o arquivo que você criou.

Pronto. toda vez que iniciar o ubuntu, depois de 30 segundos vai iniciar o conky como você configurou.

Qualquer dúvida meu twitter @rodolfo_tec

Offline jrkamil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 484
    • Ver perfil
Re: Tutorial Conky-color
« Resposta #1 Online: 03 de Junho de 2011, 18:02 »
foi testado no natty 11.04 ?
Asus M5A78L-M Plus , Phenon II X6 , 16 Gb DDR3, nvidia GT 730,  ubuntu  23.10  gnome, ssd 240G, hd 500 G

Offline rodolfo_tec

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Tutorial Conky-color
« Resposta #2 Online: 04 de Junho de 2011, 00:03 »
Não funciona com o unity só com gnome testei no 10.10 e 10.04

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Tutorial Conky-color
« Resposta #3 Online: 08 de Junho de 2011, 09:06 »
Não funciona com o unity só com gnome testei no 10.10 e 10.04

Olha só o usuário alarcon aqui do fórum mostrou uma imagem com o conky funcionando no Ubuntu 11.04 com o Unity, veja:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,82329.msg455332.html#msg455332

ele também utilizou o conky-colors pelo que comentou lá.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline eaxgrande

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 514
  • "Todo homem, por natureza, quer saber"
    • Ver perfil
Re: Tutorial Conky-color
« Resposta #4 Online: 10 de Junho de 2011, 18:23 »
Olá amigos do fórum.

Estou seguindo esse tutorial à risca. No entanto, não consigo configurar o conky-color:

Citar

eaxgrande@Lucic64Bits:~/Conky Colors/conky_colors$ make
cc -Wall -std=c99    src/conky-colors.c src/conkycover.c src/conkyforecast.c src/conkyplayer.c src/conkyrc_cairo.c src/conkyrc_ring.c src/conkyrc_board.c src/conkyrc_default.c src/coverposition.c src/finddir.c src/help.c src/options.c src/photoposition.c src/themes.c src/translations.c src/variables.c src/confinstall.c src/utils.c src/initialize.c   -o conky-colors
src/options.c: In function ‘options’:
src/options.c:239: warning: format not a string literal and no format arguments
src/options.c:239: warning: format not a string literal and no format arguments
src/themes.c: In function ‘themes’:
src/themes.c:185: warning: format not a string literal and no format arguments
src/themes.c:185: warning: format not a string literal and no format arguments

eaxgrande@Lucic64Bits:~/Conky Colors/conky_colors$ make
make: Nada a ser feito para `all'.

eaxgrande@Lucic64Bits:~/Conky Colors/conky_colors$ ./conky-colors --lang=pt --clock --calendar --proc=2 --bbcweather=0287 --ubuntu
Falha de segmentação
eaxgrande@Lucic64Bits:~/Conky Colors/conky_colors$ ./conky-colors --lang=pt --clock --calendar --proc=2 --bbcweather=0287 --ubuntu make install
Falha de segmentação
eaxgrande@Lucic64Bits:~/Conky Colors/conky_colors$


Parece estar tudo certo. Até o comando  "./conky-colors --help " funciona dentro da pasta onde o arquivo foi descompactado.

Porque essa tal "falha de segmentação" ? O que é que não está sendo encontrado?

Obrigado!
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

Offline rodolfo_tec

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Tutorial Conky-color
« Resposta #5 Online: 10 de Junho de 2011, 23:54 »
Usa sudo ./conky-colors + opções
 :P

Offline eaxgrande

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 514
  • "Todo homem, por natureza, quer saber"
    • Ver perfil
Re: Tutorial Conky-color
« Resposta #6 Online: 11 de Junho de 2011, 23:16 »
Assim?

Citar
eaxgrande@Lucic64Bits:~$ cd Conky\ Colors/conky_colors
eaxgrande@Lucic64Bits:~/Conky Colors/conky_colors$ sudo ./conky-colors --lang=pt --clock --calendar --proc=2 --bbcweather=0287 --ubuntu
Falha de segmentação
eaxgrande@Lucic64Bits:~/Conky Colors/conky_colors$

????

O quê, das suas instruções, eu não estou entendendo?
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

Offline rodolfo_tec

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Tutorial Conky-color
« Resposta #7 Online: 12 de Junho de 2011, 22:57 »
tem algo errado ai, no seu amke deu umas msgs estranhas, tenta denovo do zero.

será que eu fiz algo errado no tuto??? ???

Offline eaxgrande

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 514
  • "Todo homem, por natureza, quer saber"
    • Ver perfil
Re: Tutorial Conky-color
« Resposta #8 Online: 13 de Junho de 2011, 00:51 »
Caro rodolfo_tec

Em primeiro lugar, obrigado por seu tutorial. Que eu saiba, é um dos poucos, ou talvez o primeiro que se dispõe a explicar a instalação do conky, através do conky-color, sem que seja necessário editar o arquivo conkyrc. 

Bom, sou um novato. Estou engatinhando no uso do terminal. Comecei a estudar o Guia foca por esses dias... Não sei nem 10 comandos de cor.

Tudo o que eu consigo fazer (e olha que eu já fiz bastante coisa por aqui!) é porque pego um tutorial como esse seu, e sigo passo a passo, que nem receita de bolo.

Assim, gostaria de chamar sua atenção para a ordem que você usou pra desenvolver suas explicações.

Veja, primeiro você manda baixar o arquivo e descompactar. Depois, instalar bibliotecas, dar permissões e habilitar sensores. Depois “make” e “make install”.

Nsse ponto, quando eu digitava “./conky-colors –help”, funcionava tudo certo, ou seja, uma indicação de que o arquivo “conky-colors”, dentro do diretório conky_colors havia sido criado da maneira correta. Até aí, tudo bem.

Porém, na hora de falar das opções, você inicia o assunto, para de novo pra falar do weather e das fotos, volta de novo nas opções e manda dar “make install” . De novo!
Aquí eu não entendí. O “ make install” é antes ou depois das opções?

A título de simples sugestão (não é crítica, não quero fazer isso de forma nenhuma), seria interessante se você revisasse seu texto, colocando as instruções a serem seguidas na ordem correta de execução dos comandos,  deixando as explicações para os passos dados mais pro final do seu tuto. Assim, novatos como eu conseguem fazer a coisa funcionar e de quebra ainda entender o porquê das coisa depois de já estar tudo funcionando.

Por enquanto, vou ficar quebrando a cabeça por aqui... ;D

Um grande abraço!
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Tutorial Conky-color
« Resposta #9 Online: 13 de Junho de 2011, 09:43 »
Os passos estão indicados no arquivo README dentro do conky-colors, mas as instruções indicadas estão corretas, entretanto tem um pequeno detalhe. Vou tentar colocar aqui a ordem correta.

sudo apt-get update

sudo apt-get install python-statgrab ttf-liberation hddtemp lm-sensors conky-all

sudo chmod u+s /usr/sbin/hddtemp

sudo sensors-detect


responda YES para TODAS as perguntas, inclusive as que o default é NO neste último comando.

Dentro da pasta conky_colors tem uma pasta chamada fonts, entre nela e pegue a pasta conkycolors e coloque numa pasta oculta dentro da sua pasta de usuário na home chamada .fonts (/home/eaxgrande/.fonts). Se não existir a pasta crie ele e lá coloque a pasta conkycolors. Depois digite o comando:

sudo fc-cache -v -f


Agora dentro da pasta do conky-colors descompactada digite, pelo terminal, os comandos:

make

sudo make install



Feito isso, para gerar o conkyrc (arquivo de configurações) digite:

./conky-colors {options}

onde {options} você troca pelas opções que deseja ter. Para saber quais as possíveis de se usar basta usar o comando:

conky-colors --help


Por exemplo se você que esses parâmetros aqui:

--lang=pt --theme=gnome-wine --cpu=2 --proc=5 --clock=default --calendar --nvidia --swap --network --bbcweather=4088 --debian --dark --photo


Deveria usar assim:


./conky-colors --lang=pt --theme=gnome-wine --cpu=2 --proc=5 --clock=default --calendar --nvidia --swap --network --bbcweather=4088 --debian --dark --photo


seguindo as orientações já comentadas aqui para o weather e a foto.


O ponto que o usuário que te ensinou errou é que para rodar o conky-colors, não é só digitar:

conky

e sim digitar:

conky -c /home/eaxgrande/.conkycolors/conkyrc

pois o conky-colors não gera o arquivo conkyrc oculto na sua pasta de usuário como o conky normal faz, ele gera o arquivo conkyrc numa pasta oculta na sua pasta de usuário. Como o caminho indicado acima mostra.

 

O ideal é fazer que o conky arranque junto com o sistema para fazer isso crie um arquivo, com o editor de texto de sua preferência, no seu home com o seguinte conteúdo:

#!/bin/bash
sleep 20
conky -c /home/eaxgrande/.conkycolors/conkyrc &


Salve com o nome que quiser eu usei o nome “conky_ubuntu

Abra um terminal e digite

sudo chmod 755 conky_ubuntu

Este comando foi para dar permissão de execução ao script criado

Vá em “Sistema” “Preferência” “aplicativos de sessão” clique em “Adicionar”, lá bote o nome “conky” clique em navegar e aponte para o arquivo que você criou.

Pronto. toda vez que iniciar o ubuntu, depois de 20 segundos vai iniciar o conky como você configurou.
« Última modificação: 13 de Junho de 2011, 09:50 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline eaxgrande

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 514
  • "Todo homem, por natureza, quer saber"
    • Ver perfil
Re: Tutorial Conky-color
« Resposta #10 Online: 13 de Junho de 2011, 19:51 »
Prezados amigos

Mais clareza que isso impossível.

Ei, linuser104, que organização de raciocínio, hein... Parabéns.

Comigo ainda não deu certo.

Mas agora eu sei que tem alguma coisa esquisita acontecendo aqui, cuja resolução foge da proposta inicial desse tópico:

Citar
eaxgrande@Lucic64Bits:~/Conky Colors/conky_colors$ make
cc -Wall -std=c99    src/conky-colors.c src/conkycover.c src/conkyforecast.c src/conkyplayer.c src/conkyrc_cairo.c src/conkyrc_ring.c src/conkyrc_board.c src/conkyrc_default.c src/coverposition.c src/finddir.c src/help.c src/options.c src/photoposition.c src/themes.c src/translations.c src/variables.c src/confinstall.c src/utils.c src/initialize.c   -o conky-colors
src/options.c: In function ‘options’:
src/options.c:239: warning: format not a string literal and no format arguments
src/options.c:239: warning: format not a string literal and no format arguments
src/themes.c: In function ‘themes’:
src/themes.c:185: warning: format not a string literal and no format arguments
src/themes.c:185: warning: format not a string literal and no format arguments
eaxgrande@Lucic64Bits:~/Conky Colors/conky_colors$

Por algum motivo, não está sendo gerado o diretório conkyrc dentro de /home/eaxgrande/.conkycolors/

Lá só tem isso:

Citar
eaxgrande@Lucic64Bits:~/.conkycolors$ ls -R | more

.:
bin
templates

./bin:

./templates:
conkyPlayer.template
eaxgrande@Lucic64Bits:~/.conkycolors$

Criei o tal diretório manualmente em /home/eaxgrande/.conkycolors/ e digitei conky -c /home/eaxgrande/.conkycolors/conkyrc, esperando que o arquivo conkyrc "aparecesse" dentro dela. Só que saiu aqui uma mensagem de erro que fazia menção a a um número e a alguma coisa a ver com janela de propriedade do root ou algo assim.

Bom, creio que o objetivo principal desse tópico foi plenamente atingido e que o meu problema, (se é que tem alguma solução) deve ser tratado à parte.
Agradeço desde já se alguém tiver alguma pista do que possa estar acontecendo comigo e estiver disposto a me ajudar por outra via que não esse fórum.

Assim, encerro minha participação agradecendo pelo excelente tutorial.

Qualquer coisa formato e instalo tudo de novo. Aí tenho certeza que o conky-color vai funcionar.  :)

É isso. Grande abraço a todos!
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Tutorial Conky-color
« Resposta #11 Online: 13 de Junho de 2011, 20:16 »
conkyrc não é um diretório e sim um arquivo de texto com as configurações que o conky vai ler. Quando você usa o conky este arquivo fica na pasta /home/eaxgrande com o nome .conkyrc (o ponto na frente significa que o arquivo é oculto para evitar uma remoção acidental, por exemplo). No caso do conky-colors ele gera e coloca este arquivo num outro local (/home/eaxgrande/.conkycolors/) e por isso ao usar o comando conky você tem de dizer o caminho do arquivo de configuração que no seu caso seria assim:

conky -c /home/eaxgrande/.conkycolors/conkyrc

Só que por algum motivo que não sei dizer, está falhando no momento de compilação/instalação (make e sudo make install) e portanto não está gerando o conkyrc. Pensei até que talvez o conkry-colors seja adequado somente para 32bits e pelo que vejo você usa 64bits, mas acho que colegas daqui que usam 64bits nunca reclamaram erro. No meu caso uso 32bits mesmo.

Você poderia informar qual foi a versão do conky-colors que usou aí?

Vendo este link:

http://gnome-look.org/content/show.php/CONKY-colors?content=92328

tem uma parte que diz o seguinte:

Citar
KWON PROBLEMS:
Lua/bash scripts work with conky 1.8.1, but most of the python scripts still doesnt;
Python scripts work with conky 2.0pre, but lua/cairo doesnt :S

parecendo que o conky-colors não funciona bem com o conky versão 1.8.1, portanto veja se essa é a versão do seu por aí. No meu caso ainda é o 1.8.0 e aqui, seguindo o que falei, está funcionando bem.
« Última modificação: 13 de Junho de 2011, 20:21 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline eaxgrande

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 514
  • "Todo homem, por natureza, quer saber"
    • Ver perfil
Re: Tutorial Conky-color
« Resposta #12 Online: 14 de Junho de 2011, 16:06 »
Baixei o conky-color do link indicado no início do tópico pelo rodolfo_tec: http://gnome-look.org/content/download.php?content=92328&id=1&tan=1951017&PHPSESSID=afa62aebe3f1120cf8308f8eee13e0f6

A versão instalada do conky aqui é: 1.8.0

Durante a primeira instalação, tive contratempos com permissões. Cheguei a criar as pastas OTF e TTF manualmente em /usr/share/fonts.

Devo ter feito alguma coisa errada que passou despercebida.

Como faço pra desinstalar completamente o conky-color, não somente de /home/eaxgrande, mas de qualquer lugar que eventualmente possa ter sido alterado durante a instalação, ex: pastas de sistema, arquivos binários, etc...?

Citar
eaxgrande@Lucic64Bits:~/Conky Colors/conky_colors$ sudo apt-get --purge remove conky-colors
[sudo] password for eaxgrande:
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
E: Impossível achar pacote conky-colors
eaxgrande@Lucic64Bits:~/Conky Colors/conky_colors$

« Última modificação: 14 de Junho de 2011, 16:28 por eaxgrande »
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Tutorial Conky-color
« Resposta #13 Online: 14 de Junho de 2011, 16:47 »
o apt-get só pode ser usado para desinstalar programas .deb e não os baixados e compilados (a princípio).

Neste caso você deve executar os comandos:

sudo make uninstall

make clean
(ou make clear, não lembro bem)


dentro da pasta do conky-colors baixado e descompactado.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline eaxgrande

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 514
  • "Todo homem, por natureza, quer saber"
    • Ver perfil
Re: Tutorial Conky-color
« Resposta #14 Online: 14 de Junho de 2011, 18:21 »
Já desinstalei tudo por aqui. Vou reiniciar o processo de instalação do zero.

Antes, tenho uma dúvida.

Dentro da pasta root tem 2 arquivos ocultos: “.fonts” e “.fontconfig”. Já em /home/usuário tem somente “.fonts”

Me lembro em um processo anterior, de ter criado um novo usuário e nem mesmo “.fonts” tinha lá dentro.

Eu percebí que quando se usa o comando fc-cache -v -f, o conteúdo dessas pastas e outras localizadas,  se não me engano, em /usr ou em /var também são alteradas.

Se eu experimento esvaziá-las primeiro e executo o comando citado, elas atualizam seu conteúdo.
Mas se havia alguma coisa antes, principalmente dentro de “.fontconfig”, costuma aparecer uma mensagem de erro dizendo que alguma coisa lá está inválida ou algo assim.

E já ocorreu de aparecer uma mensagem no terminal dizendo que a pasta .fontconfig na /home não havia sido encontrada, portanto não seria atualizada.
Só que se eu crio essa pasta de propósito na /home e executo o comando, ela se atualiza normalmente, e ainda aparece no final algo como “ suceed”

Sem falar que o mesmo ocorre na .fontconfig do root.

Ou seja, não se encontram por padrão na home e/ou no root, mas se são criadas lá dentro passam a controlar o uso das fontes...

Pra garantir que nada saia errado agora, gostaria de saber:

-como é as pastas do sistema que armazenam fontes devem estar, por padrão, em /root, /home e em qualquer outro lugar ?
-Como fazer uma instalação de fontes valer para todos os usuários?
-Como garantir que o conky-colors funcionará igualmente pra qualquer usuário, sem que dê problema relacionado com o conteúdo da pasta “ .fonts” de cada um?

Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal