Autor Tópico: Capacidade da bateria: caindo  (Lida 9665 vezes)

Offline alexpedrasi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Capacidade da bateria: caindo
« Online: 28 de Maio de 2011, 11:46 »
Olá, galera. Tudo bem?

Sou usuário do Ubuntu 11.04 64 bits no meu notebook Dell Inspiron. Eu sempre usei o notebook com bateria e conectado na força. Para mim, essa história de viciar bateria é lenda. Porém, quando tiro o notebook da tomada para por em outro lugar da casa, vejo que o Ubuntu marca logo de cara que a bateria tá em 93% da capacidade! Antes era 96 e foi caindo com o tempo até 93%. Entrei no gerenciador de energia e lá fala "totalmente carregada" e "capacidade: 93.2%". Meu notebook é ainda novo, ainda tem garantia mas para windows. Acho que se eu entrar em contato com a assistência, eles podem alegar que como eu uso ubuntu (em dual boot com o windows), eles não podem fazer nada.

Eu gostaria de saber se vocês sabem uma maneira de recuperar a capacidade da bateria do meu note ou ao menos manter a atual. Sei que 93% é alto ainda, mas por que ta caindo? E outra, caiu de 96% para 93% em poucos dias!
Agradeço desde já a atenção.

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Capacidade da bateria: caindo
« Resposta #1 Online: 28 de Maio de 2011, 12:55 »
Caro colega alexpedrasi pois apesar da sua opinião a respeito da bateria ficar viciada por nunca entrar em trabalho de descarga e carga é lenda, julgo salvo outra opinião mais abalizada que a minha aí está o reflexo disso em que não acredita
Eu no seu lugar operava o computador alguns dias seguidos em cima da bateria, mas atenção nunca deixando esgotar, para que houvesse alguns ciclos de descarga e carga, e logo dava para comparar o comportamento da mesma.

JFMMF

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Capacidade da bateria: caindo
« Resposta #2 Online: 28 de Maio de 2011, 13:12 »
Um professor de física me recomendou o não uso do notebook com a tomada e bateria. Bem... ele me convenceu.

Recuperar capacidade me parece impossível. Tente pelo menos diminuir a queda.

PS: Tenho um Dell Vostro e a bateria só durou um ano. Hoje tem 5% só.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline alexpedrasi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Capacidade da bateria: caindo
« Resposta #3 Online: 28 de Maio de 2011, 17:35 »
Caro colega alexpedrasi pois apesar da sua opinião a respeito da bateria ficar viciada por nunca entrar em trabalho de descarga e carga é lenda, julgo salvo outra opinião mais abalizada que a minha aí está o reflexo disso em que não acredita
Eu no seu lugar operava o computador alguns dias seguidos em cima da bateria, mas atenção nunca deixando esgotar, para que houvesse alguns ciclos de descarga e carga, e logo dava para comparar o comportamento da mesma.

JFMMF

Nossa, agora ferrou tudo! Eu liguei e resolvi deixar somente na bateria como disse que faria. Agora ele não aguenta... nem meu mouse wireless funciona porque, ao tirar da tomada, ele diz que o nível de bateria está crítico apesar de estar nos 93%...

Entrei no Windows e lá, quando eu tiro da tomada, a bateria indica 98%

E agora?

Offline 10aduzia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Capacidade da bateria: caindo
« Resposta #4 Online: 28 de Maio de 2011, 18:33 »
Quando fui comprar o meu HP, o vendedor disse que pra não deixar a bateria e o treco ligado na tomada, e diz que isso é recomendação da HP. Eu to acreditando nisso, e sempre que a bateria carrega, desconecto a fonte...sempre que a bateria tá abaixo de 10%, conecto até corregar, e assim vai. O meu é novo ainda (dez/10), mas por enquanto parece tudo normal.

Offline Junior_Sampa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 382
  • Ubuntu 12.04 64bits - Unity 3D
    • Ver perfil
Re: Capacidade da bateria: caindo
« Resposta #5 Online: 28 de Maio de 2011, 19:38 »
Amigos, boa noite.

Sempre que pesquisei sobre bateria de ions de lithium tenho a mesma informação. A de não fazer diferença o fato de utilizarmos a mesma na tomada pois o que define a vida útil deste composto químico é o ciclo de cargas e descargas (por exemplo, se você deixar a bateria chegar na metade e carregar por duas vezes irá equivaler a um ciclo completo). Além disso, a bateria perde sua propriedade química com o tempo mesmo em repouso.

No meu caso a bateria fica direto ligada na tomada (dell inspiron 1564) eu uso a bateria somente quando necessário. Após um ano de uso utilizando todos os dias por cerca de 3 horas minha bateria ainda tem autonomia de 91,2%. Já li muito sobre o tema e não me arrependo do procedimento que adoto.

Fiz a mesma coisa com meus 2 notebooks anteriores e sempre deu certo.

Abrs,
Junior

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Capacidade da bateria: caindo
« Resposta #6 Online: 28 de Maio de 2011, 19:44 »
Amigos, boa noite.

Sempre que pesquisei sobre bateria de ions de lithium tenho a mesma informação. A de não fazer diferença o fato de utilizarmos a mesma na tomada pois o que define a vida útil deste composto químico é o ciclo de cargas e descargas (por exemplo, se você deixar a bateria chegar na metade e carregar por duas vezes irá equivaler a um ciclo completo). Além disso, a bateria perde sua propriedade química com o tempo mesmo em repouso.

No meu caso a bateria fica direto ligada na tomada (dell inspiron 1564) eu uso a bateria somente quando necessário. Após um ano de uso utilizando todos os dias por cerca de 3 horas minha bateria ainda tem autonomia de 91,2%. Já li muito sobre o tema e não me arrependo do procedimento que adoto.

Fiz a mesma coisa com meus 2 notebooks anteriores e sempre deu certo.

Abrs,
Junior

+1 Evito que ele faça os ciclos constantemente, porém de tempos em tempos (três meses) deixo fazer um ciclo completo.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Capacidade da bateria: caindo
« Resposta #7 Online: 28 de Maio de 2011, 19:58 »
Amigos, boa noite.

Sempre que pesquisei sobre bateria de ions de lithium tenho a mesma informação. A de não fazer diferença o fato de utilizarmos a mesma na tomada pois o que define a vida útil deste composto químico é o ciclo de cargas e descargas (por exemplo, se você deixar a bateria chegar na metade e carregar por duas vezes irá equivaler a um ciclo completo). Além disso, a bateria perde sua propriedade química com o tempo mesmo em repouso.

No meu caso a bateria fica direto ligada na tomada (dell inspiron 1564) eu uso a bateria somente quando necessário. Após um ano de uso utilizando todos os dias por cerca de 3 horas minha bateria ainda tem autonomia de 91,2%. Já li muito sobre o tema e não me arrependo do procedimento que adoto.

Fiz a mesma coisa com meus 2 notebooks anteriores e sempre deu certo.

Abrs,
Junior

+1 Evito que ele faça os ciclos constantemente, porém de tempos em tempos (três meses) deixo fazer um ciclo completo.

Aqui a mesma coisa,sempre quando estou em casa ou em algum lugar que eu possa usar na tomada eu deixo conectado, eu acho que tirar a bateria nos notes e net atuais nao e recomendado, ja tenho ha dois anos o note e nao vi problemas com a bateria, esta sempre acima de 90 por cento. Antigamente com a tecnologia antiga havia esse problema, hoje acho que nao ha mais, fora que e um incomodo ter que ficar retirando e colocando a bateria no aparelho.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Junior_Sampa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 382
  • Ubuntu 12.04 64bits - Unity 3D
    • Ver perfil
Re: Capacidade da bateria: caindo
« Resposta #8 Online: 29 de Maio de 2011, 13:50 »
O pessoal de mercado, principalmente vendedores, mantém a teoria das gerações antigas de bateria que sofriam da chamada bateria viciada. É comprovado que isso não ocorre nas baterias de Ions de Lithium, composto das baterias de celular e notebooks do mercado atual.

Já li bastante sobre o assunto e tive acesso a documentação de fabricantes de bateria. Trabalho em um empresa que utiliza de baterias com este composto e essa instrução é passada inclusive para nossos clientes. O que compromete a vida útil das baterias é a utilização em temperatura acima da especificada pelo fabricante pois sabemos que toda reação química tem alteração com a temperatura...

Como mencionado pelo Adriano, também faço um ciclo completo a cada 3 meses, porém sem embasamento técnico e sim por uma questão de conservadorismo...

Abrs.
Junior
« Última modificação: 29 de Maio de 2011, 13:52 por Junior_Sampa »

Offline alexpedrasi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Capacidade da bateria: caindo
« Resposta #9 Online: 11 de Junho de 2011, 10:33 »
O pessoal de mercado, principalmente vendedores, mantém a teoria das gerações antigas de bateria que sofriam da chamada bateria viciada. É comprovado que isso não ocorre nas baterias de Ions de Lithium, composto das baterias de celular e notebooks do mercado atual.

Já li bastante sobre o assunto e tive acesso a documentação de fabricantes de bateria. Trabalho em um empresa que utiliza de baterias com este composto e essa instrução é passada inclusive para nossos clientes. O que compromete a vida útil das baterias é a utilização em temperatura acima da especificada pelo fabricante pois sabemos que toda reação química tem alteração com a temperatura...

Como mencionado pelo Adriano, também faço um ciclo completo a cada 3 meses, porém sem embasamento técnico e sim por uma questão de conservadorismo...

Abrs.
Junior

Pois é, a capacidade da minha bateria está em 93,2% e, falando com a assistência técnica, fui informado que bateria vicia sim e que o meu hábito de usar bateria e cabo de força contribui para que a bateria perca capacidade. De fato, ele disse que eu devo escolher entre a bateria e a energia, e que para recarregar a bateria, eu devo carregá-la com o notebook desligado, por ao menos 6 horas, mesmo que a luz que indica o carregamento já estiver desligada.

O que vocês acham?

Obs.: eu não informei que uso ubuntu, apenas o windows que veio originalmente instalado. Não sei se é relevante saber isso.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Capacidade da bateria: caindo
« Resposta #10 Online: 11 de Junho de 2011, 11:09 »
Pois é, a capacidade da minha bateria está em 93,2% e, falando com a assistência técnica, fui informado que bateria vicia sim e que o meu hábito de usar bateria e cabo de força contribui para que a bateria perca capacidade.

Ola

Baterias recarregáveis têm um ciclo de vida de aproximadamente 1000 ciclos de carga/recarga. Não é vicio, é desgaste.

Impossivel remover isto.

O fato de sua bateria estar em 93,2% indica apenas que ela esta sendo utilizada, e em um belo dia ela vai se esgotar em 0% sendo necessário trocar a mesma.

E se deixar a bateria guardada no armário, ela vai se esgotar sozinha, e com o tempo ira estragar.

Em uso considerado normal ( menos de um ciclo completo ) uma bateria dura até cinco anos, ou mais que o esperado de vida util da maquina. (obsolescencia programada à vista...)

A um ciclo/dia ela dura uns tres a quatro anos.

Voce sempre vai conseguir 100% de carga ( dentro dos 93,2%, e caindo ), só não podemos confundir porcentagem de vida util com porcentagem de carga.

Seus 93,2 indicam a porcentagem de vida util, não o percentual de carga.

E não importa o uso entre bateria/fonte de energia.

O que conta são os ciclos de carga/descarga.

E, convenhamos, para quê se comprou um aparelho portátil? para economizar baterias?

Eu aqui só uso na bateria e fim. estou postando deitado na cama, aquecedor ligado, com todo o conforto de assistir televisão e tomando meu copinho de coca zero. Se estivesse no fio, estaria com ele enrolado no pescoço...

Quando a bateria se esgotar em ciclos, ou eu compro outra ou troco de maquina. O equipamento foi construido para ser assim.

Se eu quisesse estar sentado numa mesa sem mobilidade, eu compraria um desktop. É o preço de ser portátil.

Resumindo meu raciocinio: use e aproveite ao maximo por aquilo que pagou. É para isto que as coisas existem... ;D

Finalmente, minha bateria tem um ano, e está com 128 ciclos, 89% de vida util.

calcule a vida util fazendo uma regra de tres:
Citar
    Capacidade nominal (mA)=> 1000 ciclos
_________________________________________
Capacidade atual totalmente carregada(mA) => CB

Instale:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install ibamhttp://ibam.sourceforge.net/
Código: [Selecionar]
$ ibam --all
[]'s
« Última modificação: 11 de Junho de 2011, 11:18 por Tota »