Autor Tópico: Notebook Esquentando e Travando Somente no Ubuntu  (Lida 10260 vezes)

Offline Mithos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Notebook Esquentando e Travando Somente no Ubuntu
« Online: 21 de Maio de 2011, 13:17 »
Olá, possuo um notebook DELL Inspiron E1505 (placa gráfica ATI Radeon X1400), sempre usei nele tanto versões do Windows (XP, Vista, Seven) quanto do Linux (Mandriva, Ubuntu). Mas recentemente, na verdade isso começou a acontecer há pouco tempo, comecei a me deparar com um problema enquanto utilizava o Ubuntu, o notebook começa a esquentar e o sistema fica extremamente lento, a ponto de eu ser obrigado a desligar pra poder voltar a utilizar o Ubuntu depois de um certo tempo. O detalhe é que isso não acontece quando estou utilizando o Windows XP. Atualmente utilizo a versão mais recente do Ubuntu, 11.04. Mas isso já acontecia na versão anterior, na verdade eu formatei e instalei a nova na esperança de que isso não acontecesse, acredito que pode ter algo a ver com o drive da placa gráfica ou com a própria, alguma incompatibilidade, não sei. Talvez tenha algo haver com o Unity ou com o gerenciamento de energia, percebi que isso não acontece quando o notebook está só na bateria, mas acontece rapidamente quando está plugado na fonte de energia. Alguém tem alguma luz no fim do túnel pra mim?

Offline RonaldoRG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 659
    • Ver perfil
    • Twitter: @rafas_andrade
Re: Notebook Esquentando e Travando Somente no Ubuntu
« Resposta #1 Online: 21 de Maio de 2011, 14:18 »
O cooler do processador tá girando? E o uso(%) do processador tá normal?

Acontece sem você fazer nada no note ou só acontece com algum programa específico?

T+.
Ubuntu 12.04

Online platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Notebook Esquentando e Travando Somente no Ubuntu
« Resposta #2 Online: 21 de Maio de 2011, 14:21 »
Ola talvez se for o caso essa dica funcione;

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,65075.0.html
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Mithos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Notebook Esquentando e Travando Somente no Ubuntu
« Resposta #3 Online: 22 de Maio de 2011, 11:10 »
Ola talvez se for o caso essa dica funcione;

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,65075.0.html


Muito obrigado pela dica, vou ver se funciona, depois informo se obtive sucesso.
PS.: Acontece sem eu fazer nada mesmo, independente dos programas que estão rodando.

---
Atualizando:
Continua travando...
Eu instalei o programa GKrellM, junto com o plugin GKrellM-i8k e o i8kutils.
Assim posso monitorar o que acontece com os coolers e os CPUs. Vide Imagem:

http://img803.imageshack.us/i/capturadetelae.png

Esse programa parece que controla os coolers para manter a temperatura, não sei se está configurado totalmente correto, pois tem horas que parece que o cooler para e tem horas que parece que ele liga a todo vapor (pelo barulho), pela animação do programa o cooler esquerdo trabalha o tempo inteiro enquanto o direito para de vez em quando, de qualquer forma não parece mais estar esquentando tanto, o problema é que continua travando e pelo que mostra o programa como pode ser visto na imagem o problema tá no uso da CPU, uma vez que depois de algum tempo de uso, o uso da CPU vai lá em cima 99%.
« Última modificação: 24 de Maio de 2011, 17:10 por Mithos »

Offline RonaldoRG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 659
    • Ver perfil
    • Twitter: @rafas_andrade
Re: Notebook Esquentando e Travando Somente no Ubuntu
« Resposta #4 Online: 23 de Maio de 2011, 18:46 »
Se o uso da CPU fica o tempo todo assim então deve ser esse o motivo de esquentar e travar.

Veja pelo monitor do sistema pra ver qual processo está consumindo o processador.

T+.
Ubuntu 12.04

Offline Mithos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Notebook Esquentando e Travando Somente no Ubuntu
« Resposta #5 Online: 23 de Maio de 2011, 19:27 »
Não fica o tempo todo assim, somente depois de algum tempo de uso, o uso do processador vai pros 99% e daí num desce mais, deixando tudo muito lento.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Notebook Esquentando e Travando Somente no Ubuntu
« Resposta #6 Online: 23 de Maio de 2011, 19:35 »
Ola Mithos

A imagem postada tem menos de 40kB?

Por favor edite a imagem ou deixe apenas o link para ela, ou seu topico podera ser trancado.

Grato


Offline RonaldoRG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 659
    • Ver perfil
    • Twitter: @rafas_andrade
Re: Notebook Esquentando e Travando Somente no Ubuntu
« Resposta #7 Online: 23 de Maio de 2011, 19:52 »
Então na hora que o processador ficar assim, identifique o que está fazendo isso pelo monitor do sistema ou comando top, pelo terminal.

Depois posta o nome do processo aqui.

E não se esqueça de fazer o que o tota disse pra seu tópico não ser trancado.

T+.
Ubuntu 12.04

Offline Mithos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Notebook Esquentando e Travando Somente no Ubuntu
« Resposta #8 Online: 24 de Maio de 2011, 17:08 »
Bom, eu fiz isso, tanto com o top como com o Monitor do Sistema. No caso do monitor do sistema o programa que consome td o processador é o próprio monitor do sistema, no caso do top não aparece nenhum processo consumindo uma quantidade absurda de processamento, mas é só abrir um programa qualquer como o Banshee ou o Visualizador de Documentos que esse programa vai consumir td o processador, ou seja, o programa que está em execução que consome td o CPU, isso claro depois que já está travando, enquanto está funcionando normal os processos consomem uma quantidade normal de processamento. Percebo que realmente continua aquecendo muito o notebook, fica extremamente lento, trava td e eu sou obrigado a desligar por um tempo.
« Última modificação: 24 de Maio de 2011, 17:11 por Mithos »

Offline Rodolfo2012

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Notebook Esquentando e Travando Somente no Ubuntu
« Resposta #9 Online: 21 de Junho de 2011, 15:17 »

Meu desktop também estava travando bastante com o Ubuntu 10 alguma coisa.
Tnha que dar uns 5 boots por dia.
Eu já ia até a Santa Efigência comprar outro pente de memória pois parecia ser este o defeito.
Pensei em comprar outra placa mãe ou outro computador.

Aí ....

Experimentei usar o windowx XP que tenho nesse desktop e não travou nos últimos 5 dias.

Quando passar a época de fim de semestre da escola, vou voltar lá e atualizar a versão.


Quase que joguei dinheiro fora ...