Autor Tópico: Duvida no Libreoffice Impress? grande demais em megas..  (Lida 9557 vezes)

Offline lueneberg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 727
    • Ver perfil
    • BrasilLivre
Duvida no Libreoffice Impress? grande demais em megas..
« Online: 15 de Maio de 2011, 19:22 »
olá, praticamente não uso arquivo de impress, power point e etc..., mais minha filha descobri recentemente e esta curiosa para mexer,, tudo bem, pelo pouco que mexi, foi moleza, mais o arquivos salvo em odt ou pps ficam enormes, cerca de 10 megas + -, minha filha recebe pps mais magros pelo email por volta de 2 megas no maximo, bem vi que o problema são as imagens anexadas, podia ir na pasta e reduzir estas imagens, mais queria fazer isso direto no Impress, não achei como...

outra duvida, não consegui tocar mp3 como som de fundo, achei aonde colocar, mais pelo que vi ele só toca os wav que tem de exemplo, ele aceita mp3 , mais não toca, nos dois casos procurei muito e não achei solução...

Offline phaleixo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 369
  • No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.
    • Ver perfil
Re: Duvida no Libreoffice Impress? grande demais em megas..
« Resposta #1 Online: 15 de Maio de 2011, 21:53 »
para tocar mp3 ou qualquer outro tipo de midia no impress:
1-importante o arquivo de midia nao pode estar em pasta que tenha nome composto ex: area de trabalho nem acento ex:música,vídeo
2-a forma mais simples para inserir audio é a opção transiçao de slides la tem a opcao som escolha outro som que vai abrir o navegador para escolher a musica
3-se quiser um som só em toda apresentação escolha a opçao repetir ate proximo som(só coloque no 1 slide)
4-para inserir video escolha o menu inserir filme e som
funciona perfeitamente no libreoffice 3.3.2
pode  ser adicionado o ppa do libreoffice que vai atualizar (inclusive no natty) e corrigir muitos bugs alem de deixar o libreoffice  mais rapido para adicionar digite no terminal:
sudo add-apt-repository ppa:libreoffice/ppa
depois:
sudo apt-get update
abra o gerenciador de atualizações e atualize o sistema
para maiores informações baixe o excelente livro broffice para leigos
http://www.brofficeparaleigos.org/


« Última modificação: 16 de Maio de 2011, 13:27 por phaleixo »
No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.

Offline lueneberg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 727
    • Ver perfil
    • BrasilLivre
Re: Duvida no Libreoffice Impress? grande demais em megas..
« Resposta #2 Online: 15 de Maio de 2011, 23:38 »
ola

1 - essa dica ja estou ciente esta em pasta com nome correto e caminho simples
2 - to fazendo dessa maneira, mp3 fica na lista,, mais não toca, somente o wav que vem junto
3 - esse achei normal
4 - esse também nao toca nada
 obs: qto ao repositorio ja estou usando, obrigado pela dica do livro, mais meu maior problema continua ser os tamanhos finais do arquivo pps...

Offline phaleixo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 369
  • No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.
    • Ver perfil
Re: Duvida no Libreoffice Impress? grande demais em megas..
« Resposta #3 Online: 16 de Maio de 2011, 12:16 »
ok, tomara que sirva para quem esteja com duvidas(como eu tinha) sobre o libreoffice impress
a imagem pode ser redimensionada antes de ser incluida na apresentação com o gimp por exemplo deixando o arquivo menor
« Última modificação: 16 de Maio de 2011, 13:30 por phaleixo »
No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.

Offline achteutis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 343
    • Ver perfil
Re: Duvida no Libreoffice Impress? grande demais em megas..
« Resposta #4 Online: 16 de Maio de 2011, 12:21 »
 
Citar
obs: qto ao repositorio ja estou usando, obrigado pela dica do livro, mais meu maior problema continua ser os tamanhos finais do arquivo pps..

Na verdade, às vezes noto um aumento no tamanho de qualquer arquivo que não seja padrão do libreoffice: odt, odp, etc. Arquivos em rtf ou doc ficam maiores do que seria esperado. Se abrimos esses arquivos (em .doc ou em rtf) com o MS word, modificamos e salvamos, eles ficam menores novamente.
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

Offline lueneberg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 727
    • Ver perfil
    • BrasilLivre
Re: Duvida no Libreoffice Impress? grande demais em megas..
« Resposta #5 Online: 16 de Maio de 2011, 23:34 »
ok, tomara que sirva para quem esteja com duvidas(como eu tinha) sobre o libreoffice impress
a imagem pode ser redimensionada antes de ser incluida na apresentação com o gimp por exemplo deixando o arquivo menor


qto a redimensionar preferi usar o redimensionar do nautilus ( botão direito) para minha filha facilita


Offline cesargcomp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Duvida no Libreoffice Impress? grande demais em megas..
« Resposta #6 Online: 17 de Maio de 2011, 00:33 »
olá, praticamente não uso arquivo de impress, power point e etc..., mais minha filha descobri recentemente e esta curiosa para mexer,, tudo bem, pelo pouco que mexi, foi moleza, mais o arquivos salvo em odt ou pps ficam enormes, cerca de 10 megas + -, minha filha recebe pps mais magros pelo email por volta de 2 megas no maximo, bem vi que o problema são as imagens anexadas, podia ir na pasta e reduzir estas imagens, mais queria fazer isso direto no Impress, não achei como...

outra duvida, não consegui tocar mp3 como som de fundo, achei aonde colocar, mais pelo que vi ele só toca os wav que tem de exemplo, ele aceita mp3 , mais não toca, nos dois casos procurei muito e não achei solução...

Para adicionar o mp3 é simples. Copie a música ou áudio desejado para uma pasta qualquer. Renomeie o arquivo para um nome simples (por exemplo, a.mp3).
Abra a apresentação e na barra do lado direito da apresentação, vá até Transição de slides. Em Modificar transição, na caixa de diálogo Som, procure por Outro som. Selecione o arquivo a.mp3. Pronto!
Criei uma apresentação com 22 fotos que ocupavam 4,4 Mb. Com o áudio que era de 1,5 Mb, a apresentação em pps foi salva com um tamanho de 5,8 Mb. Ainda tá grande. Fui até Ferramentas > Reduzir apresentação e salvei-a (não consegui salvar como pps e sim ppt mas sem problema pois você pode abrir a nova apresentação e salvar em pps). A nova apresentação ficou com um tamanho de 2,3 Mb (já em pps).

Espero que tenha ajudado. Qualquer dúvida posta ai.
Use Ubuntu. Segurança, facilidade e gratuidade em suas mãos.

Offline lueneberg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 727
    • Ver perfil
    • BrasilLivre
Re: Duvida no Libreoffice Impress? grande demais em megas..
« Resposta #7 Online: 17 de Maio de 2011, 19:40 »
olá, praticamente não uso arquivo de impress, power point e etc..., mais minha filha descobri recentemente e esta curiosa para mexer,, tudo bem, pelo pouco que mexi, foi moleza, mais o arquivos salvo em odt ou pps ficam enormes, cerca de 10 megas + -, minha filha recebe pps mais magros pelo email por volta de 2 megas no maximo, bem vi que o problema são as imagens anexadas, podia ir na pasta e reduzir estas imagens, mais queria fazer isso direto no Impress, não achei como...

outra duvida, não consegui tocar mp3 como som de fundo, achei aonde colocar, mais pelo que vi ele só toca os wav que tem de exemplo, ele aceita mp3 , mais não toca, nos dois casos procurei muito e não achei solução...

Para adicionar o mp3 é simples. Copie a música ou áudio desejado para uma pasta qualquer. Renomeie o arquivo para um nome simples (por exemplo, a.mp3).
Abra a apresentação e na barra do lado direito da apresentação, vá até Transição de slides. Em Modificar transição, na caixa de diálogo Som, procure por Outro som. Selecione o arquivo a.mp3. Pronto!
Criei uma apresentação com 22 fotos que ocupavam 4,4 Mb. Com o áudio que era de 1,5 Mb, a apresentação em pps foi salva com um tamanho de 5,8 Mb. Ainda tá grande. Fui até Ferramentas > Reduzir apresentação e salvei-a (não consegui salvar como pps e sim ppt mas sem problema pois você pode abrir a nova apresentação e salvar em pps). A nova apresentação ficou com um tamanho de 2,3 Mb (já em pps).

Espero que tenha ajudado. Qualquer dúvida posta ai.

mp3 ja tava fazendo desta maneira, mais agora coloquei na pasta home e deu certo... só que o som repete a cada slide, marquei a opção loop (repetir) e tentei desmarcada,,mais da a mesma coisa, coloquei 4 foto mais a musica o pps ficou com 17,6 megas, muito grande, e ainda muito complicado para minha filha fazer todo ritual para fazer uma apresentação, para mim é fácil para ela mais ou menos,,, mais continuo procurando solução... mais desisto,,,, hehehhe

obs:   não achei a opção Reduzir tamanho no menu ferramentas ou outro,, estou usando LibreOffice 3.3.2, Ubuntu 10.10

Offline phaleixo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 369
  • No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.
    • Ver perfil
Re: Duvida no Libreoffice Impress? grande demais em megas..
« Resposta #8 Online: 17 de Maio de 2011, 21:50 »
Citar
obs:   não achei a opção Reduzir tamanho no menu ferramentas ou outro,, estou usando LibreOffice 3.3.2, Ubuntu 10.10
seu problemas se acabarão!kkkk
instale a extensão: libreoffice-presentation-minimizer pela central de programas ou com o comando:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install libreoffice-presentation-minimizerdepois e so fazer como o cesargcomp disse:
Citar
Fui até Ferramentas > Reduzir apresentação
No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.

Offline lueneberg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 727
    • Ver perfil
    • BrasilLivre
Re: Duvida no Libreoffice Impress? grande demais em megas..
« Resposta #9 Online: 18 de Maio de 2011, 19:51 »
Citar
obs:   não achei a opção Reduzir tamanho no menu ferramentas ou outro,, estou usando LibreOffice 3.3.2, Ubuntu 10.10
seu problemas se acabarão!kkkk
instale a extensão: libreoffice-presentation-minimizer pela central de programas ou com o comando:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install libreoffice-presentation-minimizerdepois e so fazer como o cesargcomp disse:
Citar
Fui até Ferramentas > Reduzir apresentação


bem a redução deu certom  minha filha fez um slide com fotos e tal e deu 3,3 megas e depois de passar pelo plugin ficou com 224 k,  aunica coisa mesmo é o mp3 que não fica em loop na musica inteira, ele recomeça em cada slide, outra coisa que ele sempre salva em ppt e não em pps, ja modifiquei na opções mais não adianta... vou testar como se porta o windows na abertura de apresentações nativas do linux  (.odp), mais minha ja passou o dia fazendo slides...   quase lá para ficar 100$... valeu pessoal....


Offline phaleixo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 369
  • No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.
    • Ver perfil
Re: Duvida no Libreoffice Impress? grande demais em megas..
« Resposta #10 Online: 18 de Maio de 2011, 21:23 »
quando vc colocar o mp3 coloque no primeiro slide e não clique em aplicar em todos os slides
No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.