Autor Tópico: Instalações de aplicativos sem internet  (Lida 2571 vezes)

Offline Willdeglan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
  • {Ubuntu 12.04} [64_bits]
    • Ver perfil
    • Willdeglan - Dicas para Ubuntu
Instalações de aplicativos sem internet
« Online: 09 de Maio de 2011, 11:24 »
Ola Pessoal,
Sou novíssimo no Linux, comecei com a versão Ubuntu 11.04 e já possuo alguns problemas.
dentre eles:
os arquivos de música e vídeos que eu tenho, são os arquivos de formato do windows (mp3, wmv, avi, mpg...), e não consigo abrir nenhum desses arquivos.
o meu Ubuntu foi baixado direto do site ubuntu-br.org (x32) e da canonical.com (x64), mais nem um e nem outro execulta esses arquivos.
eu não possuo internet em casa no momento, o que posso fazer??

Encontrei paginas informando que se eu digitar as linhas:
sudo apt install
ubuntu-restricted-extras

ou
$ sudo su
#gedit /etc/apt/sources.list



o meu problema será resolvido. Ainda não o fiz, mais se der certo eu posto aqui.
« Última modificação: 09 de Maio de 2011, 12:29 por Willdeglan »
Algumas dicas reunidas no meu blog olhem lá galera
http://www.willdeglan.com.br/

lcquerido

  • Visitante
Re: Instalações de aplicativos sem internet
« Resposta #1 Online: 09 de Maio de 2011, 12:41 »
Ola Pessoal,
Sou novíssimo no Linux, comecei com a versão Ubuntu 11.04 e já possuo alguns problemas.
dentre eles:
os arquivos de música e vídeos que eu tenho, são os arquivos de formato do windows (mp3, wmv, avi, mpg...), e não consigo abrir nenhum desses arquivos.
o meu Ubuntu foi baixado direto do site ubuntu-br.org (x32) e da canonical.com (x64), mais nem um e nem outro execulta esses arquivos.
eu não possuo internet em casa no momento, o que posso fazer??

Encontrei paginas informando que se eu digitar as linhas:
sudo apt install
ubuntu-restricted-extras

ou
$ sudo su
#gedit /etc/apt/sources.list



o meu problema será resolvido. Ainda não o fiz, mais se der certo eu posto aqui.

Acho que funciona e acho que vocÊ tem que ter os pacotes gravados em CD/DVD. O arquivo que você abre com o gedit /etc/apt/sources.list tem lá uma linha com o caminho do CD/DVD. Se estiver com um #, apague este #

exemplo:
#deb cdrom:[Ubuntu...

Se for Kubuntu
#deb cdrom:[kubuntu...

onde ... corresponde à versão da sua distro (exemplo [Ubuntu 11.04 _Natty Narwhal_ - Release...])

fica

deb cdrom:[Ubuntu...

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Instalações de aplicativos sem internet
« Resposta #2 Online: 09 de Maio de 2011, 17:49 »
Sem internet, complica... Para uma instalação e configuração sem internet o ideal seria ter baixado o DVD, mas essa opção não existe para o idioma português. Teoricamente, você conseguir esse DVD e depois adicioná-lo aos canais de software e depois instalar os pacotes, mas alguns pacotes restritos não fazem parte do CD ou do DVD por questões de direitos autorais.

O ideal seria você conseguir uma conexão de internet, nem que fosse discada...

Já que está começando, leia isso:

Adicionar repositório Medibuntu (habilita muitos plugins de mídia)
http://tecnoblog.net/43494/repositorio-mebibuntu-disponivel-para-o-ubuntu-10-10/

Tutorial completo do grub2
http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=58947.msg333175#msg333175

Por fim, no synaptic, marque para instalação:
libdvdread4
libdvdcss2
libdvdnav4
ubuntu-restricted-extras
w32codecs
non-free-codecs
mencoder
gnome-player (é o mplayer otimizado para o gnome; simplesmente o melhor reprodutor de mídia que existe...)
mplayer
gstreamer0.10-ffmpeg
gstreamer0.10-plugins-bad
gstreamer0.10-plugins-ugly
libreoffice
flashplugin-installer
totem-mozilla

Acho que isso deve ser o suficiente.

Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline Willdeglan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
  • {Ubuntu 12.04} [64_bits]
    • Ver perfil
    • Willdeglan - Dicas para Ubuntu
Re: Instalações de aplicativos sem internet
« Resposta #3 Online: 10 de Maio de 2011, 08:54 »
quer dizer que se eu adicionar as linhas abaixo com o meu computador conectado, eu posso ter o prazer de ouvir minhas musicas e assistir meus filmes novamente? sem precisar de recorer ao windows sempre que eu precisar dos arquivos de midia?
adicionar o Medibuntu aos repositórios

sudo wget --output-document=/etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list http://www.medibuntu.org/sources.list.d/$(lsb_release -cs).list && sudo apt-get --quiet update && sudo apt-get --yes --quiet --allow-unauthenticated install medibuntu-keyring && sudo apt-get --quiet update

lista de programas disponíveis no Medibuntu apareça no Centro de Programas do Ubuntu

sudo apt-get --yes install app-install-data-medibuntu apport-hooks-medibuntu
Algumas dicas reunidas no meu blog olhem lá galera
http://www.willdeglan.com.br/

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Instalações de aplicativos sem internet
« Resposta #4 Online: 10 de Maio de 2011, 15:34 »
Camarada se você tiver internet na hora que clicar no arquivo .mp3 .rmvb .qualquer formato que exista plugin no linux o próprio ubuntu irá indicar-lhe a necessidade de baixar e instalar, bastará digitar a senha.

Um conselho é levar sua máquina para algum lugar que lhe permita acesso a net, atualizar seu ubuntu, instalar todos os programas que julgar necessário. Eu uso um comando só para instalar tudo de uma vez, tem aplicativo aí para ninguém botar defeito, veja abaixo:

sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras non-free-codecs swfdec-gnome swfdec-mozilla gnash gnash-common gnash-cygnal gnash-tools mozilla-plugin-gnash totem-plugins-extra libdvdcss2 smplayer mplayer mplayer-gui devede vlc mozilla-plugin-vlc vlc-data vlc-nox vlc-plugin-ggi vlc-plugin-jack vlc-plugin-pulse vlc-plugin-sdl vlc-plugin-svgalib k3b sound-juicer soundconverter audacity winff cheese recordmydesktop gtk-recordmydesktop amsn amule p7zip-full p7zip-rar p7zip compizconfig-settings-manager planner scribus openshot openshot-doc imagination gimp gimp-resynthesizer kde-l10n-ptbr inkscape chromium-browser chromium-browser-l10n thunderbird thunderbird-locale-pt-br thoggen gnome-mplayer dvd::rip pdfsam dvd95 aptoncd


Observações:
1 - Use o synaptic, porém, vá no menu configurações e habilite o Servidor principal e os repositórios dos Parceiros da Canonical. Mande carregar e feche.
2 - Pode acentecer de ao usar o comando acima, algum aplicativo não estar disponível para instalação, é só tirá-lo da lista e refazer o comando.
3 - O último aplicativo da lista permite que você crie um cd que funcionará como um repositório. (Recomendo um rápida pesquisa sobre o aptoncd).
4 - Apesar da quantidade de aplicativos elevada, seu ubuntu não ocupara nem 6gb do hd.
5 - Se não está disposto a usar o terminal, é só não fechar o synaptic e instalar os programas por ele. É a mesma coisa um pouco mais demorado.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!