Autor Tópico: Como Salvar? (Resolvido)  (Lida 7396 vezes)

Offline bigwolf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Como Salvar? (Resolvido)
« Online: 09 de Maio de 2011, 19:53 »
Bom galera, atualizei o meu ubuntu para a versão 11.04, se já entendia muito pouca das versões anteriores, agora que o bicho pegou mesmo, a cada versão lançada o SO fica mais complicado de se mexer e se adaptar, é preciso mais conhecimento e mais uso, porém as atualizações saem como um relâmpago, não dá nem tempo de se acostumar com a versão usada e já lançam outra, confesso que estou desanimando, estou tentando salvar um arquivo, seguindo um tuto feito pelo Alarcon, e já tentei tudo quanto foi combinações de teclas e nada, alguém poderia me fazer o favor de me dizer como é que faço para salvar um arquivo editado no terminal.
O arquivo que estou tentando salvar é o sudoers, então seguindo o tuto digitei no terminal:
export EDITOR=gedit && sudo visudo
ele me retornou com o seguinte: Vou colocar o link da captura do desktop que ficará mais fácil para vcs. entenderem, não estou colocando a imagem aqui porque ela tem mais de 40kb.
Link da imagem: http://desmond.yfrog.com/Himg5/scaled.php?tn=0&server=5&filename=capturadetelaxp.png&xsize=640&ysize=640
O tuto não descreve como salvar e sair do terminal depois do arquivo editado.
Alguém pode me ajudar, a edição do arquivo é para colocar o Firestarter na inicialização auto sem pedir senha.
« Última modificação: 10 de Maio de 2011, 12:00 por bigwolf »

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Como Salvar?
« Resposta #1 Online: 09 de Maio de 2011, 20:04 »
1º dá uma olhada nesse tópico - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,82016.0.html
veja o wiki do alarcon também - http://wiki.ubuntu-br.org/Firestarter

daqui a pouco o alarcon deve ver esse tópico e te falar melhor do que eu.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

alarcon

  • Visitante
Re: Como Salvar?
« Resposta #2 Online: 09 de Maio de 2011, 20:29 »
Bom galera, atualizei o meu ubuntu para a versão 11.04, se já entendia muito pouca das versões anteriores, agora que o bicho pegou mesmo, a cada versão lançada o SO fica mais complicado de se mexer e se adaptar, é preciso mais conhecimento e mais uso, porém as atualizações saem como um relâmpago, não dá nem tempo de se acostumar com a versão usada e já lançam outra, confesso que estou desanimando, estou tentando salvar um arquivo, seguindo um tuto feito pelo Alarcon, e já tentei tudo quanto foi combinações de teclas e nada, alguém poderia me fazer o favor de me dizer como é que faço para salvar um arquivo editado no terminal.
O arquivo que estou tentando salvar é o sudoers, então seguindo o tuto digitei no terminal:
export EDITOR=gedit && sudo visudo
ele me retornou com o seguinte: Vou colocar o link da captura do desktop que ficará mais fácil para vcs. entenderem, não estou colocando a imagem aqui porque ela tem mais de 40kb.
Link da imagem: http://desmond.yfrog.com/Himg5/scaled.php?tn=0&server=5&filename=capturadetelaxp.png&xsize=640&ysize=640
O tuto não descreve como salvar e sair do terminal depois do arquivo editado.
Alguém pode me ajudar, a edição do arquivo é para colocar o Firestarter na inicialização auto sem pedir senha.


use assim:

sudo EDITOR=gedit visudo

Veja se funciona.

Pelo que vi na sua imagem ele não usou o gedit para editar o arquivo e sim o vim (ou vi).


É que em versões antigas do Ubuntu  o comando funcionava assim:

export EDITOR=gedit && sudo visudo


Se souber usar o nano use assim também:

sudo EDITOR=nano visudo
« Última modificação: 09 de Maio de 2011, 20:34 por alarcon »

Offline bigwolf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Como Salvar?
« Resposta #3 Online: 09 de Maio de 2011, 21:08 »
rjbgbo, vlw mesmo pela intenção, já tinha visto o tópico falando sobre o ufw, mais como não entendo quase nada ou melhor falando não entendo nada mesmo, fico com a opção do Firestarter devido sua facilidade de configurações.

alarcon, mais uma vez muito obrigado, consegui editar e salvar o arquivo com sua dica, porém o Firestarter ainda não inicia junto com o SO, ele só inicia manualmente, não me aparece nenhuma menssagem de erro quando inicio o aplicativo manualmente, se houver alguma coisa em que vc. possa me ajudar para resolver este problema de inicialização eu lhe agradeço muito.
Já sigo este tuto seu, desde que resolví migrar para o Linux e adotar o Ubuntu como SO devido a sua simplicidade e facilidade, mais as coisas estão se tornando casa vez mais difíceis, acho que os desenvolvedores do SO, não estão assimilando o uso do SO, com usuários finais como eu por exemplo, e confesso que isto desanima um pouco, esta nova versão em se tratando de beleza está show, porém em se tratando de facilidade complicou muito, fico no aguardo, vlw mais uma vez.

alarcon

  • Visitante
Re: Como Salvar?
« Resposta #4 Online: 09 de Maio de 2011, 21:30 »
rjbgbo, vlw mesmo pela intenção, já tinha visto o tópico falando sobre o ufw, mais como não entendo quase nada ou melhor falando não entendo nada mesmo, fico com a opção do Firestarter devido sua facilidade de configurações.

alarcon, mais uma vez muito obrigado, consegui editar e salvar o arquivo com sua dica, porém o Firestarter ainda não inicia junto com o SO, ele só inicia manualmente, não me aparece nenhuma menssagem de erro quando inicio o aplicativo manualmente, se houver alguma coisa em que vc. possa me ajudar para resolver este problema de inicialização eu lhe agradeço muito.
Já sigo este tuto seu, desde que resolví migrar para o Linux e adotar o Ubuntu como SO devido a sua simplicidade e facilidade, mais as coisas estão se tornando casa vez mais difíceis, acho que os desenvolvedores do SO, não estão assimilando o uso do SO, com usuários finais como eu por exemplo, e confesso que isto desanima um pouco, esta nova versão em se tratando de beleza está show, porém em se tratando de facilidade complicou muito, fico no aguardo, vlw mais uma vez.

Se você reparar bem o aplicativo firestarter está na mesma versão faz tempo, mas como nem era necessário mudanças no mesmo fui instalando aqui até esta versão do Ubuntu que veio com o Unity e então programas antigos que necessitam colocar um ícone na área de notificação, perderam esta funcionalidade. Creio que se você usar o modo clássico e seguir o tuto que fiz, irá funcionar, mas infelizmente no Unity não, então eu mudei para o ufw, embora gostasse muito do firestarter.

Caso queira também mudar para o ufw e sea gui (Gufw) veja isso aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,82016.msg454117.html#msg454117

como recomendado pelo rjbjbo.

Offline bigwolf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Como Salvar?
« Resposta #5 Online: 10 de Maio de 2011, 00:24 »
rjbgbo, vlw mesmo pela intenção, já tinha visto o tópico falando sobre o ufw, mais como não entendo quase nada ou melhor falando não entendo nada mesmo, fico com a opção do Firestarter devido sua facilidade de configurações.

alarcon, mais uma vez muito obrigado, consegui editar e salvar o arquivo com sua dica, porém o Firestarter ainda não inicia junto com o SO, ele só inicia manualmente, não me aparece nenhuma menssagem de erro quando inicio o aplicativo manualmente, se houver alguma coisa em que vc. possa me ajudar para resolver este problema de inicialização eu lhe agradeço muito.
Já sigo este tuto seu, desde que resolví migrar para o Linux e adotar o Ubuntu como SO devido a sua simplicidade e facilidade, mais as coisas estão se tornando casa vez mais difíceis, acho que os desenvolvedores do SO, não estão assimilando o uso do SO, com usuários finais como eu por exemplo, e confesso que isto desanima um pouco, esta nova versão em se tratando de beleza está show, porém em se tratando de facilidade complicou muito, fico no aguardo, vlw mais uma vez.

Se você reparar bem o aplicativo firestarter está na mesma versão faz tempo, mas como nem era necessário mudanças no mesmo fui instalando aqui até esta versão do Ubuntu que veio com o Unity e então programas antigos que necessitam colocar um ícone na área de notificação, perderam esta funcionalidade. Creio que se você usar o modo clássico e seguir o tuto que fiz, irá funcionar, mas infelizmente no Unity não, então eu mudei para o ufw, embora gostasse muito do firestarter.

Caso queira também mudar para o ufw e sea gui (Gufw) veja isso aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,82016.msg454117.html#msg454117

como recomendado pelo rjbjbo.
alarcon, resolví seguir o seu conselho e do nosso amigo rjbgbo, removí o Firestarter e habilitei o UFW, segui o tutorial do link a risca, no final digitei o comando:
sudo ufw enable
este comando me retornou com a seguinte menssagem:
firewall ativo e rodando na inicialização do sistema
porém quando reiniciei o SO e pedi o status do firewall pelo terminal a menssagem é que o firewall está desativado, fui até as opções de aplicativos de seção e o coloquei lá com o comando:
/usr/sbin/ufw/
reiniciei novamente e nada, editei o arquivo sudoers trocando a linha do firestater e colocando o ufw, ou seja eu só troquei os nomes, salvei reiniciei e nada, ele só roda sendo iniciado manualmente igual ao Firestsrter, tem soluçaõ ou errei em alguma coisa.

alarcon

  • Visitante
Re: Como Salvar?
« Resposta #6 Online: 10 de Maio de 2011, 10:25 »
alarcon, resolví seguir o seu conselho e do nosso amigo rjbgbo, removí o Firestarter e habilitei o UFW, segui o tutorial do link a risca, no final digitei o comando:
sudo ufw enable
este comando me retornou com a seguinte menssagem:
firewall ativo e rodando na inicialização do sistema
porém quando reiniciei o SO e pedi o status do firewall pelo terminal a menssagem é que o firewall está desativado, fui até as opções de aplicativos de seção e o coloquei lá com o comando:
/usr/sbin/ufw/
reiniciei novamente e nada, editei o arquivo sudoers trocando a linha do firestater e colocando o ufw, ou seja eu só troquei os nomes, salvei reiniciei e nada, ele só roda sendo iniciado manualmente igual ao Firestsrter, tem soluçaõ ou errei em alguma coisa.

Não é necessário alterar nada no sudoers para usar o ufw, portanto desfaça tudo que você acrescentou a ele, remova completamente o firestarter e ative o ufw seguindo aquele texto.

Aqui digitando o comando:

sudo ufw status

dá isso como resposta:
Citar
alarcon@alarcon-VGN-CR220E:~$ sudo ufw status
[sudo] password for alarcon:
Estado: ativo

portanto como você pode constatar, logo ao iniciar o computador o status é ativo, como marquei em negrito aí.

Use o comando:

sudo ufw reload

caso continue com problemas para ver de muda alguma coisa por aí.

Offline bigwolf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Como Salvar?
« Resposta #7 Online: 10 de Maio de 2011, 11:25 »

Não é necessário alterar nada no sudoers para usar o ufw, portanto desfaça tudo que você acrescentou a ele, remova completamente o firestarter e ative o ufw seguindo aquele texto.

Aqui digitando o comando:

sudo ufw status

dá isso como resposta:
Citar
alarcon@alarcon-VGN-CR220E:~$ sudo ufw status
[sudo] password for alarcon:
Estado: ativo

portanto como você pode constatar, logo ao iniciar o computador o status é ativo, como marquei em negrito aí.

Use o comando:

sudo ufw reload

caso continue com problemas para ver de muda alguma coisa por aí.

[/quote]

Bom refiz tudo partindo do zero e seguindo as informações do tópico, removí completamente o Firestarter, no entanto continuo com o mesmo problema veja as imagens:

aqui quando eu configurei o ufw reiniciei o app e habilitei, veja a menssagem que ele está ativo e rodando na inicialização:



aqui depois que eu reiniciei o sistema, ele já não está mais ativo, além de me pedir senha para inicializar manualmente, ou seja os mesmos problemas do Firestarter, veja as imagens:


alguma outra idéia?

alarcon

  • Visitante
Re: Como Salvar?
« Resposta #8 Online: 10 de Maio de 2011, 11:33 »
Você está confundindo as coisas o firewall está ativo e para verificar isso é pelo terminal com o comando:

sudo ufw status

O que você está olhando é apenas o gui do ufw chamado Gufw e para verificar algo nele ou fazer alguma configuração tem sim de fornecer a senha root, pois somente o superusuário tem privilégios para isso. Quando você fornece a senha aí ele mostra o: Estado atual com o Habilitado marcado.

Offline bigwolf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Como Salvar?
« Resposta #9 Online: 10 de Maio de 2011, 11:59 »
Você está confundindo as coisas o firewall está ativo e para verificar isso é pelo terminal com o comando:

sudo ufw status

O que você está olhando é apenas o gui do ufw chamado Gufw e para verificar algo nele ou fazer alguma configuração tem sim de fornecer a senha root, pois somente o superusuário tem privilégios para isso. Quando você fornece a senha aí ele mostra o: Estado atual com o Habilitado marcado.
Vlw mais uma vez alarcon, reiniciei pedi o status pelo terminal e realmente ele consta como ativo, desculpa a falta de experiência, mais como já citei não entendo nada, elém de está mal acostunado com interfaces gráficas, muito obrigado, acho que os desenvolvedores deveriam olhar para este item, um usuário final como eu por exemplo, não vai ter a certeza de que um app está rodando ou ativo se não houver nada que o informe graficamente, principalmente em se tratando de uma ferramenta de segurança, e isto nos transmite insegurança. caso resolvido.
« Última modificação: 10 de Maio de 2011, 12:05 por bigwolf »