Autor Tópico: Instalação do Ubuntu no VirtualBox perde a interface gráfica.  (Lida 12813 vezes)

Offline Teehee

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Oi.

Instalei o ubuntu no VirtualBox, dentro do Win7, e ele inicia normalmente, mas quando eu clico num unico item de menu, a barra superior e inferior perde a interface padrão, fica feia, contudo os aplicativos aparecem com a barra de titulo no tema certinho (só a barra de titlo, o resto fica feio).

Como resolvo isso?

Obrigado.

alarcon

  • Visitante
Re: Instalação do Ubuntu no VirtualBox perde a interface gráfica.
« Resposta #1 Online: 06 de Maio de 2011, 09:03 »
Oi.

Instalei o ubuntu no VirtualBox, dentro do Win7, e ele inicia normalmente, mas quando eu clico num unico item de menu, a barra superior e inferior perde a interface padrão, fica feia, contudo os aplicativos aparecem com a barra de titulo no tema certinho (só a barra de titlo, o resto fica feio).

Como resolvo isso?

Obrigado.

uma pergunta, você está usando o Ubuntu 11.04 ou seria outra versão?


Aqui usando o Ubuntu 11.04 tanto numa máquina virtual no VB do Ubuntu, qunto no VB do windows, o tema fica um misto do tema original e um tema rústico (feio). Detalhe que que só no Ubuntu na VB do prório Ubuntu é que consigo usar o unity, no do windows somente o modo clássico.

Se for essa versão, resolvi assim, abra o terminal e digite (não precisa ser como root ok):

killall gnome-settings-daemon

gnome-settings-daemon

nautilus -q

se esses três comandos resolverem no seu caso também, então terá de fazer um script para rodar esses três comandos no momento que entra no sistema, pois mesmo usado os comandos, toda vez que reiniciar o tema estará feio.

PS: ao fazer o script é necessário dá um tempo de espera antes de executar os comandos, no meu caso o tempo que funciona é de 18s (comando sleep 18), menos que isso o tema entra feio.
« Última modificação: 06 de Maio de 2011, 09:20 por alarcon »

Offline Teehee

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu no VirtualBox perde a interface gráfica.
« Resposta #2 Online: 06 de Maio de 2011, 09:08 »
Oi alarcon,

perfeito, agora ta bonitinho :)
Obrigado.

Mas não aparece aquela barra lateral, o terminal não fica em transparência, etc.. acho que é o tal do unity né?

1. como uso o unity?
2. como faço script? rsrs

alarcon

  • Visitante
Re: Instalação do Ubuntu no VirtualBox perde a interface gráfica.
« Resposta #3 Online: 06 de Maio de 2011, 09:20 »
Oi alarcon,

perfeito, agora ta bonitinho :)
Obrigado.

Mas não aparece aquela barra lateral, o terminal não fica em transparência, etc.. acho que é o tal do unity né?

1. como uso o unity?
2. como faço script? rsrs

Como te falei, dentro do windows eu não consegui ativar o 3D, mas você pode tentar aí no seu. Agora você tem de ter uma placa de vídeo que suporte isso no linux. Para ativar o 3D no vb selecione o Ubuntu e clique no botão configurações na janela que abrir vá em monitor e no lado direito marque a opção habilitar 3D. Aumente a quantidade de memória de vídeo se quiser também. Depois entre normalmente no ubuntu no vb e no terminal dele digita:

sudo apt-get update

sudo apt-get install dkms


feito isso na janela do ubuntu virtualizado vá no menu Dispositivos (atenção que é na janela do vb) e escolha a opção adicionais para convidados...

Se aparecer um ícone na sua área de trabalho, clique acho que duas vezes para abrir e quando ela abrir clique duas vezes no icone que fala em autorun.sh algo assim, depois escolha executar, digite sua senha quando pedido e espere terminar dando Enter quando terminar, ele informa. Aí é só reiniciar completamente o Ubuntu do VB para ver se o unity aparece. Aqui com isso só consegui aumentar a janela do Ubuntu para um tamanho mais confortável, mas o 3D nele não funcionou. Não sei se é por causa do windows. Repito, no meu Ubuntu no HD esse procedimento funciona perfeitamente, tendo só esse problema do tema.

Se quiser entender mais esse procedimento veja esta vídeo aula que fiz:


Como aumentar o tamanho da janela do Ubuntu 10.10 virtualizado no VirtualBox:
http://www.youtube.com/watch?v=eWb49VCj9EY

é para outra versão do ubuntu, mas os procedimentos são os mesmos para ativar os adicionais.
« Última modificação: 06 de Maio de 2011, 09:31 por alarcon »

alarcon

  • Visitante
Re: Instalação do Ubuntu no VirtualBox perde a interface gráfica.
« Resposta #4 Online: 06 de Maio de 2011, 09:29 »
Vamos ao script...

Eu costumo criar uma pasta oculta na minha pasta de usuário chamada .bin (de binário, o ponto é para dizer que será oculta) e dentro dela coloco todos os scripts que desejo que sejam executados ao entrar no sistema.

Dentro dela coloco um arquivo de texto com o seguinte conteúdo:

Citar
#!/bin/sh

sleep 18

killall gnome-settings-daemon

gnome-settings-daemon

nautilus -q

exit 0

Salvo com o nome tema_unity e depois clico com o botão direito do mouse sobre ele vou em Propriedades e na janela que abrir na aba permissão habilito a opção de permitir a execução como um programa.

Feito isso vou ao menu Sistema > Preferências > aplicativos de sessão e na janela que abrir clico em adicionar e em nome coloquei Tema_normal e em comando coloquei o caminho do script, por exemplo: /home/alarcon/.bin/tema_unity
« Última modificação: 06 de Maio de 2011, 09:34 por alarcon »

Offline Teehee

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu no VirtualBox perde a interface gráfica.
« Resposta #5 Online: 06 de Maio de 2011, 10:04 »
Oi alarcon, tudo funcionou. Só não funcionou mesmo o Unity. Obrigado!

Offline Teehee

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu no VirtualBox perde a interface gráfica.
« Resposta #6 Online: 08 de Maio de 2011, 10:34 »
Engraçado, repeti esses passos no meu note e o unity funcionou.  ;D estranho é precisar ter que fazer o script pra habilitar a interface.  :D

alarcon

  • Visitante
Re: Instalação do Ubuntu no VirtualBox perde a interface gráfica.
« Resposta #7 Online: 08 de Maio de 2011, 10:44 »
Engraçado, repeti esses passos no meu note e o unity funcionou.  ;D estranho é precisar ter que fazer o script pra habilitar a interface.  :D

Esse script é para consertar o tema e não para o Unity funcionar. Ele é ativado somente nos computadores que podem suportar o 3D e no caso do VirtualBox para se ter o 3D tem que ativá-lo nas configurações e ao entrar no SO virtualizado, ativar o adicionais para convidados... e somente depois de reiniciar o SO virtualizado, você terá o unity funcionando.

Só que no meu notebook só consigo usar o Unity no Virtualbox, instalado no próprio Ubuntu que está instalado no HD. Se eu tentar pelo virtualBox instalado no windows vista que tenho em dual-boot com o Ubuntu, só funciona o modo clássico, mesmo fazendo os mesmos procedimentos que fiz no Ubuntu do HD, então te pergunto se você conseguiu usar no virtualbox o unity foi no próprio windows ou no ubuntu.

Aqui só tenho 2 GB de ram e placa de vídeo intel, mas no Ubuntu o unity virtualizado roda relativamente bem, no windows nem aparece, só o clássico.

aproveitando a dica que te forneci, criei esta vídeo aula

Como consertar a falha no tema do Ubuntu 11.04 no VirtualBox:
http://www.youtube.com/watch?v=5F2xkikqY_U
« Última modificação: 08 de Maio de 2011, 10:47 por alarcon »

Offline Teehee

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu no VirtualBox perde a interface gráfica.
« Resposta #8 Online: 08 de Maio de 2011, 10:49 »
tenho 2Gb no notebook também com placa de video onboard, ele tem Windows 7 Starter instalado, e virtualizei o Ubuntu nele com o VirtualBox.

alarcon

  • Visitante
Re: Instalação do Ubuntu no VirtualBox perde a interface gráfica.
« Resposta #9 Online: 08 de Maio de 2011, 11:11 »
tenho 2Gb no notebook também com placa de video onboard, ele tem Windows 7 Starter instalado, e virtualizei o Ubuntu nele com o VirtualBox.

Ok, mas vou esclarecer algo que acho que não me fiz entender por você, eu consigo virtualizar o Ubuntu no virtualbox instalado no windows, só não consigo usar os efeitos 3D nele, somente usando a forma clássica sem efeitos. O que gostaria de saber de você é se conseguiu usar o 3D (o Unity e não a forma clássica) no Ubuntu virtualizado no seu windows 7.

Offline Teehee

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu no VirtualBox perde a interface gráfica.
« Resposta #10 Online: 08 de Maio de 2011, 13:24 »
O que seria o 3D que vc diz? aqui aparece a barra lateral com os icones, e aquela navegação de aplicativos, o terminal fica com fundo transparente. Coisas que não apareceram no meu pc (lá só ficou o clássico).

alarcon

  • Visitante
Re: Instalação do Ubuntu no VirtualBox perde a interface gráfica.
« Resposta #11 Online: 08 de Maio de 2011, 13:57 »
O que seria o 3D que vc diz? aqui aparece a barra lateral com os icones, e aquela navegação de aplicativos, o terminal fica com fundo transparente. Coisas que não apareceram no meu pc (lá só ficou o clássico).

Se aparece a barra lateral com os ícones é porque você está usando a forma Unity que só aparece para quem tem o 3D habilitado, para quem não tem o 3D habilitado ou não tem placa gráfica para isso, fica o gnome em modo clássico, aquele com duas barras (superior e inferior) com três menus na barra superior (Aplicativos, Locais e Sistema).

Como não consegui ativar  no meu windows creio que seja por que o windows 7 starter que você usa seja mais leve que o windows vista que uso e então sobre mais memória ram para poder usr o 3D. Só posso pensar isso.

Offline Pito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu no VirtualBox perde a interface gráfica.
« Resposta #12 Online: 09 de Maio de 2011, 21:15 »
Tenho o win 7 ultimate, instalei o ubuntu 11.04 no VB 4.0.6 e consegui o Unity 3D, o que fiz, além do que vocês já informaram ou fizeram, foi instalar um pacote adicional do vb em:http://www.virtualbox.org/wiki/Downloads (VirtualBox 4.0.6 Oracle VM VirtualBox Extension Pack), mas o pacote só é instalado após ter o VB 4.0.6 instalado na máquina. Espero ter ajudado, gostaria de saber se todos conseguiram ter o uniTy em 3D. Me informem.
Prepare-se para o pior, espere o melhor e aceite o que vier!

alarcon

  • Visitante
Re: Instalação do Ubuntu no VirtualBox perde a interface gráfica.
« Resposta #13 Online: 09 de Maio de 2011, 21:22 »
Tenho o win 7 ultimate, instalei o ubuntu 11.04 no VB 4.0.6 e consegui o Unity 3D, o que fiz, além do que vocês já informaram ou fizeram, foi instalar um pacote adicional do vb em:http://www.virtualbox.org/wiki/Downloads (VirtualBox 4.0.6 Oracle VM VirtualBox Extension Pack), mas o pacote só é instalado após ter o VB 4.0.6 instalado na máquina. Espero ter ajudado, gostaria de saber se todos conseguiram ter o uniTy em 3D. Me informem.

Sempre instalo este pacote aí (Extension Pack), então já vi que o problema é desta bomba do Windows Vista mesmo, como o notebook veio com ele e alguns aqui em casa ainda são dependentes do mesmo, vou deixando em dual-boot. O Unity 3D no Virtualbox eu só consigo com o Virtualbox instalado no próprio Ubuntu, como já relatei por aqui

Offline Pito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu no VirtualBox perde a interface gráfica.
« Resposta #14 Online: 13 de Maio de 2011, 10:59 »
Alarcon, será que tem um jeito de resolver o problema do tema feio no Unity 2D, os comandos do 3D que tu colocaste não resolvem.
Prepare-se para o pior, espere o melhor e aceite o que vier!