Autor Tópico: lts 10-04 localização pt portugal  (Lida 12297 vezes)

Offline porubu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
lts 10-04 localização pt portugal
« Online: 05 de Maio de 2011, 05:19 »
Não sei se será este o lugar mais correcto para a questão que venho apresentar. Se não for, as minhas desculpa e agradeço a transferência para o lugar mais indicado.

Além do ubuntu, utilizo e tenho colaborado com uma distribuição que tem por base o Lucid Lynx. Para efeitos de suporte à localização para utilizadores de Portugal e PALOP, os developers estão disponíveis para a inclusão nos repositórios específicos dessa distribuição, de um "meta package" com os ficheiros necessários, específicos do Ubuntu, do Office e de outras aplicações usadas frequentemente.

O problema que se coloca, está em saber como fazer a distinção entre ficheiros com conteúdo pt.pt dos que comtêm o pt.br. Consultando os repositórios do ubuntu 10-04, encontro vários packs e meta packs de suporte para português, mas não especificam se é o europeu ou o brasileiro.

Exemplo:
http://packages.ubuntu.com/dapper/language-support-pt
Neste caso, entre as dependências há aplicações com versões br e outras em pt europeu.

Acresce que a minha falta de experiência nesta matéria deve-se também ao motivo de apenas usar a língua inglesa nos meus sistemas informáticos.

Desta forma, gostaria de perguntar se alguém sabe como identificar os pacotes que devem ser usados, como suporte aos utilizadores do portugues europeu.

Offline fabiorumor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 244
    • Ver perfil
Re: lts 10-04 localização pt portugal
« Resposta #1 Online: 07 de Maio de 2011, 14:55 »
Olá porubu, para teres open-office e derivados com o nosso português, vais ao synaptic e instalas o pacote aspell -pt-pt e o myspell-pt-pt.
Para o firefox, vais em extras> idiomas, e desabilitas o pack pt-br
Abraços.

Offline porubu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: lts 10-04 localização pt portugal
« Resposta #2 Online: 09 de Maio de 2011, 10:31 »
Obrigado, Fabiorumor

Se entendi correctamente, e após ter visto também outro thread, será assim:

1 - Ubuntu 10.04 - metapackage:

- language-support-pt

que inclui:
- language-pack-pt
- language-pack-pt-base
- language-pack-gnome-pt
- language-pack-gnome-pt-base
- language-support-writing-pt

Estes pacotes incluem as versões portuguesa e brasileira.
Depois da instalação, o utilizador configura as aplicações ubuntu/Gnome para o pt-pt


2 - Office, (segundo um thread noutro local)

- openoffice.org-help-pt-pt
- openoffice.org-l10n-pt


3 - Suporte ao office e derivados:

- myspell-pt
- aspell-pt


4 - Firefox e Mozzilla (também segundo o outro thread)

- mozilla-firefox-locale-pt-pt (português de Portugal).  (*)
- thunderbird-locale-pt-pt

(*) se incluir ambas as versões, configurar o Firefox para pt-pt, após instalado


Espero que sejam estes os procedimentos adequados.

Se não forem apontadas rectificações, avanço com esta solução e logo que possível, regresso para dar a conhecer o resultado, para o caso de poder vir a ser útil para outros utilizadores.