Autor Tópico: modem olicard 155 3G Tim  (Lida 26891 vezes)

Offline ukiuki

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
modem olicard 155 3G Tim
« Online: 23 de Abril de 2011, 01:02 »
modem:
http://www.tim.com.br/portal/site/PortalWeb/menuitem.621c12a80f33c0a110a5faa7703016a0/?vgnextoid=37cf90ac93fd3110VgnVCM100000a22e700aRCRD&wfe_pweb_oid=dd55ae74c51ed210VgnVCM100000a22e700a____&wfe_pweb_area=39&wfe_pweb_estado=14&

Gostaria de obter alguma ajuda pra configurar este modem ja fiz algumas tentativas mas sem sucesso.
Fiz alguma pesquisa mas nenhum resultado menciona este modelo de modem em particular.

O modem quando plugado apenas abre a pasta de aquivos contidos no flash drive e um icone de CD é exibido no desktop,
clicando com botao direito ha a opçao de montar embora os arquivos ja estejam disponiveis para leitura apenas.

Tenho intalado os pacotes:

usb-modeswitch
usb-modeswitch-data
modemmanager
network-manager
wvdial

inclui as seguintes linhas no arquivo etc/ppp/options
Código: [Selecionar]
asyncmap 0xa0000
mru 1500
refuse-chap
connect-delay 10000
ipcp-max-configure 40
ipcp-max-failure 40

dmesg
Código: [Selecionar]
[    6.541390] scsi 2:0:0:0: Direct-Access     USBModem MMC Storage      2.31 PQ: 0 ANSI: 2
[    6.541860] scsi 2:0:0:1: CD-ROM            USBModem MMC Storage      2.31 PQ: 0 ANSI: 2

lsusb
Código: [Selecionar]
Bus 001 Device 003: ID 0b3c:f000 Olivetti Techcenter
« Última modificação: 23 de Abril de 2011, 01:06 por ukiuki »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: modem olicard 155 3G Tim
« Resposta #1 Online: 23 de Abril de 2011, 02:54 »
Qual a versão do seu Ubuntu? Parece que esse modem já é suportado pelo usb-modeswitch desde setembro de 2010; mas essa atualização só foi disponibilizada do Ubuntu 10.10 em diante.
https://launchpad.net/ubuntu/+source/usb-modeswitch-data/+changelog
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline ukiuki

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: modem olicard 155 3G Tim
« Resposta #2 Online: 23 de Abril de 2011, 10:47 »
A versão é Xubuntu 9.10

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: modem olicard 155 3G Tim
« Resposta #3 Online: 23 de Abril de 2011, 13:20 »
O suporte ao 9.10 esta para terminar, nao sei se esse mes ainda. Uma sugestao e uma instalação limpa do Ubuntu 10.04 LTS ou do 10.10, se possivel teste com o Live antes para ver se tudo e reconhecido sem problema.

http://andregondim.eti.br/2011/03/ubuntu-9-10-karmic-koala-se-aproxima-do-fim-do-suporte/
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: modem olicard 155 3G Tim
« Resposta #4 Online: 23 de Abril de 2011, 20:40 »
Passou da hora de atualizar. ;)
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline FranciscoLima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
  • Usando o Ubuntu 10.04
    • Ver perfil
    • linuxnomicro.blogspot.com
Re: modem olicard 155 3G Tim
« Resposta #5 Online: 17 de Maio de 2011, 18:55 »
Código: [Selecionar]
Bus 001 Device 003: ID 0b3c:f000 Olivetti Techcenter

Enquanto o id estiver como 0b3c:f000, ele ainda não está sendo reconhecido como modem.
No momento que o Olicard é reconhecido como modem o id muda para 0b3c:c004

Você pode criar esta regra no UDEV:

sudo gedit /etc/udev/rules.d/14-olicardmodules.rules

e copiar o texto abaixo:

SYSFS{idVendor}=="0b3c",SYSFS{idProduct}=="c004",RUN+="/sbin/modprobe usbserial vendor=0x0b3c product=0xc004"
KERNEL==”ttyUSB[23]“,ACTION==”add”,SYSFS{idVendor}==”0b3c”,SYSFS{idProduct}==”c004″,RUN+=”/bin/sleep 2″

Conecte novamente o modem, desmonte a partição e tente criar uma conexão, deve funcionar.

http://linuxnomicro.blogspot.com/2011/05/no-ubuntu-11.html
« Última modificação: 17 de Maio de 2011, 19:04 por FranciscoLima »

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: modem olicard 155 3G Tim
« Resposta #6 Online: 26 de Novembro de 2011, 19:06 »
Apenas para atualizar sobre o assunto de modem Olivetti Olicard 155. Hoje adquiri, na TIM, um modem desta marca e modelo.

No 11.04 que instalei recentemente no desktop, resolveu da forma que FranciscoLima sugeriu no post anterior.

No 11.10 do netbook, ele foi instalado automaticamente, sendo reconhecido de imediato. Cliquei em "nova conexão de banda larga móvel" (ou algo assim) e ele me pediu para escolher país e operadora. Depois disto, cliquei em "Padrão" (plano padrão da TIM) e me conectei sem problemas.

Editado em 15/dez/11: Passei a utilizar o modem mais intensamente desde anteontem, em viagem. E, embora nos testes iniciais, tenha funcionado bem no 11.10, quando fui utilizá-lo mais intensamente, às vezes ele se conectava mas na maioria das vezes não conseguia conectar. Então, apliquei a sugestão de FranciscoLima e desde ontem já entrei e saí várias vezes e sempre ele se conectou sem problemas. Em resumo, o que fiz foi verificar, via terminal, através do comando:
Código: [Selecionar]
lsusb
De fato, o modem id estava 0b3c:c004, ou seja, o Olicard estava sendo reconhecido como modem. Criei, então, a regra no UDEV através de:

Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/udev/rules.d/14-olicardmodules.rules
No arquivo que abriu, copiei o texto abaixo:

Código: [Selecionar]
SYSFS{idVendor}=="0b3c",SYSFS{idProduct}=="c004",RUN+="/sbin/modprobe usbserial vendor=0x0b3c product=0xc004"
KERNEL==”ttyUSB[23]“,ACTION==”add”,SYSFS{idVendor}==”0b3c”,SYSFS{idProduct}==”c004″,RUN+=”/bin/sleep 2″
Depois disto, rebootei e tudo está OK desde ontem.
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2011, 19:30 por RamonB »
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline kako77

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
  • Botas e suspensórios nunca vão morrer.
    • Ver perfil
Re: modem olicard 155 3G Tim
« Resposta #7 Online: 10 de Janeiro de 2012, 09:43 »
Segui os passos acima e tudo funcionou perfeitamente. Uso atualmente o 11.10, mas mesmo assim ele não reconheceu o modem 3G de primeira. O único problema é que a velocidade de conexão é baixa, oscila muito e muitas vezes desconecta sem motivo aparente. Obrigado pelo tutorial.
" - Se as pessoas têm liberdade mas não a apreciam conscientemente, não irão mantê-la por muito tempo. Se queremos que a liberdade dure, precisamos chamar a atenção das pessoas para a liberdade que elas têm em programas livres." (Richard Stallman)

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: modem olicard 155 3G Tim
« Resposta #8 Online: 10 de Janeiro de 2012, 13:34 »
Segui os passos acima e tudo funcionou perfeitamente. Uso atualmente o 11.10, mas mesmo assim ele não reconheceu o modem 3G de primeira. O único problema é que a velocidade de conexão é baixa, oscila muito e muitas vezes desconecta sem motivo aparente. Obrigado pelo tutorial.

kako77, comigo está acontecendo o mesmo quanto à desconexão (ele desconecta sem motivo aparente e muitas vezes dá trabalho para reconectar). Quanto à velocidade de conexão, pode ser problema da operadora. Só para exemplificar, quando estava em casa (Salvador), testei o modem com programas de medição de velocidade e dava na faixa de apenas 150 Kbps. Fui para o Windows e a velocidade era mais ou menos a mesma. Quando viajei, em Curitiba, a velocidade ficou numa faixa bem mais alta (não me lembro mas acho que era em torno de 1 Mbps), tanto no Ubuntu quanto no Windows.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline kako77

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
  • Botas e suspensórios nunca vão morrer.
    • Ver perfil
Re: modem olicard 155 3G Tim
« Resposta #9 Online: 19 de Janeiro de 2012, 13:54 »
Citar
kako77, comigo está acontecendo o mesmo quanto à desconexão (ele desconecta sem motivo aparente e muitas vezes dá trabalho para reconectar). Quanto à velocidade de conexão, pode ser problema da operadora. Só para exemplificar, quando estava em casa (Salvador), testei o modem com programas de medição de velocidade e dava na faixa de apenas 150 Kbps. Fui para o Windows e a velocidade era mais ou menos a mesma. Quando viajei, em Curitiba, a velocidade ficou numa faixa bem mais alta (não me lembro mas acho que era em torno de 1 Mbps), tanto no Ubuntu quanto no Windows.

RamonB, é verdade. Ás vezes é necessário reiniciar o sistema, pois mesmo com o 3G espetado na entrada USB, ele demora para reconhecer ou nem reconhece. Quanto a qualidade do sinal, deve ser mesmo afetado por região/operadora e outros fatores. Se eu encontrar alguma solução eficaz, relacionada ao conecta/disconecta do modem, postarei por aqui.

[]'s

" - Se as pessoas têm liberdade mas não a apreciam conscientemente, não irão mantê-la por muito tempo. Se queremos que a liberdade dure, precisamos chamar a atenção das pessoas para a liberdade que elas têm em programas livres." (Richard Stallman)

Offline kako77

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
  • Botas e suspensórios nunca vão morrer.
    • Ver perfil
Re: modem olicard 155 3G Tim
« Resposta #10 Online: 03 de MAR?O de 2012, 11:25 »
Buenos dias,

Bem, como dito anteriormente, quando eu encontrasse uma solução para o problema de conexão do 3G da TIM eu postaria aqui, então o farei agora.
Depois de pelejar muito atrás dessa solução, eis que ela finalmente surgiu.

Bom, mesmo com o modem funcionando e conectando 'normalmente', existem algumas configurações que necessitam ser alteradas para um melhor desempenho do modem.
Faça o seguinte:

>>Vá em Sistema/Preferências e clique em "Conexão de redes" (barra superior)
>>Vai abrir a tela "Conexões de rede"
>>Clique na aba "Banda Larga Móvel"
>>Clique na opção "TIM PADRÃO" e depois em "Editar"
    Na aba "Banda larga móvel", altere os seguintes valores:
        Nome da conexão:
        De TIM PADRÃO, mude para TIM CONNECT FAST.
        APN:
        De tim.br, mude para timbrasil.br
    Na aba "Configurações PPP"
        Clique em "Configurar métodos, e deixe selecionada apenas a opção "CHAP"

Após executar estes passos, tive uma maior velocidade de conexão, e operando em rede HSPA ou (WCDMA), no lugar de EDGE ou GPRS (que é super lenta).

Bom é isso, espero que ajude. Hasta!

" - Se as pessoas têm liberdade mas não a apreciam conscientemente, não irão mantê-la por muito tempo. Se queremos que a liberdade dure, precisamos chamar a atenção das pessoas para a liberdade que elas têm em programas livres." (Richard Stallman)