Autor Tópico: xfce é tão pesado quanto o gnome, ele não deveria ser mais leve?  (Lida 21326 vezes)

Offline alersson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
eu instalei o xfce no ubuntu 10.10 por que dizem que ele é mais leve que o gnome e o kde.
quando eu iniciei a sessão como xubuntu desktop fiquei surpreso com o que vi no gerenciador de tarefas ???
ele estava com um cosumo de memoria de + ou - 210MB, isso é bem mais do que o gnome com o emerald e compiz(+ ou - 195MB).
retirei os programas desnecessarios da inicialização e o consumo do xfce caiu para 125MB, ainda é muito, por que com o gnome tambem no basico tem o mesmo consumo ::)
segue ai os screen shots:
xfce:
http://i53.tinypic.com/nb7k8j.png

gnome:
http://i51.tinypic.com/20tldg9.png

é assim mesmo ou ele está mal configurado?
por que se for assim mesmo não há razão em dizer que o xfce é mais leve que o gnome.
usuario do linux desde 29/08/10; usuario do ubuntu desde 14/11/10; usuario do kde desde abril de 2011

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: xfce é tão pesado quanto o gnome, ele não deveria ser mais leve?
« Resposta #1 Online: 13 de Abril de 2011, 20:52 »
Esse gerenciador é o do gnome nos dois casos certo? Me lembro que o do xfce é diferente, se for de fato, quer dizer que tem aplicativo do gnome rodando no xfce isso eleva o consumo de ram.
Se você quer fazer teste o ideal é usar os ambientes limpos, instale o ubuntu em uma partição e o xubuntu em outra. Ou ubuntu mini nas duas e os ambientes limpos Gnome e xfce (não usar o x-u-buntu-desktop).
Teste também os aplicativos, exemplo:

nautilus vs thunar
evolution vs thunderbird
pidgin vs empathy

Não esqueça que o xfec usa aplicativos do gnome e tem ganhado uma série de personalizações, logo, tende a consumir mais recursos.

Agora se quer ver grandes diferenças terá que usar o lubuntu.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline alersson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Re: xfce é tão pesado quanto o gnome, ele não deveria ser mais leve?
« Resposta #2 Online: 13 de Abril de 2011, 23:57 »
realmente os aplicativos tem uma grande diferença no desempenho :)
to sem paciencia para ficar mexendo tanto no sistema como voce sugeriu.
vou esperar lançar as proximas versões pra testar bem elas.
 obrigado pela resposta.  ;D
usuario do linux desde 29/08/10; usuario do ubuntu desde 14/11/10; usuario do kde desde abril de 2011

Offline Turritopsis nutricula

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: xfce é tão pesado quanto o gnome, ele não deveria ser mais leve?
« Resposta #3 Online: 16 de Abril de 2011, 22:05 »
Para mim é leve.
O game Frogatto & Friends roda com som quando uso o XFCE. No Gnome o som fica engasgando ou em muitas vezes depois de 3 segundos o jogo fica totalmente mudo no Gnome.

Nunca instalei Xubuntu puro. Instalo o xubuntu-desktop no Ubuntu. Ele consome 192 MB logo de início.

Mas quando a próxima versão chegar eu vou para o Xubuntu porque não curto firulas no desktop e o Gnome 3 além de ter mudado muito a maioria dos aplicativos estão escritos em GTK2 e não em GTK3.

Eu economizo cada megabyte dos meus 8 GB de Ram para eu poder abrir mais aplicativos sem engasgar.

Quem sabe depois eu vá pro LXDE (bom para quem tem 256 MB de ram o que não é o meu caso), depois Elightment (consome 64 MB de Ram e apenas 300mhz do processador), depois XPDE (Ou ICEWM que recebe atualizações constantes) e faça um ambiente própio. E já me acostumei com o Blackbox mesmo.

Ou vá pro KDE4 que apesar de ser mais novo e mais pesado, consome menos que o KDE3 que o konqueror file maneger consumia uma memória arretada.

E depois eu vá pro Slackware ou Gentoo ou Debian.

Offline jards

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Re: xfce é tão pesado quanto o gnome, ele não deveria ser mais leve?
« Resposta #4 Online: 24 de Maio de 2011, 17:06 »
alersson, faz muita diferença sim.

Eu instalei primeiro o ubuntu, vi que o pc não aguentava, coloquei o pacote xfce, não foi muito diferente. Quando instalei a versão limpa só do xubuntu mesmo foi bem mais veloz.

Claro que é só uma questão de você desativar todas as dependências e questões ligadas ao gnome, mas não tive saco pra aprender isso e optei por uma instalação nova, mais certeira.

Abraço.

Offline angelo_br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
  • Então Percebi * http://entaopercebi.blogspot.com
    • Ver perfil
    • Então Percebi * Ubuntu é o MELHOR
Re: xfce é tão pesado quanto o gnome, ele não deveria ser mais leve?
« Resposta #5 Online: 24 de Maio de 2011, 21:10 »
tenho o meu pc velho q dei pra minha mãe, ele roda bem o xubuntu.
Então Percebi * Ubuntu é o MELHOR
http://entaopercebi.blogspot.com/p/linux.html

clodoaldops

  • Visitante
Re: xfce é tão pesado quanto o gnome, ele não deveria ser mais leve?
« Resposta #6 Online: 28 de Maio de 2011, 14:02 »
"Eu instalei primeiro o ubuntu, vi que o pc não aguentava, coloquei o pacote xfce, não foi muito diferente. Quando instalei a versão limpa só do xubuntu mesmo foi bem mais veloz." 2

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: xfce é tão pesado quanto o gnome, ele não deveria ser mais leve?
« Resposta #7 Online: 28 de Maio de 2011, 14:53 »
Olá alersson ,

O XFCE é sim BEM mais leve e consome bem menos recursos de CPU por exemplo , além de não ter trilhões de dependências como o Gnome.

Com relação a memória , o sistema operacional gerencia a memória de uma maneira não linear e um pouco difícil de ser explicado .

Se vc precisar de mais memória o SO arranjará os processos de uma maneira que poderá liberar uma parte desta memória que esta sendo usada para outros processos.

Aula de SO a parte ;D , acho que vc não devia se preocupar quanto ao consumo de memoria e sim com o consumo de CPU , que no XFCE certamente será menor.

Até mais
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Offline brunorota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: xfce é tão pesado quanto o gnome, ele não deveria ser mais leve?
« Resposta #8 Online: 05 de Julho de 2011, 01:01 »
Consumo de memória RAM não quer dizer que o sistema é mais pesado.

Quando mais memória RAM consumir, quer dizer que mais programas estão na memória e assim terão um acesso mais rapido.

O xfce pelo que eu usei do gnome, os programas são bem mais velozes.

Offline jopeu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 531
    • Ver perfil
Re: xfce é tão pesado quanto o gnome, ele não deveria ser mais leve?
« Resposta #9 Online: 02 de Setembro de 2011, 08:19 »
Eu mudei para o xubuntu e realmente é muito leve.
Também customizei ele a minha vontade e instalei sem problemas o menuedit que funciona perfeitamente.

O ubuntu está começando a não dar opções de customização e deixar a gente como um sistema fechado. Espero que isso seja modificado e possamos customizar menus e desktop a vontade. Mas o xubuntu é perfeito, leve, facil de customizar totalmente. Eu coloquei a barra lateral e ficou bem legal como no unique, so que sem os defeitos dele.

Offline spitfire

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: xfce é tão pesado quanto o gnome, ele não deveria ser mais leve?
« Resposta #10 Online: 10 de Outubro de 2011, 18:09 »
alersson, faz muita diferença sim.

Eu instalei primeiro o ubuntu, vi que o pc não aguentava, coloquei o pacote xfce, não foi muito diferente. Quando instalei a versão limpa só do xubuntu mesmo foi bem mais veloz.

Claro que é só uma questão de você desativar todas as dependências e questões ligadas ao gnome, mas não tive saco pra aprender isso e optei por uma instalação nova, mais certeira.

Abraço.

Pelo que entendi, tem que desisntalar o ubuntu pra instalar o xubuntu puro. Peguei um note que meu pai tem (mas não usa mto) e instalei o ubuntu em dual boot mas ficou mto lento, o notezinho não aguenta. Eu consigo desinstalar o ubuntu sem mexer no windows pra colocar no lugar o xubuntu?
Ubuntu 11.04

Offline alersson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Re: xfce é tão pesado quanto o gnome, ele não deveria ser mais leve?
« Resposta #11 Online: 10 de Outubro de 2011, 19:55 »
Pelo que entendi, tem que desisntalar o ubuntu pra instalar o xubuntu puro. Peguei um note que meu pai tem (mas não usa mto) e instalei o ubuntu em dual boot mas ficou mto lento, o notezinho não aguenta. Eu consigo desinstalar o ubuntu sem mexer no windows pra colocar no lugar o xubuntu?
sim, voce pode fazer isso, se voce não mexer na partição que está instalado o windows. o procedimento é o mesmo do ubuntu.
usuario do linux desde 29/08/10; usuario do ubuntu desde 14/11/10; usuario do kde desde abril de 2011

Offline spitfire

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: xfce é tão pesado quanto o gnome, ele não deveria ser mais leve?
« Resposta #12 Online: 11 de Outubro de 2011, 09:45 »
Blz, vlw. É que o Windows instalado é o XP e tá redondinho, rápido pra chuchu, foi um amigo que instalou pra mim. Mas estou colocando todos os computadores que tenho em dual boot, mas mesmo assim, pelo menos no trampo, faz 1 semana que instalei o Ubuntu e há 1 semana não sei o que é windows rsrs.
Ubuntu 11.04

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: xfce é tão pesado quanto o gnome, ele não deveria ser mais leve?
« Resposta #13 Online: 21 de Outubro de 2011, 16:05 »
Fiz a instalação limpa de ambos em meu laptop, um MSI X340 (Core2Solo 1.4Ghz, 2GB Ram, Video Intel 4500MHD) , e os resultados com o Gnome não foram nada bons, o sistema ficou extremamente lento. Já com o Xubuntu e seu XFCE o sistema ficou excelente, muito mais leve.

Eu estou rodando atrás de encontrar uma forma de utilizar MPC HC com dxva ativado no LINUX. Se isso já estiver disponível será o último suspiro do Windows 7 em meu Laptop, pois só utilizo o Windows para ver vídeos HD em flash no youtube e vídeos MKV 1080p, o que no Linux não é possível, devido ao pouco poder de fogo de minha CPU.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline jrkamil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 484
    • Ver perfil
Re: xfce é tão pesado quanto o gnome, ele não deveria ser mais leve?
« Resposta #14 Online: 21 de Outubro de 2011, 16:20 »
e o Lubuntu (LXDE) ?   alguem sabe como está ?
Asus M5A78L-M Plus , Phenon II X6 , 16 Gb DDR3, nvidia GT 730,  ubuntu  23.10  gnome, ssd 240G, hd 500 G