Fórum Ubuntu Linux - PT
20 de Abril de 2014, 05:42 *
Olá, Visitante. Faça o login ou registre-se.
Perdeu o seu e-mail de ativação?

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias: Informações da última versão: Ubuntu Linux 13.10 - Saucy Salamander

Home   Ajuda Regras Pesquisa Login Registre-se  
Anúncios
Páginas: [1] 2   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: xfce é tão pesado quanto o gnome, ele não deveria ser mais leve?  (Lida 9365 vezes)
alersson
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Ver Perfil
« em: 13 de Abril de 2011, 20:36 »

eu instalei o xfce no ubuntu 10.10 por que dizem que ele é mais leve que o gnome e o kde.
quando eu iniciei a sessão como xubuntu desktop fiquei surpreso com o que vi no gerenciador de tarefas Hein?
ele estava com um cosumo de memoria de + ou - 210MB, isso é bem mais do que o gnome com o emerald e compiz(+ ou - 195MB).
retirei os programas desnecessarios da inicialização e o consumo do xfce caiu para 125MB, ainda é muito, por que com o gnome tambem no basico tem o mesmo consumo Virando os olhos
segue ai os screen shots:
xfce:
http://i53.tinypic.com/nb7k8j.png

gnome:
http://i51.tinypic.com/20tldg9.png

é assim mesmo ou ele está mal configurado?
por que se for assim mesmo não há razão em dizer que o xfce é mais leve que o gnome.
usuario do linux desde 29/08/10; usuario do ubuntu desde 14/11/10; usuario do kde desde abril de 2011
Adriano R.N.
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Ver Perfil
« Responder #1 em: 13 de Abril de 2011, 20:52 »

Esse gerenciador é o do gnome nos dois casos certo? Me lembro que o do xfce é diferente, se for de fato, quer dizer que tem aplicativo do gnome rodando no xfce isso eleva o consumo de ram.
Se você quer fazer teste o ideal é usar os ambientes limpos, instale o ubuntu em uma partição e o xubuntu em outra. Ou ubuntu mini nas duas e os ambientes limpos Gnome e xfce (não usar o x-u-buntu-desktop).
Teste também os aplicativos, exemplo:

nautilus vs thunar
evolution vs thunderbird
pidgin vs empathy

Não esqueça que o xfec usa aplicativos do gnome e tem ganhado uma série de personalizações, logo, tende a consumir mais recursos.

Agora se quer ver grandes diferenças terá que usar o lubuntu.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!
alersson
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Ver Perfil
« Responder #2 em: 13 de Abril de 2011, 23:57 »

realmente os aplicativos tem uma grande diferença no desempenho Sorridente
to sem paciencia para ficar mexendo tanto no sistema como voce sugeriu.
vou esperar lançar as proximas versões pra testar bem elas.
 obrigado pela resposta.  Sem Graça
usuario do linux desde 29/08/10; usuario do ubuntu desde 14/11/10; usuario do kde desde abril de 2011
Turritopsis nutricula
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Ver Perfil
« Responder #3 em: 16 de Abril de 2011, 22:05 »

Para mim é leve.
O game Frogatto & Friends roda com som quando uso o XFCE. No Gnome o som fica engasgando ou em muitas vezes depois de 3 segundos o jogo fica totalmente mudo no Gnome.

Nunca instalei Xubuntu puro. Instalo o xubuntu-desktop no Ubuntu. Ele consome 192 MB logo de início.

Mas quando a próxima versão chegar eu vou para o Xubuntu porque não curto firulas no desktop e o Gnome 3 além de ter mudado muito a maioria dos aplicativos estão escritos em GTK2 e não em GTK3.

Eu economizo cada megabyte dos meus 8 GB de Ram para eu poder abrir mais aplicativos sem engasgar.

Quem sabe depois eu vá pro LXDE (bom para quem tem 256 MB de ram o que não é o meu caso), depois Elightment (consome 64 MB de Ram e apenas 300mhz do processador), depois XPDE (Ou ICEWM que recebe atualizações constantes) e faça um ambiente própio. E já me acostumei com o Blackbox mesmo.

Ou vá pro KDE4 que apesar de ser mais novo e mais pesado, consome menos que o KDE3 que o konqueror file maneger consumia uma memória arretada.

E depois eu vá pro Slackware ou Gentoo ou Debian.
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Ver Perfil
« Responder #4 em: 24 de Maio de 2011, 17:06 »

alersson, faz muita diferença sim.

Eu instalei primeiro o ubuntu, vi que o pc não aguentava, coloquei o pacote xfce, não foi muito diferente. Quando instalei a versão limpa só do xubuntu mesmo foi bem mais veloz.

Claro que é só uma questão de você desativar todas as dependências e questões ligadas ao gnome, mas não tive saco pra aprender isso e optei por uma instalação nova, mais certeira.

Abraço.
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Então Percebi * http://entaopercebi.blogspot.com

Ver Perfil WWW
« Responder #5 em: 24 de Maio de 2011, 21:10 »

tenho o meu pc velho q dei pra minha mãe, ele roda bem o xubuntu.
Então Percebi * Ubuntu é o MELHOR
http://entaopercebi.blogspot.com/p/linux.html
clodoaldops
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Ubuntu 4ever

Ver Perfil
« Responder #6 em: 28 de Maio de 2011, 14:02 »

"Eu instalei primeiro o ubuntu, vi que o pc não aguentava, coloquei o pacote xfce, não foi muito diferente. Quando instalei a versão limpa só do xubuntu mesmo foi bem mais veloz." 2
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Ver Perfil
« Responder #7 em: 28 de Maio de 2011, 14:53 »

Olá alersson ,

O XFCE é sim BEM mais leve e consome bem menos recursos de CPU por exemplo , além de não ter trilhões de dependências como o Gnome.

Com relação a memória , o sistema operacional gerencia a memória de uma maneira não linear e um pouco difícil de ser explicado .

Se vc precisar de mais memória o SO arranjará os processos de uma maneira que poderá liberar uma parte desta memória que esta sendo usada para outros processos.

Aula de SO a parte Sem Graça , acho que vc não devia se preocupar quanto ao consumo de memoria e sim com o consumo de CPU , que no XFCE certamente será menor.

Até mais
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."
brunorota
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Ver Perfil
« Responder #8 em: 05 de Julho de 2011, 01:01 »

Consumo de memória RAM não quer dizer que o sistema é mais pesado.

Quando mais memória RAM consumir, quer dizer que mais programas estão na memória e assim terão um acesso mais rapido.

O xfce pelo que eu usei do gnome, os programas são bem mais velozes.
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Ver Perfil
« Responder #9 em: 02 de Setembro de 2011, 08:19 »

Eu mudei para o xubuntu e realmente é muito leve.
Também customizei ele a minha vontade e instalei sem problemas o menuedit que funciona perfeitamente.

O ubuntu está começando a não dar opções de customização e deixar a gente como um sistema fechado. Espero que isso seja modificado e possamos customizar menus e desktop a vontade. Mas o xubuntu é perfeito, leve, facil de customizar totalmente. Eu coloquei a barra lateral e ficou bem legal como no unique, so que sem os defeitos dele.
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Ver Perfil
« Responder #10 em: 10 de Outubro de 2011, 18:09 »

alersson, faz muita diferença sim.

Eu instalei primeiro o ubuntu, vi que o pc não aguentava, coloquei o pacote xfce, não foi muito diferente. Quando instalei a versão limpa só do xubuntu mesmo foi bem mais veloz.

Claro que é só uma questão de você desativar todas as dependências e questões ligadas ao gnome, mas não tive saco pra aprender isso e optei por uma instalação nova, mais certeira.

Abraço.

Pelo que entendi, tem que desisntalar o ubuntu pra instalar o xubuntu puro. Peguei um note que meu pai tem (mas não usa mto) e instalei o ubuntu em dual boot mas ficou mto lento, o notezinho não aguenta. Eu consigo desinstalar o ubuntu sem mexer no windows pra colocar no lugar o xubuntu?
Ubuntu 11.04
alersson
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Ver Perfil
« Responder #11 em: 10 de Outubro de 2011, 19:55 »

Pelo que entendi, tem que desisntalar o ubuntu pra instalar o xubuntu puro. Peguei um note que meu pai tem (mas não usa mto) e instalei o ubuntu em dual boot mas ficou mto lento, o notezinho não aguenta. Eu consigo desinstalar o ubuntu sem mexer no windows pra colocar no lugar o xubuntu?
sim, voce pode fazer isso, se voce não mexer na partição que está instalado o windows. o procedimento é o mesmo do ubuntu.
spitfire
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Ver Perfil
« Responder #12 em: 11 de Outubro de 2011, 09:45 »

Blz, vlw. É que o Windows instalado é o XP e tá redondinho, rápido pra chuchu, foi um amigo que instalou pra mim. Mas estou colocando todos os computadores que tenho em dual boot, mas mesmo assim, pelo menos no trampo, faz 1 semana que instalei o Ubuntu e há 1 semana não sei o que é windows rsrs.
Ubuntu 11.04
hugoleal85
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Ver Perfil WWW
« Responder #13 em: 21 de Outubro de 2011, 16:05 »

Fiz a instalação limpa de ambos em meu laptop, um MSI X340 (Core2Solo 1.4Ghz, 2GB Ram, Video Intel 4500MHD) , e os resultados com o Gnome não foram nada bons, o sistema ficou extremamente lento. Já com o Xubuntu e seu XFCE o sistema ficou excelente, muito mais leve.

Eu estou rodando atrás de encontrar uma forma de utilizar MPC HC com dxva ativado no LINUX. Se isso já estiver disponível será o último suspiro do Windows 7 em meu Laptop, pois só utilizo o Windows para ver vídeos HD em flash no youtube e vídeos MKV 1080p, o que no Linux não é possível, devido ao pouco poder de fogo de minha CPU.
"A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de  consciência." [Ghandi]
Meu blog
jrkamil
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Cabo Frio - RJ - Brasil

Ver Perfil
« Responder #14 em: 21 de Outubro de 2011, 16:20 »

e o Lubuntu (LXDE) ?   alguem sabe como está ?
ECS A885GM-A2 , Athlon II X2 245, 8 Gb DDR3, nvidia GF 8400GS
Páginas: [1] 2   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: