Autor Tópico: Unity, Ubuntu, Canonical: trollagem ou desinformação?  (Lida 5091 vezes)

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Unity, Ubuntu, Canonical: trollagem ou desinformação?
« Online: 09 de Abril de 2011, 17:26 »
Não sei se o Ubuntu é que vítima de trollagem ou se é simplesmente pura desinformação (ou as duas coisas). Uma desinformação que gera polêmicas como a substituição do GNOME pelo Unity (o que é falso), do Wayland (http://linuxlike.blogspot.com/2010/11/ubuntu-unity-wayland-confusoes.html) entre outras envolvendo inclusive a Canonical.

Quando é que os usuários (muitos, mas nem todos) vão entender que o Unity roda sobre o GNOME e que a interface do GNOME 2 vai estar disponível para escolha dos usuários?

Aliás, a interface do GNOME 2 está disponível até no GNOME 3! (http://www.gnome3.org/faq.html.pt_BR)

Interface do GNOME 2 no 3 = painéis do GNOME 2, embora não seja exatamente o GNOME 2!

Vez ou outra tento retificar publicações inexatas divulgadas na blogosfera, aparentemente em vão. Já que notícias equivocadas se espalham feito vírus da gripe... Isso cansa!  :-[

Hoje propus uma enquete, no Twitter:

O Ubuntu trocou o GNOME pelo Unity?
http://twtpoll.com/xlxp7r


Votemos. Vamos ver no que dá...  

???

Não gostar ou discordar das mudanças é uma coisa.  Mas trollagem é sacanagem. E desinformação é ... falta da informação correta!  ;D

Nosso Twitter: http://twitter.com/linuxlike
« Última modificação: 09 de Abril de 2011, 17:44 por rodrigo.miguel »

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: Unity, Ubuntu, Canonical: trollagem ou desinformação?
« Resposta #1 Online: 09 de Abril de 2011, 18:16 »
Rodrigo, de imediato realmente nao vai haver substituiçao, mas acho que a maior parte da polemica gerada é pelo o que esta por vir, o gnome painel nao vai estar disponivel como opçao pra sempre, isso é fato, considerando esse fato e o tambem fato de que nao havera mais qualquer contribuiçao da canonical para o codigo do gnome-shell e seus futuros descendentes, ha uma preocupaçao, nao com essa versao do ubuntu em especifico, mas do que sera do futuro da distribuiçao.

e isso nao se restringe apenas a questao do gnome-shell x unity, mas se entra na questao de red hat x canonical em relaçao a influencia no projeto gnome. a red hat tem precionado o gnome para seguir um certo caminho, e ela tem esse poder por ser o maior mantenedora da biblioteca gtk, ja a canonical tem certo poder tambem, ja que a sua distribuiçao responde pela esmagadora maioria de usuarios do sistema.

concordo que tem muita gente falando erradamente sobre a questao do unity, mas a discuçao em torno de dele tambem nao se resolve apenas com o esclarecimento de que ainda vai haver a opçao do gnome painel.
Ubuntu Linux 10.10

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Unity, Ubuntu, Canonical: trollagem ou desinformação?
« Resposta #2 Online: 09 de Abril de 2011, 21:09 »
Rodrigo, de imediato realmente nao vai haver substituiçao, mas acho que a maior parte da polemica gerada é pelo o que esta por vir, o gnome painel nao vai estar disponivel como opçao pra sempre

Mesmo quando os painéis do GNOME não estiverem mais disponíveis, ainda sim o Ubuntu estará utilizando o GNOME.

Eu acho que a grande confusão é confundir GNOME Shell com GNOME. O Ubuntu não trocou o GNOME pelo Unity, mas sim o GNOME Shell pelo Unity.

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Unity, Ubuntu, Canonical: trollagem ou desinformação?
« Resposta #3 Online: 11 de Abril de 2011, 21:58 »
Se passar de 100 votações, vira post no blog:

O Ubuntu trocou o GNOME pelo Unity?
http://twtpoll.com/xlxp7r


Vota aí galera!  ;D

Offline FuhFuh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Unity, Ubuntu, Canonical: trollagem ou desinformação?
« Resposta #4 Online: 11 de Abril de 2011, 22:20 »
A Canonical esta a ser muito inteligente.

Tem um produto de sucesso que é o Ubuntu, mas a qualquer momento pode ser ultrapassado. Vejam o exemplo Linux Mint que cresceu muito. O que fizeram ou estão a tentar fazer é fazer eles próprios uma interface que nós "prenda" (Prender em Linux não acontece, mas..) à distro. Eles vão tentar introduzir aos poucos Unity, porque se fosse logo de uma vez iam perder users para na próxima LTS terem Unity 100% no Ubuntu.

Acho inteligente porque a fama não dura sempre.
Ubuntu 10.04 32 Bits - Kernel Omnislash

Offline Bluray

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 75
    • Ver perfil
Re: Unity, Ubuntu, Canonical: trollagem ou desinformação?
« Resposta #5 Online: 13 de Abril de 2011, 09:25 »
Acho que gnome Shell e o  Unity do  ubuntu são interfaces para netbooks e tablets, não para uma estação de trabalho profissional, ou para um utilizador quer total controlo sobre o seu ambiente de trabalho.

Imaginem profissionais a utilizarem o Unit  ;D

 
@CMatomic

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Unity, Ubuntu, Canonical: trollagem ou desinformação?
« Resposta #6 Online: 13 de Abril de 2011, 10:11 »
Acho que gnome Shell e o  Unity do  ubuntu são interfaces para netbooks e tablets, não para uma estação de trabalho profissional, ou para um utilizador quer total controlo sobre o seu ambiente de trabalho.

Comentário perfeito. Assino em baixo.
Pode ser que me surpreendam aos 45 minutos do 2o tempo, mas até agora estou decepcionado com o Gnome-Shell e Unity.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Unity, Ubuntu, Canonical: trollagem ou desinformação?
« Resposta #7 Online: 13 de Abril de 2011, 16:46 »
Acho que gnome Shell e o  Unity do  ubuntu são interfaces para netbooks e tablets, não para uma estação de trabalho profissional, ou para um utilizador quer total controlo sobre o seu ambiente de trabalho.

Comentário perfeito. Assino em baixo.
Pode ser que me surpreendam aos 45 minutos do 2o tempo, mas até agora estou decepcionado com o Gnome-Shell e Unity.

O que não entra na minha cabeça o fato de complicarem o que era simples (dois cliques viram cinco ou mais, maximização de janelas arrastando com o mouse, etc).

Parece o caso do Vista, que era pra ser o XP melhorado, mas ficou pior e mais complicado.

Ainda bem que o mundo Linux (em GTK) não depende só do GNOME. Temos Xfce, LXDE, ... Enquanto GNOME Shell e Unity não me convencem, vou testando e gostando do Xfce...

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Unity, Ubuntu, Canonical: trollagem ou desinformação?
« Resposta #8 Online: 30 de Abril de 2011, 23:34 »
Pelo menos com relação ao GNOME Shell, mordi a língua (ou os dedos...).

Instalei o openSUSE com GNOME 3.
 
Depois de algumas horas no GNOME Shell, fica difícil voltar ao velho GNOME com painéis...

Tenho postado no meu blog um pouco da experiência (as dicas também devem servir para o Ubuntu):
http://linuxlike.blogspot.com/search/label/gnome