Autor Tópico: Problema som notebook GX660 Ubuntu 10.10 ALC888  (Lida 6444 vezes)

Offline trama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Problema som notebook GX660 Ubuntu 10.10 ALC888
« Online: 10 de MAR?O de 2011, 10:25 »
Problema com SOM ALC888 GX660 no Ubuntu 10.10 64 bits

Bem, estou com um problema e se alguem poder dar uma direção, agradeceria =)

Tenho um notebook gx660 da MSI e uso o Windows no HD interno e o Linux no HD externo.

Após a instalação do ubuntu, ele reconhece o som normal, porém, com pouca qualidade, não usando assim, todas as saídas de canais, já que o notebook tem o som da Dynaudio.

Ok, já varri inúmero tópicos e fóruns e consegui a solução parcial que seria adiconar no arquivo /etc/modprobe.d/alsa-base.conf adicionando as linhas options snd_hda_intel model=targa-8ch-dig, alias snd-card-0 snd-hda-intel, options snd-hda-intel model=auto


Até ai tudo bem, reinicio o ubuntu e fica tudo beleza, PORÉM, quando eu desligo e volto novamente, simplesmente o som não sai! (Arrgg).

Atualizei para o alsa 1.0.24, pois o padrão do Ubuntu 10.10 é o 1.0.23. Não resolveu, o mesmo problema!

Logo, descobri que o som estava saindo apenas no fone de ouvido, blz...
Aí eu vou no alsamixer via console, altero lá e nada de sair no som externo do note.
Uso do alsamixer em modo grafico e nada também. Uso o pulseaudio mixer e nada também.

E agora josé? Sou um usuário intermediário do linux (básico / avançado), porém, este problema está me matando, pois gosto de usar o linux em grande parte do tempo. No meu antigo Dell 1545 não tinha problemas algum, mais agora, por se tratar de um hardware específico, também tem estes problemas (temporarios creio eu).

Conto da ajuda de algum amigo linuxzeiro =)
« Última modificação: 23 de MAR?O de 2012, 09:39 por trama »

Offline ClaudioT

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Problema som notebook GX660 Ubuntu 10.10 ALC888
« Resposta #1 Online: 27 de Abril de 2011, 11:42 »
Francamente estou com um problema similar: minha placa de video é Onboard ALC88S Hd , os altos falantes funcionam normalmente porem nenhuma das saidas frontais do pc funcionam.
Não sei se devido a configuração ou drivers.
Ja verifiquei outros topicos, ja mexi no Alsamixer e na minha versão não existe o Alsaconf.
Tentei efetuar modificações em preferencias, porem não adiantou.
Qualquer solução seria grandemente apreciada.
Esta é minha primeira instalação linux e estou perdido.
Grato
Claudio

Offline egomesdesa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Problema som notebook GX660 Ubuntu 10.10 ALC888
« Resposta #2 Online: 05 de Junho de 2011, 20:31 »

Caros ubunteiros,

Aqui resolvi o problema de falta de som instalando o pacote linux-backports-modules-alsa-2.6-??-??-generic

Eu procurei instalar a versão correspondente ao kernel em uso. Em experiências anteriores, tentei instalar versão diferente e não deu certo.

Aqui ficou perfeito!  :D

Note: HP-G42 Intel Core i3

Ubuntu versão 10.04.2

É isso.  ;D

Offline trama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Problema som notebook GX660 Ubuntu 10.10 ALC888
« Resposta #3 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 23:38 »
Galera, boa noite.

Bem, estava um pouco longe do ubuntu, pois estava no último semestre da faculdade e estava descansando um pouco.

Logo, quando voltei, voltei testando a distro 12.04, o Linux Mint, o Fedora...enfim..uma outra versão que talvez eu me desse bem, porém, isso não aconteceu.

No resumo da conversa, voltei pra versão 11.10, e ainda estava com o problema do som, logo, fui novamente atrás da solução!

É só seguir os passos que não tem erro.



Criar o arquivo -> sudo gedit /etc/init.d/soundfix

colar este conteúdo no arquivo:

sudo cp /etc/modprobe.d/alsa-base.conf /tmp/alsa-base.conf
echo "options snd-hda-intel model=targa-8ch-dig" >> /etc/modprobe.d/alsa-base.conf
sudo alsa force-reload
sudo cp /tmp/alsa-base.conf /etc/modprobe.d/alsa-base.conf

Salvar
Fechar arquivo

Dar permissão para o arquivo como executável: chmod +x soundfix (lembre-se, no diretório /etc/init.d)

Feito isso, executar o comando: sudo update-rc.d soundfix defaults

Agora, reinicie o computador e teste.


Para mim funcionou. Vale lembrar que este era um problema antigo, e as vezes quando eu adicionava a opção do modelo no arquivo alsa-base.conf, quando o micro reiniciava, voltava sem som.

Adaptado de (http://ubuntuforums.org/archive/index.php/t-1702376.html).

Testem e digam aqui se funcionou, assim, outros também utilizarão isto como solução.

Abraços, Igor.

Offline lucasdona

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Problema som notebook GX660 Ubuntu 10.10 ALC888
« Resposta #4 Online: 19 de MAR?O de 2012, 14:25 »
Também possuo o som ALC888, mas o meu problema é um pouco diferente, o som funciona perfeitamente até que pára do nada e não toca mais, daí eu dou um reload no alsa "sudo alsa force-reload" e o som volta ao normal e daí não para mais, posso deixar 3 dias tocando direto que não pára, mas pra isso funcionar primeiro tem que travar pra depois dar o reload, já tentei colocar o reload alsa na inicialização do sistema, não adiantou. Alguma dica?

Offline trama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Problema som notebook GX660 Ubuntu 10.10 ALC888
« Resposta #5 Online: 19 de MAR?O de 2012, 15:38 »
Qual a distro que você está usando?

Bem, uma dica seria vc tentar fazer o script acima e ver no que dá.

Se conseguir resolver, posta aqui pra galera.

Abraços.

Offline lucasdona

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Problema som notebook GX660 Ubuntu 10.10 ALC888
« Resposta #6 Online: 19 de MAR?O de 2012, 20:45 »
A distro é Ubuntu 10.10, tentei fazer o procedimento acima, mas não funcionou, mas nem verifiquei se fiz tudo certo, vou verificar e posto aqui o resultado.

Offline lucasdona

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Problema som notebook GX660 Ubuntu 10.10 ALC888
« Resposta #7 Online: 23 de MAR?O de 2012, 08:57 »
Bom dia. Trama, acho que agora funcionou :-), fiz o procedimento citado por vc novamente e até agora fiz vários testes e não parou nenhuma vez o audio.
Muito obrigado, essa dica foi de grande ajuda pra mim, abraços.

Offline trama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Problema som notebook GX660 Ubuntu 10.10 ALC888
« Resposta #8 Online: 23 de MAR?O de 2012, 09:36 »
Que bom cara.

É muito bom saber que a comunidade Free funciona =D

Abraços.