Autor Tópico: Visualização de vídeos no Ubuntu  (Lida 3821 vezes)

Offline Carniceiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Visualização de vídeos no Ubuntu
« Online: 26 de Fevereiro de 2011, 19:25 »
Olá, estou usando o Ubuntu 10.10 x86 em um pc com Core2duo, 4gb de ram e uma nvidia gt240 Gddr5. Tenho instalado o pacote nvidia-current, dos repositórios, que me garante o driver 260.19.06, atualmente, não tão defasado do último da nvidia (x.x.36) e não me causa problemas após a atualização do kernel. Também, tenho instalado tudo que é pacote de multimídia seguindo o tutorial do Claúdio Novais em ubuntued.info
Para reprodução de vídeos uso ou o Totem ou o Smplayer.
Porém, tanto no meu monitor lcd quando na tv de plasma (por hdmi) aparecem falhas, como se fossem linhas horizontais, próximo ao meio da tela em diversas cenas de vários, senão todos, filmes. Sejam de alta definição (maior frequência) ou não. Não preciso dizer o desgosto que é isso, que geralmente acontece nos momentos de ação.
Já troquei os cabos. Uso dois players de vídeos diferentes (será que é algum outro que vai solucionar a questão?). Já testei em telas diferentes. Investiguei na internet se a minha placa de vídeo consegue ser tão fraca de modo a mal reproduzir vídeos e constatei que não. Já tive até, um tempo atrás, o driver do site da nvidia instalado para ver se era a versão (mas ele não era a versão atual - alguém tinha esse problema e resolveu com o driver atual?).
O que resta fazer? São os codecs que não funcionam? O gnu/linux? Os players?
Alguma configuração no "Nvidia x server settings" (creio que está padrão)?
É só desligar o Compiz (selecionei o metacity pelo Compiz Fusion Icon e parece que não desligou direito o compiz)?
Alguém tem um problema parecido? Preciso descrever melhor? É com a Nvidia? Ou só a gt240?
Tem alguma forma de assistir filmes fielmente no ubuntu? Vou ter que usar o vídeo onboard (que nem sei se funciona a contento)?
Agradeço em muito a ajuda!
« Última modificação: 24 de Abril de 2011, 02:07 por Carniceiro »

Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re: Visualização de vídeos no Ubuntu
« Resposta #1 Online: 26 de Fevereiro de 2011, 19:54 »
Tente marcar as opções "Sincronizar a VBlank" no ccsm(Opções Gerais > Definições do Ecrã) e no nvidia-settings(X Server XVideo Settings e OpenGL Settings).
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2011, 19:56 por Falco90 »

Offline Carniceiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Visualização de vídeos no Ubuntu
« Resposta #2 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 02:28 »
Grato Falco90 por ajudar, mas não resolveu completamente. Fiz bem o que disseste.
No monitor de lcd, não sei se é por causa do horário e as vistas cansadas, não enxergo mais as linhas durante a reprodução do vídeo. Mas na tv, ainda dá para visualizá-las, é só começar alguma explosão em "star trek".
Alguma outra sugestão?

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Visualização de vídeos no Ubuntu
« Resposta #3 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 10:34 »
Ola talvez nesse site vc possa encontrar alguma coisa a respeito;

Sidserra--->http://sidserra.phpnet.us/
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Visualização de vídeos no Ubuntu
« Resposta #4 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 10:51 »
Ola talvez nesse site vc possa encontrar alguma coisa a respeito;

Sidserra--->http://sidserra.phpnet.us/

platao, nosso caro colega velox256, tá c/ problema nesse servidor, recomendo o novo blog dele: http://sidserra.blogspot.com/
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Visualização de vídeos no Ubuntu
« Resposta #5 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 12:28 »
Bem lembrado, nao consegui acesso pelo outro endereço.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Carniceiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Visualização de vídeos no Ubuntu
« Resposta #6 Online: 01 de MAR?O de 2011, 23:37 »
Amigos, dei uma boa lida no blog e não encontrei algo específico sobre o meu problema.
Pensei que o driver de saída de vídeo do smplayer fosse a solução. Porém, tentei o "gl" e "gl2" e nada.
Sei lá, o que pode me ajudar lá? Vou ter que procurar na seção de rede? ??? Uma luz, favor?
Ninguém tem algo para se pronunciar sobre a nvidia, filmes, tvs de 50" etc? (acho que o tópico estar nesta seção sub-escondida prejudica sua visibilidade)
Desculpa a demora em responder, voltaram as aulas.
Grato pela atenção,

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Visualização de vídeos no Ubuntu
« Resposta #7 Online: 02 de MAR?O de 2011, 00:44 »
Ola,

Sei lá, o que pode me ajudar lá? Vou ter que procurar na seção de rede? ???

Acredito que a sessão de redes nada tenha a ver com modulos da nvidia.

Ninguém tem algo para se pronunciar sobre a nvidia, filmes, tvs de 50" etc?

Não tenho nvidia, mas uso minha placa Intel juntamente com vlc mediaplayer em minha tv de 42" sem problemas, com o descanso de tela desabilitado.

(acho que o tópico estar nesta seção sub-escondida prejudica sua visibilidade)

Se clicar em http://ubuntuforum-br.org/index.php?action=unread ou em http://ubuntuforum-br.org/index.php?action=unreadreplies , poderá ver que não existem sessões escondidas, mas que todos os topicos são tratados de forma identica pelo mecanismo do forum.


Como já citei, não tenho nvidia, mas pelo que li, cada versão dos modulos nvidia, devem corresponder ao kernel para o qual o modulo foi compilado, existindo assim varias diferenças entre os modulos 260.19.06 e o 260.19.36 como descreveu.

Verifique que seu kernel seja compativel com o modulo nvidia que tem instalado em seu sistema.

[]'s

Offline Carniceiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Visualização de vídeos no Ubuntu
« Resposta #8 Online: 05 de MAR?O de 2011, 22:01 »
Após a última instalação de kernel do maverick (2.6.35-27), instalei o último driver do site da nvidia (260.19.36) e não melhorou nada.
Antes de instalar, eu já tinha feito os passos para a instalação do driver (blacklist, remove nvidia-*, noveau, fora do gdm, reiniciei) e testei com a configuração padrão pós instalação e após ter feito algumas sugestões.
Nada fez desaparecer as falhas.
Importo-me muito em tê-las quando vejo filme na TV. Por isso, estou pensando em desativar o Compiz, fazer o que for. Através do Compiz Fusion Icon eu desligo o compiz? É necessário "encerrar sessão"?
Alguém tem um problema parecido?
Será que algum ajuste na frequência melhorará o vídeo? Como?
Grato na ajuda.

Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re: Visualização de vídeos no Ubuntu
« Resposta #9 Online: 06 de MAR?O de 2011, 08:29 »
Quem sabe fazendo uma instalação nova e nunca ativando compiz nela o bug desapareça...