Autor Tópico: Shutdown com openbox no Maverick  (Lida 5256 vezes)

Offline INapto Camus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Shutdown com openbox no Maverick
« Online: 11 de Fevereiro de 2011, 17:34 »
Tenho um Acer Aspire One ao751h e uso o openbox. Procuro uma forma de desligar o sistema via menu de aplicaçoes. Já tentei configurar o sudo pra me permitir usar o shutdown, mas isso não está funcionando (e o interessante é que é a mesma solução que eu usava em versões anteriores do Ubuntu). Aqui vai uma cópia do meu /etc/sudoers, será que alguém sabe me dizer o que está errado:

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
# /etc/sudoers
#
# This file MUST be edited with the 'visudo' command as root.
#
# See the man page for details on how to write a sudoers file.
#

Defaults   env_reset

# Host alias specification

# User alias specification

# Cmnd alias specification

# User privilege specification
root   ALL=(ALL) ALL
jorge   ALL=(ALL) ALL
jorge   ALL=NOPASSWD: ALL

# Allow members of group sudo to execute any command
# (Note that later entries override this, so you might need to move
# it further down)
%sudo ALL=(ALL) ALL
#
#includedir /etc/sudoers.d

# Members of the admin group may gain root privileges
%admin ALL=(ALL) ALL
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Existe algum grupo Shutdown no qual eu possa me inserir como usuário normal? Se sim, como faço isso?
Desde já, grato pela ajuda.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Shutdown com openbox no Maverick
« Resposta #1 Online: 11 de Fevereiro de 2011, 17:53 »
Porque não faz via dbus? É mais elegante apesar do comando ser gigante.
Código: [Selecionar]
#Desliga
dbus-send --system --print-reply --dest="org.freedesktop.ConsoleKit" /org/freedesktop/ConsoleKit/Manager org.freedesktop.ConsoleKit.Manager.Stop
#Reinicia
dbus-send --system --print-reply --dest="org.freedesktop.ConsoleKit" /org/freedesktop/ConsoleKit/Manager org.freedesktop.ConsoleKit.Manager.Restart
Pra funcionar o sistema tem que ser iniciado com o PolicyKit/ConsoleKit (exec ck-launch-session openbox-session). Se não, coloca isso no sudoers (usando o visudo):
Código: [Selecionar]
usuario hostname=NOPASSWD: /sbin/shutdown -h now,/sbin/reboot
Permitir a execução de tudo é uma péssima ideia.

Offline INapto Camus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Shutdown com openbox no Maverick
« Resposta #2 Online: 11 de Fevereiro de 2011, 19:29 »
Obrigado pela ajuda, mas a sua idéia também não funcionou pra mim u.u
Mais alguém, alguma outra idéia?

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Shutdown com openbox no Maverick
« Resposta #3 Online: 11 de Fevereiro de 2011, 20:25 »
Fez o que eu falei? Você, com certeza, está errando em algum lugar, como não disse como fez, vou chutar umas possibilidades:

1) Via dbus - não iniciou a sessão com o consolekit e dbus e/ou na hora de colocar no menu, não "escapou" as aspas.
2) Via sudoers - não usou o visudo ou não substituiu "usuario" pelo seu usuário e o hostname pelo hostname da máquina.

A propósito, se você não falar ("como", "onde", "com o que"), ninguém vai adivinhar... e o seu problema não vai ser solucionado.

Offline INapto Camus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Shutdown com openbox no Maverick
« Resposta #4 Online: 11 de Fevereiro de 2011, 20:35 »
Certo, então lá vai:
Usei o visudo, editei com meu nome de usuário e o hostname da máquina e fiz exatamente como você falou. Ainda assim, sem resultado. O método dbus eu testei e funciona, mas a minha dúvida é porque o outro não está funcionando. A idéia era não apenas desligar a máquina (embora seja o mais urgente), mas me permitir acessar ferramentas administrativas - como apt e synaptic - sem a necessidade de ficar o tempo todo digitando senha. Muito obrigado pela ajuda, de qualquer forma, e desculpe a falta de informações no último post. E, se você souber como me ajudar com essa dúvida minha, ficarei muito mais feliz. Como já disse, minha máquina é um Acer One ao751h. Instalei o xubuntu 10.10 (ferramentas mais leves que as do gnome, e igualmente funcionais), mas depois instalei o openbox. Qualquer informação a respeito do que pode estar acontecendo será bem vinda ^-^
ps: Até solução definitiva para o sudo, usarei o método dbus que você falou.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Shutdown com openbox no Maverick
« Resposta #5 Online: 11 de Fevereiro de 2011, 21:20 »
A linha só libera /sbin/shutdown -h now e /sbin/reboot, porque -- repetindo -- é uma péssima ideia liberar tudo. Mas, se você não liga pra segurança e quer colocar o sistema em risco, porque não loga como root direto? Tem o mesmo efeito e não envolve o sudoers.

Se vai insistir, resta verificar o /var/log/auth.log