Autor Tópico: "Não é possivel abrir o modem" Ubuntu 10.04 e Gnome ppp  (Lida 15313 vezes)

libonati

  • Visitante
Re: "Não é possivel abrir o modem" Ubuntu 10.04 e Gnome ppp
« Resposta #15 Online: 12 de Fevereiro de 2011, 22:45 »
Citar
Enfim... nao vou desistir, é dificil mas eu estou disposto a ter o trabalho que for.

Valeu por ajudar!

Não sei se você vai encontrar tudo pronto em algum site pela internet. Aproveite a oportunidade para ler. reler, quantas vezes for necessário e tentar resolver o problema.

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: "Não é possivel abrir o modem" Ubuntu 10.04 e Gnome ppp
« Resposta #16 Online: 12 de Fevereiro de 2011, 23:19 »
Calma aí que ainda não chegamos ao fim, ainda tem mais uma coisa que guardei para o final que é isso, segundo o script scanModem, bem nesta parte:

Citar
Download from http://linmodems.technion.ac.il/packages/smartlink/
 the package SLMODEMD_gcc4.4_alsa1.0.21.tar.gz having a compiled slmodemd. Unpack under Linux with:
    $ tar zxf SLMODEMD_gcc4.4_alsa1.0.21.tar.gz
 and read instructions therein. But briefly, the modem is setup with command:
    sudo slmodemd -c YOUR_COUNTRY --alsa hw:0,6
 reporting dynamic creation of ports:
   /dev/ttySL0 --> /dev/pts/N   , with N some number
 Read DOCs/Smartlink.txt and Modem/DOCs/YourSystem.txt for follow through guidance.

Você pode baixar o pacote SLMODEMD_gcc4.4_alsa1.0.21.tar.gz deste link aqui:

http://linmodems.technion.ac.il/packages/smartlink/SLMODEMD_gcc4.4_alsa1.0.21.tar.gz

coloque ele na sua pasta de usuário e descompacte o mesmo. Depois entre na pasta com o comando:

cd /home/gabriel/SLMODEMD_gcc4.4_alsa1.0.21

e depois execute o comando:

sudo killall slmodemd

sudo mv -f /usr/sbin/slmodemd /usr/sbin/slmodemd_backup

sudo ./setup

e depois:

sudo modprobe low_level_driver

este último comando pelo que entendi do arquivo 1st_Read.txt do pacote baixado, bem neste ponto aqui:

Citar
==========Very Short Usage summary===============
To install the slmodemd providing modem activation functions, run with root permission:
# ./setup
or on Ubuntu like Distros
$ sudo ./setup

Afterwards read the following, and browse other included files.
 
First insert an ALSA modem driver.
# modprobe low_level_driver
among low_level_ drivers listed below
# slmodemd --alsa -c YOUR_COUNTRY modem:1
If using a CD boot, instead:
# ./slmodemd --alsa -c YOUR_COUNTRY modem:1

This creates the modem ports
       /dev/ttySL0 --> /dev/pts/N  
and prepares for later High Level  slmodemd functions.  
A separate dialer utility (wvdial, kppp, kinternet, pon  etc) is needed to configure a dialout.
In case of problems, send an email with details to: discuss@linmodems.org
Details and minor variants follow.

Reinicie o PC e tente a conexão indo ao menu Aplicativos > Internet > GNOME PPP. Caso não se conecte abra o terminal e digite:

sudo /usr/sbin/slmodemd --perm=0666 -c BRAZIL --alsa hw:0,6 &

não feche o terminal após esse comando, observe qualquer mensagem e vá novamente ao Aplicativos > Internet > GNOME PPP e tente a conexão outra vez. Ao tentar a conexão pelo discador gnome-ppp veja que tem um botão chamado registro, veja se é possível clicar nele e cole aqui todo o seu log ok.


PS: Não vá reinstalar o Ubuntu, pois os passos que estou colocando aqui é levando em consideração que você já fez todos os outros ok. Também tenho sempre em mente que você faz tudo direitinho do que vou falando, portanto caso nada dê certo releia tudo e se tiver vontade e disposição refaça tudo vendo onde pode ter entendido ou feito de forma errada.
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2011, 23:24 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: "Não é possivel abrir o modem" Ubuntu 10.04 e Gnome ppp
« Resposta #17 Online: 12 de Fevereiro de 2011, 23:36 »
Olá a todos. Fiz uma busca. É de 18 de outubro do ano passado mas quem sabe pode resolver.
http://ubuntued.info/modem-sm56-chipset-motorola-no-ubuntu

Olha só, o modem dele não é o motorola sm56 como ele pensava e sim uma placa de som especial (HDA) que faz o papel de modem também, portanto o uso do driver smartlink compilado da forma normal não funciona para ele. Tem de compilar na forma ALSA e é aí que está o problema.

Esse seu link é de um tuto que deveria citar a fonte original, pois o usuário Alarcon aqui do fórum faz todo o trabalho de criar um pacote com tudo que é necessário para ativar modems que usam o driver smartlink no Ubuntu e sequer citam o nome dele no artigo, isso é que de lascar.

Ainda falam algo equivocado:

Citar
...houve um filho de Deus que resolveu compilar um pacote que resolve e muito os nosos problemas...
fonte: http://ubuntued.info/modem-sm56-chipset-motorola-no-ubuntu

isto está errado, pois na verdade o pacote que o nobre alarcon fornece são os pacotes .deb necessários para aquela versão do Ubuntu (32bits) + o driver smartlink ainda para ser compilado + um script que faz tudo de maneira automática, portanto não é um pacote compilado e sim uma automação do que o usuário teria de fazer manualmente para compilar o driver, inclusive a configuração do discador.
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2011, 23:48 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

libonati

  • Visitante
Re: "Não é possivel abrir o modem" Ubuntu 10.04 e Gnome ppp
« Resposta #18 Online: 13 de Fevereiro de 2011, 10:14 »
Olá linuser104. Coloquei a disposição o que encontrei googlando. Cabe a você setar para o link do Alarcon em sua ajuda, que aliais nem sabia que o Alarcon está fazendo este bom trabalho. Abraços.

                                                                              Abandonando tópico...

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: "Não é possivel abrir o modem" Ubuntu 10.04 e Gnome ppp
« Resposta #19 Online: 13 de Fevereiro de 2011, 10:55 »
Olá linuser104. Coloquei a disposição o que encontrei googlando. Cabe a você setar para o link do Alarcon em sua ajuda, que aliais nem sabia que o Alarcon está fazendo este bom trabalho. Abraços.

                                                                              Abandonando tópico...

Isso de setar para o tópico do alarcon faço inúmeras vezes em tópicos que falam em conexão discada e que por acaso o driver que ativa o modem seja o driver smartlink. Também sempre afirmo que a pessoa mais indicada para ajudar nisso seria ele, mas não me furto de ajudar porque já usei internet discada e fui muito ajudado pelas dicas do alarcon e então aprendi um pouquinho sobre isso.

Não sei se você acompanhou esse tópico por todos os textos, o caso do colega é particular e embora aparentemente use o driver smartlink, ele deve compilar de outra forma que não a original e o pacote do alarcon só faz a forma original que é a mais comum ou talvez pela experiência dele a forma alsa não funcione mais ou dê tanto trabalho que ele resolveu retirar ela dos seus pacotes.

Por fim eu indiquei lá nos comentários do link que fala sobre o motorola sm56 quem é o verdadeiro dono dos pacotes (eles falam em filho de Deus) que é comentado no site. Assim é mais justo. É uma questão de educação citar a fonte que foi usada para determinado artigo.

Nada tem haver com culpa sua ok, só aproveitei para falar aqui sobre a não divulgação da fonte no link que por acaso foi postado por você.
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2011, 11:09 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline qew

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: "Não é possivel abrir o modem" Ubuntu 10.04 e Gnome ppp
« Resposta #20 Online: 13 de Fevereiro de 2011, 12:09 »
Hey gente, calma :)

Eu li bastante também sobre isso, tanto que eu ja havia baixado esse pacote que tu mandou, porém eu acho que havia utilizado da maneira errada, pq dessa vez... Deu certo!!! Estou postando do Ubuntu!

Não sei como te agradecer, muito obrigado mesmo! linuser104!

Valeu mesmo! mesmo!

Como posso te agradecer cara? :D \o/
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2011, 14:29 por qew »

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: "Não é possivel abrir o modem" Ubuntu 10.04 e Gnome ppp
« Resposta #21 Online: 13 de Fevereiro de 2011, 16:20 »
Hey gente, calma :)

Eu li bastante também sobre isso, tanto que eu ja havia baixado esse pacote que tu mandou, porém eu acho que havia utilizado da maneira errada, pq dessa vez... Deu certo!!! Estou postando do Ubuntu!

Não sei como te agradecer, muito obrigado mesmo! linuser104!

Valeu mesmo! mesmo!

Como posso te agradecer cara? :D \o/

Que bom que tenha conseguido ativar seu modem. ;D

Também aprendi mais uma coisa, agora sei como fazer funcionar o driver smartlink para modems do tipo HDA. Só não havia te indicado desde o começo essa solução porque já tinha visto o alarcon indicar essa solução de usar o SLMODEMD_gcc4.4_alsa1.0.21.tar.gz (ou versão inferior) e a pessoa retornava que não tinha dado certo, então ou a pessoa fez algo errado ou faltou alguma informação extra tipo o comando:

sudo modprobe low_level_driver

esta aí nunca tinha visto o alarcon falar, então pode ser o pulo do gato. ;)
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline qew

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: "Não é possivel abrir o modem" Ubuntu 10.04 e Gnome ppp
« Resposta #22 Online: 14 de Fevereiro de 2011, 13:34 »
Pode ser, nao entendo muita coisa entao nao posso te dizer... mas é isso. To muito feliz! \o/

Obrigado cara!