Bom, já tentei umas "n" distribuições aqui, dentre Ubuntu, Fedora, openSUSE, Mandriva, Satux, Debian, Arch, Linux Mint, Pardus, PCLinuxOS, dentre outras. Meu notebook se recusou a reconhecer a resolução certa na maioria delas; e algumas sequer funcionaram (e em casos mais extremos nem mesmo instalaram - na hora de abrir o instalador, a atividade do HD parava e só ficava uma tela preta). Ainda tentei umas soluções não-Linux, como FreeBSD (que eu não entendi bulhufas...) e OpenSolaris - sem absolutamente nenhum sucesso. Estou cada vez mais convencido de que esse meu notebook não foi feito para sistemas UNIX/Linux.
Ainda me restam duas opções (e nenhuma delas inclui instalação de "RUIMdoU$$$ Piratation"): tentar um derivado do BeOS ou comprar um notebook com chipset NVidia ou ATI. E agora?
Eliseu,
Brother, a situação não é realmente agradável. As distro Linux estão tendo muitos problemas com compatibilidade de Placas de Vídeo, como nosso próprio companheiro Memel nos informou ali e eu também já compartilhei dos meus problemas com ATI Radeon HD3200. Acredito eu que, as empresas de placas de vídeo ainda não descobriram que o futuro está ligado diretamente ao software livre e, concomitantemente, ao linux.
Eu agora descobri o
https://bugs.launchpad.net/ubuntu e, coincidentemente achei outras 9 pessoas que reportaram o mesmo erro que eu quanto ao Unity + ATI Radeon HD 3200 (
https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/unity/+bug/666715). Vale a pena se cadastrar e conferir. Eu me subscrevi no Bug para receber qualquer nova msg ou atualização quanto ao seu status.
Talvez lá vc descubra pessoas que tem o mesmo problema que o seu, ou até a solução. Eu ainda só não entendo a SIS que não dá suporte nenhum para Software livre. A Maior concorrente d Linux, (Lixosoft), depois que criou o Knect tentou entrar na justiça contra o cara que criou um patch de utilização do mesmo em software livre. Por fim, retirou o processo porque o Knect começou a vender MUITO mais do que só para os consumidores do Xbox 360.
Eu, por exemplo, não compro pc's com placas SIS porque sei da dificuldade de adequação com o Linux. Elas que perdem com isso. Mas continua sendo um grande infortúnio para quem as tem.
Vamos aguardar as melhoras....
PS: FreeBSD é Punk Pacas!!!