Autor Tópico: Decisões que podem deixar o Ubuntu para trás da concorrência  (Lida 4863 vezes)

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Decisões que podem deixar o Ubuntu para trás da concorrência
« Online: 29 de Dezembro de 2010, 03:22 »
Estou desde o início de setembro testando o Ubuntu 11.04, natty em meu pc.
Diria que essa versão instável está sem bugs muito confiável por sinal.
Mas não gostei do novo Ubuntu com relação as mudanças

Primeiro :
Eu não gostei do Unity, mas para contornar isso basta na tela de login do ubuntu escolher logar com sistema tradicional. Depois que entrei pela primeira vez estava sem a barra do gnome-panel, tive que dar um ctrl+t para abrir o terminal e instalar o gnome-panel e depois clicar com a direita do mouse no painel adiconar o relógio e outras coisitas.

Segundo:
Não gostei do OpenJdk
O Ubuntu está deixando o OpenJdk no lugar do java da sun por achar que está mais estável (mas tente abrir o site do banco do brasil com o openjdk e verão que é impossível), agora você não acha o java da sun nem nos repositórios non-free do Ubuntu, se quiser instalar tem que ir ao site da Sun

Terceiro:.
O Ubuntu quer trocar o GDM ser pelo LightDM outra porcaria, ainda não aconteceu mas já é planejado.

Essas decisões que vão deixando o Ubuntu sucetível a perder adeptos, eu mesmo na minha próxima instalação vou deixar o Debian como linux Oficial.
 Não entendo um sistema como o Ubuntu é que o mais tem usuários devido a facilidade de uso, querer complicar o uso do sistema com o Unity que anti-intuitivo, tente procurar onde se configura o sistema, os programas, além do que é uma interface feia e simplista parece aquelas interface de criança com uns ícones grandes.

Conclusão:
O sistema tem que vir com aquilo que gostamos já padrão, ou se for para trocar alguma coisa que seja por algo superior e não inferior. Aliás o gnome deveria ter mantido o gnome-panel que a maioria está adaptada e não trocado pelo gnome-shell. E o Ubuntu deveria ter acompanho o gnome escolhendo então pelo menos o gnome-shell e não o Unity.
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Decisões que podem deixar o Ubuntu para trás da concorrência
« Resposta #1 Online: 29 de Dezembro de 2010, 03:34 »
Achei o gnome-shell muito ruim de usar.

Ao contrário de você, achei o Unity muito intuitivo, mais até que a própria interface quem vem com o gnome.

Mas concordo contigo quando diz que é extremante feia!

Eu só saio do 10.04 no 12.04 e olhe lá, pois estou acompanhando o Mint LMDE (rolling release) numa máquina virtual aqui em casa e estou gostando muito.

O java não tinha sido movido para o repositório partner?
E eu lembro que no 10.10, o java só foi adicionado no repositório na versão RC, se não me falha a memória, então, acho que farão o mesmo com o Natty.
(fonte: http://www.webupd8.org/2010/10/sun-java-finally-uploaded-to-ubuntu.html )
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2010, 03:37 por bred81 »
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline Ernesto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
    • Ver perfil
Re: Decisões que podem deixar o Ubuntu para trás da concorrência
« Resposta #2 Online: 30 de Dezembro de 2010, 11:20 »
"Velhas regras e hábitos devem ser rejeitados, só assim é que algo novo pode ser criado." Célebre frase de Michael Cretu.

Offline lanhezini

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: Decisões que podem deixar o Ubuntu para trás da concorrência
« Resposta #3 Online: 30 de Dezembro de 2010, 15:54 »
O OpenJDK funciona perfeitamente com todos os aplicativos Java que já tentei usar (incluindo o site do Banco do Brasil). Já verificaste se o plugin IcedTea foi instalado?

Um abraço,

Lauro Anhezini Jr.

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Decisões que podem deixar o Ubuntu para trás da concorrência
« Resposta #4 Online: 30 de Dezembro de 2010, 17:20 »
Acredito que o usuário mais interessado deverá procurar por meios de manter o sistema com o modo de usar que já está acostumado a usar; além disso, não há só o Ubuntu pra ser usado, há também o Debian e, como já falaram, o Mint. Isso pra não dizer que o Ubuntu tem a tradição de inovação e esse tipo de coisa muitas vezes não agrada. Eu mesmo não uso Ubuntu, prefiro o Debian que é mais tradicional mas não menos funcional.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Decisões que podem deixar o Ubuntu para trás da concorrência
« Resposta #5 Online: 30 de Dezembro de 2010, 18:07 »
"Ubuntu e Linux
O Ubuntu continuará com os avanços significativos que fez este ano e, finalmente, levará o Linux a um merecido reconhecimento no mercado de desktops - talvez, até no de dispositivos móveis -se tornando um forte concorrente até mesmo entre o público não especializado.

Em particular, a combinação da nova interface com o sistema gráfico Wayland, finalmente, promete levar as próximas versões do Ubuntu ao que pode ser considerado o primeiro e verdadeiro Linux para as "massas".

De fato, prevejo grandes e boas novidades para este sistema operacional open source no próximo ano, como também imagino que o Linux continuará firme no quesito servidores e o Windows continuará desaparecendo em meio a uma nuvem de malwares."
Vejam o artigo por inteiro : http://idgnow.uol.com.br/mercado/2010/12/28/7-previsoes-do-universo-open-source-para-2011/

Usuário Linux- 449417

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Decisões que podem deixar o Ubuntu para trás da concorrência
« Resposta #6 Online: 30 de Dezembro de 2010, 18:15 »
O OpenJDK funciona perfeitamente com todos os aplicativos Java que já tentei usar (incluindo o site do Banco do Brasil). Já verificaste se o plugin IcedTea foi instalado?
É lógico que tenho o plugin do IcedTea no Ubuntu. Ele já vem padrão no natty.
"Velhas regras e hábitos devem ser rejeitados, só assim é que algo novo pode ser criado." Célebre frase de Michael Cretu.
Concordo desde que seja para melhor o que não é o caso. Quero ver se quando instalar o natty afinal daqui a pouco ele fica estável,se você ficará com o unity ou trocará pelo velho hábito.
Acredito que o usuário mais interessado deverá procurar por meios de manter o sistema com o modo de usar que já está acostumado a usar; além disso, não há só o Ubuntu pra ser usado, há também o Debian e, como já falaram, o Mint.
Concordo, que não existe empecilho para usar o Ubuntu eu mesmo deixei do modo que gosto, só estou dizendo que alguém inexperiente que nunca viu o Ubuntu e irá pegar a interface pela primeira vez do unity não sabe que pode mudar. E isso pode fazer esse usuário inexperiente deixar de usar o Ubuntu. Por isso o tema do tópico.
 Também já disse que tenho o Debian virtualmente na minha máquina e na próxima instalação ele será o sistema oficial em minha máquina. Não vou deixar de usar o Ubuntu mas daí ele rodará em segundo plano virtualmente.
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline Darth Vader

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 323
    • Ver perfil
Re: Decisões que podem deixar o Ubuntu para trás da concorrência
« Resposta #7 Online: 30 de Dezembro de 2010, 19:21 »
ihhhhh, mermão, eu sempre achei um saco esse lance de atualizações cavalares do Ubuntu mas ao que parece eles querem dar um guinada realmente homérica na distro.

Pelo jeito terei que mudar de uma vez por todas mesmo... trocar meu velho e querido Ubuntu pelas distros mais emergentes e, ao que parecem, bem aceitas  por uma grande parcela de linuxers.
Vamos começar os testes novamente... :-\

Fazer o quê, não é mesmo?

Abraços.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Usuário Linux- 449417

Offline Pedru

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 232
    • Ver perfil
    • Livre Linux
Re: Decisões que podem deixar o Ubuntu para trás da concorrência
« Resposta #9 Online: 31 de Dezembro de 2010, 07:44 »
Testei o Gnome-Shell que vem com o Ubuntu 10.04 e está realmente uma derma. Ainda não testei a nova versão do Gnome-Shell, mas pelo jeito que vi no Youtube, também é derma.

Não testei ainda o Unity, mas não gostei do que vi. Mas não se apavorem, o LinuxMint, que é baseado no Ubuntu, não vai virar adepto do Unity nem Gnome-Shell, vai manter o bom e velho GNOME.

Pode ser uma oportunidade boa para instalá-lo.

Ou então instalar o Kubuntu...

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Decisões que podem deixar o Ubuntu para trás da concorrência
« Resposta #10 Online: 31 de Dezembro de 2010, 11:29 »
Tai, adoro essas teorias baseadas no gosto pessoal que são levadas como se fossem verdade de todos!

Também gosto das pessoas que fazem concepção das coisas sem usar.

Eu não usei o Unity, não to com pressa de usar, até porque adoro o gnome como é e sou meio resistente a mudanças, mas como não testei não sei se vai ser uma boa, ou não. E não fico muito preocupado, acho que o gnome é ótimo para personalização, e muito provavelmente poderemos tirar todos essas novidades e voltar ao bom e velho gnome com facilidade (assim espero).

Tem algumas mudanças (como a do Wayland) que me deixa com preocupações, mas mais pela incerteza de que se vão inicialmente se adequar ao meu hardware, mas como outras distros vão indo pelo mesmo caminho acho que não deva assim ser algo tão ruim. Isso só o tempo vai dizer!

No final não sei se alguém que investiu tanto em algo (no Ubuntu) vai fazer algo tão sem pensar assim. Aguardemos gente, aguardemos, e o mais legal, se der errado mesmo existem muitas outras distros por ai (como o Mint mesmo) que podemos desfrutar sem as prometidas mudanças.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Decisões que podem deixar o Ubuntu para trás da concorrência
« Resposta #11 Online: 05 de Janeiro de 2011, 09:07 »
Tai, adoro essas teorias baseadas no gosto pessoal que são levadas como se fossem verdade de todos!

Também gosto das pessoas que fazem concepção das coisas sem usar.

Eu não usei o Unity, não to com pressa de usar, até porque adoro o gnome como é e sou meio resistente a mudanças, mas como não testei não sei se vai ser uma boa, ou não. E não fico muito preocupado, acho que o gnome é ótimo para personalização, e muito provavelmente poderemos tirar todos essas novidades e voltar ao bom e velho gnome com facilidade (assim espero).

Tem algumas mudanças (como a do Wayland) que me deixa com preocupações, mas mais pela incerteza de que se vão inicialmente se adequar ao meu hardware, mas como outras distros vão indo pelo mesmo caminho acho que não deva assim ser algo tão ruim. Isso só o tempo vai dizer!

No final não sei se alguém que investiu tanto em algo (no Ubuntu) vai fazer algo tão sem pensar assim. Aguardemos gente, aguardemos, e o mais legal, se der errado mesmo existem muitas outras distros por ai (como o Mint mesmo) que podemos desfrutar sem as prometidas mudanças.

penso assim também
tenho visto uns vídeos do unity, e estou gostando; e quem ñ gostar é só mudar p/ o gnome, só ainda ñ sei se isso pode ser configurado p/ entrar o gnome direto
mas pelo que já vi, aquela barrinha pode ser bem útil p/ novatos
qto a outras mudanças também hj feliz/ o ubuntu, conseguiu essa força p/ fazer isso.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline wildner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
Re: Decisões que podem deixar o Ubuntu para trás da concorrência
« Resposta #12 Online: 05 de Janeiro de 2011, 10:17 »
Desde que acompanho este Forum a galera reclamava por que o Ubuntu não fazia inovações maiores e que chamassem a atenção dos usuários, agora eles estão fazendo e a galera está reclamando.

Outra coisa que sempre acontece é que a cada mudança a galera reclama pra caramba e depois se derrete de amores pelas mudanças, salvo exceções. De maneira geral a maioria dos comentários e rumores são precipitados.

Se o Ubuntu estivesse em alfa 6 ou RC até que daria razão a vcs, mas está em alfa 1. Não entendo a precipitação.

Até hoje a Canonical errou muito pouco nas suas escolhas, tudo que fizeram influenciou as outras distros também.

Sou esperançoso de que o 11.04 será o melhor Ubuntu lançado até agora, assim como ocorreu com os lançamentos anteriores, muitos reclamam do 10.10 ou de outros lançamentos, mas sem dúvidas os lançamentos sempre são melhores do que as versões antigas, minha única reclamação é que alguns lançamentos são crus e somente após 30 dias é que ficam estáveis e sem bugs.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Decisões que podem deixar o Ubuntu para trás da concorrência
« Resposta #13 Online: 05 de Janeiro de 2011, 10:46 »
Isso está parecendo quando passaram os botões para a esquerda, hehehe.
Usuário Linux- 449417

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Decisões que podem deixar o Ubuntu para trás da concorrência
« Resposta #14 Online: 06 de Janeiro de 2011, 01:18 »
olha, eu uso o gnome e adoro ele. Adoro usar o esquema docky + barra superior.

Porém hoje uso um esquema diferente. Awn + dockbarx sem nenhuma barra do gnome, bastante parecido ao KDE e o Win7.
Essa mudança do Unity vai ficar boa lá pelo 12.04

Quanto ao wayland, quem sabe no 13.04~10 não saia algo de fato BOM!

A galera acha que tudo demora muito no Linux. O "problema" é que é tudo anunciado assim que o projeto começa. Em qualquer outro software o anuncio já vem com data marcada pois o software já está pronto.

Unity e wayland são mudanças profundas no sistema. Leva tempo, get easy.