Autor Tópico: Microfone não funciona no Asus eeePC 1201T (10.10)  (Lida 7586 vezes)

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Microfone não funciona no Asus eeePC 1201T (10.10)
« Online: 27 de Dezembro de 2010, 15:43 »
O microfone do meu eeePC 1201T não funciona (nem o microfone do próprio netbook nem o externo). No Windows funciona sem problemas mas no Ubuntu 10.10 não funciona de forma alguma (não testei no 10.04 porque o net é novo e o 10.10 foi o primeiro que instalei nele). Mesmo no modo Live CD, o microfone não funciona.

O resultado do comando lspci deu 00:14.2 Audio device: ATI Technologies Inc SBx00 Azalia (Intel HDA).

Já pesquisei em vários tópicos aqui do fórum, no fórum Ubuntu americano, no Google, etc. Já são vários dias tentando resolver mas não consegui. Já fiz de tudo que foi sugerido, desde o mais elementar (checar se o microfone não está marcado como mudo na opção Preferências do ícone do painel) até testar várias alternativas na opção model de options snd-hda-intel model=........ no arquivo alsa-base.conf em /etc/modprobe.d

Parece que todas as sugestões são sempre para equipamentos específicos (tipo Sony Vaio, Acer, etc.) mas nenhuma para o 1201T (uma que achei, sugeriu uma opção de model que foi eeepc-p901 ou algo assim mas a única coisa que a opção resolveu foi deixar mudo o alto-falante embutido quando plugo o headphone mas o microfone continua sem funcionar).

Já tenho um eeePC 1000H e nele não há problemas.

Se desse para resolver nem que fosse através do microfone externo já seria de grande ajuda.

Um abraço.

edição 07/01/11: testei no Live CD do 10.04 e o microfone funcionou. Copiei o arquivo "alsa-base.conf" que estava ativo no modo de Live CD e substituí o existente no 10.10. O microfone continuou sem funcionar. Pensando seriamente em desinstalar o 10.10 e instalar o 10.04 pois, para falar via Skype, tenho que ir para o Windows.
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2011, 17:23 por RamonB »
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline Thiago-MGMB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Microfone não funciona no Asus eeePC 1201T (10.10)
« Resposta #1 Online: 26 de Janeiro de 2011, 00:25 »
Olá meu nobre...

Estou passando pelo mesmo problema que você, já fiz algumas tentativas em vão, existem uns scripts pea rede que prometem mundos e fundos, mas até agora não consegui nada, meu EEEPC eh o mesmo que o seu, com 320 de hd e tudo.
As teclas de atalho eu achei alguns scripts prometendo resolver, mas também não se resolveram, mas isso pra mim naum faz falta, já que as principais funcionam, que são as de volume, mudo e coisas do tipo, mas o MIC assim como pra vc, faz muita falta, pois uso muito skype.
Já fui até o canal IRC (#ubuntu-br), mas infelizmente não consegui nenhuma solução.
Não sou muito de acordo em fazer downgrade pro 10.04, acho que isso é fugir do problema. Um dos motivos pelo qual eu não abandonei a idéia de conseguir uma solução para esse desconforto, pois é a unica coisa que está me atrapalhando em usar o UBUNTU em pleno vapor.
Bom... eu gostaria de saber de você, se você já conseguiu alguma solução, ou qualquer tipo de coisa...
Aguardo uma posição sua e da comunidade, caso contrário vou esperar o 11.04, contando que ele venha com esse BUG corrigido...
Saudações a todos ...

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Microfone não funciona no Asus eeePC 1201T (10.10)
« Resposta #2 Online: 27 de Janeiro de 2011, 11:09 »
Caro Thiago-MGMB,

Ainda não consegui resolver o problema. Aparentemente, não tem solução. Já vi registro dele no Launchpad, com solução ainda pendente.

Já testei, inclusive, com o Linux Mint 10 (se você não está familiarizado, é de outra comunidade mas também é baseado no Ubuntu). E aconteceu um fato interessante: no modo Live USB, o microfone funciona mas quando instalo o Mint ele deixa de funcionar. Tentei, inclusive, entrar no modo Live USB e copiei o arquivo alsa-base.conf em que o microfone funciona e o levei para o Mint instalado. Não adiantou. Voltei, então, ao Ubuntu 10.10.

Acabei resolvendo o problema "por tabela": eu tenha uma webcam com microfone embutido. Este funciona sem problemas. É mais uma "traquitana" para levar em viagens mas resolve por enquanto.

Em tempo: não sei se fazer o downgrade para 10.04 vai resolver seu problema. Eu testei no modo Live USB com o 10.04 e ele também não reconheceu o microfone.

Um abraço.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Microfone não funciona no Asus eeePC 1201T (10.10)
« Resposta #3 Online: 30 de Janeiro de 2011, 17:22 »
Vendo um post sobre Acer, tentei uma solução que resolveu parcialmente o problema: eu incluí, na última linha do arquivo alsa-base.conf na pasta /etc/modprobe.d/ o seguinte comando
Código: [Selecionar]
options snd-hda-intel position_fix=1 model=3stack
Quando rebootei o computador, o gravador de som passou a gravar (com um chiado de fundo mas não muito forte). No entanto, o Skype continua sem reconhecer o microfone (só o embutido na webcam, como expliquei em outro post).
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline Thiago-MGMB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Microfone não funciona no Asus eeePC 1201T (10.10)
« Resposta #4 Online: 03 de MAR?O de 2011, 01:42 »
Olá meu nobre... Saudações!

Meu caso ainda está sem soluções, já fiz diversas tentativas de solucionar esse problema, espero que no 11.04 funcione perfeitamente...
Uma solução que encontrei foi um adaptador de audio usb, que foi reconhecido muito bem.
Mas vamos ver ... parece q somos poucos com esse problema, pois aqui na comunidade não vi mais ninguém com esse problema.
Sem mais ... abraço a todos!

Offline jtmdias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Microfone não funciona no Asus eeePC 1201T (10.10)
« Resposta #5 Online: 20 de Abril de 2011, 18:54 »
Olá.
Tenho um ASUS F50Z e também tenho esse problema com o microfone.
Infelizmente não tenho como fugir a isso...Sempre que tenho reuniões ou chamadas via skype, lá tenho que ligar o Windows, infelizmente...
sudo apt-get moo

Offline wd40rj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Microfone não funciona no Asus eeePC 1201T (10.10)
« Resposta #6 Online: 16 de Fevereiro de 2013, 21:55 »
Pessoal, tenho um ASUS 1201T e agora que precisei de uma qualidade melhor no meu MIC também me deparei com o incomodo chiado.
Pesquisando na internet encontrei o link a seguir que direcionou a resolução do problema apesar de não ter seguido os exatos passos.

http://tecnologa.blogspot.com.br/2010/05/ruido-de-fundo-no-ubuntu-resolvido.html

Uso o Ubuntu 12.10  e na linha de comando executei alsamixer.
No alsamixer diminui a zero a opção MIC BOOST e aumentei ao máximo o MIC.

Boa sorte a todos !

Abraços.