Autor Tópico: Testemunha: Conheci o Ubuntu através do meu ex-colega de design  (Lida 4183 vezes)

Offline GustavoReis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 143
  • Linux User desde set/2010
    • Ver perfil
Testemunha: Conheci o Ubuntu através do meu ex-colega de design
« Online: 19 de Dezembro de 2010, 20:36 »
Olá pessoal!

Boa noite, pessoal!

Eu gostaria de dar minha testemunha de história de como eu conhecer... pois esta é a categoria de depoimentos. Depoimento é sinônimo de testemunha. Eu sei que vocẽs não gostam de ler muito, mas é muito bom ler muito a história porque é saudável para os olhos e para o cérebro.

Eu tenho 21 anos. Sou surdo-mudo de nascimento e sou de Aparecida, SP.

Quando eu era criança e adolescente, antigamente eu odiava e não gostava de Linux. Eu achava Linux muito feio, difícil e complicado. Eu era um preguiçoso em informática, apesar de eu ser estudioso e inteligente em artes e línguas estrangeiras.

Pela primeira vez, eu era adolescente e conheci o Linux, mas não me lembrei da distro de Linux, mas acho que era Suse, meu padrasto comprou um antigo computador do ano 2002. Fiquei curioso e mexi no Linux, joguei aquele jogo japonês de dominó, mas cansei-me, conheci os programas de Linux, eu os achei estranhos e feios, não gostei, pedi para meu padrasto formatar e instalar o Ruindow$.

Pela segunda vez, no Natal de 2007, em Campinas, meu tio comprou um computador novo da marca SIM Ago e com o sistema operacional de Linux para meu avô, eu mexi tanto no Linux e era curioso com isso, joguei o mesmo jogo japonês, eu tentei instalar alguma coisa, mas achei estranho e não entendi. Meu tio e meu irmão não gostavam de Linux e queriam formatar o Linux e instalar o Ruindow$. Meu irmão se achou dono do computador, embora ele pertencesse ao meu avô, até que deixou a casa dos meus avós e foi para Rio de Janeiro com meus pais.

Quando eu morava no Rio de Janeiro este ano, o computador do meu padrasto estragou e ambos os Ruindow$ XP e Ruindow$ Seven morreram e apareceram uma tela azul de morte. Para o pior, meu padrasto acabou comprando um novo computador super, caríssimo, com 1TB de disco rígido e 3GB de memória e 4 processadores e com Windows 7 Professional original.

Em maio de 2010, eu conheci meu colega de design gráfico e web design gráfico através do blog religioso de fé e humor cristãos do irmão que também é designer gráfico. Fiquei curioso com o blog do meu colega e conheci o Inkscape e fiquei impressionado com o programa de Inkscape e de Gimp, ele me falou que eles são gratuitos. Ele me falou de Avidemux, Cinelerra, de BrOffice, etc. Instalei tudo no Ruindow$ e curti muito o Inkscape e o Gimp. Comecei a estudar muito o Inkscape.

Quando eu conversei com ele no MSN, a imagem de Kopete apareceu na foto dele, ela me assustou, perguntei a ele por que ele usava a foto de dragãozinho, ele me falou que era Kopete, fiquei curioso e perguntei o que era isso, ele me disse que Kopete era um programa de Ubuntu. Pesquisei o Ubuntu e descobri que Ubuntu era um programa de Linux. Vi o desktop de Ubuntu pelo site e fiquei encantado. Ele brilhou os meus olhos. Meu ex-colega me contou que ele não tinha vírus, ele me convenceu e me incentivou a testar o Ubuntu. Fiquei duvidando de segurança e criptografia de Windows e me preocupei muito porque a casa da minha amiga foi assaltada e o computador dela foi roubado. Meu ex-colega me contou que Ubuntu tem mais segurança e mais criptografia que restringe muito o acesso dos ladrões às pastas pessoais, obrigando-os a formatar tudo para não pegar nada.

Descobri a lista de diferença de versões de Window$ $even e fiquei indignado com a hipocrisia de Ruimicro$oft porque Windows Seven básicos não têm criptografia e segurança e são comprados quase em todos os notebooks.

Meu sonho sempre era ter um notebook desde meus 18 anos. Mas como meus pais são muito egoístas, eles não queriam me dá-lo no meu aniversário nem no Natal.

Descobri o CD de Ubuntu que meu padrasto escondeu no armário. Quando meu padrasto comprou um novo computador, ele ia me dar o antigo, mas por egoísmo, ele não queria me dá-lo. Eu disse a ele que eu queria instalar o Ubuntu. Ele não permitia, não acreditava, disse que eu era burro, preguiçoso e não sabia mexer em Linux, me ameaçava e me proibia de instalar o Ubuntu. Ele preferiu que eu usasse o Windows. Ele usava o Windows Seven para me manipular e restringir meus acessos e minhas pastas pessoais, eu não pude instalar os softwares livres. Ele também usava o Windows Seven para invadir as minhas conversas e os meus e-mails. Windows é o pior fofoqueiro.

Por isso, fiquei indignado e passei a odiar mais com raiva o Windows e me cansei de Windows, pois ele me privou muito. Virei arqui-inimigo do Windows Seven. Desabafei e conversei com o meu ex-colega e a irmã da igreja que eu pretendia migrar para Ubuntu.

Mudei-me para a casa dos meus avós e ganhei a independência e a liberdade. Comprei um notebook Dell Inspiron com Windows Seven original (sim, eu o odeio, por causa de muito limite, de muita privacidade, etc.).

Quando eu me lembrei do incentivo e do encorajamento do meu ex-colega, eu decidi pedir ajuda do meu amigo da igreja que é especialista em Linux, mas decidi instalar sozinho e enfrentei as dificuldades. Instalei sozinho o Ubuntu 10.04 em setembro e fiquei satisfeito com a interface do Ubuntu, mas ainda achei difícil, porque eu não consegui entender e instalar, eu ia pedir ajuda do mesmo amigo, mas decidi pesquisar sozinho e descobri as dicas no Baixaki. Aprendi sozinho a instalar no repositório ou central de programas e consegui instalar, também fiquei muito curioso com o terminal, me diverti e consegui instalar com o terminal. Aprovei o Linux.

Também não parei de pesquisar como eu abrir os programas de Adobe e o dicionário Lingoes com o Wine. Eu era muito dedicado e estudioso. Eu não era mais aquele preguiçoso da época antiga. Por sorte, eu consegui abri-los com o Wine e me surpreendi. Foi muito sucesso.

Quando eu conheci o Ubuntu 10.10, fiquei ansioso e esperei a chegada dele, e após a chegada, instalei o Ubuntu 10.10, fiquei satisfeito e aprovei a nova interface e as novas cores vivas de Ubuntu e o design do sistema, que me lembram dos anos 60, 70 e 80. Lembravam-me das hippies com roupas de cores vivas e da discoteca dos anos 60 em que John Travolta dançava. Aprovei e curti muito. Eu me cansei muito de Windows e migrei para Ubuntu em partição separada.

Infelizmente uso dual boot e dependo ainda do Ruindow$ por causa dos programas de Adobe que uso para estudar e me tornar profissional porque as agências de design exigem. Mas como fui aprovado no vestibular de administração, pretendo montar uma agência de design e os computadores com Ubuntu Studio e softwares livres para me livrar das dependências dos programas de Adobe.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Testemunha: Conheci o Ubuntu através do meu ex-colega de design
« Resposta #1 Online: 21 de Dezembro de 2010, 14:04 »
Tudo de doce para você colega, que você consiga evoluir no Linux e na vida, que é uma luta incessante.
Usuário Linux- 449417

Offline bitetti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 103
  • Spartans to night we dinner with Mickey Mouse!!!
    • Ver perfil
    • Wild Witch Project
Re: Testemunha: Conheci o Ubuntu através do meu ex-colega de design
« Resposta #2 Online: 21 de Dezembro de 2010, 14:24 »
Sim esses problemas com Adobes da vida que os designers insistem em cultuar como milagrosos.
Eu queria saber dos designers oque eles estão achando agora q tem uma briga entre Apple e Adobe.

A verdade é que vocÊ não precisa de um software bom para ser bom, procure por "mouzart couto" e "el diablo criativo" no google.
 

Offline Pedru

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 232
    • Ver perfil
    • Livre Linux
Re: Testemunha: Conheci o Ubuntu através do meu ex-colega de design
« Resposta #3 Online: 23 de Dezembro de 2010, 04:50 »
Pois é. Eu também detestava Linux, apesar de antes nunca ter visto ou mexido em um. Era influência do meu pai. Mas quando conheci o Ubuntu 8.10 (através de um amigo que disse que o Ubuntu não tinha vírus) fiquei encantado e instalei...

Continuo hoje com o Ubuntu 10.04 (não instalei o 10.10 ainda), mas em dual-boot com o Windows por causa de alguns jogos.

Sobre o Mozart Couto que o bitetti citou, o blog dele é esse: http://blogdodesenhador.blogspot.com/

Ando acompanhando e ele divulga o software livre. Ele é um desenhista (muito bom por sinal) e divulga o GIMP e Linux :).

Booa sorte pra você, cara. O Ubuntu é realmente um ótimo software.

Offline GustavoReis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 143
  • Linux User desde set/2010
    • Ver perfil
Re: Testemunha: Conheci o Ubuntu através do meu ex-colega de design
« Resposta #4 Online: 23 de Dezembro de 2010, 19:52 »
Olá pessoal!

Boa noite!

Ao loca100, agradeço a você pelo seu elogio. Foi uma luta incessante mesmo.

Ao bitetti e ao Pedru, eu conheci o blog Diablo Criativo, é um blog excelente, mas não conheço o Moazart Couto, mas obrigado por divulgar-me esses dois blogs interessantes. Adicionei-os aos favoritos.

Feliz Natal e Boas Festas a vocês!

Offline GustavoReis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 143
  • Linux User desde set/2010
    • Ver perfil
Re: Testemunha: Conheci o Ubuntu através do meu ex-colega de design
« Resposta #5 Online: 27 de Dezembro de 2010, 20:32 »
Olá Bitetti, ainda tenho uma dúvida,

Como você me disse: A verdade é que você não precisa de um software bom para ser bom, procure por "mouzart couto" e "el diablo criativo" no google.

É verdade que você está dizendo que eu não preciso ser muito bom profissional em Adobe ou em outros programas e as agências de design não precisam que eu seja muito bom profissional?