Autor Tópico: Smartphone e Ubuntu  (Lida 35021 vezes)

Offline Redwall3D

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Smartphone e Ubuntu
« Online: 11 de Novembro de 2010, 18:31 »
Ok, pessoal! Minha pergunta é sobre smartphone e Ubuntu. Tenho meu Ubuntu 10.04 no meu note Dell sem problemas. Quero
adquirir um smartphone mas estou em duvida sobre o iPhone 4G e o Samsung Galaxy i9000 (com Android). Alguém já testou
a compatibilidade destes aparelhos com o Ubuntu? Como vou investir um bom $ nisso, quero opinião para não me arrepender,
embora eu esteja tendendo ao iPhone 4.
Thanks...

Offline Redwall3D

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Smartphone e Ubuntu
« Resposta #1 Online: 12 de Novembro de 2010, 19:14 »
Bom, já que ninguem parece interessado em responder a pergunta... alguem tem um smartphone bom para recomendar? Alguem usa smartphone com Ubuntu? Eu uso um XingLing que comprei para testar e funciona bem com o Ubuntu. Agora quero passar para um smart de verdade... Fiz um comparativo
de diversos e fiquei naqueles dois aí do post anterior.

Offline postenga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 234
    • Ver perfil
Re: Smartphone e Ubuntu
« Resposta #2 Online: 18 de Novembro de 2010, 21:29 »
Uso um galaxy lite com android e funciona bacana pela banshee. Reconhece de boa e troco minhas musicas com facilidade. Tem até um programinha legal chamado android indicator. Ele fica no tray e avisa se vc tiver longe do cel se tocou, recebeu msg de texto e etc via Wireless

http://code.google.com/p/android-notifier/

Offline Redwall3D

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Smartphone e Ubuntu
« Resposta #3 Online: 18 de Novembro de 2010, 21:57 »
Puxa, parceiro, obrigado pela resposta.... Estou tendendo para o Galaxy i9000 mesmo por diversas razões. Fiz um comparativo segundo minhas necessidades
e embora o iPhone seja um item de qualidade superior em muitos aspectos, a dificuldade e a pilantragem de muitos vendedores (já que as operadoras não tem o produto) torna o negócio muito arriscado.
Assim, a tendencia é buscar o Galaxy (e quem sabe sobrar para ajudar na compra de um Galaxy Tab mais adiante). Pelas raizes comuns acho que o Android e o Ubuntu tem boas chances de se entenderem bem. Quando o bichinho estiver na mão quero fazer um review no meu blog.
Thank you!

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Smartphone e Ubuntu
« Resposta #4 Online: 19 de Novembro de 2010, 01:34 »
Também estou de olho num Android, mas seria um modelo mais em conta se comparado ao seu.

Vou ser bem sincero, não sei como é a compatibilidade dele ou do iPhone com o Linux.
O que mais estou levando em conta são os aplicativos que já estou acostumado usar no Ubuntu para a escolha da plataforma móvel.


Como o meu uso será mais para organização pessoal e tem vários programas que já uso aqui, achei que o Android se encaixa melhor nos meus planos.
Vou mostrar os motivos disso!

Aplicativos para Android e Ubuntu:

  • TweetDeck (para Android e Ubuntu)
  • Dropbox Mobile X Ubuntu One para Android (se bem que eu prefiro o SugarSync por ele ser mais completo, porém não tem versão para Linux)
  • Prey Project, que seria um "rastreador" para casos de perdas/roubos (embora não seja garantia de sucesso) e tem versões para Android e Ubuntu.
  • TeamViewer para assistência remota (em breve terá versão para Android ... para o Ubuntu já tem!)
  • Wolfram Alpha, que resolve problemas de matemática, estatística, física, química e mais uma porrada de coisas, incluindo assuntos de humanas e biológicas! (tem versão para Android e, no Ubuntu, uso como complemento para o Chrome)
  • Evernote, que uso para organização pessoal (tem versão para Android e, no Ubuntu, uso o cliente NeverNote juntamente com o capturador web para Chrome e o do Opera)
  • Skype para ligações gratuitas (versão mobile e versão para Linux que, aliás, também está nos repositórios dos parceiros da Canonical)
  • Opera Mobile X Firefox (codinome Fennec para Android)
  • sem falar da perfeita sincronia entre a Agenda do Google => Thunderbird* com o complemento Lightning => agenda do Android

* Obs.: para quem usa o Evolution, leia esse tópico => http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,71278.msg396634.html#msg396634

Fora esses aplicativos, tem alguns que rodam apenas no Android e também pesam na minha escolha:

  • Droid48, que é um emulador da boa e velha calculadora programável da HP (é o número 7 dessa lista de aplicativos para Android)
  • Photoshop Express, que é gratúito!
  • Winamp que tem versão Android e, embora também tenha versão para Linux, não a considero por ser muito fraca!
  • Google Maps off-line no Android
  • tem o Fring para ligações gratúitas que, embora o povo fala que tem muita qualidade nas chamadas, não sei se usaria por ter pouca gente que o usa. De qualquer forma, não deixa de ter o seu valor!

Todos os programas que citei que rodam no Android/Ubuntu ou apenas Android, são gratuitos!

Um aplicativo que me faria muita falta, seria o AutoCAD WS (que é a versão mobile) e também é gratúito!
Só que esse só roda no iOS (iPhone + iPad).
Aliás, esse aplicativo roda na nuvem.
Aqui explica melhor: http://cad-botequim.typepad.com/cad_botequim/2010/10/autocad-ws-mobile.html

Acho que o maior problema para que usa Android são as atualizações dele.
Até mesmo os modelos top de linha sofrem com isso!
Imagine só os de entrada!

Hoje em dia, vejo que a tendência é escolher os smartphones pela variedade de aplicativos para ele.
Mesmo o iOS sendo o campeão nisso, o Android está crescendo muito e tem mais opções gratuitas.

Como disse no início do post, dou prioridade para os que eu já uso aqui no meu Ubuntu e que tenham versões mobile.  ;)



Offline Redwall3D

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Smartphone e Ubuntu
« Resposta #5 Online: 21 de Novembro de 2010, 18:09 »
Fatecano, muito bom mesmo o seu post. Obrigadão. Bom, parece incrível, mas tem muita gente que fala deste ou daquele gadget, mas não vi muita gente se preocupando com a idéia de compatibilidade. Um equipamento top é muito legal, mas não adianta se não for compativel com outros que a gente tiver. Essa deve ser a idéia das empresas pro futuro. No meu caso, além do celular obvio, quero poder ter acesso e carregar meus arquivos em qualquer lugar: fotos, videos, musica, arquivos PDF, OpenOffice e MS Office, com capacidade de conectar com equipamentos via bluetooth (chega de carregar cabo USB por aí) para transferir. E se além disso ainda der para navegar via wi-fi ou outro meio, melhor. Ainda temos as funções de GPS, camera e TV digital em alguns casos. O problema é confiar no comércio, pois tem muito picareta aí, vendendo gato por lebre. Tô convidando o pessoal que tiver info sobre smartphones que deram certo com Ubuntu.... postem aqui, tem muita gente que de repente tá precisando dessa informação atualizada (o Natal 2010 taí e vem muita coisa nova)..... Não sei se pode postar links aqui, mas tem um site português muito bom para se saber dos lançamentos na Europa e outras idéias bacanas: é o planetgeek.com (tem o www antes).

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Smartphone e Ubuntu
« Resposta #6 Online: 22 de Novembro de 2010, 01:25 »
Citar
No meu caso, além do celular obvio, quero poder ter acesso e carregar meus arquivos em qualquer lugar: fotos, videos, musica, arquivos PDF, OpenOffice e MS Office, com capacidade de conectar com equipamentos via bluetooth (chega de carregar cabo USB por aí) para transferir. E se além disso ainda der para navegar via wi-fi ou outro meio, melhor.

Recentemente, o Google Docs liberou edição de arquivos para Android 2.2 ou iOS 3.0.

http://www.garotasemfio.com.br/blog/2010/11/19/editando-no-google-docs-mobile/

Citar
Bom, parece incrível, mas tem muita gente que fala deste ou daquele gadget, mas não vi muita gente se preocupando com a idéia de compatibilidade. Um equipamento top é muito legal, mas não adianta se não for compativel com outros que a gente tiver.

Você tem toda a razão.
Eu até achei uma lista de compatibilidade, mas ela é antiga pra caramba!
É de 2007!

http://br-linux.org/linux/compatibilidade-linux-pda-ou-smartphone

Pesquisei em outros lugares também e, pelo menos por enquanto, não achei nada.
Então resolvi fazer essa mesma pergunta na página do Mundo sem fio no Yahoo! Grupos.

O que tiver de novidades por lá eu coloco aqui para centralizar.

Se alguém quiser acompanhar, fica ai o link:

http://br.groups.yahoo.com/group/mundosemfio/message/89427



Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Smartphone e Ubuntu
« Resposta #7 Online: 23 de Novembro de 2010, 22:38 »
Fora o tópico que abri no Mundo sem fio, abri esse outro aqui no grupo do Android:

http://groups.google.com/group/androidbrasil/browse_thread/thread/17dcea04506cf94e/04b1c0c96c3e08fa#04b1c0c96c3e08fa

Já aprendi várias coisas legais lá!  :P

Quando sobrar um tempo, eu pego as idéias principais e centralizo aqui.
Assim não precisa fazer cadastro lá nesses grupos.  ;)


Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Smartphone e Ubuntu
« Resposta #8 Online: 25 de Novembro de 2010, 05:34 »
Gente, vou colocar apenas um resumo do que eu entendi nessas listas de discussão.

O pessoal delas foi muito legal comigo.
Só não vou colocar os créditos das informações porque foram várias pessoas que me ajudaram, mas nos links da para ver quem foi e com mais informações do que estou colocando aqui.

Aahh... minhas dúvidas "bobas" são de uma pessoa que nunca teve smartphone na vida e ainda esta aprendendo coisas básicas!  ;)

Essa frase aqui resumiu quase tudo:
Citar
Cara, Android não foi feito para Sync dele com nenhum SO.
O Sync dele é com a nuvem, email, contato, agenda, é tudo Google.

Até fiquei sossegado de não correr o risco de comprar um aparelho que pode não ter um bom suporte aqui no Ubuntu.

Isso porque todo o trabalho é feito online e qualquer cliente de e-mail trabalha bem com o e-mail, a agenda de contatos e eventos do Google.
No caso de sincronizar fotos, músicas, vídeos e documentos no geral, da para usar o Dropbox e o Ubuntu One numa boa!
É uma pena que o SugarSync ainda não tem versão para Linux, pois ele é mais completo que os outros.

Para quem tem o Froyo (versão 2.2 do Android), tem como sincronizar aplicativos instalados e parece que até as configurações, desde que entre de cara logado na conta do Google associada ao aparelho.
Caso não tenha essa última versão do Android, podemos usar o AppBraim que sincroniza a lista de aplicativos instalados.

Existem opções pagas, com o Funambol (sincroniza contatos, fotos, agenda e push para email..) e também o WebSharing (transferência de arquivos via Wi-Fi).

Ainda não achei uma forma de não depender tanto de conexão com a internet.
Pensei em alguma sincronia por Bluetooth no Thunderbird e não apenas a transferência manual de arquivos, mas não achei nada até agora.
Peguei a idéia nessa ótima dica do als:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,53103.msg417640.html#msg417640

Seria legal se alguém tivesse mais informações sobre outras plataformas e colocasse aqui!
« Última modificação: 25 de Novembro de 2010, 05:48 por fatecano »

Offline B.affonso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
    • Ver perfil
Re: Smartphone e Ubuntu
« Resposta #9 Online: 26 de Novembro de 2010, 12:42 »
Amigos,
estou pesquisando sobre um novo telefone.
Fiquei na dúvida entre o samsung galaxy 5 I5500 com android e o samsung star 3g gt5620.
Existêm algumas diferenças básicas entre eles incluindo o preço !!

Venho perguntar se algum dos dois consegue ler os docs do openoffice/msoffice e ler PDF.
E qual dos dois possui maior facilidade de instalação de aplicativos !
E é claro, qual possui maior compatibilidade com o nosso ubuntu !

Se puderem me ajudar !!
Abraços !
Bruno Vieira Affonso

Offline FranciscoLima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
  • Usando o Ubuntu 10.04
    • Ver perfil
    • linuxnomicro.blogspot.com
Re: Smartphone e Ubuntu
« Resposta #10 Online: 26 de Novembro de 2010, 18:49 »
Amigos,
estou pesquisando sobre um novo telefone.
Fiquei na dúvida entre o samsung galaxy 5 I5500 com android e o samsung star 3g gt5620.
Existêm algumas diferenças básicas entre eles incluindo o preço !!

Venho perguntar se algum dos dois consegue ler os docs do openoffice/msoffice e ler PDF.
E qual dos dois possui maior facilidade de instalação de aplicativos !
E é claro, qual possui maior compatibilidade com o nosso ubuntu !

Se puderem me ajudar !!
Abraços !

Eu tenho um Samsung Star 3G GT-S5620B - Dá para fazer algumas coisas bem legais nele, mas baixar novos aplicativos só java. O único local que faz menção ao Android é no arquivo de licenças, no site da Samsung, diz apenas 'sistema operacional proprietário padrão'.

Tinha ideia de usar bastante o leitor de pdf, mas não gostei muito dele; acabei me adaptando melhor a arquivos em html.
O Opera Mini 5 funciona muito bem nele; tenho usado bastante.
No Ubuntu só tenho usado ele para acessar os arquivos, carregar filmes e músicas, não testei nenhum tipo de aplicativo de sincronização de agenda telefônica, compromissos, etc.

Arquivos .doc, .xls, .odt ou ods, só consigo abri-los (apenas os textos) quando são anexos do Gmail, via o próprio navegador, não consegui de outra forma.

Ele é bem limitado ao uso de seus próprios aplicativos.

Até...

Offline Redwall3D

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Smartphone e Ubuntu
« Resposta #11 Online: 26 de Novembro de 2010, 22:33 »
Gente, este post tá indo melhor do que eu pensava....pelo jeito o assunto é quente e merecia mais atenção do pessoal do Ubuntu, para facilitar a vida de nós "Ubuntu mortais" na compatibilidade de nossos smarts com o PC. Eu imaginava que deveria ocorrer uma compatibilidade do tipo eu poder baixar apps do Android Market no PC (Ubuntu) e depois instalar no Galaxy... E outras coisas mais também, do tipo fazer sincro de arquivos e usar backup de coisas importantes entre os dispositivos. Senão, não teria muita graça pagar mais de 1000 reais por algo que trabalha como um pendrive de 50 pila. Acho que merecemos mais. Talvez eu esteja esperando demais dos smarts. Em todo caso vou continuar pesquisando e domingo vou dar uma volta nas lojas pra ver se decido entre o Galaxy S e o iPhone 4 (se eu encontrar algum) pois teve aquela noticia de que o Lucid Lynx ia ter compatibilidade nativa com o iPhone. Até eu decidir vou ler muito ainda....

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Smartphone e Ubuntu
« Resposta #12 Online: 26 de Novembro de 2010, 22:58 »
Acho que o maior problema seria os fabricantes não criarem software para linux, para este tipo de tarefa, como fazer com windows.

Isto vai muito da quantidade de solicitação, se eles recebessem uns 2 milhões de pedidos, acho que começariam a pensar em fazer.

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Smartphone e Ubuntu
« Resposta #13 Online: 26 de Novembro de 2010, 23:20 »
Citar
No caso de sincronizar fotos, músicas, vídeos e documentos no geral, da para usar o Dropbox e o Ubuntu One numa boa!
É uma pena que o SugarSync ainda não tem versão para Linux, pois ele é mais completo que os outros.

Acabei de ver que estão fazendo um cliente do SugarSync para Linux: http://sugarsync.hivelive.com/posts/d0c3310dff

Site do projeto: http://mwillis.co.uk/projects/sugarsync-linux-client

Citar
Eu imaginava que deveria ocorrer uma compatibilidade do tipo eu poder baixar apps do Android Market no PC (Ubuntu) e depois instalar no Galaxy...

Como eu disse, nunca tive smartphone e não sei como é a instalação nesse caso.
Mas o que pensei aqui é na possibilidade de baixar no Ubuntu e passar por Bluetooth (Sistema > Preferências > Bluetooth) para o aparelho.
Nesse caso, imagino que não seria necessário um aplicativo para a comunicação entre os dois.
Seria possível?

Só uma curiosidade: alguém já digitou smartphone, Android, celular (...) na central de programas?
Aparecem algumas opções lá!
Só que ainda não sei para o que elas servem.
Deve ter alguma coisa interessante por lá!  ;)

Tem um utilitário para sincronizar a agenda do iPod Touch e iPhone: ical2sqlite.


Edit:

Aahhh, o TeamViewer que tanta gente usa aqui no Ubuntu já está disponível para Android!

http://www.teamviewer.com/download/mobile.aspx
« Última modificação: 26 de Novembro de 2010, 23:24 por fatecano »

Offline Redwall3D

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Smartphone e Ubuntu
« Resposta #14 Online: 27 de Novembro de 2010, 13:21 »
Ideia interessante, botei na pesquisa da Central de Programas e apareceram os itens assim:
iPhone  - 28 itens
smartphone - 26 itens
Android - 8 itens
cell phone - 8 itens
celular - 3 itens
PDA - 52 itens
Alguns itens deu para entender pra que servem, tem coisa boa, mas tem muita coisa que nem se faz ideia pra que serve.
Para minha surpresa, meu Ubuntu (Dell Inspiron) tinha já aplicativos para iPhone instalados que eu nem sabia.