Autor Tópico: Reformulação visual do Fórum Ubuntu-PT  (Lida 74887 vezes)

Offline Blau_Araujo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
  • Pelamordedeus!!! Eu quero ser apenas um usuário!!!
    • Ver perfil
    • Desenho Livre
Reformulação visual do Fórum Ubuntu-PT
« Online: 23 de Outubro de 2010, 12:04 »
1. Introdução

Com base em nossas conversas, tomei a liberdade de providenciar este tópico. Aqui poderemos interagir durante todo o processo de desenvolvimento do novo tema SMF a ser aplicado no fórum. Este processo não é um concurso de temas, mas um esforço colaborativo no sentido de produzir um tema finalizado que esteja em harmonia com as novas diretrizes de design adotadas pelo Ubuntu a partir do ano corrente.

2. Requisitos

Todos estão convidados a participar, mas a colaboração fatalmente irá exigir uma ou mais das habilidades técnicas listadas abaixo:

  • Conhecimentos básicos de HTML/CSS
  • Conhecimentos básicos de PHP
  • Uso intermediário/avançado do Inkscape
  • Uso básico do Gimp

Também é imprescindível que o colaborador seja capaz de hospedar e compartilhar os arquivos que produzir.

3. Tipografia

  • Todos os textos aplicados em imagens deverão utilizar a fonte "Ubuntu Sans" (está nos repositórios).
  • Os textos no HTML devem ser formatados com as famílias (nesta ordem): Tahoma, Verdana, Helvetica, Arial, sans-serif
  • Os códigos devem utilizar a fonte monoespaçada padrão do visitante.

4. Arquivos Fonte

Todos os arquivos originais necessários para os nossos trabalhospodem ser baixados de: http://devosws.com/forum-pt/

5. Atualizações

Todas as atualizações dos arquivos fonte estarão disponíveis no endereço acima.

6. Observações

1. Não serão aceitos arquivos e/ou mensagens relativas a este projeto em MP ou e-mail pessoal. O nosso processo de discussão e desenvolvimento deve manter-se transparente e público.

2. Toda colaboração será considerada uma proposta, portanto sujeita a inclusão ou não nas versões do tema.

3. Ao participar deste projeto, o colaborador aceita licenciar suas contribuições sob os termos da GNU/LGPL2 e da licença SMF.

7. Colaboram com este projeto (*)

- Blau Araujo
- irtigor
- ...

(*) Atualizado à medida que recebemos colaborações

« Última modificação: 25 de Outubro de 2010, 12:35 por Blau_Araujo »
Convite confraternização: Mora perto de Osasco e está afim de curtir um blues? Então me encontre toda quinta à partir das 21h no Jegue's Bar. Bons papos, cerveja gelada e o som eletrizante do Trio Macomba Blues. A entrada é franca! Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo,341 - Centro - Osasco/SP

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Reformulação visual do Fórum Ubuntu-PT
« Resposta #1 Online: 24 de Outubro de 2010, 00:28 »
http://github.com/irtigor/ubuforum [é só um ponta pé/vou tentar melhorar]

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Reformulação visual do Fórum Ubuntu-PT
« Resposta #2 Online: 24 de Outubro de 2010, 13:28 »
Pra colaborar só preciso das minhas habilidades (básicas) em html, css e php?
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline Blau_Araujo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
  • Pelamordedeus!!! Eu quero ser apenas um usuário!!!
    • Ver perfil
    • Desenho Livre
Re: Reformulação visual do Fórum Ubuntu-PT
« Resposta #3 Online: 24 de Outubro de 2010, 13:58 »
http://github.com/irtigor/ubuforum [é só um ponta pé/vou tentar melhorar]

Parabéns pela proatividade! :) Estou baixando seus arquivos para testar. Abraços!
Convite confraternização: Mora perto de Osasco e está afim de curtir um blues? Então me encontre toda quinta à partir das 21h no Jegue's Bar. Bons papos, cerveja gelada e o som eletrizante do Trio Macomba Blues. A entrada é franca! Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo,341 - Centro - Osasco/SP

Offline Blau_Araujo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
  • Pelamordedeus!!! Eu quero ser apenas um usuário!!!
    • Ver perfil
    • Desenho Livre
Re: Reformulação visual do Fórum Ubuntu-PT
« Resposta #4 Online: 24 de Outubro de 2010, 13:59 »
Pra colaborar só preciso das minhas habilidades (básicas) em html, css e php?

Exatamente... com isso e muita paciência para explorar os códigos dos temas do SMF você consegue ser bastante útil.

Abraços
Convite confraternização: Mora perto de Osasco e está afim de curtir um blues? Então me encontre toda quinta à partir das 21h no Jegue's Bar. Bons papos, cerveja gelada e o som eletrizante do Trio Macomba Blues. A entrada é franca! Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo,341 - Centro - Osasco/SP

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Reformulação visual do Fórum Ubuntu-PT
« Resposta #5 Online: 24 de Outubro de 2010, 14:50 »
Pra colaborar só preciso das minhas habilidades (básicas) em html, css e php?

Exatamente... com isso e muita paciência para explorar os códigos dos temas do SMF você consegue ser bastante útil.

Abraços
Beleza, quando acabar o período de provas na faculdade, vou dar uma mão aqui!
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Reformulação visual do Fórum Ubuntu-PT
« Resposta #6 Online: 25 de Outubro de 2010, 13:38 »
Melhorei o "readme" (do github) e criei uma galeria: http://dl.dropbox.com/u/2402301/index.html

//o dropbox tá com uma formatação estranha e as imagens sem descrição direito (olhe os nomes).
« Última modificação: 25 de Outubro de 2010, 13:43 por irtigor »

Offline Blau_Araujo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
  • Pelamordedeus!!! Eu quero ser apenas um usuário!!!
    • Ver perfil
    • Desenho Livre
Re: Reformulação visual do Fórum Ubuntu-PT
« Resposta #7 Online: 25 de Outubro de 2010, 14:05 »
Melhorei o "readme" (do github) e criei uma galeria: http://dl.dropbox.com/u/2402301/index.html

//o dropbox tá com uma formatação estranha e as imagens sem descrição direito (olhe os nomes).

Cara! Isso tá ficando sensacional! Eu estou com um problema aqui para instalar o SMF local. Assim que resolver, vou tentar novamente suas mods.

Abração!

Convite confraternização: Mora perto de Osasco e está afim de curtir um blues? Então me encontre toda quinta à partir das 21h no Jegue's Bar. Bons papos, cerveja gelada e o som eletrizante do Trio Macomba Blues. A entrada é franca! Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo,341 - Centro - Osasco/SP

Offline filipevix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
  • Linux User: #526205
    • Ver perfil
Re: Reformulação visual do Fórum Ubuntu-PT
« Resposta #8 Online: 25 de Outubro de 2010, 14:06 »
Melhorei o "readme" (do github) e criei uma galeria: http://dl.dropbox.com/u/2402301/index.html

//o dropbox tá com uma formatação estranha e as imagens sem descrição direito (olhe os nomes).
fico muito legal a sua ideia!
"The Future is Open"

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Reformulação visual do Fórum Ubuntu-PT
« Resposta #9 Online: 25 de Outubro de 2010, 14:10 »
Blau_Araujo esse SMF é ruim pra danar de instalar, segui o tutorial lá deles e não passei da página de entrada (falava de erro na pasta languages...)

Fiz no "vai ou racha" (chmod 777 -R...). Depois se você conseguir de outra forma, coloca aqui.

Offline Blau_Araujo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
  • Pelamordedeus!!! Eu quero ser apenas um usuário!!!
    • Ver perfil
    • Desenho Livre
Re: Reformulação visual do Fórum Ubuntu-PT
« Resposta #10 Online: 25 de Outubro de 2010, 14:18 »
Blau_Araujo esse SMF é ruim pra danar de instalar, segui o tutorial lá deles e não passei da página de entrada (falava de erro na pasta languages...)

Fiz no "vai ou racha" (chmod 777 -R...). Depois se você conseguir de outra forma, coloca aqui.

ruim é pouco! caso típico de "linguiça e política, melhor não saber como se faz"... rs

duas coisas:

1. você já consegue empacotar as mods no padrão de tema do SMF? Se sim, vou colocar o SMF no meu servidor para que todos possam ter acesso e testar.

2. querendo conversar mais rapidamente, estou sempre online no canal #ubuntu-br-artwork no freenode.net

Convite confraternização: Mora perto de Osasco e está afim de curtir um blues? Então me encontre toda quinta à partir das 21h no Jegue's Bar. Bons papos, cerveja gelada e o som eletrizante do Trio Macomba Blues. A entrada é franca! Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo,341 - Centro - Osasco/SP

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Reformulação visual do Fórum Ubuntu-PT
« Resposta #11 Online: 25 de Outubro de 2010, 16:21 »
Já dá pra usar. Subi no dropbox um .zip, deve funcionar "out-of-box" (mas precisa existir o tema "default").

Obs: Se o css "cair" no padrão, vai na aba "temas e definições", clica no nome do tema (Ubuforum) e muda:

O URL deste tema: http://caminho/do/servidor/Themes/ubuforum
O URL das imagens deste tema: http://caminho/do/servidor/Themes/ubuforum/images

Aqui eu tive esse problema, mas deve ser porque eu já tenho ele instalado... se não não funcionar com você, eu dou uma olhada melhor.

//Ainda estou pegando o jeito da coisa, também é preferível usar a versão do github (lá tá sempre "fresquinho"), mas o .zip/tar.gz de lá não funciona sem reempacotar.

//Consegui ser claro? O smf "cai" no default, por isso são poucos arquivos.

Offline Blau_Araujo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
  • Pelamordedeus!!! Eu quero ser apenas um usuário!!!
    • Ver perfil
    • Desenho Livre
Re: Reformulação visual do Fórum Ubuntu-PT
« Resposta #12 Online: 25 de Outubro de 2010, 16:40 »
Obs: Se o css "cair" no padrão, vai na aba "temas e definições", clica no nome do tema (Ubuforum) e muda:

Putz... perdi um tempão pra descobrir isso também. Aqui estou com tudo em teste... Refiz 30% das imagens (ícones, smileys, etc). Amanhã te mando um CSS com algumas mudanças pra vc ver o que acha.

Abração!
Convite confraternização: Mora perto de Osasco e está afim de curtir um blues? Então me encontre toda quinta à partir das 21h no Jegue's Bar. Bons papos, cerveja gelada e o som eletrizante do Trio Macomba Blues. A entrada é franca! Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo,341 - Centro - Osasco/SP

Offline Blau_Araujo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
  • Pelamordedeus!!! Eu quero ser apenas um usuário!!!
    • Ver perfil
    • Desenho Livre
Re: Reformulação visual do Fórum Ubuntu-PT
« Resposta #13 Online: 26 de Outubro de 2010, 08:46 »
Olá, pessoal!

A instalação de testes do nosso trabalho de redesign do fórum está no ar em:

http://devosws.com/ubuntuforum/

Também criei um login e senha para quem quiser testar:

Login: Ubuntu_User
Senha: demo

Graças ao irtigor, está quase tudo pronto. Faltam apenas alguns ajustes de "pixels" nos estilos, a reformulação das imagens e a verificação do comportamento nos vários navegadores.

Se você encontrar algo estranho, faça um screenshot e nos mostre, ok?


Abraços,
Blau
Convite confraternização: Mora perto de Osasco e está afim de curtir um blues? Então me encontre toda quinta à partir das 21h no Jegue's Bar. Bons papos, cerveja gelada e o som eletrizante do Trio Macomba Blues. A entrada é franca! Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo,341 - Centro - Osasco/SP

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Reformulação visual do Fórum Ubuntu-PT
« Resposta #14 Online: 26 de Outubro de 2010, 08:58 »
UAAUUU!!

Tá ficando legal!!

Parabéns!!
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois