Autor Tópico: Organizar menu com sub-categorias como na central de programas?  (Lida 4022 vezes)

Offline sidtj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Organizar menu com sub-categorias como na central de programas?
« Online: 16 de Outubro de 2010, 00:11 »
Oi Pessoal,

Tenho muitos programas instalados e gostaria de saber se tem como, a medida que eu for baixando e instalando programas, eles automaticamente entrarem no menu mas numa subcategoria correta.

Por exemplo, tenho muitos jogos e gostaria que ficassem divididos também por subcategorias como "Estrategia", "Aventura", "Tabuleiro" e etc...

Gostaria de uma forma *Automatica*, tanto para os ja instalados como para futuras instalacoes e, logicamente, o menu inteiro, nao apenas jogos.

Obrigado a todos.
--
[sidtj]

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: Organizar menu com sub-categorias como na central de programas?
« Resposta #1 Online: 16 de Outubro de 2010, 23:38 »
Olá amigo no menu principal vc modifica estas preferências que vc está querendo.

Até mais
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Offline sidtj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Organizar menu com sub-categorias como na central de programas?
« Resposta #2 Online: 17 de Outubro de 2010, 04:43 »
Nossa! Valeu pela 'ajuda', zeroday.
--
[sidtj]

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: Organizar menu com sub-categorias como na central de programas?
« Resposta #3 Online: 17 de Outubro de 2010, 08:09 »
Olá sidtj ,

Não posso lhe explicar melhor , pois não uso Gnome , mas sei que estas configurações são no menu principal.

Aparentemente minha tentativa de lhe ajudar não foi suficiente , então me retiro do tópico , pois não sei como lhe ajudar.

Espero que alguem o ajude.

Até mais
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Organizar menu com sub-categorias como na central de programas?
« Resposta #4 Online: 17 de Outubro de 2010, 11:26 »
Nossa! Valeu pela 'ajuda', zeroday.

Na boa, o cara da um UP e ainda reclama quando alguém tenta ajudar.

Tenta o suporte pago então porque aqui todo mundo é voluntário!

Ignore isso zeroday, ajude só quem merece!  ;)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Organizar menu com sub-categorias como na central de programas?
« Resposta #5 Online: 17 de Outubro de 2010, 11:40 »
Gostaria de uma forma *Automatica*, tanto para os ja instalados como para futuras instalacoes e, logicamente, o menu inteiro, nao apenas jogos.
Nossa! Valeu pela 'ajuda', zeroday.


Esta forma '"Windows" de pensar não vai te ajudar muito.

Como o GNU/Linux é capaz de aceitar inúmeros ambientes gráficos, e que não seguem uma padronização única, o que deseja é virtualmente impossível, visto o que serve para o open box, não irá servir para o LXDE, ou para o Gnome.

Como voce não cita qual ambiente gráfico usa em seu sistema, assumo então que seja o Gnome, desta forma a unica maneira é editar manualmente seus menus como o colega zeroday postou.

Para conhecer melhor o assunto, recomendo:

http://imasters.com.br/artigo/2023/linux/distribuicoes_e_ambientes_graficos/

http://www.scribd.com/doc/259439/Guia-do-Linux-Desktop-06-Ambientes-Graficos

[]'s e bons estudos

Offline sidtj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Organizar menu com sub-categorias como na central de programas?
« Resposta #6 Online: 17 de Outubro de 2010, 21:05 »
Fatecano, não precisa criar polêmica [veja a regra 8.VI do forum], também sou voluntário aqui.
Se deixar de lado a emoção e olhar como crítica construtiva [8.XV] vc vai entender o que eu quis dizer.

Zeroday, seu segundo comentário explica melhor a situação. Obrigado pela sinceridade e desculpe se pareci 'insensível'. Talvez muitos anos trabalhando em coordenação de equipes tenham me feito olhar as coisas do angulo prático e objetivo. Mesmo a postagem nao tendo servido, você tentou. Peço desculpas e espero que aceite. O que eu comentei foi baseado na regra 8.XV do tópico. De forma alguma quis ofender. T+

Tota, o que quis dizer com "forma Windows de pensar"?
Obrigado pela dica de 'editar os menus manualmente'. Mas o que queria saber mesmo é se existiria uma forma automática.
Quanto aos ambientes gráficos e distribuições estou bem ciente, mas obrigado mesmo assim.

--- Algumas regras do fórum: ---

Da forma de publicação das mensagens

8. Não são permitidas mensagens/títulos:
    ...
    VI - ... qualquer conteúdo considerado incendiário ou provocador.
    ...
    XV - Mensagens sem sentido ou de conteúdo manifestamente vazio.
    ...

--
[sidtj]

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Organizar menu com sub-categorias como na central de programas?
« Resposta #7 Online: 17 de Outubro de 2010, 22:39 »
Tota, o que quis dizer com "forma Windows de pensar"?

A forma Windows de pensar nos leva às vezes a interpretações para o Linux que não são possiveis. Isto aconteceu comigo um dia em que tentei fazer a adaptação de um driver Windows de um dispositivo para o GNU/Linux. Perdi dois dias e me lasquei, não que não compilei o driver, mas que estava interpretando de forma errada ( para mim ).

Tudo no Windows que é escrito e instalado, o é ou sob supervisão da empresa de Redmond ou vira destes drivers xing ling que não funcionam direito.

Com isto, todos os arquivos vão para "arquivos de programas" ( exceto os drivers da intel e alguns outros que se instala na raiz sob o beneplácido da Microsoft).

E assim fica tudo padronizado.

No GNU/Linux temos uma maravilhosa "bagunça", algumas distros montam dispositivos em /mnt, outras em /media, outras e /Volumes. Algumas exigem root, outras usam sudo.

Desta forma, percebi seu pensamento com foi o meu, que descrevi acima, ou seja uma maneira de automatizar as coisas e colocar cada um no seu lugar ( pacotes ).

Mas pela nossa "bagunça" Linuxista isto não é possivel, visto cada desenvolvedor de pacotes o fazer em uma distro diferente, com maneiras diferentes de pensar e programar ( tem pacotes só em binario, em .deb e executaveis ./sh e no Windows só .exe e mais antigamente em .com e .bat) sem contar os ambientes graficos que já descrevi.

Com isto, a forma windows de pensar é aquela onde a pessoa não precisa se preocupar em organizar minimamente as coisas, elas já vêm prontas, quer se aceite ou não. Ok, dá para alterar, mas a maioria nem se dá ao trabalho disto, facilitando os desenvolvedores das pragas virtuais, pois todo mundo é uma boiada só.

A maneira Linux de pensar é a da "faça voce sua própria bagunça", da maneira que quiser e como quiser. Ou seja, fazemos nossa "bagunça organizada".

só peço aos leitores que chegarem agora a este topico não desviarem o foco do mesmo, ou seja => Organizar menu com sub-categorias como na central de programas

[]'s

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline sidtj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Organizar menu com sub-categorias como na central de programas?
« Resposta #9 Online: 18 de Outubro de 2010, 01:29 »
Tota, obrigado por sua opinião, embora eu não concorde. Penso que só quero organizar o menu em uma distro, o ubuntu. Por isso não acho que seja relevante como outras distros organizam ou não, já que é o ubuntu que cria, de seu próprio jeito, as categorias e subcategorias. Acho que definiria melhor meu modo de pensar como "linux organizado" rsss.
Mas mesmo assim, obrigado por responder.

Na verdade aproveitei a sugestão do RJbgBO. Entrei lá mas as informações foram postadas em 2006/2007. Mas baseado nessa idéia de menu mint no ubuntu, acabei achando este outro tópico: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1552936 e parece que esse menu tende a ser bem organizado.
Vou testar pra ver se dá certo e se fica legal.
Depois posto os resultados aqui.

Muito obrigado a todos!
--
[sidtj]