Autor Tópico: Existe Alguma forma de recuperar os arquivos da instalação anterior do Ubuntu?  (Lida 6017 vezes)

Offline Tiago Henrique

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
Olá amigos!

Eu queria saber como eu faço para recuperar os arquivos de uma instalação anterior do Ubuntu ou

Windows?

É que eu estava lendo um manual para iniciantes, e vi que mesmo no momento que vc formata todo

o disco do HD o Ubuntu ou o Windows ainda ficam no computador.

Bem a minha dúvida e a seguinte:

Eu queria saber como eu faço para acessar estes arquivos, copiar ou mover estes arquivos e como

eu faço para apaga-los do local que eu os encontrar?

Até mais!

Obrigado.

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: Existe Alguma forma de recuperar os arquivos da instalação anterior do Ubuntu?
« Resposta #1 Online: 29 de Setembro de 2010, 18:04 »
Olá colega ,
Qnd vc formata seu HD o espaço que antes estava o seus dados é simplesmente disponibilizado novamente para puder ser escritos novos dados por cima.

Para vc poder ter acesso a estes dados depois da formatação é crucial que escreva o minimo de dados possíveis no disco para garantir a integridade dos dados antigos.

Para recuperar os dados existem vários programas disponíveis é so dar uma procurada básica.

Até mais
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

libonati

  • Visitante
Re: Existe Alguma forma de recuperar os arquivos da instalação anterior do Ubuntu?
« Resposta #2 Online: 29 de Setembro de 2010, 19:41 »
Procure na internet o "FocaLinux". Existe uma explicação sobre o assunto.

Offline Tiago Henrique

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
Re: Existe Alguma forma de recuperar os arquivos da instalação anterior do Ubuntu?
« Resposta #3 Online: 30 de Setembro de 2010, 17:30 »
Olá colega ,
Qnd vc formata seu HD o espaço que antes estava o seus dados é simplesmente disponibilizado novamente para puder ser escritos novos dados por cima.

Para vc poder ter acesso a estes dados depois da formatação é crucial que escreva o minimo de dados possíveis no disco para garantir a integridade dos dados antigos.

Para recuperar os dados existem vários programas disponíveis é so dar uma procurada básica.

Até mais

ta certo cara obrigado.

Vou dar uma pesquisada na internet!

Até mais!

Offline Tiago Henrique

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
Re: Existe Alguma forma de recuperar os arquivos da instalação anterior do Ubuntu?
« Resposta #4 Online: 30 de Setembro de 2010, 17:32 »
Procure na internet o "FocaLinux". Existe uma explicação sobre o assunto.

Ta beleza vou procurar no FOCA

Obrigado!

Offline Tiago Henrique

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
Re: Existe Alguma forma de recuperar os arquivos da instalação anterior do Ubuntu?
« Resposta #5 Online: 30 de Setembro de 2010, 18:52 »
Olá pessoal!

Eu achei um link legal que resolve  em parte o que eu queria saber, mas mesmo assim já é uma

grande descoberta!

o link é este abaixo:

http://info.abril.com.br/dicas/linux/ubuntu/ubuntu-ajuda-a-recuperar-arquivos.shtml

Só não testei os comandos por que estou na correria e estou um pouco sem tempo para fazer isso!

Mas eu fiz o que foi dito na primeira parte do enuciado do link , ou seja a parte que não exigia os

comandos!

Até mais!

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: Existe Alguma forma de recuperar os arquivos da instalação anterior do Ubuntu?
« Resposta #6 Online: 30 de Setembro de 2010, 19:14 »
Vlw por compartilhar conhecimento com a comunidade Tiago.

Até mais
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Existe Alguma forma de recuperar os arquivos da instalação anterior do Ubuntu?
« Resposta #7 Online: 30 de Setembro de 2010, 19:35 »
Bem a minha dúvida e a seguinte:

Eu queria saber como eu faço para acessar estes arquivos, copiar ou mover estes arquivos

Existe um pacote ( programa ) para Windows, GNU/Linux e MacOS chamado testdisk => http://www.cgsecurity.org/wiki/TestDisk

Recupera até unha encravada de seu HD

Para apagar com segurança voce tem que fazer um "zero fill"

Com um Live cd acesse a maquina, entre em terminal e digite
Código: [Selecionar]
sudo fdisk -l
Isto irá listar os Hd's do computador.

Como no GNU/Linux o primeiro disco se chama sda e assumindo que voce tenha na maquina só um hd, volte ao terminal e digite

Código: [Selecionar]
sudo dd if=/dev/zero of=/dev/sda bs=1M
Repita o procedimento por tres vezes ou mais, e assim ninguém nunca mais terá os dados de volta.

O que este comando faz? Ele grava "por cima" de qualquer arquivo, um monte de zeros no hd, deixando o mesmo como veio de fabrica.

Existem ainda alguns métodos para recuperar estes dados mesmo depois de preenchidos por zeros, mas é bem mais dificil de obter. ( dizem por aí que após 5 vezes preenchendo com zeros nem o FBI recupera, mas eu tenho duvidas... )

[]'s

libonati

  • Visitante
Re: Existe Alguma forma de recuperar os arquivos da instalação anterior do Ubuntu?
« Resposta #8 Online: 30 de Setembro de 2010, 20:04 »
Existem ainda alguns métodos para recuperar estes dados mesmo depois de preenchidos por zeros, mas é bem mais dificil de obter. ( dizem por aí que após 5 vezes preenchendo com zeros nem o FBI recupera, mas eu tenho duvidas... )
[]'s

Já li que tem de ser 70 vezes (se não falha a memória), tudo porque a agulha mecãnica do HD deixa rastros em função de sua imperfeição.

Offline Tiago Henrique

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
Re: Existe Alguma forma de recuperar os arquivos da instalação anterior do Ubuntu?
« Resposta #9 Online: 01 de Outubro de 2010, 15:47 »
Bem a minha dúvida e a seguinte:

Eu queria saber como eu faço para acessar estes arquivos, copiar ou mover estes arquivos

Existe um pacote ( programa ) para Windows, GNU/Linux e MacOS chamado testdisk => http://www.cgsecurity.org/wiki/TestDisk

Recupera até unha encravada de seu HD

Para apagar com segurança voce tem que fazer um "zero fill"

Com um Live cd acesse a maquina, entre em terminal e digite
Código: [Selecionar]
sudo fdisk -l
Isto irá listar os Hd's do computador.

Como no GNU/Linux o primeiro disco se chama sda e assumindo que voce tenha na maquina só um hd, volte ao terminal e digite

Código: [Selecionar]
sudo dd if=/dev/zero of=/dev/sda bs=1M
Repita o procedimento por tres vezes ou mais, e assim ninguém nunca mais terá os dados de volta.

O que este comando faz? Ele grava "por cima" de qualquer arquivo, um monte de zeros no hd, deixando o mesmo como veio de fabrica.

Existem ainda alguns métodos para recuperar estes dados mesmo depois de preenchidos por zeros, mas é bem mais dificil de obter. ( dizem por aí que após 5 vezes preenchendo com zeros nem o FBI recupera, mas eu tenho duvidas... )

[]'s

Obrigado Tota pelas suas dicas cara!

Olha eu tentei instalar o testdisk mas não consegui , pois acho que eu baixei, no link que vc deixou, o

arquivo errado eu acho que baixei o arquivo, o arquivo que não era para a versão do meu Ubuntu :S

Mas dando uma olhada na Central de programas eu encontrei este programa lá, e inclusive ele esta instalado no meu Ubuntu e ele esta no diretório "Sistemas" mas eu estou indo em sistemas mas não estou conseguindo acha-lo! :S

Como eu faço para Acha-lo?

Ate mais!

Offline Tiago Henrique

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
Re: Existe Alguma forma de recuperar os arquivos da instalação anterior do Ubuntu?
« Resposta #10 Online: 01 de Outubro de 2010, 16:44 »
Ola pessoal eu acho que o pacote é este mesmo que eu baixei!

Mas eu não estou conseguindo instalar ele eu tentei de toda forma :S

Eu tentei o seguinte os comandos abaixo mas não consegui descompacta-lo

tar +jxvf testdisk-6.11.3.tar.bz2

tar +jxvf testdisk-6.11.3 linux 26. tar.bz2

tar +jxvf testdisk-6.11.3 linux26. tar.bz2

tar +jxvf testdisk-6.11.3linux26.tar.bz

tar +jxvf testdisk-6.11.3linux26. tar.bz2

tar jxvf test\disk-6.11.3linux26.tar.bz2

tar jxvf testdisk-6.11.3linux26.tar.bz2

e entre outros mais!

até com usuário root eu entrei mas também não deu certo :S

veja abaixo o comando que eu digitei no terminal :

root@tiago-desktop:/home/tiago# tar +jxvf testdisk-6.11.3.linux26.tar.bz2
tar: opção inválida -- +
Tente `tar --help' ou `tar --usage' para maiores informações.
root@tiago-desktop:/home/tiago#

Eu li várias vezes o manual e tentei de várias formas, mas não tive sucesso :S

Qual seria o comando certo para eu descompacta-lo entrar nele e  instalar este arquivo do testdisk?

Até mais

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Existe Alguma forma de recuperar os arquivos da instalação anterior do Ubuntu?
« Resposta #11 Online: 01 de Outubro de 2010, 17:02 »
Mas dando uma olhada na Central de programas eu encontrei este programa lá, e inclusive ele esta instalado no meu Ubuntu e ele esta no diretório "Sistemas" mas eu estou indo em sistemas mas não estou conseguindo acha-lo! :S

Como eu faço para Acha-lo?

No proprio gerenciador synatptic, localize o pacote testdisk e clique com o direito em cima dele selecionando propriedades.

Voce verá que ele esta na pasta /usr/sbin/testdisk

então entre em terminal e digite
Código: [Selecionar]
sudo su
para virar root, navegue até lá
Código: [Selecionar]
cd /usr/sbin
e como root rode o testdisk
Código: [Selecionar]
./testdisk

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: Existe Alguma forma de recuperar os arquivos da instalação anterior do Ubuntu?
« Resposta #12 Online: 01 de Outubro de 2010, 17:02 »
Ola pessoal eu acho que o pacote é este mesmo que eu baixei!

Mas eu não estou conseguindo instalar ele eu tentei de toda forma :S

Eu tentei o seguinte os comandos abaixo mas não consegui descompacta-lo

tar +jxvf testdisk-6.11.3.tar.bz2

tar +jxvf testdisk-6.11.3 linux 26. tar.bz2

tar +jxvf testdisk-6.11.3 linux26. tar.bz2

tar +jxvf testdisk-6.11.3linux26.tar.bz

tar +jxvf testdisk-6.11.3linux26. tar.bz2

tar jxvf test\disk-6.11.3linux26.tar.bz2

tar jxvf testdisk-6.11.3linux26.tar.bz2

e entre outros mais!

até com usuário root eu entrei mas também não deu certo :S

veja abaixo o comando que eu digitei no terminal :

root@tiago-desktop:/home/tiago# tar +jxvf testdisk-6.11.3.linux26.tar.bz2
tar: opção inválida -- +
Tente `tar --help' ou `tar --usage' para maiores informações.
root@tiago-desktop:/home/tiago#

Eu li várias vezes o manual e tentei de várias formas, mas não tive sucesso :S

Qual seria o comando certo para eu descompacta-lo entrar nele e  instalar este arquivo do testdisk?

Até mais

Olá amigo vc esta usando o comando errado para descompactar.
Seria assim o certo:
Código: [Selecionar]
tar -jvxf <nome>
Até mais
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Offline Tiago Henrique

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
Re: Existe Alguma forma de recuperar os arquivos da instalação anterior do Ubuntu
« Resposta #13 Online: 02 de Outubro de 2010, 13:50 »
Olá amigos!

Obrigado pelas dicas

Deu certo aqui!!!

O meu caso esta RESOLVIDO.

Até mais!

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Existe Alguma forma de recuperar os arquivos da instalação anterior do Ubuntu?
« Resposta #14 Online: 02 de Outubro de 2010, 14:40 »
Bem a minha dúvida e a seguinte:

Eu queria saber como eu faço para acessar estes arquivos, copiar ou mover estes arquivos

Existe um pacote ( programa ) para Windows, GNU/Linux e MacOS chamado testdisk => http://www.cgsecurity.org/wiki/TestDisk

Recupera até unha encravada de seu HD

Para apagar com segurança voce tem que fazer um "zero fill"

Com um Live cd acesse a maquina, entre em terminal e digite
Código: [Selecionar]
sudo fdisk -l
Isto irá listar os Hd's do computador.

Como no GNU/Linux o primeiro disco se chama sda e assumindo que voce tenha na maquina só um hd, volte ao terminal e digite

Código: [Selecionar]
sudo dd if=/dev/zero of=/dev/sda bs=1M
Repita o procedimento por tres vezes ou mais, e assim ninguém nunca mais terá os dados de volta.

O que este comando faz? Ele grava "por cima" de qualquer arquivo, um monte de zeros no hd, deixando o mesmo como veio de fabrica.

Existem ainda alguns métodos para recuperar estes dados mesmo depois de preenchidos por zeros, mas é bem mais dificil de obter. ( dizem por aí que após 5 vezes preenchendo com zeros nem o FBI recupera, mas eu tenho duvidas... )

[]'s
Acho melhor usar o comando: sudo mke2fs -c -c /dev/sda (assumindo que você queira zerar seu disco sta primário).
Ele irá escrever 0xA, e ler.
Irá escrever 0x5 e ler.
Irá escrever 0x1 e ler.
Irá escrever 0x0 e ler.
Se não encontrar nenhum erro, ele te retorna um disco zerado (acho meio improvável alguém conseguir ler um dado depois desse teste) e formatado em ext2.
Se encontrar erro, pode jogar o disco fora.

=)
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...