Autor Tópico: Internet Lenta ubuntu 10.04, com pl. wireless atheros  (Lida 23311 vezes)

Offline jeancr93

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
    • Ver perfil
Re: Internet Lenta ubuntu 10.04, com pl. wireless atheros
« Resposta #30 Online: 02 de Novembro de 2010, 19:51 »
Não adiantou instalar o "linux-backports-modules-compat-wireless-2.6.35-2.6.32-25-generic".
.
Isso com certeza é problema de driver.
Vou ver se consigo utilizando o ndiswrapper com o driver do Widows 7.
.
Fiz outro teste afastando o notebook do roteador (salas diferentes) e no Windows 7 tudo normal na conexão e na velocidade de download.
Já no Ubuntu a coisa piorou pois fica oscilando muito a velocidade de download (100 KB/s a 550 KB/s) onde o normal seria 1 Megabyte/s.


tenta com o do xp, q da mais certo
pc intel celeron 1,8 ;( hd 320 gb ;D ,1,5gb de ram ddr2 ;( , monitor samsung 17 tubo xD, linux ubuntu 10.10 ;(

Offline noiseground

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Internet Lenta ubuntu 10.04, com pl. wireless atheros
« Resposta #31 Online: 02 de Novembro de 2010, 23:53 »
Vou tentar ver se não consigo fazer alguma configuração no roteador antes.
Esse ndiswrapper vai dar uma trabalheira...rsrs

Offline Hider

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Internet Lenta ubuntu 10.04, com pl. wireless atheros
« Resposta #32 Online: 03 de Novembro de 2010, 00:08 »
Ja tentaram instalar os drivers mais atuais, que podem ser obtidos aqui?
http://wireless.kernel.org/download/compat-wireless-2.6/

Eu mencionei anteriormente.

Agora estou tentando instalar o do mes 11 pra v se corrigiu o problema de congelamento, porque o da velocidade realmente foi resolvido.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Internet Lenta ubuntu 10.04, com pl. wireless atheros
« Resposta #33 Online: 03 de Novembro de 2010, 09:52 »
Citar
Com o comando "nm-tool" pesquisei a frequência que os roteadores vizinhos estavam usando e coloquei no roteador de teste uma frequência que ninguém estava usando (Channel 05 : 2.432 GHz)
Não basta pegar um canal livre, é preciso pegar um canal não-sobreposto. Por conta de efeitos de dispersão modal, um canal wireless gera interferência em até 4 canais de distância. Isso significa que o canal 5 interfere nos canais de 1 a 9, e sofre interferência de todos esses canais. Os únicos canais que não interferem uns nos outros são os canais 1, 6 e 11. Na presença de outros APs, apenas esses canais devem ser usados.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline noiseground

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Internet Lenta ubuntu 10.04, com pl. wireless atheros
« Resposta #34 Online: 03 de Novembro de 2010, 18:02 »
Hider
Vou ver se compilo este "compat-wireless-2.6.tar.bz2   2010-Nov-03 20:02:52" para ver se melhora alguma coisa.
.
zekkerj
Já testei os canais 1, 6 e 11 antes e não resolveu muito. No 5 a conexão ficou mais estável.
Existem 8 roteadores (mais no fim de semana) mais os telefones sem fio dos vizinhos na volta e cada um resolveu colocar em uma frequência. Aqui tá uma zona...rsrsrs
Fiz o upgrade de firmware do roteador e melhorou um pouco.. agora consigo chegar a 75% da velocidade normal de download (1 Megabyte/s).
Também notei que não colocando o roteador a  54Mbs e sim a 12Mbs a conexão fica mais estável no Ubuntu. Mas ainda assim as vezes fica oscilando a velocidade de download.
Fiz um teste e setei para 18Mbs no roteador e consegui download de 1 Megabyte/s mas daí a conexão congela depois de mais ou menos um minuto de download.
.
No Windows 7 tá tudo normal.

« Última modificação: 03 de Novembro de 2010, 18:07 por noiseground »

Offline noiseground

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Internet Lenta ubuntu 10.04, com pl. wireless atheros
« Resposta #35 Online: 03 de Novembro de 2010, 23:51 »
Acabei de fazer a instalação do "compat-wireless-2.6.tar.bz2   2010-Nov-03 20:02:52" e melhorou bastante.
.
OBS: fiz a instalação com a placa wireless desligada (botão do notebook).
.
Agora consigo fazer download a 1 Megabyte/s como é o normal.
Nos torrents também consegui chegar na velocidade máxima. De vez em quando oscila um pouco a velocidade (baixei o ubuntu-10.10-cd-desktop - com 54 pares conectados). Mas está bem melhor do que antes.
Já no download via navegador a velocidade está máxima sem problemas de oscilação.
.
O único problema que deu no início é que o programa de torrent marcado para baixar a 600Kbytes/s e quando aumentei pra 800Kbytes/s a conexão congelou e tive que desconectar e conectar novamente via network-manager.
O roteador continuou ligado e funcionando normalmente.
.
Para os que estão começando no Linux fiz o procedimento completo (extrair arquivo, mexer no terminal, etc) . Os Old-School já sabem o caminho :-):

1 - Baixei o arquivo http://wireless.kernel.org/download/compat-wireless-2.6/compat-wireless-2.6.tar.bz2 na pasta "Download" do Ubuntu 10.04.
.
2 - Descompactei o arquivo compat-wireless-2.6.tar.bz2: Locais -> Pasta Pessoal -> Download -> compat-wireless-2.6.tar.bz2(botão direito do mouse -> Extrair Aqui.
.
3 - Entrei no diretório compat-wireless-2.6: Aplicativos -> Acessórios -> Terminal.

cd Download/compat-wireless-2010-11-03/
.
4 - Descarreguei os drivers antigos da placa wireless (ath9k, etc):

sudo make unload

5 - Selecionei o meu driver para a minha placa de rede (AR9285) com o "driver-selected" em vez de compilar todos os drivers que não pertenciam a minha placa:

./scripts/driver-select ath9k

O comando ./scripts/driver-select lista os drivers disponíveis.

6 - Instalei os drivers:

sudo make install

7 - Reiniciei o computador.
.
http://linuxwireless.org/en/users/Download#Selecting_your_driver
« Última modificação: 04 de Novembro de 2010, 10:31 por noiseground »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Internet Lenta ubuntu 10.04, com pl. wireless atheros
« Resposta #36 Online: 04 de Novembro de 2010, 00:58 »
Se não me engano há um pacote pré-compilado desse "compat-wireless"...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline noiseground

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Internet Lenta ubuntu 10.04, com pl. wireless atheros
« Resposta #37 Online: 04 de Novembro de 2010, 10:23 »
zekkerj
.
Sim.. chama-se "linux-backports-modules-wireless" mas no meu caso não funcionou.
O processo de compilar na mão pra mim funcionou até agora.
.
http://wireless.kernel.org/en/users/Download#Getting_compat-wireless_on_Ubuntu

Offline Hider

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Internet Lenta ubuntu 10.04, com pl. wireless atheros
« Resposta #38 Online: 04 de Novembro de 2010, 22:20 »
Cara, você não esta enfrentando problemas com congelamento do PC após a instalação deste pacote que informei não?

Foi só comigo =/, vou tentar reinstalar tudo do 0 pra v...

OBS: Ótimo que esteja tudo funcionando ai!!

Falow!!

Offline noiseground

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Internet Lenta ubuntu 10.04, com pl. wireless atheros
« Resposta #39 Online: 04 de Novembro de 2010, 22:41 »
Hider
Não tive nenhum problema de congelamento do pc.
Hoje tive um problema que toda hora desconectava e resolvi alterando o canal do roteador.
Agora o negócio tá estabilizado.
Rodando torrent (transmission), baixando pelo navegador (firefox) e sem problemas.
Antes de instalar este novo driver a velocidade no network-manager fica sempre oscilando (54Mb/s, 18Mb/s, 11Mb/s, 1Mb/s). Agora estabilizou em 54Mb/s.
Estou utilizando o Ubuntu 10.04.

Offline Hider

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Internet Lenta ubuntu 10.04, com pl. wireless atheros
« Resposta #40 Online: 05 de Novembro de 2010, 22:50 »
Agora refiz do jeito que vc descreveu ali em cima e agora ta rodando blz, ou o driver quando eu peguei podia ta com algum bug ou eu que fiz alguma caca...
Eu to usando o 10.10.

Mas agora ta show de bola, internet descente como deveria ser, ate abri o WoW no wine aqui e o ping fico menor que no Win hehe

Falow Abraço!!

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Internet Lenta ubuntu 10.04, com pl. wireless atheros
« Resposta #41 Online: 07 de Setembro de 2011, 23:59 »
Citar
Com o comando "nm-tool" pesquisei a frequência que os roteadores vizinhos estavam usando e coloquei no roteador de teste uma frequência que ninguém estava usando (Channel 05 : 2.432 GHz)
Não basta pegar um canal livre, é preciso pegar um canal não-sobreposto. Por conta de efeitos de dispersão modal, um canal wireless gera interferência em até 4 canais de distância. Isso significa que o canal 5 interfere nos canais de 1 a 9, e sofre interferência de todos esses canais. Os únicos canais que não interferem uns nos outros são os canais 1, 6 e 11. Na presença de outros APs, apenas esses canais devem ser usados.

Essa questão dos canais pode ser a solução para o meu caso. Depois de ler isso comecei a reparar e percebi que a lentidão na minha conexão wireless com netbook Asus Eee PC 1000HA e sua placa Atheros fica pior quando existem outras redes detectadas na localidade (já contei até cinco...)

Vou pesquisar essa questão dos canais e tentar configurar o roteador para usar o canal 6.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline jcao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 178
    • Ver perfil
Re: Internet Lenta ubuntu 10.04, com pl. wireless atheros
« Resposta #42 Online: 29 de Abril de 2012, 22:16 »
Este procedimento funciona para o Ubuntu 11.10?
O kernel é o 3.0. e o do 10.10 é o 2.6...

Offline VIMANA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
  • Lion
    • Ver perfil
Re: Internet Lenta ubuntu 10.04, com pl. wireless atheros
« Resposta #43 Online: 02 de Fevereiro de 2014, 11:57 »
Estou tendo o mesmo problema com o ubuntu 12.04 LTS em um notebook LG. O Wifi funciona corretamente no windows 7 e fica caindo no linux, tanto na minha casa quanto em outros lugares. Alguém testou se a solução para o 10.04 também funciona no 12.04 ?
Obrigado!
__
Carreira

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Internet Lenta ubuntu 10.04, com pl. wireless atheros
« Resposta #44 Online: 02 de Fevereiro de 2014, 15:43 »
Costuma haver bons motivos para tópicos ficarem quase quatro anos sem respostas. Uma deles é que sintomas parecidos não significam necessariamente o mesmo problema. Abra um tópico pra você, assim a análise do seu problema não vai ser contaminada pelas outras postagens do tópico.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D