|
robertobech
|
 |
« Responder #15 em: 25 de Julho de 2006, 23:48 » |
|
Interessante... será que não tem como eu deixei meu xubuntu "apt-getado" mais parecido com um xubuntu puro? Alguém saberia que serviços desabilitar e coisas do gênero? Por exemplo, se eu desinstalar o gnome meu xubuntu já vai dar uma melhorada?
|
|
|
|
|
Minha máquina velha de guerra: ASUS A7S333, CPU Duron 1200Mhz 256MB RAM, HD 40GB É velha, mas eu gosto :-) Visitem meu site para técnicos de LINUX, o LINUX para o resgate
|
|
|
|
galactus
|
 |
« Responder #16 em: 26 de Julho de 2006, 10:34 » |
|
Interessante... será que não tem como eu deixei meu xubuntu "apt-getado" mais parecido com um xubuntu puro? Alguém saberia que serviços desabilitar e coisas do gênero? Por exemplo, se eu desinstalar o gnome meu xubuntu já vai dar uma melhorada?
Reiraindo o Gnome o xubuntu deve melhorar em desempenho, mas você vai perder facilidades do Gnome que estarão presentes no XFCE, como o acesso fácil ao Disquete para começar!
|
|
|
|
|
* Ubuntu 13.04 64bits / Windows 7 64bits - PC Casa! * Kubuntu 12.10 64bits / Windows 7 64bits - Netbook trabalho! * CentOS 6.4 64bits Servidor de arquivos em modo texto - Casa * MacOS Montain Lion - Mac Mini servidor multimidia - Casa
|
|
|
|
robertobech
|
 |
« Responder #17 em: 27 de Julho de 2006, 10:12 » |
|
Valeu a resposta, Galactus. Decidi fazer o teste e reinstalar o dapper.
Tenho a partição home separada, então não foi nada muito traumático. Cara... que diferença! Deixa eu compartilhar minha experiência.
Como meu Dapper estava muito lento, instalei o xubuntu via apt-get. A coisa melhorou bastante, mas eu senti que podia ficar melhor. Então decidi baixar a imagem do Xubuntu e instalar do zero para ver se o xubuntu "puro" era melhor do que o instalado via apt-get.
Pois bem: o sistema está MUITO mais rápido. Só tenho 256 de RAM, e mesmo fazendo aqueles ajustes de memória o openoffice levava quase um minuto para abrir. Eu nem usava o Firefox, tinha partido para o Epiphany, pois até o swiftfox (minha arquitetura é k7) custava a abrir, e quando abria tudo ficava mais lento. Não era assim algo dramático e arrastado, era só um PC meio "carregado".
Agora não: o sistema boota em exatos 60 segundos - antes levava o dobro do tempo. O openoffice abriu em 20 segundos! O firefox abre rapidíssimo, nem vou instalar o Epiphany. Estou super feliz com as coisas por aqui, e olha que ainda nem mexi nas configurações do hdparm e afins, que eu já tinha ajustado no meu Dapper lerdão. Show de bola.
|
|
|
|
« Última modificação: 27 de Julho de 2006, 10:15 por robertobech »
|
Minha máquina velha de guerra: ASUS A7S333, CPU Duron 1200Mhz 256MB RAM, HD 40GB É velha, mas eu gosto :-) Visitem meu site para técnicos de LINUX, o LINUX para o resgate
|
|
|
Polaco
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #18 em: 28 de Julho de 2006, 01:45 » |
|
Sua máquina é até muito boa comparada com a que estou usando agora, um velho notebook Pentium II 366, com 192 de memória.  Aqui estou rodando o Xubuntu (embora ele atualmente esteja mais para um "Xubuntoo" ou "Genbuntu"  ) em uma velocidade até que razoável, dá pra navegar na internet com o firefox, editar textos no abiword e ainda bater um papinho pelo gaim. O Xubuntu com certeza, está excelente para máquinas mais modestas. 
|
|
|
|
|
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740
|
|
|
drfritz
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #19 em: 03 de Agosto de 2006, 15:00 » |
|
Eu tenho um K6 III 400 com 256 de RAM e uma placa PCI ATI de 16 mega. Tinha fedora 3 rodando com webserver e tava meio lerdo demais, também o fedora jah era meio antigo, resolvi ir pra ubuntu também.
deu pau no CD do xubuntu e entao instalei ubuntu
nao teve nenhuma mudanca em relacao ao Fedora 3. O papo de gnome novo (mais rapido) nao se aplicou nesse caso
vi aqui que é possivel colocar o xubuntu em cima do ubuntu mas q nao fica tao rapido
vou tentar instalar o xubuntu em cima do ubuntu e se nao rolar legal vou instalar o xubuntu do zero
vamos ver no que vai dar
|
|
|
|
|
|
|
|
|
galactus
|
 |
« Responder #20 em: 03 de Agosto de 2006, 15:11 » |
|
Eu tenho um K6 III 400 com 256 de RAM e uma placa PCI ATI de 16 mega. Tinha fedora 3 rodando com webserver e tava meio lerdo demais, também o fedora jah era meio antigo, resolvi ir pra ubuntu também.
deu pau no CD do xubuntu e entao instalei ubuntu
nao teve nenhuma mudanca em relacao ao Fedora 3. O papo de gnome novo (mais rapido) nao se aplicou nesse caso
vi aqui que é possivel colocar o xubuntu em cima do ubuntu mas q nao fica tao rapido
vou tentar instalar o xubuntu em cima do ubuntu e se nao rolar legal vou instalar o xubuntu do zero
vamos ver no que vai dar
A culpa não é do Gnome, é do Ubuntu. Do Ubuntu 5.04 para o 6.06 a quantidade de recursos utilizados da máquina praticamente dobrou!
|
|
|
|
|
* Ubuntu 13.04 64bits / Windows 7 64bits - PC Casa! * Kubuntu 12.10 64bits / Windows 7 64bits - Netbook trabalho! * CentOS 6.4 64bits Servidor de arquivos em modo texto - Casa * MacOS Montain Lion - Mac Mini servidor multimidia - Casa
|
|
|
drfritz
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #21 em: 03 de Agosto de 2006, 18:22 » |
|
é... cada vez mais o linux fica mais pesado..
eu coloquei o xubuntu em cima do ubuntu e nao percebi muita diferenca, ficou um pouco mais rapido. Acho que esta suficiente.
Agora a questao fica por conta de: (para o usuario do micro, q é leigo)
1- como ter uma lixeira? 2- como acessar o CD-rom? 3- como criar atalhos no desktop (para arquivos para pastas)
Que servicos eu poderia desativar para ficar mais rapido?
Esse XFCE esta bem melhor que as outras versoes que eu vi!
|
|
|
|
|
|
|
|
dks
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #22 em: 03 de Agosto de 2006, 20:24 » |
|
Engraçado que uso o Xubuntu a uns 2 ou 3 meses e nunca consigo acessar um cd de áudio por ele, só consigo ouvir direto do drive de cd, mas nenhum programa consegue acessá-lo, isso é só comigo ou é normal?
|
|
|
|
|
|
|
|
|
galactus
|
 |
« Responder #23 em: 03 de Agosto de 2006, 22:12 » |
|
Engraçado que uso o Xubuntu a uns 2 ou 3 meses e nunca consigo acessar um cd de áudio por ele, só consigo ouvir direto do drive de cd, mas nenhum programa consegue acessá-lo, isso é só comigo ou é normal?
Então, aqui funciona normalmente, quando coloco um CD de Áudio ele chama o Sound Juicer, e no XMMS ele acessa e toca normalmente o CD de Áudio também. Mas aqui eu tenho três ambientes gráficos instalados. Gnome, KDE e XFCE. Vou tentar na outra instalação só com XFCE. Já retorno.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
galactus
|
 |
« Responder #24 em: 03 de Agosto de 2006, 22:26 » |
|
Pois é, no meu Xubuntu customizado ele não chama o Xfmedia para tocar o CD logo de cara. Mas toca o CD com ele e com o XMMS. No Xfmedia dá uma travada no começo de cada faixa, mas depois toca normalmente. Não aparece nada indicando o CD de Áudio montado no Desktop.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
robertobech
|
 |
« Responder #25 em: 03 de Agosto de 2006, 23:12 » |
|
Uma coisa que melhora ainda mais a velocidade do Xubuntu é evitar instalar programas que carreguem muitos libs do Gnome. Por exemplo, ao invés do Sound Juicer passei a usar o Grip. Aliás, ele parece bem mais poderoso, embora menos user-friendly.
É bem mais leve: se eu peço para instalar o Sound Juicer o aptitude me indica várias libs do Gnome, o que significa que ao abrir o Sound Juicer essas libs todas teriam que carregar. Se eu usasse o Gnome, não haveria problema, pois essas libs já seriam carregadas mesmo com ele. Como parti pro XFCE, é interessante tomar o cuidado de escolher programas que não dependam de libs do Gnome em excesso, senão a velocidade vai cair - especialmente se você tem pouca ram.
|
|
|
|
|
|
|
|
Polaco
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #26 em: 04 de Agosto de 2006, 08:40 » |
|
A lixeira eu não sei como habilitar, não uso e nunca me interessei no assunto, mas sobre os ícones do desktop, é preciso instalar e/ou configurar um programa/pacote chamado ROX, ele adiciona ícones aos desktops mais leves, como o XFCE e o IceWM por exemplo. Uma pesquisada no google, ou em alguns fórums pode te ajudar a instalar. 
|
|
|
|
|
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740
|
|
|
havocz
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #27 em: 04 de Agosto de 2006, 09:46 » |
|
A lixeira eu não sei como habilitar, não uso e nunca me interessei no assunto, mas sobre os ícones do desktop, é preciso instalar e/ou configurar um programa/pacote chamado ROX, ele adiciona ícones aos desktops mais leves, como o XFCE e o IceWM por exemplo. Uma pesquisada no google, ou em alguns fórums pode te ajudar a instalar.  Pesquisar realmente faz bem... bom, vamos ao que interessa: - Dicas e Truques para o Xubuntu (daqui do fórum mesmo) - ROX-Files: Ícones para gerenciadores de janelas que não suportam ícones (no Viva o Linux, parada obrigatória) - Ou simplesmente entre em ~/Desktop no thunar, clique com o botão direito do mouse e selecione " Criar novo Documento>Arquivo vazio" , daí right clique com o botão direito do mouse no arquivo e selecione " Criar novo>Lançador".  [ ]'s
|
|
|
|
« Última modificação: 04 de Agosto de 2006, 10:14 por havocz »
|
°v° /( )\\ Linux User #433307 ^ ^ Debian 7
|
|
|
dks
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #28 em: 04 de Agosto de 2006, 10:43 » |
|
Pois é, no meu Xubuntu customizado ele não chama o Xfmedia para tocar o CD logo de cara. Mas toca o CD com ele e com o XMMS. No Xfmedia dá uma travada no começo de cada faixa, mas depois toca normalmente. Não aparece nada indicando o CD de Áudio montado no Desktop.
Hmm... Eu atualizei o meu Xubuntu(depois de 2 dias) e tá funcionando!  Agora vou aproveitar e ripar! \o/
|
|
|
|
|
|
|
|
havocz
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #29 em: 07 de Agosto de 2006, 15:21 » |
|
A lixeira eu não sei como habilitar... Um artigo que pode ajudar: Uma lixeira no linux  O link para o arquivo está quebrado, o libtrash pode ser baixado aqui. Quanto aos ícones, a terceira opção que forneci acima funciona direitinho. 
|
|
|
|
« Última modificação: 07 de Agosto de 2006, 15:24 por havocz »
|
°v° /( )\\ Linux User #433307 ^ ^ Debian 7
|
|
|
|