Autor Tópico: Servidor PostFix com o 'Expresso Livre'  (Lida 4122 vezes)

Offline _lucasmac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Servidor PostFix com o 'Expresso Livre'
« Online: 24 de Agosto de 2010, 09:08 »
Bom dia pessoas! :D

Estava eu 'brigando' com o qmail, porém acabei desistindo e comecei a usar o PostFix. Procurando na internet, e por indicação de uma amigo, achei o 'Expresso Livre' (www.expressolivre.org), uma iniciativa bem funcional para um servidor de e-mail! Porém, gostaria de alguns esclarecimentos sobre o mesmo!

Aqui na empresa, o Gerente de TI quer e-mail's internos (@interno), porém alguns usuários podem enviar/receber e-mail's externos! A configuração do e-mail interno deu tudo certo, funcionou beleza, porém minhas dúvidas são as seguintes:

Primeiro: Como faço, no PostFix, para adicionar mais de um domínio?
Segundo: Como poderia ser feito para que um mesmo usuário, pudesse ter 2 (dois) e-mails (@interno e @dominio.com.br) que use a mesma INBOX?

Estou no aguardo de informações, e desde já agradeço!

;)

Lucas Marques de A. Costa
Analista de Suporte

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Servidor PostFix com o 'Expresso Livre'
« Resposta #1 Online: 24 de Agosto de 2010, 14:16 »
Informe-se sobre o fetchmail. Ele vai buscar os emails na caixa externa e jogar na interna.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline _lucasmac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Servidor PostFix com o 'Expresso Livre'
« Resposta #2 Online: 24 de Agosto de 2010, 14:40 »
Certo... Mas o cenário aqui não requer isso, pelo menos não inteiramente! ;)

Nós temos um domínio na Locaweb, o qual vamos extinguir!!! Queremos trazer tudo para um servidor aqui mesmo!
Instalei e configurei o PostFix, como descrito acima, e o e-mail interno (@interno), já está funcionando, e esse servidor dedicado será tanto para e-mails internos quanto externos!

Vamos aos exemplos: ;)

Gerente de TI: gerente.ti@dominio.com.br e gerente.ti@interno

Quando fosse enviado e-mails para dentro da empresa, seria recebido como gerente.ti@interno;
Quando enviado para fora da empresa, seria recebido como gerente.ti@dominio.com.br.

Minha dúvida é: No PostFix, como devo proceder para associar esses dois e-mail's na mesma conta (gerente.ti)?

Aguardo uma Luz!

;)
Lucas Marques de A. Costa
Analista de Suporte

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Servidor PostFix com o 'Expresso Livre'
« Resposta #3 Online: 24 de Agosto de 2010, 23:18 »
Citar
Queremos trazer tudo para um servidor aqui mesmo!
Não vale a pena. Há dezenas de detalhes que podem impedir vocês de coloquem esse domínio pra funcionar na sua localidade.

Usando as palavras de um amigo meu, "a Locaweb fede". Mas a alternativa de vocês mesmos hospedarem o domínio é pior. Mudem pra outros serviços que funcionem direito. ;)
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline _lucasmac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Servidor PostFix com o 'Expresso Livre'
« Resposta #4 Online: 25 de Agosto de 2010, 08:12 »
Eu sei disso cara...


Estou apenas "obedecendo ordens"! :)


Vou continuar na luta!

;)
Lucas Marques de A. Costa
Analista de Suporte

Offline DoneLinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
  • Penso Logo Existo
    • Ver perfil
    • donelinux.blogspot.com
Re: Servidor PostFix com o 'Expresso Livre'
« Resposta #5 Online: 21 de Junho de 2014, 22:07 »
Parabéns por tua dedicação Lucas.

Não desista do teu objetivo. É perfeitamente possível que você coloque um Servidor de Email no ar  e talvez faça mais que isso.

Sirva de exemplo. Para ser um Profissional Técnico, exige-se dedicação, determinação e força de vontade para estudar, mas que nenhum obstáculo nos seja insuperável.

Quando alguém te disser que existe um tabu, quebre-o.   

Ass: Donizetti Galdino

                                                                                                   donelinux.blogspot.com
« Última modificação: 21 de Junho de 2014, 22:11 por DoneLinux »
Donizetti Galdino

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Servidor PostFix com o 'Expresso Livre'
« Resposta #6 Online: 22 de Junho de 2014, 01:36 »
Ninguém disse que era impossível, apenas que não vale a pena.
Há uma diferença entre persistência e teimosia. Quando a gente percebe essa diferença, ganha sabedoria.
A vida é curta, e não é boa ideia desperdiçá-la. Pra que cometer os mesmos erros, quando há tantos erros novos a serem cometidos?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D