Autor Tópico: Touchpad causando problemas no Gnome  (Lida 5640 vezes)

Offline mrarodgs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
  • Moises Rodrigues Alves - Analista de Suporte
    • Ver perfil
Touchpad causando problemas no Gnome
« Online: 20 de Agosto de 2010, 14:29 »
Possuo um notebook HP Pavilion Série DV6000
Minha configuração é a seguinte

Turion X2 2ghz
4Gb de ram
320GB de HD
Geforce 7150M
e o touchpad é o sinaptics


Toda vez que eu desabilito o touchpad pelo botão localizado no notebook, os menus do gnome no ubuntu 10.04 não abrem mais e também não funciona mais nenhum recurso do compiz eu só consigo fechar os programas, dar ctrl+alt+del para abrir a tela reiniciar ou desligar ou dar um ctrl+alt+backspace pra reiniciar o X, isso ta ficando chato, as vezes preciso desativar o touch e isso sempre ocorre, alguém tem problema semelhante???
Usa Ubuntu 10.04 com kernel PAE ativado
Notebook HP Pavilion
Turion X2 2ghz 4GB RAM, 320 GB HD, Geforce 7150M

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Touchpad causando problemas no Gnome
« Resposta #1 Online: 20 de Agosto de 2010, 23:26 »
Primeira solução:
Código: [Selecionar]
gconftool --type bool --set /desktop/gnome/peripherals/touchpad/touchpad_enabled true
Código: [Selecionar]
gconftool-2 --type string --set /apps/gnome_settings_daemon/keybindings/touchpad ""

Código: [Selecionar]
gconftool-2 --type string --set /apps/gnome_settings_daemon/keybindings/touchpad XF86TouchpadToggle
Código: [Selecionar]
sudo modprobe -r psmouse
Código: [Selecionar]
sudo modprobe psmouse proto=imps
Código: [Selecionar]
sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg-input-synaptics

Se essa solução funcionar apenas uma vez ao reiniciar seu pc, faça o teste, tente o abaixo.

Vamos a segunda solução e definitiva:
Código: [Selecionar]
cd /etc/udev/rules.d
Código: [Selecionar]
ls
Mostrou algum arquivo "touchpad.rules"? Não? Então, iremos criá-lo:

Código: [Selecionar]
touch touchpad.rules

Código: [Selecionar]
sudo gedit touchpad.rules
insira as seguintes linhas:

Código: [Selecionar]
ACTION!="add|change", GOTO="xorg_synaptics_end"
KERNEL!="event*", GOTO="xorg_synaptics_end"
ENV{ID_INPUT_TOUCHPAD}!="1", GOTO="xorg_synaptics_end"
ENV{x11_options.MaxTapTime}="300"
LABEL="xorg_synaptics_end"

Salve o arquivo e reinicie seu pc.
« Última modificação: 20 de Agosto de 2010, 23:28 por ucastrobr »
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline mrarodgs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
  • Moises Rodrigues Alves - Analista de Suporte
    • Ver perfil
Re: Touchpad causando problemas no Gnome
« Resposta #2 Online: 20 de Agosto de 2010, 23:57 »
Primeiramente ucastrobr fico grato por ter me ajudado, e por ter tentado me dar uma solução, essa solução eu já havia visto no site http://carlos.utfpr.net/linux/corrigindo-o-bug-do-touchpad-no-ubuntu-lucid-lynx

O problema é que o meu bug é diferente, meu touchpad não para de funcionar, eu consigo desativar e ativar normalmente, o problema é...

Eu desativo meu touchpad
Ativo novamente
Ao fazer isso meu touchpad leva uns 2,5 segundos para voltar a funcionar, e volta meio cambaleando, fica lento com pouca precisão e se estabiliza em mais 2 segundos e volta ao normal, porém ao tentar abrir qualquer menu do ubuntu ele não abre, não consigo abrir menu algum, o menu fica selecionado mas não abre as opções, ai sou obrigado a dar um ctrl+alt+backspace pra reiniciar o X ou reiniciar o notebook através do ctrl+alt+del

PS: não é uma crítica, apenas um conselho já que você é muito prestativo, na hora de digitar sudo modprobe -r psmouse

meu touchpad parou de vez, um usuário comum entraria em pânico, eu reiniciei meu notebook e voltou a funcionar, sei que talvez não testou o comando, mas peço que se alguém tentar fazer esse comando, que faça antes anotando os comandos pois ficará sem mouse, ou ligue um mouse usb para ajudar, mais uma vez obrigado ucastrobr :)
Usa Ubuntu 10.04 com kernel PAE ativado
Notebook HP Pavilion
Turion X2 2ghz 4GB RAM, 320 GB HD, Geforce 7150M

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Touchpad causando problemas no Gnome
« Resposta #3 Online: 21 de Agosto de 2010, 01:20 »
Mas não tentou a segunda solução, que é para o travamento que o touchpad causa em alguns modelos de notebooks e netbooks HP e Acer.
Se eu fosse você testaria o Ubuntu 10.10 que está uma tetéia aqui em meu notebook até agora não tive nenhum problema.
« Última modificação: 21 de Agosto de 2010, 01:34 por ucastrobr »
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline mrarodgs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
  • Moises Rodrigues Alves - Analista de Suporte
    • Ver perfil
Re: Touchpad causando problemas no Gnome
« Resposta #4 Online: 21 de Agosto de 2010, 07:18 »
Sim testei as duas soluções e inclusive a segunda que me disse que seria definitiva, infelizmente não resolveu.
Não testei a versão 10.10 por que só tenho 3G para navegar na internet, e minha cota já se foi kkkk. Não tive como baixar ainda.
Usa Ubuntu 10.04 com kernel PAE ativado
Notebook HP Pavilion
Turion X2 2ghz 4GB RAM, 320 GB HD, Geforce 7150M

Offline mrarodgs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
  • Moises Rodrigues Alves - Analista de Suporte
    • Ver perfil
Re: Touchpad causando problemas no Gnome
« Resposta #5 Online: 24 de Agosto de 2010, 08:40 »
Infelizmente problema ainda não resolvido :(
Usa Ubuntu 10.04 com kernel PAE ativado
Notebook HP Pavilion
Turion X2 2ghz 4GB RAM, 320 GB HD, Geforce 7150M