Autor Tópico: Montar servidor passo a passo  (Lida 12861 vezes)

Offline welerson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Montar servidor passo a passo
« Online: 06 de Agosto de 2010, 20:22 »
Boa noite!!

Estou precisando compartilhar a internet via wireless, na verdade ja partilho via um access point.

Estou precisando montar um servidor onde consigo fazer o seguinte:
. Solicitar usuário e senha (Somente após logar no navegador a internet é liberada);
. Controlar a banda de cada mac;
. Fazer cache das páginas.

Ja fiz varias pesquisas e sei que com o squid junto com o ubuntu da pra fazer, mas de todos os tutoriais que vi não consegui!!
Se alguém souber de um tutorial passo a passo, fico grato.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Montar servidor passo a passo
« Resposta #1 Online: 08 de Agosto de 2010, 01:01 »
Onde vc pretende autenticar seus usuários? Essa base dos usuários autorizados já existe em algum lugar?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline welerson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Montar servidor passo a passo
« Resposta #2 Online: 09 de Agosto de 2010, 00:36 »
Bom dia!!

Quero fazer tudo pelo ubuntu, no momento meus clientes se conectam direto no aprouter, no próprio radio limito a banda, e a senha é wap...
No interior, próximo de ondo moro, tem uma empresa de internet a radio e quando abro o browser e tento acessar qualquer site pede nome de usuario e senha, só após consigo acessar a net.
Pretendo fazer a mesma coisa!!

Solicitar usuario e senha dos clientes;
Limitar a banda de cada mac;
Fazer um cache.

Tenho uma maquina parada e quero usa-la como servidor de internet a rádio.
O ubuntu 10.04 ja esta instalado e navegando!!

Offline edinhotr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Montar servidor passo a passo
« Resposta #3 Online: 11 de Agosto de 2010, 21:39 »
vamos la o squid, faz esses 3 coisas q vc esta querendo, é facil de configurar, mais quando usa o squid, automaticamente ele faz os caches das paginas, sendo obrigado o usuario usar proxy, ip do servidor:porta, padrão é 3128, sendo sem, da uma pagina de erro e o usuario naum consegue navegar, existe uma função no squid, q xama proxy transparente, o usuario naum necessita de configurar o proxy, mais o problema é q, naum pode usar 2 dois juntos, autenticação + proxy transparente, se usar um e add o outro, automaticamente o primeiro cancela , so funcionando o segundo, a solução é usar um programa para controlar a autenticação.

Ja tentei axar uma solução, testei poucos artigos, mais nenhum com exito. tenha uma boa sorte. segue uns links para controle de banda e squid. para autenticaçao teste o webmin, programa free muito bom, diversas funções, ele tem a função de autenticação com cadastro com parte grafica, mais naum tentei usar o webmin com proxy transparente, vc podera testar.

cache: http://www.gdhpress.com.br/servidores/leia/index.php?p=cap2-8

autenticação sem proxy transparente: http://www.gdhpress.com.br/servidores/leia/index.php?p=cap2-16

proxy transparente: http://www.gdhpress.com.br/servidores/leia/index.php?p=cap2-17

gerenciando a banda: http://www.gdhpress.com.br/servidores/leia/index.php?p=cap2-15

reservando a banda: naum axei, dps se quiser te mando.

e outra coisa, pelo q eu intendi, vc ira receber o sinal pela provedora de internet e vc ira fazer uma segunda provedora, se for isso, vc teria q configurar o servidor para receber a sua autenticação, para poder ter net no servidor para redistribuir a internet, mais naum sei se isso ira funcionar, ate mais , aguardo a sua resposta.

Offline welerson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Montar servidor passo a passo
« Resposta #4 Online: 18 de Agosto de 2010, 23:27 »
Ok, vou testar as opções...
Grato pela ajuda!!

Offline laercio.camilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Montar servidor passo a passo
« Resposta #5 Online: 26 de Agosto de 2010, 10:31 »
Olá!! Não sei se você já conseguiu fazer o que esta querendo mas existe um sistema para fazer o que realmente você que se chama microtik, pesquise sobre o assunto e acredito que ira ajudá-lo.
Abraços

Offline wanderley85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Montar servidor passo a passo
« Resposta #6 Online: 26 de Agosto de 2010, 13:19 »
Olá!! Não sei se você já conseguiu fazer o que esta querendo mas existe um sistema para fazer o que realmente você que se chama microtik, pesquise sobre o assunto e acredito que ira ajudá-lo.
Abraços

amigo pegando uma carona na duvida do nosso amigo eu atualmente utilizo o mikrotik para essa função, e realmente é um sistema muito bom, porém é "PAGO", e outra coisa o esquema de cache do mikrotik é muito pobre, entrei nesse momento no fórum justamente para isso, buscar uma alternativa para eu poder eliminar o mikrotik e colocar um Ubuntu Server para fazer o trabalho, minha dúvida é: sou péssimo em linhas de comando, sei que o Ubuntu Server é todo em linha de comando, gostaria de saber se existe a possibilidade de usar uma interface grafica no ubuntu server para fazer toda a configuração do mesmo, tbm tenho um provedor wireless e realmente utilizar Acess Point é uma péssima alternativa, os rádios não suportam muitas conexões simultâneas e isso gera lentidão, outra dúvida é possivel eu colocar placas de redes wireless no Ubuntu Server e o mesmo enviar sinal wireless pelas placas, como se fosse um AP da mesma forma que o MikroTik faz ? grato pela ajuda e compreensão de todos, estarei acompanhando o tópico para uma solução tanto da minha parte como da parte do nosso amigo, grato pela força.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Montar servidor passo a passo
« Resposta #7 Online: 26 de Agosto de 2010, 14:35 »
Citar
ou péssimo em linhas de comando, sei que o Ubuntu Server é todo em linha de comando, gostaria de saber se existe a possibilidade de usar uma interface grafica no ubuntu server para fazer toda a configuração do mesmo
Basta instalar a que vc estiver acostumado:

P/ instalar o Gnome:
sudo apt-get install ubuntu-desktop

P/ instalar o KDE:
sudo apt-get install kubuntu-desktop

Agora, nenhuma das duas vai te dar o controle sobre o funcionamento do seu provedor. Pra isso, vc precisa de outros programas (cadastro de usuários, controle de banda, controle de pagamentos, etc).

Citar
tbm tenho um provedor wireless e realmente utilizar Acess Point é uma péssima alternativa
Os domésticos realmente não tem nem alcance nem gerenciamento apropriado pra serem usados em provedor wireless.

Citar
os rádios não suportam muitas conexões simultâneas e isso gera lentidão
De quantas conexões simultâneas estamos falando? Pq uma célula wireless (802.11b/g/n) atende, idealmente, de 10 a 15 estações. Mais do que isso, há degradação no acesso. Será que vc não está fazendo sua célula muito grande, e assim está forçando os limites do sistema?

Citar
outra dúvida é possivel eu colocar placas de redes wireless no Ubuntu Server e o mesmo enviar sinal wireless pelas placas
Possível, é. Agora, a mão de obra que vai dar... começando pelo seguinte: poucas placas wireless podem funcionar em modo access-point, pra receber conexões de clientes. Você tem que encontrar uma que aceite isso, e que ainda por cima tenha driver pro Ubuntu. Ah, tem que ser também uma que tenha uma boa potência de transmissão.

Junte todas essas condições a limitações de fonte de alimentação (quantos watts terá que ter a fonte pra acionar essas placas?), quantidade de slots disponíveis na placa-mãe, refrigeração (já vi gente fazendo churrasco em gabinete, mas normalmente só depois de desativar o computador ;)), etc.

Por fim, considere o tempo que vai levar pra vc colocar isso tudo pra funcionar.

Vale a pena?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline wanderley85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Montar servidor passo a passo
« Resposta #8 Online: 26 de Agosto de 2010, 20:06 »
Olá amigo, eu me expressei mal, mas vamos lá: eu já tenho um servidor montado rodando o MikroTik, porem o MikroTik não dá suporte a nem 1 GB de memoria e outra coisa como disse não gostei do sistema de cache do Mikrotik, eu tenho um core 2 duo, 4gb de memória, hd de 160, tudo isso dentro de uma caixa hermética gigante , muito bem refrigerada este servidor tem 2 placas de rede wireless que são compatíveis com o Ubuntu chipset Atheros (já testei no 10.04), ou seja já tenho tudo funcionando ok, só queria mesmo trocar o sistema, pelo Ubuntu server, porem como o amigo citou e tbm tenho essa dúvida existe algum programa ou modo de gerenciar a rede wireless do Ubuntu tipo, seleção de canal,modo b ou g, ACK ,potencia da placa, intervalo de beacon (uiiiii adoro bacon fritinho ....kkkkk), preciso desse tipo de gerenciamento, isso existe ? grato pela ajuda e comprensão

Offline arisimoes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Montar servidor passo a passo
« Resposta #9 Online: 30 de Agosto de 2010, 11:34 »
eu ja moteni um server do zero so lendo o manual do unbutu e pesquisas aki do forum, levei 2 dias estudando tudo e colocando em pratica é facil só basta se esforçar