Autor Tópico: Criação de Usuário Personalizada  (Lida 2174 vezes)

Offline G@be-san

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
  • Doomo Arigatou, Iesu-Sama!!
    • Ver perfil
    • Geek 4 Jesus
Criação de Usuário Personalizada
« Online: 22 de Julho de 2010, 13:48 »
Galera, minha dúvida está bem difícil de ser sanada pelo Oráculo (Google). Acho que ele não entende o que eu quero dizer, rsrsrs...

Tudo o que estou precisando fazer é o seguinte: Criei um usuário com tema personalizado, baixei um pacote de ícones muito bacana e fiz várias configurações com o Compiz. Quero que a partir de agora, todo usuário que eu criar, tenha as mesmas configurações desse meu. Um usuário padrão personalizado do meu jeito.

Sei que isso é possível, mas não sei como fazer. Se alguém tiver uma dica, eu agradeço.
Um dia acordei de minha prisão e pulei da Janela. Achei a Liberdade. Valeu Linux!!!

Offline jeflui

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 745
    • Ver perfil
Re: Criação de Usuário Personalizada
« Resposta #1 Online: 22 de Julho de 2010, 14:26 »
Crie o usuário faça todas as personaliações, depois copie todo o conteúdo da home, não esqueça os arquivos ocultos, para o /etc/skel. O próximo usuário criado já vai estar com a mesma configuração.

Offline G@be-san

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
  • Doomo Arigatou, Iesu-Sama!!
    • Ver perfil
    • Geek 4 Jesus
Re: Criação de Usuário Personalizada
« Resposta #2 Online: 22 de Julho de 2010, 16:51 »
Valeu jeflui, na verdade acabei de entrar porque encontrei uma solução até mais completa. Achei em um site que precisava copiar apenas as seguintes pastas da sua /home/usuario para a /etc/skel:
- .gconf
- .gconfd
- .gnome2
- .gnome2_private
e, no caso de querer colocar as configurações personalizadas de mais algum aplicativo, basta copiar a pasta referente a ele (ex: copiar a pasta .mozilla, caso queira puxar as configurações e plugins do Firefox.)

Para copiar os temas e ícones para que sejam usados por todos os usuários, basta copiar os temas da pasta .themes para /usr/share/themes, e os ícones
da pasta .icons para /usr/share/icons. Para a lista padrão dos papéis de parede, basta editar /usr/share/gnome-background-properties/ubuntu-wallpapers.xml e passar os novos wallpapers para /usr/share/backgrounds (se alterar o arquivo warty-final-ubuntu.png, muda aquele background meio gay da tela de login)

Ainda encontrei um programa que ajuda na configuração do visual do ambiente de trabalho, o Gstyle. A vantagem dele é que tem vários temas prontos para download.

Para mudar a tela de login, tem um macete legal: fazer um backup do arquivo de configuração da tela de login e substituir pelo atalho para abrir o gerenciador de temas do Ubuntu. Basta digitar no terminal:
#cp /usr/share/gdm/autostart/LoginWindow /usr/share/gdm/autostart/LoginWindow.backup
#cp /usr/share/applications/gnome-appearance-properties.desktop /usr/share/gdm/autostart/LoginWindow
Depois é só fazer o logoff do usuário, fazer as alterações de background e tema, logar de novo e restaurar o LoginWindow:
#cp /usr/share/gdm/autostart/LoginWindow.backup /usr/share/gdm/autostart/LoginWindow

Pesquisei "um pouquinho" depois que postei a dúvida aqui, rsrsr
Um dia acordei de minha prisão e pulei da Janela. Achei a Liberdade. Valeu Linux!!!

Offline G@be-san

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
  • Doomo Arigatou, Iesu-Sama!!
    • Ver perfil
    • Geek 4 Jesus
Re: Criação de Usuário Personalizada
« Resposta #3 Online: 22 de Julho de 2010, 16:54 »
Só tenho uma outra dúvida: Agora como eu mudo aquela tela de espera que vem antes da tela de login? Aquela com o fundo lilás, escrito "Ubuntu" e com 5 pontinhos que ficam piscando? Não gosto da cor, gostaria de colocar uma arte que fiz no Gimp...
Um dia acordei de minha prisão e pulei da Janela. Achei a Liberdade. Valeu Linux!!!

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Criação de Usuário Personalizada
« Resposta #4 Online: 22 de Julho de 2010, 20:26 »
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,65872.0.html

De uma olhada, nao sei se funciona o meu aqui deixei para iniciar no modo texto mesmo
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline G@be-san

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
  • Doomo Arigatou, Iesu-Sama!!
    • Ver perfil
    • Geek 4 Jesus
Re: Criação de Usuário Personalizada
« Resposta #5 Online: 23 de Julho de 2010, 04:45 »
O tutorial do amigo Kleyton Lopes parece bom, vou testar pra ver se consigo fazer funcionar. Achei também um outro tutorial falando sobre um tal de Plymounth, que já vem instalado com o Ubuntu (olhei no Synaptics e realmente o bicho tava lá). Só que o tutorial tava em inglês, e eu estava passando mal ontem, então nem verifiquei. Vou tentar os dois hoje, deixo o link para quem quiser ver:

http://www.ubuntugeek.com/quick-tipplymouth-themes-in-ubuntu-10-04-lucid-lynx.html

Mais tarde posto o que funcionar melhor.
Um dia acordei de minha prisão e pulei da Janela. Achei a Liberdade. Valeu Linux!!!