Autor Tópico: instalação do scanner hp2400 [Resolvido]  (Lida 13578 vezes)

Offline dbveiga@

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
instalação do scanner hp2400 [Resolvido]
« Online: 20 de Julho de 2010, 13:27 »
Olá
 Não consigo utilizar o comando tar para extrair pelo terminal os arquivos hp2400.tgz e libsane.tgz.
 abaixo escrevo o que aconteceu no terminal:

antonio@antonio:~$ dir
Desktop    Downloads        Music     Public     Videos
Documents  examples.desktop  Pictures  Templates

antonio@antonio:/$ sudo -i
root@antonio:/# ls
bin    dev   initrd.img  media  proc  selinux  tmp  vmlinuz
boot   etc   lib         mnt    root  srv      usr
cdrom  home  lost+found  opt    sbin  sys      var
root@antonio:/# cd home
root@antonio:/home# cd antonio
root@antonio:/home/antonio# ls
Desktop    Downloads         Music     Public     Videos
Documents  examples.desktop  Pictures  Templates
root@antonio:/home/antonio# cd Desktop
root@antonio:/home/antonio/Desktop# ls
scanner
root@antonio:/home/antonio/Desktop# cd scanner/2400rv/usr
-bash: cd: scanner/2400rv/usr: No such file or directory
root@antonio:/home/antonio/Desktop# cd scanner/2400rv
root@antonio:/home/antonio/Desktop/scanner/2400rv# ls
EULA.txt  hp2400.tgz  libsane.tgz  README_hp2400.txt  testimage.pnm

root@antonio:/home/antonio/Desktop/scanner/2400rv# ls
EULA.txt  hp2400.tgz  libsane.tgz  README_hp2400.txt  testimage.pnm

root@antonio:/home/antonio/Desktop/scanner/2400rv# tar -xzvf/home/antonio/Deskop/scanner/2400rv/hp2400.tgz
tar: /home/antonio/Deskop/scanner/2400rv/hp2400.tgz: Cannot open: No such file or directory
tar: Error is not recoverable: exiting now
tar: Child returned status 2
tar: Exiting with failure status due to previous errors
 
De acordo com as instruçoes primeiro faço uma pasta chamada scanner e depois fiz as extraçoes dos arquivos.
No terminal fiz os sequintes passos:
    1.Login as root user.

2.Create a new folder as “scanner” on the desktop.

3.Copy the 2400rv.tar.gz to the “scanner” folder.

4.Open the scanner folder, right click the 2400rv.tar.gz and choose Extract and select Extract Here.

5.A Folder will be created as 2400rv.

6.Go to the Konsole Mode.

7.Type the command : cd /


8.Type the command : tar -xvzf /root/Desktop/scanner/2400rv/hp2400.tgz
Aqui começou meu problema: isso não funcionou...
tive como resultado:

root@antonio:/home/antonio/Desktop/scanner/2400rv# tar -xzvf/home/antonio/Deskop/scanner/2400rv/hp2400.tgz
tar: /home/antonio/Deskop/scanner/2400rv/hp2400.tgz: Cannot open: No such file or directory
tar: Error is not recoverable: exiting now
tar: Child returned status 2
tar: Exiting with failure status due to previous errors
 [/font]


9.Type the command : tar -xvzf /root/Desktop/scanner/2400rv/libsane.tgz

10.Power on the Scanner.

11.To check whether the scanner installed successfully by typing the command
scanimage -L

12.Edit the file /etc/sane.d/dll.conf by using the command
vi /etc/sane.d/dll.conf
Press “insert” key
Type hp2400 (without # symbol) after the line #hp5400

To Save the File : Press “ESC” key and then Press “Shift : wq”

13.Reboot.

14.To Scan the image : 1. Select K Menu -> Images -> Scanning -> kooka.
      2. Select K Menu -> Images -> Scanning -> xsane


  Obrigado
« Última modificação: 21 de Julho de 2010, 18:21 por dbveiga@ »

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: instalação do scanner hp2400
« Resposta #1 Online: 20 de Julho de 2010, 14:07 »
Ola so por desencargo de consciencia tente;

sudo apt-get update && sudo apt-get install hplip && sudo apt-get install xsane

veja se o scaner e detectado.

http://hplipopensource.com/node/237
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline dbveiga@

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: instalação do scanner hp2400
« Resposta #2 Online: 21 de Julho de 2010, 13:27 »
Obrigado Platão por estar me ajudando.
digitei este comando no terminal como root e obtive o seguinte resultado resultado apos a instalação dos varios pacotes:

 Baixados 1962kB em 42s (46,2kB/s)                                             
Lendo listas de pacotes... Pronto
sudo: apt-install: command not found

 testei o scanner mas não foi detectado. Estou baixando a caixa de ferramentas HPLIP. Baixei também o Xsane, me parece um programa mais completo para scanner.
 Como sou novato de Linux acho também que nao estou sabendo entrar no diretório certo para aplicar o  camando tar.
 No site esta escrito para digitar tar -xvzf/home/Desktop/scanner/2400rv/hp2400.tgz mas o meu pacote esta no Ubuntu em brasileiro, ou seja, para acessar minha pasta scanner que esta na Área de Trabalho tenho que passar por alguns diretorios, indo do root até a Área de trabalho onde esta a pasta scanner. Um dos problemas que estou enfrentando é como acessar pelo terminal a Area de Trabalho. Se fosse em ingles bastaria usar Desktop, mas em portuques é uma palavra composta e com acento. Agora estou tentando isso...

                        Obrigado

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: instalação do scanner hp2400
« Resposta #3 Online: 21 de Julho de 2010, 13:59 »
Ola companheiro, os drivers para impressoras,scaners,multifuncionais etc da HP ja vem instalado por padrao no seu Ubuntu, eu usava o Ubuntu 7.10 e ja havia esse pacote nos repositorios, entao va ate os canais de software em administração e marque todos sem excessao apos ele vai pedir para atualizar a lista de repositorios, atualize. (nao e necessario estar como root)

http://img839.imageshack.us/img839/6952/capturadetela1.png    

Apos abra o terminal em acessorios->terminal e copie e cole esse comando;

sudo apt-get update && sudo apt-get install hplip && sudo apt-get install xsane

Pronto o seu pacote HPlip ja vai estar instalado veja o meu;        (instale via sinaptic os que estiverem faltado se desejar)

http://img535.imageshack.us/img535/6636/capturadetelakh.png

Agora vc pode ir ate escritorio->hplip tollbox

http://img695.imageshack.us/img695/6982/capturadetela1k.png   (nao ha nada listado obviamente porque nao tenho impressora instalada no momento)

No Ubuntu 10.04 existe o "simple scan" muito mais simples de usar do que o xsane que e uma ferramenta poderosa.

Se desejar instalar somente o PPD e so extrair do pacote HPlip o correspondente a seu scanner. Se desejar compilar siga as instruçoes do site HP para versoes antigas anteriores a versao 8.04.



« Última modificação: 21 de Julho de 2010, 14:14 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline dbveiga@

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: instalação do scanner hp2400
« Resposta #4 Online: 21 de Julho de 2010, 14:06 »
 Opa
  consequi acessar a Area de trabalho assim posso dar uma dimensão melhor de onde esta o arquivo que estou tentando usar o comando tar.

antonio@antonio-desktop:~$ cd Área\ de\ Trabalho/
antonio@antonio-desktop:~/Área de Trabalho$ ls -a
.  ..  evolution.desktop  firefox.desktop  PDF  scanner
antonio@antonio-desktop:~/Área de Trabalho$ cd \scanner
antonio@antonio-desktop:~/Área de Trabalho/scanner$ ls -a
.  ..  2400rv  2400rv.tar.gz  HP Scanjet 2400
antonio@antonio-desktop:~/Área de Trabalho/scanner$ tar -v
 
       agora a instrução pede para tentar usar o comando:
1.Type the command : cd /

2.Type the command : tar -xvzf /root/Desktop/scanner/2400rv/hp2400.tgz

3.Type the command : tar -xvzf /root/Desktop/scanner/2400rv/libsane.tgz

4.Power on the Scanner.
  o problema é que pede-se para fazer isso a aprtir do root, ai eu já não consigo...
   

Offline dbveiga@

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: instalação do scanner hp2400
« Resposta #5 Online: 21 de Julho de 2010, 14:07 »
Legal...vou tentAR fazer isso...

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: instalação do scanner hp2400
« Resposta #6 Online: 21 de Julho de 2010, 15:16 »
Pesquisei alguns casos e veja se ajuda, um deles o primeiro e um pacote deb;

http://www.vivaolinux.com.br/dica/Instalando-o-scanner-HP2400c-no-Debian-Linux?             <------------------   

http://www.resulinux.forumdebian.com.br/web/forum/viewtopic.php?p=22571#22571

http://www.elcot.in/linuxdrivers_download.php

Se vc esta tentando compilar salve na sua home e nao na area de trabalho, fica mais facil a localização, tente cd /home e apos digite ls para ver o conteudo, voce vera o pacote que baixou, para entrar dentro da pasta cd nome da pasta, mas nao e necessario descompactar pelo terminal faça clicando com o direito do mouse sobre o pacote na sua home e selecione "extrair aqui" apos entre no terminal para instalar caso o pacote deb nao funcione. Veja tbm em administração-usuarios e grupos se o seu usuario tem permissao para acessar o scanner, entre com a sua senha e marque a opção correspondente.
« Última modificação: 21 de Julho de 2010, 15:30 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline dbveiga@

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: instalação do scanner hp2400
« Resposta #7 Online: 21 de Julho de 2010, 16:59 »
 Cara valeu mesmo. Funcionou!!!! Fiquei muito feliz!!! :)

 Poxa eu estou adorando esse mundo do LINUX, agora aqui está tudo em ordem. Essa possibilidade de ter pessoas de bom conhecimento e boa vontade como vc em um fórum como esse também faz com que o LINUX seja diferente. Que legal isso, vc aprende, discute com as pessoas da área e ainda usa software livre de qualidade. VIVA o MUNDO LINUX!!!!

                    Muito Obrigado

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: instalação do scanner hp2400
« Resposta #8 Online: 21 de Julho de 2010, 17:12 »
Ola companheiro, sempre tente prover toda a informação possivel ao formular a pergunta e tbm links que vc ja pesquisou assim quem ja passou por uma experiencia parecida pode ajudar na solução. Qual foi a solução encontrada nesse caso? qual das apresentadas funcionou? Por gentileza compartilhe conosco. Se a sua duvida foi sanada edite a sua primeira pergunta neste topico e adicione na frente (resolvido) para auxiliar na organização do forum e servir para quem esta com a mesma duvida, veja tbm essas appostilas faceis e ilustradas;

http://www.guiafoca.org/download.html

http://orgulhogeek.net/2010/04/29/livro-ubuntu-guia-do-iniciante-disponvel-para-download/
« Última modificação: 21 de Julho de 2010, 17:19 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline dbveiga@

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: instalação do scanner hp2400 [Resolvido]
« Resposta #9 Online: 21 de Julho de 2010, 18:30 »
 Re: instalação do scanner hp2400
 
 A solução que resolveu meu problema foi a #3 apresentada pelo usuário platão. Segui exatamente todos os passo que de maneira muito didática ele forneceu neste fórum. O problema era que estavam faltando os pacotes e as atualizações, bastou fazer isso e reiniciar que o scanner já estava funcionando perfeitamente.
Essa solução que ele forneceu é bem mais fácil para quem esta começando no LINUX do que as que encontrei pela internet e não resolveram o problema.

                                    Valeu companheiro!

   

Offline Jorgemiguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
Re: instalação do scanner hp2400 [Resolvido]
« Resposta #10 Online: 28 de Julho de 2010, 12:30 »
Caríssimo platao,
No caso do dbvelga, funcionou sua orientação, como ele mesmo testemunha, porém, no meu caso, a instalação do meu scanjet G2410, seguido os mesmos passos que ele seguiu da sua orientação, não funcionou, infelizmente.
Mas, de qualquer forma, agradeço sua sincera e louvável disposição de ajudar e vou continuar aguardando uma nova dica que resolva meu problema.
Que Deus abençoe a todos.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: instalação do scanner hp2400 [Resolvido]
« Resposta #11 Online: 28 de Julho de 2010, 12:52 »
« Última modificação: 28 de Julho de 2010, 14:16 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline dbveiga@

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: instalação do scanner hp2400 [Resolvido]
« Resposta #12 Online: 22 de Agosto de 2010, 09:03 »
Olá pessoal,

 Agora que realmente precisei usar o scanner com todas as suas funcionalidades vi que o Scanjet 2400 da HP não é adequado para os programas gráficos que o  Ubuntu oferece. A comunicação com o Scanner até funciona bem, mas quase nada é possível fazer. No site do Xsane eles afirmam que esse Scanner não é suportado e ainda ressaltam o risco dele quebrar por forçar seu uso de forma inadequada. Parece que isso se deve ao fato do fabricante nunca ter revelado alguns códigos necessários para a correta funcionalidade. Os programas Simple Scan e Xsane Image oferecem muito mais possibilidades mas para outros Scanners. Atualmente uso esse Scanner em uma máquina Windows.       

  Foi possivel escanear colorido e em cinza mas com sombras que inutilizam a imagem(tentei apagar essas sombras, mas não teve jeito). Também foi possivel escanear em lineart que até ficou bom. Em todos eles não foi possivel usar a função preview do Xsane. Quanto ao Simple Scan só funciona a opção escanear colorido e em 300 dpi.  Tentei alterar todas as configurações possiveis que esses programas oferecem, sem sucesso. Além disso em determinados instantes o programa simplesmente parava de reconhecer o scanner e depois de alguns minutos voltava a reconhece-lo. Tinha a impressão de bug, mas isso deve ser pela imcompatibilidade mesmo. A HP bem que podia ter sido mais solícita, pois vi que no Brasil e India esses scanners são muito utilizados.     

Offline jherfson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
instalação do scanner hp2400
« Resposta #13 Online: 02 de Junho de 2011, 12:42 »
Ola estou tentando instalar, fiz toda a configuração, mas no aplicativo qndo vou inicia ele ta uma mensagem de erro!
"Falhar ao abrir dispositivo hp2400:libusb:002:002: Acesso ao recurso foi proibido"
não sei pq isso!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: instalação do scanner hp2400
« Resposta #14 Online: 02 de Junho de 2011, 13:08 »
"Falhar ao abrir dispositivo hp2400:libusb:002:002: Acesso ao recurso foi proibido"

Entre em terminal e tente
Código: [Selecionar]
sudo xsane
[]'s