Autor Tópico: Fazer com que Hd externo seja bootável...  (Lida 13954 vezes)

Offline Tanamoita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Fazer com que Hd externo seja bootável...
« Online: 02 de Julho de 2010, 15:50 »
Boa tarde, pessoal!

Eu tenho um hd externo de 500Gb, no qual tenho uma partição ext3 de 200GB com o ubuntu 9.04, uma partição de swap de 4 Gb, e o restante como uma Partição NTFS (para servir como um backup de arquivos que podem ser utilizados no linux ou no windows (por exemplo, musicas, fotos, videos..., independentemente de qual SO eu esteja usando.)

Na partição ext3 tem o ubuntu instalado corretamente com o grub e tudo mais...
Pois bem, eu queria que num computador que só tivesse windows instalado, durante a inicialização do sistema eu entrasse no menu de boot apertando F12 ou F8, e conseguisse entrar no ubuntu que está no hd externo, porém o bios não inicializa o Grub que está nesse hd quando escolho a opção de dar boot pela usb(ou seja, na "tela preta" de inicialização do sistema, mostra que o meu hd foi localizado, mas ele não é inicializado).

Me parece que a minha partição do HD não tem a característica de ser bootável. Tem como reverter isso e deixá-la como bootável?
É que eu queria carregar esse hd, como uma cópia fiel do linux que tenho em casa...

*ps: em casa eu adicionei no Grub do hd convencional informações sobre a partição do hd externo. Então o hd externo é inicializado normalmente através da escolha de kernel no grub do hd convencional.

Espero que tenham entendido e que possam me ajudar.
Obrigado!

Offline sistematico

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Sistematico
    • Ver perfil
    • Sistematico.org
Re: Fazer com que Hd externo seja bootável...
« Resposta #1 Online: 02 de Julho de 2010, 16:35 »
O gparted faz isso.
Lucas Saliés Brum
Ubuntu User #27150
http://sistematico.org

Offline Tanamoita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Fazer com que Hd externo seja bootável...
« Resposta #2 Online: 23 de Julho de 2010, 21:14 »
Pois é, eu vi isso. Mas não queria formatar o HD externo no Gparted para fazê-lo ser bootável... mas acho que não tem outra maneira.
Obrigado.

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Fazer com que Hd externo seja bootável...
« Resposta #3 Online: 24 de Julho de 2010, 00:07 »
Pois é, eu vi isso. Mas não queria formatar o HD externo no Gparted para fazê-lo ser bootável... mas acho que não tem outra maneira.
Obrigado.
Você precisa instalar o grub neste hd externo, pois o que tudo indica é que não esta instalado.
Tente um dos tópicos que explicam como recuperar o grub, e o instale na mbr do hd externo.
(se não tiver o grub, ele não vai inicializar em outro computador que não tenha o grub na mbr seja de qual for o hd)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Fazer com que Hd externo seja bootável...
« Resposta #4 Online: 24 de Julho de 2010, 11:09 »
Pois é, eu vi isso. Mas não queria formatar o HD externo no Gparted para fazê-lo ser bootável... mas acho que não tem outra maneira.
Obrigado.

Antes de formatar, experimente:

1) abra a maquina

2) desconecte todos os hd's

3) de o boot pelo cd rom com o live cd do Ubuntu

4) conecte o HD externo

5) entre em terminal e digite:
Código: [Selecionar]
sudo fdisk -l
Isto irá listar o hd externo como por exemplo Sda1


6) entre em terminal e digite
Código: [Selecionar]
sudo grub-install /dev/Sdxx

que no caso do exemplo ficaria => suo grub-install /dev/sad1

7) desligue tudo, reconecte os cabos, remonte o gabinete e faça um teste escolhendo dar boot pela USB

[]'s