Autor Tópico: Ruby no Dapper Drake  (Lida 1881 vezes)

tocha

  • Visitante
Ruby no Dapper Drake
« Online: 04 de Junho de 2006, 21:28 »
Olá Amigos,
que o espírito de Ubuntu esteja com vocês, pois vão precisar dele para poder me ajudar!

Instalei do zero o Dapper Drake.
Estou estudando a linguagem de programação Ruby e um framework para WEB chamado Rubyonrails. Quem é da área provavelmente já ouviu falar.
O Dapper não vem com o Ruby, mas o Synaptic possui todos os pacotes para sua instalação.
Instalado o Ruby, deve-se instalar o gerenciador de pacotes dele, que se chama Rubygems
Acontece que este pacote não existe nos repositórios e é instalado de forma diversa, pois usa-se o comando ruby
Código: [Selecionar]
tar -zxvf rubygems-0.8.11.tgz
cd rubygems-0.8.11
sudo ruby setup.rb

Daí dá um erro que começa com:
Código: [Selecionar]
/usr/local/lib/ruby/site_ruby/1.8/rubygems/custom_require.rb:21:in `require__':no such file to load -- zlib (LoadError)
Este é o resumo da história. No fórum em inglês e em diversos outros locais disseram que os pacotes Ruby nos repositórios não estavam bons e que eu devia instalar do fonte, mas que tinha que instalar antes os pacotes libyaml-ruby and libzlib-ruby
Fiz da mais elegante forma: Instalei o pacotes pelo apt-get e depois instalei também os pacotes build-essential e o checkinstall
Daí baixei o ruby1.8.4.tar.gz e:
Código: [Selecionar]
tar -zxvf ruby1.8.4.tar.gz
cd ruby1.8.4.tar.gz
./configure
make
checkinstall

Tentei instalar o Rubygems novamente e deu o mesmo erro.
Quando digito:
Código: [Selecionar]
ruby -v
ruby 1.8.4 (2005-12-24) [i686-linux]

Será que esta versão i686 é o problema?
Por conta de instalações e desinstalações cheguei a ficar com duas versões do Ruby: Uma do Synaptic e outra do fonte.
Por isso é a terceira vez que reinstalo do zero o Dapper.

Sei que este problema é bem específico.
Obrigado pela atenção amigos,
Fernando

Offline paulomiranda

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Ruby no Dapper Drake
« Resposta #1 Online: 03 de Novembro de 2006, 17:54 »
Amigo estou com um problema semelhante você conseguiu resolver?
Obrigado