Autor Tópico: Reparticionamento do HD  (Lida 1517 vezes)

Offline Cientista_Louco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 206
    • Ver perfil
Reparticionamento do HD
« Online: 13 de Junho de 2010, 11:07 »
Bom dia a todos e a todas...

Eu tinha o mandriva instelado me meu HD e instalei posteriormente o ubuntu 10.4. No entanto meu HD não esta particionado da forma que eu desejo e estou pretendo fazer uns ajustes. Tive a ideia de copias algumas partições para um HD externo que tenho usando o clonezilla e depois reparticionar o HD e retornar com minhas partições anteriores. Gostaria de saber se esse procedimento é seguro ou se posso ter perdas de arquivos.

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 261
    • Ver perfil
Re: Reparticionamento do HD
« Resposta #1 Online: 13 de Junho de 2010, 12:09 »
Caro Cientista,

Também vi seu questionamento lá no outro forum.
Também tenho dados em minha partição 2, do primeiro HD.

 Caso aceite um palpite, pode instalar o 2010.1 (assim que sair!) onde você quiser, gravando o gerenciador no MBR, e o Ubuntu 10.04 em outra partição qualquer - sem o gerenciador. Na instalação do Ubuntu - passo 7 - tem uma opção "avançada". É só "desmarcar" a opção do instalador...

Para backup de dados, pelo Ubuntu, tem um software legalzinho, que é o backintime. Não sei se conhece.
Outra alternativa é o Partimage. Este funciona no Mandriva, mas eu só consigo copiar usando pelo Ubuntu, pois a partição /home, que contém meus arquivos mais importantes tá "linkada" ao Mandriva, e não sei desmontá-la, usando aquela distro.
Linux User 586375

Offline Cientista_Louco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 206
    • Ver perfil
Re: Reparticionamento do HD
« Resposta #2 Online: 13 de Junho de 2010, 12:30 »
Bom dia!... para min é bom dia mesmo, por que aki são 11:30 rsrs

Alevian, ok e obrigado... Gostei muito de suas dicas lá, porém quando instalei o Ubuntu fiz uma doidera no particionamento que não sei qual foi. So Swap ficaram trez. Antres de instalar o mandriva 2010.1 quero resolver isso. Também poretendo mnatar as minhas partições /home /opt e /usr/local.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Reparticionamento do HD
« Resposta #3 Online: 13 de Junho de 2010, 12:33 »
Mas se você copiar os dados, reparticionar pode até ser que funcione, porém vai ter que acertar ao menos os arquivos /etc/fstab e também no GRUB.

Não sei até onde seria o mais adequado, mas não vejo problemas no trabalho.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!