Autor Tópico: Tela quadriculada na instalacao  (Lida 3527 vezes)

Offline yurovisky

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Tela quadriculada na instalacao
« Online: 27 de Maio de 2010, 14:42 »
Aí pessoal, nunca mexi com linux e estou tentando aprender a usar o Ubuntu. Segui os passos que existem no site ubuntubrasil, mas as coisas que tem lá não conferem com o que aparece no computador. Gravei a imagem no CD e iniciei por ele. Queria primeiro fazer o teste sem instalar, como fala no site, mas essa opção não aparece. A tela fica toda avacalhada, aparece pedaços picados da imagem, o local onde a seta do mause está não condiz com as ações na tela. Será algum problema de incompatibilidade com meu PC? É um notebook HP, AMD, ta com windows vista instalado. Alguém consegue me ajudar?

Pelo que se escreve no site parece tudo muito simples de se fazer, mas eu n consegui fazer absolutamente nada.

Offline Donald

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Tela quadriculada na instalacao
« Resposta #1 Online: 27 de Maio de 2010, 15:15 »
Mas você simplesmente copiou e colou?

É necessário fazer um cd de boot.

Imagino que você ainda está no windows, por isso de uma olhada nesse vídeo do Youtube http://www.youtube.com/watch?v=whWhzKvzezc

Daí abaixe o Nero 7,9 (não me lembro o site, procure no google), faz o cd e fica perfeito.

Só não reconhece se tiver um problema de Hardware

Offline Donald

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Tela quadriculada na instalacao
« Resposta #2 Online: 27 de Maio de 2010, 15:21 »
Só pra completar que esqueci... se você já fez o cd de boot e não está funcionando, abra ele no windows como se fosse um cd normal e irá aparecer uma opção mais ou menos do tipo "Clique aqui se você está com dificuldade de instalar", o windows então instala o ubuntu na sua máquina como se fosse um programa normal e então é possivel você visualiza-lo.

Mas de uma forma ou de outra, o cd tem que ser de boot, como mostra o vídeo de exemplo que passei no recado anterior.

Abraço

Offline yurovisky

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Tela quadriculada na instalacao
« Resposta #3 Online: 27 de Maio de 2010, 15:49 »
Eu baixei o programa de 699 mega do site do ubuntu e gravei no CD. Se eu iniciar pelo cd quando ligo o PC não aparece o que diz no site, que seria uma tela pra com opções, uma delas seria utilizar o ubuntu sem precisar instalá-lo. Aparece uma tela deformada, parece problema de resolucao, com as imagens picadas. Pede pra selecionar lingua, fuso horário e tals, fiz isso até o fim, mas quando o sistema estaria pronto, a tela continua deformada, então n da pra mexer em nada

Se eu for abrir o CD direto pelo windowns aparecem tres opcoes: Demo and full instalation, Install inside windows e learn more.

Offline Donald

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Tela quadriculada na instalacao
« Resposta #4 Online: 27 de Maio de 2010, 18:12 »
Se aparece a tela de idiomas, então parece que o CD está correto. Se for possível, teste o CD em outro PC, além disso, talvez seria interessante pesquisar uns programas no Baixaki para testar a memória RAM do seu PC.

Se a memória estiver com problemas, o CD não carrega, (nem o CD do ubuntu e nem o CD do Windows), daí nem testa-lo você conseguiria (quebrei a cabeça com um problema de memória essa semana, por isso que quando vi seu tópico, imaginei ser um problema semelhante ao meu). No meu caso era o pente de memória, troquei-o e o problema se resolveu na hora.

Então em resumo... minha sugestão é a seguinte,

1Passo.
Se possível, reinicie o CD em outro PC pra ver como ele se comporta, se der o boot e você conseguir usar o Ubuntu sem instala-lo, o CD está correto.

2Passo
Procure um programinha qualquer para testar hardware (no Baixaki tem um monte), e teste a memória e talvez o HD também.

Minha sugestão é que o problema se encontra em um desses três componente CD, Memória ou HD. (Com a balança pesando mais para a gravação do CD, em seguida a memória e menos provável o HD)

Se o CD se comportar adequadamente em outro pc (Dá pra testa-lo numa lan house), e o seu pc passar no teste de memória e HD... daí companheiro, não consigo visualizar outra fonte de problema e vou ter que ficar te devendo essa.

 :-[

Mas é isso aí.

Abraço


Offline yurovisky

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Tela quadriculada na instalacao
« Resposta #5 Online: 29 de Maio de 2010, 14:28 »
Vou fazer o que vc falou amanhã. Mas acho que o problema é incompatibilidade da placa de video. Pelo que deu pra perceber mais ou menos, pq a tela fica muito estranha. Na parte de instalacao de drivers fala que faltam 2 drivers pra placa de video do meu pc, e manda instalar, ai eu baxei e inslatei mas continuou a mesma coisa.