Autor Tópico: Tem como: iniciar pelo windows?  (Lida 2007 vezes)

Offline flycojet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Tem como: iniciar pelo windows?
« Online: 19 de Maio de 2010, 15:29 »
Boa tarde a todos.
Continuo com problemas no GRUB ou na MBR. Talvez a maior da minhas dúvidas.
Enfim, tive uma ideia e gostaria da opinião de vocês.
Normalmente iniciamos o sistema pelo GRB e então escolhe qual SO utilizar. Neste ponto que tenho problemas. Se utilizar sempre o UBUNTU não tenho qualquer problema. Se escolher o windows XP ( e tenho que fazê-lo por questões profissionais) perco o GRUB. Como assim? o que acontece?
Depois de utilizar o windows, ao ligar a máquina novamente, o GRUB não carrega. Não me mostra a tela com as opções de SO para escolher. A tela fica preta com o mensagem GRUB LOADING e nada acontece. O Note trava. Então, pensei em fazer ao contrário.
Será possivel iniciar o notebook com outro gerenciador de boot ( que não o GRUB ), algo mais para o ambiente do windows que me desse a opção para escolher qual SO utilizar? Que tal o boot magic?
Agradeço a todos que ajudarem.

Offline navegantesdailusao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 663
    • Ver perfil
Re: Tem como: iniciar pelo windows?
« Resposta #1 Online: 19 de Maio de 2010, 15:53 »
Olá Se antes de instalar o Windows você estava usando o GRUB como gerenciador de boot, tudo o que você tem a fazer é, depois de iniciar o seu sistema com o disco de boot (ou com o CD de instalação), digitar no prompt (logado como root):

# update-grub

O GRUB vai detectar automaticamente a partição Windows e adicioná-la ao menu de inicialização. O tempo de espera será de 5 segundos, após isso o Linux será carregado.

Agora, se você quiser personalizar o menu do GRUB, o jeito é editar o arquivo /boot/grub/menu.lst. Como ele aberto, procure as linhas que contém algo parecido com isto:

title             Debian  GNU/Linux, kernel 2.6.5-1-386
root              (hd0,0)
kernel            /boot/vmlinuz-2.6.5-1-386 root=/dev/hda1 ro
initrd            /boot/initrd.img-2.6.5-1-386
savedefault
boot

Estas são as informações da partição Linux. Não as altere. Agora, adicione estas linhas:

title                Windows
root                 (hd0,2)
makeactive
chainloader          +1

Se quiser que o Windows seja a opção padrão, insira essas opções ANTES das opções do Linux. Caso contrário, adicione depois.

Detalhe: na linha:

root                 (hd0,2)

hdx é o número do HD, onde:

0 = HD Primary Master
1 = HD Primary Slave
2 = HD Secondary Master
3 = HD Secondary Slave

e o segundo parâmetro é o número da partição, onde:

0 = partição 1
1 = partição 2
3 = partição 4
(...)

Para você assimilar:

(hd0,1) = /dev/hda2
(hd1,3) = /dev/hdb4
(hd2,0) = /dev/hdc1

Verifique se o recurso timeout está ativo. A linha é assim:

timeout            3

Onde "3" é o tempo de espera do GRUB, em segundos, após o qual ele carrega o sistema padrão automaticamente. Se você colocar 0 ele vai iniciar o sistema padrão automaticamente.

Depois, salve o arquivo. Ao contrário do que acontece com o LILO, o GRUB não exige reinstalação. Basta editar o menu.lst e ao reiniciar o sistema as novas configurações já estarão aplicadas. Agora, se você quiser reinstalar o GRUB por qualquer motivo, ou então se estiver trocando de gerenciador de boot, então você precisa rodar o comando

# grub-install /dev/hda

Isso vai instalar o grub na MBR. E estará pronto. No próximo boot, aparecerá uma tela com as opções para entrar em um sistema ou em outro.

abs.
J.E.S.U.S. - Juntos Estaremos Sendo Um Só.

Offline flycojet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: Tem como: iniciar pelo windows?
« Resposta #2 Online: 19 de Maio de 2010, 16:20 »
Agradeço sua resposta. Mas vejamos.
1- tenho ambos SO instaladas na máquina
2- o Ubuntu foi instalado após o XP;
3- mesmo que eu reinstale o GRUB ( e é o que acontece sempre ) se eu escolher o XP como SO o boot completa normalmente. Na próxima vez que tentar utilizar a máquina, eu não consigo dar boot em nenhum SO. O GRUB fica corrompido e máquina travada. É chato ter que ficar andando com um CD a tira colo para resolver isso...

Offline flycojet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: Tem como: iniciar pelo windows?
« Resposta #3 Online: 22 de Maio de 2010, 12:06 »
Olá pessoal, alguém sabe se o boot magic funciona para dar boot no lugar do GRUB?