Autor Tópico: Problemas com Proxy  (Lida 2760 vezes)

Offline adrianolangaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Problemas com Proxy
« Online: 13 de Maio de 2010, 13:41 »
Tenho Ubuntu 10.04. Conecto a rede wireless da faculdade certinho... com proxy manual. Em casa... a wireless diz estar conectada... mas dá uma mensagem de configuração do proxy no navegador. Tenho Windows no mesmo notebook... ele conecta em casa com a opção Autodetectar configurações de Proxy. No Ubuntu, o campo de Conexão direta com a Internet não dá em nada. Manual não têm. E a autodetecção pede um endereço... qual seria esta endereço? Alguem já passou por isso?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problemas com Proxy
« Resposta #1 Online: 13 de Maio de 2010, 16:27 »
hã??? Vc está configurando isso para o Ubuntu, ou para seu navegador???
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline adrianolangaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Problemas com Proxy
« Resposta #2 Online: 13 de Maio de 2010, 21:05 »
hã??? Vc está configurando isso para o Ubuntu, ou para seu navegador???

Navegador... a Internet funciona direitinho na faculdade... eles usam proxy manual. Na minha rede em casa... o proxy deve ser autodetectado.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problemas com Proxy
« Resposta #3 Online: 13 de Maio de 2010, 21:49 »
O ideal seria fazer a auto-detecção em todos os lugares... tem como fazer funcionar, mas dá um trabalhinho.

A auto-detecção de proxy no firefox se baseia em dois truques. O primeiro é um arquivo de configuração de proxy (PAC). Nele o administrador explica ao firefox como escolher o proxy a ser usado.

O segundo é a forma de carregar esse arquivo. Quando você ativa a auto-detecção, o navegador procura por esse arquivo de configuração pela URL "http://wpad/wpad.dat". Então tudo que você precisa fazer é que quando ele tente carregar esse URL, chegue no seu arquivo de configuração.

O que eu pensei em fazer: você cria um arquivo PAC que consulta seu IP, e a partir dele escolhe se usa o proxy da faculdade, ou o de casa.

Ao mesmo tempo, você cria uma entrada no seu arquivo "/etc/hosts", apontando o nome "wpad" pra vc mesmo (127.0.0.1). Daí vc coloca o arquivo wpad.dat na raiz do seu webserver (esse é o inconveniente, instalar um webserver só pra isso).

Alternativa: salve o tal arquivo de configuração no seu perfil (p.ex. em /home/adriano/proxy.pac). Aí, em vez de usar "auto-detecção", usar um Endereço para configuração automática de proxy[/b]. No Firefox, é a última opção, depois da configuração manual. Tudo que vc precisa fazer então é usar o endereço "file:///home/adriano/proxy.pac", nesse endereço.

Dá pra fazer assim... aliás, eu mesmo vou experimentar isso pra mim, pois tenho uma situação parecida (preciso de proxy no serviço, mas não uso em casa). Volto logo com mais informações.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline adrianolangaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Problemas com Proxy
« Resposta #4 Online: 15 de Maio de 2010, 11:44 »
O ideal seria fazer a auto-detecção em todos os lugares... tem como fazer funcionar, mas dá um trabalhinho.

A auto-detecção de proxy no firefox se baseia em dois truques. O primeiro é um arquivo de configuração de proxy (PAC). Nele o administrador explica ao firefox como escolher o proxy a ser usado.

O segundo é a forma de carregar esse arquivo. Quando você ativa a auto-detecção, o navegador procura por esse arquivo de configuração pela URL "http://wpad/wpad.dat". Então tudo que você precisa fazer é que quando ele tente carregar esse URL, chegue no seu arquivo de configuração.

O que eu pensei em fazer: você cria um arquivo PAC que consulta seu IP, e a partir dele escolhe se usa o proxy da faculdade, ou o de casa.

Ao mesmo tempo, você cria uma entrada no seu arquivo "/etc/hosts", apontando o nome "wpad" pra vc mesmo (127.0.0.1). Daí vc coloca o arquivo wpad.dat na raiz do seu webserver (esse é o inconveniente, instalar um webserver só pra isso).

Alternativa: salve o tal arquivo de configuração no seu perfil (p.ex. em /home/adriano/proxy.pac). Aí, em vez de usar "auto-detecção", usar um Endereço para configuração automática de proxy[/b]. No Firefox, é a última opção, depois da configuração manual. Tudo que vc precisa fazer então é usar o endereço "file:///home/adriano/proxy.pac", nesse endereço.

Dá pra fazer assim... aliás, eu mesmo vou experimentar isso pra mim, pois tenho uma situação parecida (preciso de proxy no serviço, mas não uso em casa). Volto logo com mais informações.
Certo... agora a tarde tentarei fazer isso.
Obrigado