Autor Tópico: Duvidas em Programação (iniciante)  (Lida 2885 vezes)

Offline sombrars

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Duvidas em Programação (iniciante)
« Online: 12 de Maio de 2010, 01:22 »
Olá!

Eu tenho conhecimento em Access, fiz alguns programinhas lá, (um de controle de despesas dos funcionários por mês) porém eh muito limitado ja que eu so utilizo a parte de objetos do access sei muito pouco da programação apenas escrita.

Eu estou querendo começar a programar de inicio com C ou pascal, gostaria de re-fazer esse programinha q tenho em access, porém as duvidas começam ja no inicio.

Como estou habituado a criar tabelas no access e depois vou para os formularios e crio as janelas fico na duvida quando pego um tutorial de programação

exemplo o Hello World!

entre outros que fazem calculos. Quando começo nisso fico pensando, como crio uma tabela?, como crio uma janela com essas linhas de comando?

eu sei q tenho q decidir qual banco utilizar, mas eu nao consigu ver issu na minha cabeça funcionando.

Alguem poderia me dar uma luz, ou dicas por onde seguir ou alguns tutoriais para ler. pois a cada vez q começo a estudar linguagem e aparece essas duvidas eu acabo largando de lado, pois axo q estou no caminho errado.

agradeço a atenção

Offline slkslk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 344
    • Ver perfil
Re: Duvidas em Programação (iniciante)
« Resposta #1 Online: 12 de Maio de 2010, 06:19 »
Eu uso o gambas2, muito intuitivo e gera programas com um visual profissional. Permite ligações a qualquer base de dados (mais simples se for mysql ou sqlite). O gambas é em tudo semelhante ao visual basic, logo não terá problemas. Os relatórios são um problema, eu resolvi com inserção de código html, mas poderá usar um programa chamado agata idêntico ao crystal reports. Se quiser "tipo" access, tem o kexi entre outros. Previno-o que é mais fraco, mas pode ser que seja o suficiente. Se desejar um programa simples para fazer janelas apenas e outros para escrever o código tem o glade. Sinceramente existem milhares de tutorials, basta procurar no google. Escolha primeiro o programa e depois procure os tutorials para ele.


Boa sorte
“Carpe diem, quam minimum credula postero.”
(Aproveite o dia, acredite o mínimo possível no amanhã), Horácio, Odes I,11,8

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Duvidas em Programação (iniciante)
« Resposta #2 Online: 12 de Maio de 2010, 13:13 »
Para muitos programas ter uma interface gráfica e até mesmo usar um banco de dados são dispensáveis. KISS. Para quem está aprendendo uma linguagem é até contraproducente. Você tem que aprender quais são e como usar os operadores disponíveis, dados, funções, classes, etc e etc. Não deixe de ler também um "guia de estilo" que ensine "convenções de nomenclatura" entre outras coisas. Depois de tudo isso e mais um pouco, chega a hora de trabalhar com bancos de dados, cada linguagem implementa uma forma de acesso e manipulação, mas é fácil de aprender se você não "queimou etapas" como a de I/O e matrizes. Nessa altura do campeonato você já deve ter visto alguns paradigmas de programação, provavelmente: programação estruturada, programação procedural e com sorte programação orientada a objetos ai é chegada hora de ver programação orientada a eventos e com ela criar suas GUIs.

Para criar interfaces gráficas você pode usar um toolkit, vou citar 3, TK, QT e GTK+. Você vai conseguir trabalhar facilmente com qualquer um desses em C. O ideal é que você aprenda implementar as chamadas e todo o resto manualmente, ou seja, digitando e não arrastando caixas de diálogos. Mas se você deseja o jeito """facil""" ainda pode usar construtores gráficos como o Glade e o Qt designer. O Qt designer é mais completo e "intuitivo". Glade trabalha com um conceito diferente para criação das interfaces. Mais no final tudo é questão de gosto.


http://en.wikipedia.org/wiki/Widget_toolkit
http://en.wikipedia.org/wiki/Tk_%28framework%29
http://en.wikipedia.org/wiki/Qt_%28toolkit%29
http://en.wikipedia.org/wiki/GTK%2B
http://en.wikipedia.org/wiki/Graphical_user_interface_builder
http://glade.gnome.org/
http://qt.nokia.com/products

Isso já deve servir para te dar um norte.

Se resolver usar GTK com Glade tenho alguns tutoriais que podem servir:

http://www.cin.ufpe.br/~cinlug/wiki/index.php/Mantendo_A_Sanidade_Com_O_Glade
http://tadeboro.blogspot.com/2009/09/glade3-tutorial-1-introduction.html
http://pilinha.wordpress.com/2009/01/31/desenvolvimento-para-plataforma-gnome-conceitos-basicos-mini-tutorial-gtk/
http://techie-blogger.com/getting-started-with-gtk-and-glade-for-gui-programming/
http://www.micahcarrick.com/12-24-2007/gtk-glade-tutorial-part-1.html
http://gtk-br.welrbraga.eti.br/tutorial/tutorialglade-20040727.pdf

O material não está totalmente atualizado mas como são apenas introduções... Alguns conceitos, inclusive, você deve usar em outros toolkits.

Esse é só um apanhado geral, você vai fazer muito mais que isso durante o processo de aprendizagem e alguns itens não incluem programar, como instalar "tudo", ler sobre a história da linguagem (não é essencial mas o básico é sempre bom saber), verificar as licenças (linguagem, toolkit, ferramentas) e escolher uma IDE. Outras coisas como: metodologias de desenvolvimento, ferramentas e métodos de debug e frameworks você aprende quando tiver necessidade.

Se você ficar com duvidas talvez seja melhor parar e recuar, aprenda lógica de programação e faça pseudocódigos. Depois volte no inicio.

Links uteis:

http://scratch.mit.edu/ (não é sacanagem, pode parecer e é "bobo" mas funciona)
http://www.dei.estt.ipt.pt/portugol/ (||)
http://www.programadoresdejogos.com/forum/viewtopic.php?t=5757 (incompleto mas muito bom)
http://www.tutomania.com.br/tutorial/apostila-de-logica-de-programacao (fiz uma leitura rápida e parece interessante)
http://forum.imasters.uol.com.br/index.php?/topic/390375-vdeo-tutorial-completo-de-lgica-de-programao/ (vídeos, não olhei)
http://informatica.hsw.uol.com.br/programacao-em-c.htm (introdução à C)
http://www.coltec.ufmg.br/~info/cursoC_olinux/curso_c_htm.htm (||)
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Introducao-a-linguagem-C-Parte-I/ (||)
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Introducao-a-linguagem-C-Parte-II (||)

Recomendo a leitura de todos os links começando com os "Links uteis". Saliento novamente que tudo aqui presente serve apenas de "base" e que é bom procurar no google e livros. Outro ponto é que escolher uma linguagem de propósito geral não significa usar ela para tudo, mesmo que "o trabalho" obrigue, você deve sempre aprender novas linguagens, abordagens, ferramentas e blablabla.

Observação: Alguns não aprendem  a lógica de programação separada de uma linguagem de programação, geralmente usam pascal que é uma linguagem que foi criada para ensinar programação estruturada ou c (hoje em dia até python) mas eu aconselho a abstração usando pseudocódigo, mesmo que boa parte dos tutorias mostrem o contrário. Afinal de contas nessa fase o importante é "pegar o jeito da coisa", não aprender comandos e ter códigos funcionais. Qual é o grande problema de fazer atribuição usando uma seta apontando para a variavel (<- era o que eu usava) ou o := do pascal ou = em c? Só faz diferença se eu quiser um "programa de verdade" mas na hora de aprender você só vai fazer "programas de mentira".

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Duvidas em Programação (iniciante)
« Resposta #3 Online: 13 de Maio de 2010, 18:55 »
Se for aprender C te aconselho muito o uso do livro do Luís Damas.Ele é caro sim, cerca de R$100, mas vale a pena!
Uma boa IDE para C é o programa Geany, você aperta F9 pra compilar e F5 pra executar.
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: Duvidas em Programação (iniciante)
« Resposta #4 Online: 20 de Agosto de 2010, 14:33 »
Amigo gostaria de lhe indicar um "sub-livro" de C mt bom que usei durante a faculdade , eh na verdade um tutorial de C da UFMG cerca de 100 paginas mas ja lhe da uma boa ideia sobre programaçao em C. Qnd adiquirir um nivel melhor , aconselho o livro do criador da linguagem C Denis Ritchie.
Espero ter ajudado.
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."