Autor Tópico: [Resolvido] Não estou conseguindo instalar o Java no Ubuntu 10.04 LTS  (Lida 19506 vezes)

Offline dezt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
  • Dezt - Escape From This World!
    • Ver perfil
    • Escape From This World!
Olá, após instalar o Ubuntu 10.04, não estou mais conseguindo instalar o plugin ou o runtime do Java, utilizo Java Plugin para acessar páginas que utilizam o plugin e utilizo o Java Runtime para abrir um aplicativo chamado jDownloader, que utiliza Java.

Visto que sempre consegui utiliza Java normalmente no Ubuntu 9.10, estranhei que em um sistema mais atualizado, o erro ocorra.

OBS: Seguindo uma dica que usava um tal de fakeroot, eu até consegui instalar o Java, apareceu no diretório, etc.

Mas sempre dava erro na hora de abrir qualquer aplicativo *.jar, seguindo a dica para criar um link na pasta plugins do Firefox para o plugin do Java (seguindo tutorial), também não obtive sucesso, o plugin foi até indicado, mas ao abrir o Firefox, continuei sem o plugin.

Gostaria de saber se algum de vocês já conseguiram resolver tal problema no Ubuntu 10.04 LTS.

Atenciosamente,

Reinaldo C. Filho
« Última modificação: 02 de Maio de 2010, 13:26 por dezt »

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Acrescenta no source list

deb http://archive.canonical.com/ubuntu lucid partner

E dá um sudo aptitude update e depois tenta instalar...
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline dezt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
  • Dezt - Escape From This World!
    • Ver perfil
    • Escape From This World!
Opa, estou fazendo aqui, por precaução, estou baixando novamente para instalar. ;)

Na realidade, eu sou iniciante no Linux, mas fuçando no Google, descobri como editar a sources.list (está correto, né?), adicionei a linha que foi passada por ti, dei o "sudo aptitude update", agora vamos ver se dá certo, obrigado pela rápida resposta. ;)

Mas ainda estou no aguardo do término do download para testar. :D

Jajá eu posto.

Offline dezt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
  • Dezt - Escape From This World!
    • Ver perfil
    • Escape From This World!
Bom, consegui fazer o Java RunTime rodar normalmente, apesar que ele bloqueou o jDownloader por não o achar confiável.

Mas ainda não consegui fazer o Mozilla Firefox 3.6.3 reconhecer o plugin do Java, já realizei o comando que o tutorial que está localizado aqui: http://pt.kioskea.net/faq/2333-firefox-plugin-java-jre-da-sun .

O tutorial diz na parte que você deve vincular o Firefox ao plugin assim:

Código: [Selecionar]
ln -s /usr/java/jre1.5.0_04/plugin/i386/ns7/libjavaplugin_oji.so /usr/lib/mozilla-firefox-1.0.2/plugins/
Bom, eu fiz exatamente isso (claro que seguindo a minha estrutura de diretórios, no meu caso, usei esse comando:

Código: [Selecionar]
sudo ln -s /usr/lib/jvm/java-6-sun-1.6.0.20/jre/plugin/i386/ns7/libjavaplugin_oji.so /usr/lib/mozilla/plugins/
Alguém aí tem uma luz?

Abraços.

Offline dezt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
  • Dezt - Escape From This World!
    • Ver perfil
    • Escape From This World!
Ah, consegui aqui, foi só desinstalar tudo que era relacionado ao Java que já vinha instalado no Gerenciador de Pacotes Synaptic e instalar novamente.

O grande problema é que o jDownloader ainda não está funcionando, ele aparece a seguinte mensagem quando tenta ser aberto igual eu fazia no Ubuntu 9.10.

The file '/home/reinaldocfilho/Download/JDownloader/JDownloader.jar' is not marked as executable.  If this was downloaded or copied form an untrusted source, it may be dangerous to run.  For more details, read about the executable bit.

alarcon

  • Visitante
O java da Sun eu instalei assim

No Synaptic ativei o repositório partner e pelo terminal digitei:

sudo apt-get update

para atualizar o banco de dados do instalador.

Ainda pelo terminal instalei o java assim:

sudo apt-get -y install sun-java6-bin sun-java6-fonts sun-java6-jre sun-java6-plugin

durante o processo de instalação aparecerá um tela para que vc confirme o termo de uso e etc. Este comando acima instala o java da Sun somente o básico se quiser mais que o jre procure e instale o resto.

Depois e caso vc tenha instalado outro java tipo o openjdk, ainda no terminal digite:

sudo update-alternatives --config java

para configurar o java que vai ser usado.

irá aparecer algo semelhante a isso:

Citar
Existem 3 alternativas que fornecem `java'.

  Seleção      Alternativa
-----------------------------------------------
          1    /usr/bin/cacao
*         2    /usr/lib/jvm/java-6-sun/jre/bin/java
 +        3    /usr/lib/jvm/java-6-openjdk/jre/bin/java

Pressione enter para manter o padrão

    * ou digite o número da seleção:

caso tenha mais de um java instalado ok, aí é só digitar o número correto, que no caso acima seria o 2


Quem instala o pacote Ubuntu-restricted-extras (ou um nome parecido com esse) vai instalar o openjdk e o icedtea que antigamente causavam problemas com alguns sites que precisam do java tipo o Banco do Brasil. Não sei se isso já foi corrigido, mas a solução anteriormente era desinstalar eles (o openjdk e o icedtea, principalmente este último) e instalar o java da Sun conforme falei acima.

« Última modificação: 01 de Maio de 2010, 15:35 por alarcon »

Offline dezt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
  • Dezt - Escape From This World!
    • Ver perfil
    • Escape From This World!
Então, como no post acima eu já havia dito, consegui resolver o problema daquela maneira, mas a sua dica deve ser a mais recomendada para quem quer instalar pela primeira vez.

OBS: O problema em relação ao jDownloader, só para deixar claro, consegui resolver usando uma dica encontrada neste site: http://www.ubuntudicas.com.br/blog/?p=2739

O comando é:

Código: [Selecionar]
1 sudo add-apt-repository ppa:jd-team/jdownloader
2 sudo aptitude update
3 sudo apt-get install jdownloader

Isso simplesmente salvou meu dia. :D

Estava quase voltando para o Ubuntu 9.10 ou Windows 7.

Abraços.

OBS: Quando será que a Propellerheads vai lançar o Reason para Linux, sendo que ele roda no MAC numa boa, eu notei uma incrível semelhança no Ubuntu e o MAC OSX.

Offline groove

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 482
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Não estou conseguindo instalar o Java no Ubuntu 10.04 LTS
« Resposta #7 Online: 03 de Maio de 2010, 00:35 »
Estou com o mesmo problema, não consigo criar o link para o plugin do ff...
acho que o java está instalado corretamente:
Código: [Selecionar]
java -version
java version "1.6.0_20"
Java(TM) SE Runtime Environment (build 1.6.0_20-b02)
Java HotSpot(TM) 64-Bit Server VM (build 16.3-b01, mixed mode)

Tentei instalar o plugin pelo synaptic(sun-java6-plugin) porém sem sucesso..

Entrei com o comando:
Código: [Selecionar]
sudo update-alternatives --list mozilla-javaplugin.so
/usr/lib/jvm/java-6-sun/jre/lib/amd64/libnpjp2.so
Acredito ser esse o arquivo que tenho que linkar, certo? Pois bem , linkei para a pasta ~/.mozilla/plugins/ e nada =//
Ubuntu 18.04

Offline jbcn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Não estou conseguindo instalar o Java no Ubuntu 10.04 LTS
« Resposta #8 Online: 03 de Maio de 2010, 01:06 »
Depois de atualizar para o Ubuntu 10.04, também não conseguia mais acessar, via Firefox, os sites que exigiam plugin java. Para resolver esse problema, realizei os seguintes procedimentos:

1. Desinstalei, via Synaptic, o pacote sun-java6-bin e sun-java6-jre;

2. Instalei, via Synaptic, os pacotes:
* default-jre
* icedtea-6-jre-cacao
* icedtea6-plugin
* libaccess-bridge-java
* libaccess-bridge-java-jni
* openjdk-6-jre
* openjdk-6-jre-lib.

João Nunes

Offline livre1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 650
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Não estou conseguindo instalar o Java no Ubuntu 10.04 LTS
« Resposta #9 Online: 03 de Maio de 2010, 04:09 »
Depois de atualizar para o Ubuntu 10.04, também não conseguia mais acessar, via Firefox, os sites que exigiam plugin java. Para resolver esse problema, realizei os seguintes procedimentos:

1. Desinstalei, via Synaptic, o pacote sun-java6-bin e sun-java6-jre;

2. Instalei, via Synaptic, os pacotes:
* default-jre
* icedtea-6-jre-cacao
* icedtea6-plugin
* libaccess-bridge-java
* libaccess-bridge-java-jni
* openjdk-6-jre
* openjdk-6-jre-lib.

João Nunes



Amigo se não estou enganado, com estes pacotes não é possivel usar o site do banco do Brasil, eu não sei se é verdade é o que eu li por ai.



Eu vou tentar instalar estes pacotes, porque instalar o Java da Sun tá dificil no 9.10...

Offline groove

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 482
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Não estou conseguindo instalar o Java no Ubuntu 10.04 LTS
« Resposta #10 Online: 04 de Maio de 2010, 19:15 »
Acredito que o problema esteja na versão do Firefox e não na distruibuição, pois só tive estes problemas depois que atualizei meu FF para versão 3.x.x.
Se alguém souber como linkar o java pro FF, por favor me ajude. Obrigado.
Ubuntu 18.04

Offline jbcn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Não estou conseguindo instalar o Java no Ubuntu 10.04 LTS
« Resposta #11 Online: 05 de Maio de 2010, 00:01 »
Groove,

Veja as orientações em http://plugindoc.mozdev.org/linux.html#Java.

Boa sorte!

Offline DannSCCP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Não estou conseguindo instalar o Java no Ubuntu 10.04 LTS - Plugin ou Runtime.
« Resposta #12 Online: 14 de Junho de 2010, 23:50 »
Então, como no post acima eu já havia dito, consegui resolver o problema daquela maneira, mas a sua dica deve ser a mais recomendada para quem quer instalar pela primeira vez.

OBS: O problema em relação ao jDownloader, só para deixar claro, consegui resolver usando uma dica encontrada neste site: http://www.ubuntudicas.com.br/blog/?p=2739

O comando é:

Código: [Selecionar]
1 sudo add-apt-repository ppa:jd-team/jdownloader
2 sudo aptitude update
3 sudo apt-get install jdownloader

Isso simplesmente salvou meu dia. :D

Estava quase voltando para o Ubuntu 9.10 ou Windows 7.

Abraços.

OBS: Quando será que a Propellerheads vai lançar o Reason para Linux, sendo que ele roda no MAC numa boa, eu notei uma incrível semelhança no Ubuntu e o MAC OSX.

Muitooooo boa essa dica para instalação do Jdownloader.

Eu já tinha tentado de várias maneiras e não tinha conseguido, aí com apenas 3 comandos ficou tudo beleza!! :D