Tenho instalado o Apache no meu Ubuntu 11.10 (Desktop) com o MySQL. Ambos funcionam em perfeito estado na porta 8080 conforme configurei.
Os dois serviços na mesma porta? tem certeza?
E preferível que continuem na porta default deles. Apache na porta 80 e mysql na 3306.
Coloca a saída do comando:
netstat -antp
Agora eu estou entrando na área do JAVA e preciso instalar o Tomcat para fazer meus estudos. Instalei o Tomcat 7 que estava disponível na Central de Programas do Ubuntu junto com o JDK 7. Tenho instalado também o Eclipse. O único problema é que não sei como iniciar o serviço do Tomcat. Não tenho nenhum aplicativo para iniciar o serviço. Será que é possível ter os dois na mesma máquina instalada? O Apache e o MySQL iniciam o serviço automaticamente... e o Tomcat? Como eu acesso ele no browser e onde ficam as pastas dele?
Sim. É possível ter os dois na mesma máquina instalados. (Apache e Tomcat)
O tomcat vc deve criar um script para ele iniciar como serviço.
Por sinal eu tenho este que esta no fim do texto.
salve-o como "tomcat".
A variável CATALINA_HOME vc deve colocar de acordo com o seu sistema, aonde se encontra a pasta do Tomcat.
use o comando seguinte para encontrar a pasta:
find / -name tomcat
caso queira testar o script é só executar o comando abaixo, após ter mudado a variável:
sudo bash tomcat start
Caso goste do script é só copiar ele pra pasta /etc/init.d e modificar suas permissões.
Para adicionar o script como um serviço, use o comando:
update-rc.d /etc/init.d/tomcat defaults 20
QQ dúvida é só fazer pergunta!
#! /bin/sh
CATALINA_HOME=/usr/local/tomcat # A variável é usada para se referir ao caminho completo do TOMCAT
case "$1" in
start)
$CATALINA_HOME/bin/startup.sh
;;
stop)
$CATALINA_HOME/bin/shutdown.sh
;;
status)
echo "Não tem status"
;;
restart|reload|force-reload)
$CATALINA_HOME/bin/shutdown.sh&&