Autor Tópico: PHN 15008 - Cooler não liga, notebook super-aquece e desliga  (Lida 68043 vezes)

Offline rubson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: PHN 15008 - Cooler não liga, notebook super-aquece e desliga
« Resposta #15 Online: 08 de Novembro de 2010, 23:14 »
Edinaldo, use a barra de rolagem. A linha encontra-se mais embaixo.

Offline doriaguiar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: PHN 15008 - Cooler não liga, notebook super-aquece e desliga
« Resposta #16 Online: 29 de Novembro de 2010, 11:57 »
Bom dia Caros Amigos, a pouco tem pouco tempo instalei a versão do Ubuntu 10.10.
Quero aprender sobre o S.O Linux, sou um mero iniciante nesse S.O.
Eu tenho um Notebook PHN 15008 estou tendo o mesmo problema em relação ao Cooler não ligar no Ubuntu 10.10 .
Já Li e reli e testei as soluções apresentadas pelos participantes, porém em nenhuma das alternativas apresentadas funcionou.
Uma coisa que eu percebi foi que as alternativas apresentadas são para versões anteriores a 10.10.
Talvez possa ser esse o motivo de eu não ter conseguido resolver esse problema utilizando as alternativas postadas pelos colegas.

E só para deixar claro o problema não é mecânico. O cooler liga perfeitamente no windows 7, Xp e Vista.
Está certo que o notebook PHN 15008 tem alguns problemas, com gerenciamento de temperatura e som.
Mas em todos os sistemas apresentados anteriormente o cooler funcionava.
Eu somente estou tendo problema no Ubuntu 10.10.
Não estou falando mal do Ubuntu apenas gostaria de uma ajuda para resolver esse problema.

Uma coisa que eu percebi foi que as alternativas apresentadas são para versões anteriores a 10.10.
Gostaria de saber se alguém saberia alguma outra alternativa para esse meu problema?
Ou se alguém com o ubuntu 10.10 está tendo problemas semelhantes ao meu também?
Desde já meu muito obrigado.
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2010, 15:43 por doriaguiar »

Offline Wadilson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: PHN 15008 - Cooler não liga, notebook super-aquece e desliga
« Resposta #17 Online: 05 de Dezembro de 2010, 21:37 »
Pessoal, se usam o GRUB2 (a partir do Ubuntu 9.10) não editem o grub.cfg !!! Vejam que no topo desse arquivo está escrito, para todo mundo ler:
Código: [Selecionar]
# DO NOT EDIT THIS FILE
Para editar e inserir comandos no grub, edite o arquivo grub em /etc/default
Insira o comando na linha como a seguir:
Código: [Selecionar]
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash acpi.power_nocheck=1"
Depois da alteracao, execute
Código: [Selecionar]
# update-grub
Eu acabei de comprar um Philco PHN 15006; veio instalado de fábrica uma versão do Mandriva. Assim que tirei da caixa e conferi o equipamento, comecei a instalação do Ubuntu 10.10, 64 bits.
O equipamento em si é muito bom, e bem configurado. Com o Mandriva funcionava tudo bem; como já tenho um netbook Philco com Ubuntu instalado, imaginei que ele fosse totalmente compatível com qualquer distro do GNU/Linux. Nâo é bem assim...

Durante a instalação a máquina desligava sozinha. No início supus que fosse um problema com o 64 bits, e comecei a instalar o 32 bits. Mas mesma coisa acontecia. Depois de algumas tentativas, percebi que a máquina estava super aquecida e que a fan (ventoinha) estava desligada. Usei uma tática 'gambiarra': coloquei um ventilador ao lado até conseguir terminar a instalação (com o 64 bits, completo). Em outro computador fiz pesquisas na internet e encontrei esse tópico.
Através dele consegui fazer com que a máquina passasse a funcionar corretamente. No entanto, eu faço a ressalva de não editarem o /boot/grub/grub.cfg !!!!
NÃO FAÇAM ISSO!!!! No lugar disso, editem /etc/default/grub
Código: [Selecionar]
# gedit /etc/default/grube em seguida executem # update-grub, como disse acima. Para surtir efeito, é necessário reinicializar o computador.

Depois de reinicializar o sistema, o meu note não esquentou absolutamente nada e seguiu trabalhando perfeitamente bem por horas.

O problema atinge os modelos da Philco PHN 15008 e PHN 15006, além de outros modelos de outros fabricantes, pelo que se pode encontrar em fóruns e sites na internet.
Diferente do que o amigo disse acima, o hardware se comporta de maneira diferente de acordo com as configurações do software; eu também duvidei disso no começo.

Achei mais alguns links com informação sobre isso, e por que isso acontece:
http://www.mandrivabrasil.org/site/forum/index.php?topic=11158.0;wap2
e
https://lists.ubuntu.com/archives/kernel-team/2008-August/003734.html
e
http://old.nabble.com/Notebook-Fervendo-%28ventoinha-n%C3%A3o-liga%29-td27941514.html
e
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Resolvendo-o-problema-de-gerenciamento-de-energia-ACPI
e
http://www.thinkwiki.org/wiki/How_to_control_fan_speed (especifico para o ThinkPad, mas com ótimas dicas sobre controle do fan)

Vejam isso, que interessante:
http://www.osnews.com/story/17689/Bill-Gates-on-Making-ACPI-Not-Work-with-Linux/
Parece que existe uma tabela, na qual as BIOS de diferentes computadores não padroniza a ACPI (www.acpi.info), e um texto da Microsoft mostrado no OSNews demonstra isso.
E ainda, pelo visto por uma questão de economia, a fan não é gerenciada apenas pelo hardware.

Eu já havia descoberto há tempos que teremos problemas com todos os sistemas operacionais, e que muitos fabricantes não fornecem drivers e patches de correção para Linux, mas a grande vantagem desse sobre os demais SO proprietários é que podemos consertar todos esses problemas. Acabei de fazer um scanner HP antigo funcionar num computador com Ubuntu 10.04 com um pouco de pesquisa e ajuda da comunidade.
Além de outros 'paus' que vão dando num monitor aqui, numa placa alí... E no fim, depois da solução encontrada, descubro que a coisa funciona melhor que com os outros SOs proprietários, fechados e caros.

Saudações, galera!
Viva o Linux!!
______________________________________
Wadilson

Offline doriaguiar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: PHN 15008 - Cooler não liga, notebook super-aquece e desliga
« Resposta #18 Online: 06 de Dezembro de 2010, 10:48 »
Olá Wadilson, estou aqui para agradecer, o código que você colocou resolveu meu problema o cooler está funcionando perfeitamente, Muito Obrigado.
Agora sem querer abusar, só mais uma pergunta,  no seu Philco as suas teclas auxiliares (FN) estão funcionando??

novamente muito obrigado.

Offline Wadilson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: PHN 15008 - Cooler não liga, notebook super-aquece e desliga
« Resposta #19 Online: 06 de Dezembro de 2010, 15:28 »
Olá, doriaguiar

As teclas de função FN estão funcionando todas no meu Philco PHN 15006, inclusive as de áudio que sempre me deram problemas no Ubuntu em outros notebooks.
Geralmente as teclas de função para aumentar e diminuir o volume de áudio travam o applet, e demora uns 3 minutos para echar, a menos que eu dê um kill antes.
Como sempre usei os controles via software, não me preocupei muito com isso.

Já nesse modelo novo tudo funciona bem: parar o áudio, pular a música, ligar e desligar o Wifi, bluetooth, touchpad, tudo enfim.

Vc está com problemas?

Saudações
______________________________________
Wadilson

Offline doriaguiar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: PHN 15008 - Cooler não liga, notebook super-aquece e desliga
« Resposta #20 Online: 06 de Dezembro de 2010, 15:47 »
Olá Wadilson, as minhas teclas Bluetooth e Wi-fi funcionam certinho, essas teclas estão localizadas ao lado do botão liga e desliga do notebook.
Porém as teclas que são subfunções dos números que são: touchpad, brilho, volume e as teclas Multimídia que se localizam nos setas direcionais, ou seja todas as teclas que são necessárias fazer uso do botão FN para utilizar não estão funcionando.
você saberia algo que eu poderia fazer para resolver isso?

desde já meu muito obrigado.
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2010, 16:00 por doriaguiar »

Offline Wadilson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: PHN 15008 - Cooler não liga, notebook super-aquece e desliga
« Resposta #21 Online: 07 de Dezembro de 2010, 10:57 »
Olá, amigo

Infelizmente não sei qual seria o motivo. No meu modelo, como disse, todo o hardware está respondendo corretamente.

Espero que consiga resolver. A dica é não desistir.

Saudações
______________________________________
Wadilson

Offline doriaguiar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: PHN 15008 - Cooler não liga, notebook super-aquece e desliga
« Resposta #22 Online: 07 de Dezembro de 2010, 11:05 »
Olá.

Sabe eu acho que eu fui precipitado e  não prestei a devida atenção.
Porque antes de resolver o problema do cooler minha atenção estava focada no cooler, nem parei para ver os botões auxiliares, multimídia.
Então depois que foi resolvido o problema do cooler, eu fiz o teste nos botões multimídia não funcionou naquela hora, então eu postei a pergunta aqui no fórum.
Hoje quando eu religuei o computador os botões já estavam funcionando perfeitamente.

Mas do mesmo jeito Muito Obrigado, pela atenção.

Até mais.

Offline Wadilson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: PHN 15008 - Cooler não liga, notebook super-aquece e desliga
« Resposta #23 Online: 10 de Dezembro de 2010, 00:39 »
E mais, eu resolvi o problema das teclas de função de som nos outros notes.

Ao tentar aumentar ou diminuir o volume usando as teclas de função, o note travava e levava muito tempo para me devolver o controle, sendo mais rápido dar um boot quente; lendo outros posts no UbuntuForum, troquei o atalho (Sistema-Preferência-Atalhos de teclado), tirando a tecla Fn (chamada de XF86) e usando uma outra qualquer; simples assim.

Essa dica não tem a ver com o cooler, mas já que perguntaram, e eu achei uma solução, deixo aqui.

Saudações
______________________________________
Wadilson

Offline amoura

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: PHN 15008 - Cooler não liga, notebook super-aquece e desliga
« Resposta #24 Online: 10 de Dezembro de 2010, 18:05 »
Waldison, boa tarde, estou com o mesmo problema do doriaguiar de aquecimento do note da Philco, só que eu não estou conseguindo chegar até os comandos que você indicou para ele, grub em /etc/default, GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash acpi.power_nocheck=1", # update-grub, # gedit /etc/default/grub. Gostaria de pedir o passo a passo para chegar ao GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash acpi.power_nocheck=1", desde já eu te agradeço à sua ajude e paciência, pois sou novo com Ubuntu. Eu uso o Ubuntu 10.10.
Alexandre.

Offline harryxp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: PHN 15008 - Cooler não liga, notebook super-aquece e desliga
« Resposta #25 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 19:30 »
Pessoal,

eu estava com esse mesmo problema!

Eu tenho um PHN 15006 e resolvi colocar o Ubuntu na minha maquina pois quero migrar para linux. Ai veio o problema a porcaria do cooler não ligava. Passei 2 dias tentando resolver até ter exito!

Tive que tirar o Ubuntu 10.10 porque nele não tem jeitooooo!!!! >:( Então coloquei o 10.04 e fiz aquela configuração do acpi.power_nocheck=1 e agora ele liga mas fraco!

Queria saber se alguem sabe como aumentar a rotação dele?!

Desde já obrigado e desculpe se quebrei alguma regra no post pois sou novo, mas acredito que esteja tudo certo.

Offline marcelobujin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: PHN 15008 - Cooler não liga, notebook super-aquece e desliga
« Resposta #26 Online: 26 de Fevereiro de 2011, 16:09 »
Wadilson muito obrigado cara agora ta blz
pra alguem que como eu burro pra caramba
faça
$sudo update-grub
pronto ira aparecer umas mensagens e depois dar boot
flw

Offline leo_sarkis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: PHN 15008 - Cooler não liga, notebook super-aquece e desliga
« Resposta #27 Online: 18 de Junho de 2011, 21:34 »
ACER ASPIRE5739
Intel core tm 2 DUO 2.2Gh 800 MHz
Nvidia GefORCE GT 240M
4Gb ram

 Ola Pessoal , eu nao pudia deixar de passar aqui para dizer que essa dica ai resolveu meu problema também , nesse meu ACER .
Constantemente meu computador simplesmente travava geral , e comecei a notar que era justamente quando ele esquentava , antes nunca tinha acontecido
usando o wind 7 normaL . mas quando colocava no ubuntu usava um pouco e  para voltar a funcionar so reiniciando de forma bruta socando o dedo no botao desligar  do notebook... pois travava geral , num tinha como fazer nada nem mandar desligar
:
Hoje depois da dica ai  consegui usar o laptop a tarde inteira sem ter que reiniciar , obs : testes feitos sem bateria so usando o cabo  de forca como sempre o problema ocorria ,

entao acho que o problema nao eh fisico , fica ai a obs ao moderador e outros que tiverem problemas parecidos

Offline isabelacolucci

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: PHN 15008 - Cooler não liga, notebook super-aquece e desliga
« Resposta #28 Online: 07 de Dezembro de 2011, 11:25 »
Não existe casos de um Sistema Operacional desativar uma ventoinha, vai contra a lógica. Seu problema é mecânico.

Ok amigo. Antes de mais nada obrigado pelo direito de resposta. Para ser sincero, não sei até onde vai a realidade e ficção neste tópico.

O tópico nem é meu, mas, como o aproveitei pra tirar a mesma dúvida e você parece duvidar do que está sendo dito, então vamos lá. Meu velho, com todo respeito, se você fala por suas experiências, ótimo! Bom pra você! Acontece que eu estava fazendo a mesma coisa, e o problema realmente existe, se você duvida, compre um Philco PHN 15008. Alias, nem precisa comprar, se você observar as respostas de outros user aqui nesse mesmo tópico, você verá que ele existe e tem solução.

 No fim, seu problema não foi o ubuntu mas, sim um notbook problemático, se tudo neste tópico foi realidade.

Nesse particular, você está certo. O problema é do notebook, dando uma rápida googlada encontrei várias referências a ele, vou trazer algumas, até porque outras pessoas que venham a ter o problema e cheguem aqui no fórum podem usar como referência:

Aqui o user menciona que o mesmo problema acontece no windows: http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=70008.0
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=70590.0

No review doo notebook há a mesma menção:
Citar
As telas pretas são problemas causados pelo aquecimento da placa de vídeo, sendo culpa do mal gerenciamento do cooler ocasionado pelo Windows, sendo que se o Cooler funcionasse a 100% com certeza não ocorreria este problema de tela preta. Não se preocupe que os notebooks não são sorteados e este problema de Tela Preta não é de fábrica e sim do mal gerenciamento do Cooler ocasionado pelo Windows.
Lá tem até link prum tutotrial no youtube que ensina a resolver o problema.
Fonte: http://forum.clubedohardware.com.br/notebook-philco-phn/777458

Aqui o user menciona que teve esse problema com outras distros: http://www.biglinux.com.br/forum/viewtopic.php?f=37&t=8571&view=next

Aqui há algo sobre o problema envolver ACPI: http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=65262.0

Citar
Cara, eu tenho um Philco PHN 15008... veio com o Mandriva e coloquei o windows 7. Mas pelo que eu vi, ao menos nesse philco que eu tenho é impossível instalar o ubuntu.

Isso pq no ubuntu acontece um bug bizarro com esse note: o cooler do processador não funciona.
Fonte: http://forum.outerspace.terra.com.br/showthread.php?t=289946

Em suma, também sou um entusiasta do Ubuntu, também ma chateio quando alguém fala mal do Ubuntu, mas ninguém está inventando nada. O problema existe, é no notebook e tem solução através do Sistema Operacional.


Pessoal, lamento informar que o problema não ocorre só no Philco. Já vi casos no Acer e acontece no meu DELL Studio.
Se isso pode ser ou não considerado um bug do Ubuntu eu não sei (nem me cabe responder), mas gosto do Ubuntu e, como qualquer outro sistema (operacional ou não) ele está sujeito a bugs. O mais interessante é identificar e corrigir problemas para que o sistema evolua sempre, e não ficar negando a existencia de bugs e afirmando que o sistema é perfeito e pronto.

Faço questão de manter o Ubuntu (com ou sem bugs) na minha máquina porque é o melhor sistema operacional que já usei.