Autor Tópico: Tela inicial - quem é o outro??  (Lida 4593 vezes)

Offline exploradora

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Tela inicial - quem é o outro??
« Online: 11 de Abril de 2010, 20:22 »
Olá... Após vários xabus reinstalei o ubuntu na máquina - não há outro SO, somente ele.
Segui as orientações que  constam no link e reparticionei (formatei as partições)...
Bem, quando reiniciei o note, me surgiu a perguntando por onde queria acessar:
Pandora - nome da máquina
Outro.

Quem é o outro?
To me sentindo corna - a ultima a saber....
Antes, isso não acontecia.
No mais, solucionei os problemas que me fizeram formatar/reinstalar o ubuntu 9.10 64bits.

Agradeço o esclarecimento.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Tela inicial - quem é o outro??
« Resposta #1 Online: 11 de Abril de 2010, 20:37 »
O outro deve ser alguma partição que ficou perdida. Uma de recuperação do Windows, por exemplo.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Tela inicial - quem é o outro??
« Resposta #2 Online: 11 de Abril de 2010, 20:57 »
Esse 'Outro' na tela de login pode ser um eventual usuário sem registro no sistema (que tenha sido criado como usuário sem privilégios, por exemplo) ou o sistema detectou outro usuário no sistema mas não o lista na tela de login. Basta vc clicar no seu usuário, que deve ser pandora, e depois digitar a sua senha de entrada e pronto. Pra evitar essa tela vc pode ativar a entrada no sistema sem precisar de senha, indo em Sistema/Preferências/Janela de Início de Sessão, aba Segurança e marque a opção Início automático de sessão, escolhendo o seu nome de usuário e pronto, vc entra no sistema sem entrar na tela de login.


Olá... Após vários xabus reinstalei o ubuntu na máquina - não há outro SO, somente ele.
Segui as orientações que  constam no link e reparticionei (formatei as partições)...
Bem, quando reiniciei o note, me surgiu a perguntando por onde queria acessar:
Pandora - nome da máquina
Outro.

Quem é o outro?
To me sentindo corna - a ultima a saber....
Antes, isso não acontecia.
No mais, solucionei os problemas que me fizeram formatar/reinstalar o ubuntu 9.10 64bits.

Agradeço o esclarecimento.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Tela inicial - quem é o outro??
« Resposta #3 Online: 11 de Abril de 2010, 21:31 »
O velox256 acertou na veia (não na véia, ok velox 2.0??). Como exemplo:

Onde trabalho temos um server nis+nfs, e os pc's são acessados por usuários cadastrados nele. Na tela de login eles não aparecem, mas basta clicar em outro e digitar o nome do usuário+senha e ok.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline exploradora

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Tela inicial - quem é o outro??
« Resposta #4 Online: 11 de Abril de 2010, 22:02 »
Oi...
Vamos as citações respectivos comentários:
O outro deve ser alguma partição que ficou perdida. Uma de recuperação do Windows, por exemplo.
O SO que estava na máquina anteriormente era o próprio ubuntu... Não trabalhava com dual-boot.
O utilitário  de disco indica como ficou o particionamento:
swap - 2Gb
/ - 20 Gb (ubuntu)
/home - 478 Gb

Esse 'Outro' na tela de login pode ser um eventual usuário sem registro no sistema (que tenha sido criado como usuário sem privilégios, por exemplo) ou o sistema detectou outro usuário no sistema mas não o lista na tela de login. Basta vc clicar no seu usuário, que deve ser pandora, e depois digitar a sua senha de entrada e pronto. Pra evitar essa tela vc pode ativar a entrada no sistema sem precisar de senha, indo em Sistema/Preferências/Janela de Início de Sessão, aba Segurança e marque a opção Início automático de sessão, escolhendo o seu nome de usuário e pronto, vc entra no sistema sem entrar na tela de login.

Quanto ao caminho indicado... segui a orientação... mas não  tem o item "Janela de Início de Sessão"... Fui ao item janela e lá não há nada parecido...

Deixe eu entender isso.
Pandora sou eu.
Outro, seria o caminho que, um irmão, por exemplo acessaria a máquina, mas sem "poderes" de administrador - alterar e instalar configurações, etc...?
É isso?
Perdão se parece idiota demais, mas se não perguntar não tenho resposta... ;) ;D
 Aguardo novas sugestões...
« Última modificação: 11 de Abril de 2010, 22:08 por exploradora »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Tela inicial - quem é o outro??
« Resposta #5 Online: 11 de Abril de 2010, 22:27 »
De forma alguma, acho que ninguém tem acesso ao PC se não tiver sido cadastrado, ao menos de alguma forma.

Não sei se serviria para usuários convidados, até acho que não, mas nunca testei para afirmar nada.

Vejo esse outros como uma opção para logar no sistema em outras situações, como a que tenho no trabalho, onde os usuários não estão cadastrados nas estações, e sim em um servidor central. Só que para isso tive que fazer algumas alterações.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline exploradora

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Tela inicial - quem é o outro??
« Resposta #6 Online: 11 de Abril de 2010, 22:39 »
De forma alguma, acho que ninguém tem acesso ao PC se não tiver sido cadastrado, ao menos de alguma forma.

Não sei se serviria para usuários convidados, até acho que não, mas nunca testei para afirmar nada.

Vejo esse outros como uma opção para logar no sistema em outras situações, como a que tenho no trabalho, onde os usuários não estão cadastrados nas estações, e sim em um servidor central. Só que para isso tive que fazer algumas alterações.

Ok...  não entendi nada mas tudo bem...rsrs 
Antes, com o mesmo cd de instalação não rolou isso... O único momento em que aparecia algo do gênero era após a hibernação qdo a senha do usuário era pedida.


Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Tela inicial - quem é o outro??
« Resposta #7 Online: 11 de Abril de 2010, 22:42 »
Engraçado que em todas as vezes que instalei o 9.10 a tela de login ficou assim.

E não esquente, não é problema.

De qualquer forma amanha vou testar se consigo entrar com algum usuário convidado no sistema, e se conseguir eu posto aqui.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline exploradora

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Tela inicial - quem é o outro??
« Resposta #8 Online: 11 de Abril de 2010, 22:54 »
Nunca rolou... lá embaixo surge a barra onde os itens e opções abaixo aparecem?
Idiomas( pt -br / outro), teclado( brasil/outro) e sessões(gnome/ gnome modo segurança /xtern)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Tela inicial - quem é o outro??
« Resposta #9 Online: 11 de Abril de 2010, 22:55 »
Aparece sim.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline mpmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 516
  • Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Tela inicial - quem é o outro??
« Resposta #10 Online: 12 de Abril de 2010, 08:37 »
Cuidado com a opção de entrar direto no sistema, ou seja, sem senha.
Dessa forma qualquer um que tenha acesso a máquina poderá efetuar logon.
Já usei essa opção e tive problemas...
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Tela inicial - quem é o outro??
« Resposta #11 Online: 12 de Abril de 2010, 09:35 »
Pô, mas isso é óbvio, acho que nem precisava mencionar, hehehehe, até mesmo o mais iniciante deve (ou deveria)  saber disso (vide Windows)...  ;D


Cuidado com a opção de entrar direto no sistema, ou seja, sem senha.
Dessa forma qualquer um que tenha acesso a máquina poderá efetuar logon.
Já usei essa opção e tive problemas...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline mpmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 516
  • Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Tela inicial - quem é o outro??
« Resposta #12 Online: 12 de Abril de 2010, 10:23 »
Pô, mas isso é óbvio, acho que nem precisava mencionar, hehehehe, até mesmo o mais iniciante deve (ou deveria)  saber disso (vide Windows)...  ;D


Cuidado com a opção de entrar direto no sistema, ou seja, sem senha.
Dessa forma qualquer um que tenha acesso a máquina poderá efetuar logon.
Já usei essa opção e tive problemas...
Salve meu amigo!
Realmente só citei o óbvio porque ele nem sempre é tão óbvio.
Como disse, eu mesmo esqueci desse detalhe e ferrei com tudo.
Em tempo: Obrigado pelas orientações sobre o Debian!
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Tela inicial - quem é o outro??
« Resposta #13 Online: 12 de Abril de 2010, 10:32 »
Olá... Após vários xabus reinstalei o ubuntu na máquina - não há outro SO, somente ele.
Segui as orientações que  constam no link e reparticionei (formatei as partições)...
Bem, quando reiniciei o note, me surgiu a perguntando por onde queria acessar:
Pandora - nome da máquina
Outro.

Quem é o outro?
To me sentindo corna - a ultima a saber....
Antes, isso não acontecia.
No mais, solucionei os problemas que me fizeram formatar/reinstalar o ubuntu 9.10 64bits.

Agradeço o esclarecimento.

Este negócio de Outro é uma coisa simples, é uma opção a mais só isto.
por exemplo, se eu quero logar como root na minha máquina que eu tenho root habilitado
eu clico em outro e entro com o login e senha do root, isto é válido para as outras opções.

Idiomas( pt -br / outro) <-onde pt-br é o padrão do sistema, e outro é para caso você não queira usar pt-br.

e por aí vai, é até meio óbvio.

Offline exploradora

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Tela inicial - quem é o outro??
« Resposta #14 Online: 12 de Abril de 2010, 15:21 »
Ok.
Gostaria de deixar claro que nunca havia feito instalações de SO, etc.
Até um momento atrás, eu era mais uma na multidão de pessoas que ligam o pc, usam e desligam. Se desse xabu? Chamava o suporte...
Como o suporte era para o vista e não estava atuando a contento me atrevi e instalei o ubuntu - cujo suporte vem dos fóruns dedicados ao assunto. Talvez isso explique as perguntas óbvias e primárias.
Achei que era válido perguntar, e assim o fiz, pq aqui é um fórum de esclarecimento e ainda, esta é a área de suporte - onde se vê obviedades e coisas não tão óbvias assim.

Agradeço  a todos pela atenção e gentileza ;) :-[.