Autor Tópico: Separar partição /home DEPOIS da instalação  (Lida 10634 vezes)

Offline mrbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 229
    • Ver perfil
    • somnium
Separar partição /home DEPOIS da instalação
« Online: 18 de Maio de 2006, 17:32 »
Pessoal, instalei o 5.10 no meu notebook e ele ficou bonitinho. Mas vi que logo logo será lançada a versão 6 e que é praticamente impossível atualizar da 5.1 para a 6. Para contornar essa situação, disseram por aí que a pasta /home deve ficar em uma partição separada para que os dados não se percam ao instalar do zero a nova versão.

Mas aí é que tá. Já lotei a minha pasta home de coisas e não estou no pique de ter que ficar baixando tudo de novo (além disso, existem arquivos ali que, se eu perder, nunca mais, como fotos e etc). Como faço pra separar em outra partição minha pasta /home agora?

isso deveria ser uma pergunta na instalação, como é no Kurumin. Facilitaria muito as coisas.
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Separar partição /home DEPOIS da instalação
« Resposta #1 Online: 18 de Maio de 2006, 18:25 »
Primeiro de tudo faz o BKP, depois cria uma partição nova, aqui tem como adicionar um novo HD http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=6011.msg32639#msg32639, é o mesmo processo para uma partição nova depois de criada move o seu /home para ela e muda o local do /home no seu aquivo fstab (/etc/fstab)
Mas vale lembrar de novo que deve se fazer um BKP
« Última modificação: 01 de Julho de 2006, 22:52 por RC2006 »
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Separar partição /home DEPOIS da instalação
« Resposta #2 Online: 18 de Maio de 2006, 18:38 »
Citação de: "mrbin"
Pessoal, instalei o 5.10 no meu notebook e ele ficou bonitinho. Mas vi que logo logo será lançada a versão 6 e que é praticamente impossível atualizar da 5.1 para a 6. Para contornar essa situação, disseram por aí que a pasta /home deve ficar em uma partição separada para que os dados não se percam ao instalar do zero a nova versão.

Mas aí é que tá. Já lotei a minha pasta home de coisas e não estou no pique de ter que ficar baixando tudo de novo (além disso, existem arquivos ali que, se eu perder, nunca mais, como fotos e etc). Como faço pra separar em outra partição minha pasta /home agora?

isso deveria ser uma pergunta na instalação, como é no Kurumin. Facilitaria muito as coisas.


Você ainda têm espaço no HD do seu Notebook? Se você tiver os seus problemas estarão quase terminados! Se você não tiver.... Bem, se você não tiver você terá que fazer cópia dos seus dados para um CD/DVD ou outro HD!

Você vai encontrar a resposta para o seu problema nestes links (um é do Tio Morimoto):

http://www.guiadohardware.net/guias/03/index8.php

http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verDica.php?codigo=1670

Basicamente você terá que criar outra partição dentro do seu HD para usá-la como /home. Então copiar os dados da sua antiga partição /home para a nova.

O Ubuntu não pergunta nada da sua partição home para tornar o processo de instalação o mais simples possível para um usuário iniciante. Assume-se que se você quer ter uma particionamento personalizado, você já sabe como fazer isso. Está tudo lá no particionador do Ubuntu. É só escolher "editar manualmente as partições". Você pode criar quantas partições você quiser:

/ (raiz)
/home
/swap
/boot

E por aí vai....

É muito importante planejar o particionamento do seu sistema Operacional. Prever o crescimento do sistema. Infelizmente 90% de nós só descobre isso depois que precisamos mexer nele!

É importante lembrar que você vai salvar os seus dados pessoais e mais alguns arquivos de configuração de algumas aplicações! Você não vai salvar os arquivos baixados pelo Synaptic ou pelo apt salvando a sua partição /home. Simplesmente porque eles nãos estão na partição /home. Lembre-se disso!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline mrbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 229
    • Ver perfil
    • somnium
Separar partição /home DEPOIS da instalação
« Resposta #3 Online: 19 de Maio de 2006, 17:03 »
Informações valiosas. Mas como eu faço para reparticionar e adicionar a nova partição onde ficará o diretório home? Vocês me explicaram só o final do processo!  :wink:

Sei fazer isso no Janelas, mas como ele já é passado no meu note há um bom tempo, queria aprender a fazê-lo no Ubuntu.

Galactus, é, hehe, não tinha pensado nisso. Mas dá pra reinstalar tudo. O problema são os arquivos pessoais, mesmo. Tenho aqui documentos do meu TCC e não seria saudável perder tudo quando instalar o 6.06!
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Separar partição /home DEPOIS da instalação
« Resposta #4 Online: 19 de Maio de 2006, 17:34 »
Citação de: "mrbin"
Informações valiosas. Mas como eu faço para reparticionar e adicionar a nova partição onde ficará o diretório home? Vocês me explicaram só o final do processo!  :wink:

Sei fazer isso no Janelas, mas como ele já é passado no meu note há um bom tempo, queria aprender a fazê-lo no Ubuntu.

Galactus, é, hehe, não tinha pensado nisso. Mas dá pra reinstalar tudo. O problema são os arquivos pessoais, mesmo. Tenho aqui documentos do meu TCC e não seria saudável perder tudo quando instalar o 6.06!


Quer mais explicações que os dois Links que te passei?

Só estando na frente do seu Note pra fazer isso!  :P
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline mrbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 229
    • Ver perfil
    • somnium
Separar partição /home DEPOIS da instalação
« Resposta #5 Online: 19 de Maio de 2006, 22:37 »
hum... estou me sentido um imbecil por não conseguir fazer.  :cry:

o gparted e o qtparted não querem habilitar alterações na tabela de partições do disco. Não consigo diminuir o tamanho da partição criada na instalação do ubuntu.

entrei no live cd do kurumin pra ver se conseguiria de lá, mas também está travado (aparecem cadeados ao lado das partições na lista e eu não sei tirá-los).

Sei que os links estão extremamente bem explicados, mas não prevêem este tipo de problema.

Tô vendo que a solução está se aproximando da que eu usaria no Windows: format c: /q e depois reinstalar sistema.

Ubuntu user nº 4141
Since 2004

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Separar partição /home DEPOIS da instalação
« Resposta #6 Online: 20 de Maio de 2006, 02:04 »
Caro mrbin, dá uma lida antes nas intruções do Gparted né!  

Os cadeados estão lá para te mostrar que as partições estão montadas. Não se altera nada com partições montadas! É por esse motivo que o Partition Magic faz você marcar as alterações a serem feitas e dá um novo boot na sua máquina, ele mexe no HD com as partições desmontadas. Para você fazer isso no Gparted, você deve clicar com o botão direito do Mouse sobre a partição com o símbolo do cadeado e liberar a mesma para fazer o que for preciso. Quando você está dentro do Ubuntu, elas estarão montadas, por isso o símbolo do cadeado! Usando o Kurumin era para não aparecer o cadeado, a não ser que você tenha clicado no ícone de montar todas as partições! A melhor opção é usar o Gparted por um Live-CD. Pois as partições do HD não são montadas a não ser que você faça isso. É mais seguro.  Se você quiser fazer melhor, pode baixar o Live-CD do Gparted, e alterar as suas partições. Mas isso não é necessário, já que você já tem um CD do Kurumin com o Gparted, mas poderia fazer isso com qualquer outro Live-CD com o Gparted.

Mas antes, dá uma olhada na farta documentação (com fotos) de como usar o Gparted!

http://gparted.sourceforge.net/larry/resize/resizing.htm

http://gparted.sourceforge.net/larry/generalities/gparted.htm

Há sim, já seguiu a dica importantíssima do n3t0? Depois se fizer cáca, não diga não avisamos! :)

Se você partir para o Format C:, você não vai aprender nada de novo! Mas a escolha é sua! Afinal o importante é você não perder os seus preciosos dados!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline mrbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 229
    • Ver perfil
    • somnium
Separar partição /home DEPOIS da instalação
« Resposta #7 Online: 20 de Maio de 2006, 11:22 »
Beleza. Vou tentar de novo pelo Kurumin. Já queimei um CD com o do Dapper e vou colocá-lo, já, aqui, seguindo a orientação de manter os arquivos em uma partição separada.

Quanto ao BKP, já o fiz pela rede aqui de casa em um outro PC.

A propósito, qual um tamanho legal pra partição /? Uns 10gb?

Obrigado pelas explicações e desculpe pela insistência!
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Separar partição /home DEPOIS da instalação
« Resposta #8 Online: 20 de Maio de 2006, 11:26 »
Eu baixei o Live CD Gparted e gostei pra caramba, é levinho e tem pouco mais de 30 MB.

http://agente-laranja.blogspot.com/

Aqui tem o link para quem quiser testar, to com preguiça de procurar, hehehe.

Offline mrbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 229
    • Ver perfil
    • somnium
Separar partição /home DEPOIS da instalação
« Resposta #9 Online: 20 de Maio de 2006, 14:57 »
Consegui!! o particionador da instalação do Dapper fez e fez tudo bonitinho! Já tá rodando aqui a versão beta com a partição home separada e todos os meus arquivos e configurações mantidos! hehe...

Bootei com o CD de instalação no drive, fui com a instalação até o particionador, redimensionei o /, criei a partição /home e saí da instalação.
aí, transferi os dados e instalei o Dapper.

Maravilha!
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Separar partição /home DEPOIS da instalação
« Resposta #10 Online: 20 de Maio de 2006, 17:57 »
Tá vendo que não é esse bicho todo!  :)

E você ia partir para o Format C:!!!

Teria perdido uma órtima oportunidade de aprendizado!


A gente dá a rede, mas você é que tem que aprender a pescar!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Separar partição /home DEPOIS da instalação
« Resposta #11 Online: 24 de Maio de 2006, 22:45 »
mrbin, Seus arquivos ficaram intactos?
Não precisou usar seus backups?
Ao instalar Instalar o Dapper o particionador é o Gparted?

Descula o questionário mas to passando pelo mesmo problema!

Offline mrbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 229
    • Ver perfil
    • somnium
Separar partição /home DEPOIS da instalação
« Resposta #12 Online: 26 de Maio de 2006, 12:32 »
Meus arquivos ficaram intactos, mas mesmo assim o backup é importante.
O particionador do Dapper é igual ao do Breezy... :) a instalação ainda é modo texto.


Não deixe de fazer backup... pq se algo der errado, pelo menos seus arquivos estão a salvo!
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

Offline souzacds

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Separar partição /home DEPOIS da instalação
« Resposta #13 Online: 09 de Junho de 2006, 01:24 »
eu estou com o breezy instalado agora decidi desinstalar ele e instalar o dapper pelo desktop cd, e eu quero mudar o home, pra nao perder minhas configuracoes e arquivos, isso vai funcionar se eu fizer como voces descrevem acima?

outra coisa, eu quero apagar uma particao fat, mas pelo que li no link do guiadohardware, o gparted tem q estar com todas as particoes desmontadas, está certo isso??? eu não posso usá-lo pelo ubuntu mesmo??
 
vlw galera

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Separar partição /home DEPOIS da instalação
« Resposta #14 Online: 09 de Junho de 2006, 10:21 »
Que eu saiba vc tem que estar com as partições desmontadas sim, tem um Live CD do Gparted que você pode fazer isso!